Além da multidão
Quem é Jesus? • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsJesus cura a multidão e escolhe os doze para andar consigo
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Irmãos, vocês já estiveram em uma grande multidão? Talvez num show, num estádio de futebol ou até em uma feira muito cheia… é uma sensação sufocante, difícil de respirar, você é empurrado, não consegue se mover direito. Agora imagine milhares de pessoas, todas ansiosas por um único homem… todas querendo tocá-lo… todas acreditando que um simples toque poderia mudar suas vidas. Essa era a cena ao redor de Jesus às margens do mar da Galileia. Mas a pergunta que quero deixar logo no início é esta: você faz parte da multidão que busca Jesus apenas por interesse, ou é discípulo que caminha com Ele por amor?
Desenvolvimento & Aplicação:
Desenvolvimento & Aplicação:
Discípulos e multidões v.7-10
Discípulos e multidões v.7-10
Após o embate com os fariseus e a cura daquele homem Jesus saiu com seus discípulos para o mar e uma grande multidão o seguia.
Marcos faz questão de detalhar de onde era essa grande multidão: “Galileia, da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom”
Irei mostra para os irmãos onde ficam esses lugares
Observe quando se fala de multidão, ele está falando de 5 mil, 10 mil pessoas, multidão mesmo.
E porque elas estavam seguindo Jesus? Porque elas ouviram falar do que Jesus fazia! De que existia um homem que morava próximo ao mar da Galileia que curava as pessoas que expulsava demônios! Você deve saber que a propaganda feita boca a boca é a melhor que existe.
Não é assim que a gente faz? Se alguém está doente e conhecemos algum médico bom não exitamos em lhe recomendar, olha, fulano de tal é ótimo para tratar isso ai… Ou… Conheço um remédio para o teu problema que é tiro e queda.
Imagine as pessoas daquela época conversando: Rapaz estou com uma dor no meu joelho, o outro diz: o meu primo tava com uma dor assim também, ele foi até Jesus e foi curado! Cumade, não sei o que faço com aquele menino la em casa, ele fica todo estranho, quebra as coisas. A outra responde: Olha minha filha também estava assim, mas eu ouvir falar de um homem que expulsa demônios, eu levei minha filha até Ele e Ele a libertou! Desse modo Jesus era cada vez mais conhecido e as multidões ansiosas pelas curas e libertações o seguiam.
A ordem de Jesus v.9-10 :
O versículo 10 nos diz que as pessoas que tinham uma enfermidade se esforçavam, avançavam em direção a Jesus, essa expressão mostra que as pessoas estavam ali avançando, empurrando uma as outras, pressionando também Jesus. Essa cena da multidão ao redor de Jesus não era bonitinho, todos comportados esperando sua vez, parecia ser algo bem violento, eles queriam tocar em Jesus e fariam o necessário para isso.
Aqui está uma imagem que nos ajuda entender um pouco melhor...
Tendo em vista todo esse alvoroço, Jesus disse para que os discípulos sempre tivessem pronto um barquinho, a fim de não ser esmagado, pressionado pela mutidão. Jesus nos ensina aqui o principio da prevenção e o cuidado que devemos ter em situações em que corremos algum risco;
Aplicação:
Quero que você se atente para a clara distinção entre esses dois grupos de pessoas: havia a multidão e também os discípulos.
Boa parte da multidão buscava Jesus apenas pelos benefícios, gostavam até de ouvi-lo falar, seguiam para onde quer que fosse, mas esses não tinham compromisso com Jesus. Por outro lado havia os discípulos, os verdadeiros seguidores de Jesus, esses caminham com Jesus porque creem Ele é o Messias, o filho de Deus, o Santo de Israel.
Deixe te fazer uma pergunta, a que grupo você pertence? você faz parte das multidões que busca a Jesus apenas por interesse, pelas bençãos, curas e prosperidades? Somente por aquilo que ele pode te oferecer nesse sentido? ou faz parte daquele ciclo mais intimo de Jesus, os discípulos? Você é aquele que está próximo de Jesus aos seus pés porque você o ama porque crer que Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, você está próximo dEle porque crer que somente nEle há salvação, perdão dos pecados? Você busca a Jesus porque Ele é o Senhor de suas vidas?
Com que objetivo você se relaciona com Jesus? O que você quer de Jesus? Bençãos, curas? Ou mais dele mesmo? Mais de sua vida, mais de seus ensinamentos, desfrutar de sua presença, ouvir sua doce voz?
Em João 6 Jesus profere um discurso que falava a respeito dele ser o pão da Vida, alguns dos que o seguiam disseram que esse era um discurso muito pesado, mas Jesus sabia que no meio deles haviam muitos incredulos e essas palavras fizeram com que esses incredulos revelassem sua verdadeira natureza.
Diante disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então Jesus perguntou aos doze: — Será que vocês também querem se retirar? Simão Pedro respondeu: — Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna,
De que time você faz parte? Daqueles que vão embora ou aqueles que permanecem ao lado do Senhor e com convicção proclama: Só tu tens as palavras de vida eterna! Você que faz parte da multidão pode se tornar um verdadeiro discipulo, basta ouvir atentamente as Palavras de Jesus, crer em seu nome e o seguir fielmente.
