Amor Além dos Limites: A Perfeição e Excelência de Cristo

Conhecer Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript
Mateus 5.43–48 ARA
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Introdução
Um dia, um irmão chegou todo animado na igreja e disse: — Pastor, eu estou a procurar a igreja perfeita!
O pastor respirou fundo, sorriu e respondeu: — Irmão, se o senhor achar, por favor não entre nela... porque ela vai deixar de ser perfeita no mesmo instante!
😂 (pausa para risada da igreja)
E é assim mesmo, irmãos... Às vezes vivemos com a ilusão da perfeição:
O marido quer a esposa perfeita... mas esquece que não é o marido perfeito.
A esposa quer o marido perfeito... mas esquece que também tem seus defeitinhos (de leve 😅).
O jovem quer a igreja perfeita... mas esquece que ele mesmo chega atrasado ao culto e não traz a Bíblia.
Na verdade, se existisse perfeição aqui na terra, Jesus não precisaria ter vindo. A Bíblia diz em Romanos 3:23: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”
Portanto, não somos perfeitos. Mas temos um Salvador perfeito! 🙌 E a boa notícia é que em Filipenses 1:6 está escrito: “Aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.”
Nesta passagem, Jesus ensina sobre o amor ao próximo, incluindo até mesmo nossos inimigos, desafiando o padrão comum de retribuição e estabelecendo um padrão de excelência que reflete o caráter de Deus.

1. Superar o comum

Mateus 5.43–44 ARA
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
A passagem de hoje começa por dizer “ouviste que foi dito...”.
Pode parecer pouco importante para muitos dos que estão aqui hoje, mas, existem aspetos importante doutrinários a ter em conta que estão aqui implícitos.
A Bíblia é a Palavra de Deus, como tal temos que ter atenção à frase que depois vem a seguir.
Jesus não veio para anular a lei, mas para cumprir - neste caso o que eu digo é que Jesus vem trazer luz sobre passagens do Antigo Testamento.
Ouviste o que foi dito da parte de quem?
Não é possível perceber exatamente em que período surge esta ideia de Amar o próximo e odiar os inimigos, mas, surge dentro do contexto religioso. Este é o ensino fariseu que proliferava na altura.
Quando penso no que significa comum, penso que este exemplo pode ajudar
O comum gosta de prestar os serviços mínimos e ter o proveito máximo.
Levítico 19.18 ARA
18 Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
As indicações de Deus a Moisés não fala nada contra os inimigos, apresenta apenas o teu próximo.
Jesus na Parábola do bom Samaritano explica o que quer dizer o teu próximo.
Jesus desafia a norma cultural de retribuição. Estes versículos incentivam-nos a praticar um amor que vai além dos limites humanos, refletindo o padrão da perfeição divina.
O versículo 44 é um desafio completo à nossa forma de ver o mundo.
CÁ SE FAZEM ———- CÁ SE PAGAM
A VINGANÇA É UM PRATO QUE SE SERVE FRIO
O SUCESSO É A MELHOR VINGANÇA
A VINGANÇA É O CAMINHO MAIS RÁPIDO DA JUSTIÇA
O QUE DIZ JESUS?
Mateus 5.44 ARA
44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
O fato de o amor ser ordenado mostra que se trata de uma questão volitiva (VONTADE) e não emotiva.
Não é o mesmo que afeições naturais, porque não é natural amarmos os que nos maltratam e o odeiam.
É uma graça sobrenatural, e somente pode ser manifestada pelos que têm a vida perfeita divina dentro deles.
João Calvino no seu comentário sobre Mateus escreveu:"Os fariseus eram mestres em restringir o alcance da lei para parecer injustos.Cristo, porém, amplia a lei revelando sua profundidade espiritual.
Aplicação
Examinar nossas atitudes em relação àqueles que nos feriram ou que consideramos diferentes de nós. Será que podemos já praticar o verdadeiro amor, para superar divisões, curar relacionamentos e impactar o mundo ao nosso redor.