Dessa maneira você deixa de ser só mais um na multidão e passa a ser conhecido por Jesus como seu discipulo!
O poder de Jesus v.10-12
O poder de Jesus v.10-12
Pessoas com problemas mentais, físicos, espirituais, emocionais, todos diante de Jesus Cristo, os enfermos ao tocar o Senhor ou ser tocados por Ele eram curados, os espíritos imundos expulsos. O Senhor nos diz que esse era o seu ministério, sua obra revelava a sua parte divina, o seu poder, majestade, autoridade! Ele é o Senhor sobre doenças e espiritos imundos!
Pequena aplicação: Jesus ainda cura e liberta! O nosso Senhor hoje é tão poderoso quanto era naquele tempo!
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.
O nosso Senhor Jesus ainda opera sinais e maravilhas, o nosso Senhor está vivo! Ele cura doenças, expulsa demonios, não sei qual a doença que você está passando, mas você pode clamar a Jesus pela cura, não sei estás passando por opressões, mas Jesus pode também te libertar.
O nosso Deus permanece sendo poderoso, operando sinais e maravilhas, não o buscamos somente por essas coisas, ainda assim, estamos certos de que quando o buscamos de todo coração, Ele pode fazer isso e infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos.
O poder sobre os espíritos!
Os demônios que são completamente rebeldes e hostis a Deus ao verem Jesus se prostavam diante dele! Além disso proclamavam: Você é o filho de Deus! Mas Jesus não queria adoração de demônios e lhes repreendia para que lhes expusesse a publicidade, que não revelassem essas coisas claramente! Porque? Aqui observamos o chamado de o silêncio messianico: Quem deveria proclamar isso eram os seus discípulos e também porque ainda não havia chegado a hora!
Demônios, seguidores de satanás, seres completamentes hostis a Deus, moralmente e espiritualmente sujos, quando viam Jesus se prostavam, eles se sujeitavam, uma posição de derrota! eles sabiam quem Jesus é, conhecendo seu poder e autoridade, se prostavam, se ajoelhavam, não podiam permanecer de pé diante do Santo e Majestoso Deus que se fez carne!
Essa era a reação dos demônios ao ver Jesus! Tiago nos diz que os demônios não somente creem em Jesus, mas tremem diante dEle!
Aplicação:
Se até os espíritos imundos se prostram diante Dele, quanto mais nós deveríamos fazê-lo! Eles O reconhecem, mas não Lhe pertencem; diante da Sua majestade não podem permanecer de pé.
E nós? Nós que fomos comprados por Seu sangue, que pertencemos a Ele, que fomos salvos por Sua graça, não deveríamos honrar e reverenciar o nosso Senhor com todo o nosso ser? Ele é o nosso Rei! Nós, que o conhecemos, deveríamos nos ajoelhar diante de Seus pés com a atitude correta e adorá-Lo com grande fervor.
Você sabe quem Jesus é? Você realmente o conhece? O fato de você conhecer a Jesus te leva a se prostar diante dele? Uo, pelo contrário, tem te tornado mais orgulhoso, mais nariz em pé, mais duro para as correções?
Se o conhecimento de Jesus não te leva à humildade, a se prostrar diante dEle, a ser mais manso e aberto às correções, querido, tenho uma triste notícia para você: você não está conhecendo o Senhor!
Talvez você tem tido muito conhecimento intelectual, mas esse conhecimento não tem descido para o coração; talvez seja pela falta de reflexão, terminamos a mensagem e não observamos ninguém comentando um com o outro sobre o que aprendeu, dificilmente você também tem o hábito de recordar e refletir, meditar naquilo que você ouviu em uma mensagem ou em um estudo ou até mesmo em sua devocional.
Todo conhecimento recebido em nossa mente, precisa descer e fazer morada em nosso coração e consequêntemente ser posto em prática por nossas mãos!
Se o conhecimento morre na mente, não adiantou de nada! Precisa ser feito o percuso completo! Ilustração: Imagine um triatlo, uma maratona que é divida em três etapas, a primeira é a corrida, depois a natação e por fim o o cliclismo. Também imagine que você está na linha de largada, e então começa a competição, você conclui a primeira etapa, mas ao concluir essa primeira etapa você deixa de competir e começa a comemorar como se estivesse vencido! Você se esqueceu que haviam mais duas etapas e o vencedor é aquele que consegue concluir todas as três! Da mesma maneira, o conhecimento do Senhor em nós, não pode parar na primeira parte, a nossa mente, precisa fazer a maratona completa, deve concluir todas as três etapas, mente, coração e mãos!
Conclusão:
A que grupo você pertence? À multidão ou aos discípulos? Essa distinção é decisiva e se refletirá em toda a sua vida, pois ela revela a quem você realmente segue. Por isso, olhe para o seu coração e se pergunte com sinceridade: sou de fato um discípulo de Jesus? Minhas atitudes têm revelado alguém que O segue de perto?
Que dessa reflexão surja novas convicções, novo modo de agir e transformação verdadeira.
Jesus não está em busca de grandes multidões, mas de verdadeiros discípulos, verdadeiros adoradores!