2. Refletindo o Caráter Divino

Mateus 5.45–47 ARA
45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?
Não é nada fácil a vida que temos diante de nós no que toca a relacionamentos com os nossos inimigos.
Uma pausa para pensarmos: SERÁ QUE FOI FÁCIL PARA JESUS?
É nos proposto por Jesus Cristo o caminho da excelência, da perfeição, pautado pelo amor sem limites.
É o amor ÁGAPE pelos nossos inimigos que faz refletir o caráter divino por meio das nossas vidas.
Não há recompensa se amardes os que vos amam. Jesus diz que até mesmo os publicanos fazem assim! Essa espécie de amor não requer nenhum poder divino. Tampouco há virtude se saudardes somente os vossos irmãos, por exemplo, parentes e amigos.
Os descrentes podem fazer isso, o que não significa que sejam cristãos. Se nossos padrões não são mais altos que os do mundo, é óbvio que nunca causaremos um impacto no mundo.
Jesus disse que seus seguidores deveriam retribuir o mal com o bem, a fim de que pudessem ser filhos do Pai celeste.
Ele não está a dizer que este é o caminho para se tornar filho de Deus; pelo contrário, é para mostrarmos que somos filhos de Deus.
Já que Deus não mostra parcialidade aos maus e bons (ambos beneficiam do sol e da chuva), deveríamos agir com todos de forma graciosa e honesta.
Temos tanta dificuldade na nossa vida em perdoar, ser graciosos e misericordiosos com os outros, mas por outro lado queremos tudo isto de Deus.
Ao amarmos incondicionalmente, tornamo-nos testemunhas vivas do caráter de Deus, que é imparcial e generoso, desafiando-nos a abandonar o julgamento humano e a abraçar o amor.
Aplicação
O amor cristão deve transcender todas as barreiras e normas sociais. A verdadeira marca de um discípulo de Cristo é a capacidade de amar até mesmo aqueles que nos fazem mal.
Cristo exemplificou esse amor ao morrer na cruz por nossos pecados, mostrando que o amor é um ato de sacrifício e misericórdia. Ele nos chama a seguir Seu exemplo de amor incondicional, que inclui até mesmo aqueles que nos consideram inimigos.
Estás disposto a Deus te usar, para que Ele seja visível na Tua vida? os méritos serão sempre Dele

3. Abraçando a Excelência de Cristo

Mateus 5.48 ARA
48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Esta passagem inicia com o desenho de uma conclusão lógica com base nas declarações anteriores e logo de seguida estabelece uma comparação. É apresentado o modelo, o original.
é tremendo ver que a comparação não deve ser feita tendo por base outros elementos da criação, mas, o Criador.
Somos tentados a agir conforme os outros, mas, o modelo é outro, e esta ação inicia com a ação do Espírito Santo em nós, que trabalha nas nossas vidas.
Os versículos anteriores explicam que para ser perfeito precisamos amar os que nos odeiam, orar pelos que nos perseguem e mostrar bondade tanto para com os amigos como para com os inimigos. Perfeição, aqui, é a maturidade espiritual que faz o cristão capaz de imitar Deus, ministrando bênçãos a todos sem parcialidade.
É de comum acordo que somente Deus é perfeito e como tal nós criados por Deus somos imperfeitos.
Quero hoje te lembrar, tendo em conta Palavras proferidas por Paulo que disse: “já não vivo mais eu, mas, Cristo vive em mim Gal. 2.20
eu não sou perfeito, mas, dentro de mim está Aquele que é perfeito, e é neste processo que é conhecido como Santificação, que vamos vendo um aproximar deste padrão de perfeição no amar e agir com o próximo. Não amigo ou inimigo com todos.
Esta vivencia só é possível debaixo do poder de Deus, pois é contrário à vontade humana.
Nesta semana estivemos a desenvolver e a meditar no tema bem presente nos nossos dias, resolver conflitos.
Nosso conflito com Deus; nosso conflito connosco mesmos, nosso conflito na família, nosso conflito na igreja e nossos conflitos onde estamos (trabalho, escola).
E fomos lembrados que Sem Jesus nada podemos fazer João 15.5
O que temos diante de nós é algo Herculio, só pelo nosso esforço é impossível, pois sem Ele nada podemos fazer, no entanto com Ele, nada é impossível para ser alcançado para o louvor da Sua Glória.
Somos chamados para sermos perfeitos como nosso Pai celestial, que é um padrão de excelência.
Isto sugere uma maturidade em nosso amor e misericórdia. Este ponto deve inspirar a cada um de nós a buscar viver como Cristo, fazendo do amor a marca distintiva de nossas vidas.
Não é por viver desta forma que somos salvos, mas, ao vivermos desta forma evidenciamos a salvação aos que experimentam o convívio connosco.
O modelo é a Excelência da Perfeição de Cristo, é intimidatório o que temos diante de nós, sem sombra de dúvidas, o ser perfeito como Deus é perfeito só pela ação divina nas nossas vidas.
Aplicação
O amor cristão deve ser um amor que não conhece limites, refletindo o caráter de Deus e estabelecendo um padrão de excelência que transforma vidas e comunidades.
CONCLUSÃO
O amor, então, é “o elo da perfeição” no sentido de que é aquilo que une os crentes, fazendo-os prosseguir adiante, em direção ao alvo da perfeição.
William Hendriksen
Jesus nos conclama a transcendermos o mínimo esperado de bondade entre amigos e nos tornarmos exemplos de amor abrangente e perfeito, assim como é perfeito o nosso Pai celestial. Esta imitação se torna uma poderosa forma de testemunho e renovação pessoal e comunitária.
Quero terminar a dizer que tudo isso é para o louvor da Glória de Deus, pois as boas obras, boas ações, Deus já preparou de antemão para nós andarmos nelas.
Que Deus nos conceda que, ao examinarmos a nós mesmos, possamos descobrir algo daquele caráter sem par e daquela distinção que não somente nos diferencia das demais pessoas, mas que também proclama que somos filhos de nosso Pai celestial.
👉 Aplicação final: A igreja não é um museu de homens perfeitos, mas sim um hospital para pecadores em tratamento. Em que o médico é Jesus Cristo!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.