DEUS ESTÁ AGINDO ONDE NÃO VEMOS! 1 Samuel 22

1 e 2 Samuel  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views

Nosso Deus está pavimentando o Seu caminho de graça em sua história, em meio aos seus conflitos externos e temores internos.

Notes
Transcript
Grande ideia: Nosso Deus está pavimentando o Seu caminho de graça em sua história, em meio aos seus conflitos externos e temores internos.
Estrutura: Davi é chefe de um grupo de guerreiros (vv. 1-5), Davi é corresponsável pela morte dos sacerdotes de Nobe e tem uma dívida moral com Abiatar (vv. 6-23).
Charles Swindoll:
Davi foi levado a um ponto em que Deus pôde começar realmente a moldá-lo e fazer uso dele. Quando o Deus soberano nos reduz a nada, é para redirecionar nossa vida e não para extingui-la.
1Samuel 22.1 NAA
Davi saiu daquele lugar e se refugiou na caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, foram ficar com ele.
1Samuel 22.2 NAA
Ajuntaram-se a ele todos os homens que estavam em dificuldades, os que tinham dívidas, e todos os amargurados de espírito, e Davi se tornou o chefe deles. E havia com ele uns quatrocentos homens.
Charles Swindoll:
Aquela caverna não era mais o refúgio de Davi. A caverna malcheirosa, úmida, se tornara um campo de treinamento para os primeiros soldados que formaram o começo do exército que veio mais tarde a ser chamado de “Os valentes de Davi”. (2Sm 23)
Salmo 31.1 NAA
Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça.
Temas Teológicos
A Queda de Saul: A atitude de Saul neste capítulo demonstra que ele está fora da vontade de Deus. Sua perseguição a Davi o leva a cometer um crime hediondo, resultando no massacre dos sacerdotes e, consequentemente, em sua completa alienação de Deus.
O Ungido de Deus: Davi, por outro lado, mesmo em sua fuga, continua a agir com integridade e a buscar a orientação de Deus. Ele se torna o refúgio para os oprimidos, um precursor de seu futuro papel como rei de todo o Israel.
O Juízo Divino: O massacre dos sacerdotes de Nobe é um ato de juízo que se volta contra Saul, deslegitimando ainda mais seu reinado. A presença de Abiatar, o único sobrevivente do massacre, junto a Davi, legitima Davi como o sucessor escolhido por Deus e a quem a autoridade sacerdotal é transferida.
Em suma, 1 Samuel 22 é um texto poderoso que contrasta a decadência moral de Saul com a ascensão de Davi como um líder compassivo e piedoso, mesmo em tempos de grande provação.
Davi e seu grupo. (vv. 1-5)
Davi sai da presença de Aquis, rei de Gate e vai para a caverna, que ele pode chamar de “sua”.

Parece ser uma espécie de “terra de ninguém” entre os territórios filisteu e israelita.

No verso 2 temos o perfil do “time de Davi”.
1Samuel 22.2 NAA
Ajuntaram-se a ele todos os homens que estavam em dificuldades, os que tinham dívidas, e todos os amargurados de espírito, e Davi se tornou o chefe deles. E havia com ele uns quatrocentos homens.
Davi demonstra ter cuidado para com seus pais, levando-os até Moabe.

Talvez por causa de sua linhagem moabita (por meio de Rute), Davi sentiu que poderia reivindicar seus laços de parentesco e assim deixar seus pais num lugar seguro, sob a proteção do rei de Moabe (veja

Salmo 68.6 NAA
Deus faz com que o solitário more em família; liberta os cativos e lhes dá prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.
Aparece em cena, o profeta Gade, o instruindo a ir para a “terra de Judá”.

Gade. Esta é a primeira vez que esse profeta ou vidente israelita é mencionado. O conselho dele a Davi, para que voltasse a Judá e assim enfrentasse Saul, deu a Davi o respaldo divino necessário para iniciar sua trajetória ao trono. Veja seu envolvimento com o censo de Davi em

2. Davi e sua consciência. (vv. 6-23)
Saul está em Gibeá, sua cidade natal, “com a sua lança na mão”.
Ele quer aliados para a sua caçada a Davi, e convoca os benjamitas (sua tribo) a se somar a ele.
Há agora o sentido pelo qual no capítulo anterior, Doegue é citado aparentemente de modo fortuito.
1Samuel 21.7 NAA
Acontece que estava ali, naquele dia, um dos servos de Saul, detido diante do Senhor, cujo nome era Doegue, edomita, o chefe dos pastores de Saul.
Tim Chester:
Seus antecedentes étnicos importam. Ele é um gentio, e não verdadeiramente um membro do povo de Deus. Os edomitas eram inimigos históricos de Israel, descendentes de Esaú (Gn 25.30; 36.9), ele haviam se recusado a deixar os israelitas passar pelo seu território após o Êxodo (Nm 20.14-21). Saul está sentado “com a lança na mão” (1 Sm 22.6), parecendo um rei gentio com armadura gentia, e a única pessoa que é leal a ele é um gentio. Ele se tornou um rei como os das nações- o rei sobre o qual Deus havia advertido o povo e o rei que, no entanto, os israelitas pediram.
Estamos diante do contexto vital que gerou a composição de um dos Salmos de Davi.
Salmo 52 NAA
Ao mestre de canto. Salmo didático de Davi, quando Doegue, edomita, foi contar a Saul que Davi tinha ido à casa de Abimeleque Por que você se gloria na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre. Com a língua você trama planos de destruição; ela é como navalha afiada, que só produz enganos. Você ama o mal mais do que o bem; prefere mentir a falar a verdade. Você ama todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta! Também Deus o destruirá para sempre; ele o pegará e arrancará da tenda em que você habita e o extirpará da terra dos viventes. Os justos verão tudo isso, temerão e vão rir dele, dizendo: “Eis o homem que não fazia de Deus a sua fortaleza, mas confiava na abundância dos seus próprios bens e se fortalecia na sua perversidade.” Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verde na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre. Sempre te louvarei, porque assim o fizeste; na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom.
Insisto que a mentira de Davi a Aimeleque o faz corresponsável com a sua morte, e a de todos os 85 sacerdotes de Nobe. Além de “homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois, jumentos e ovelhas”.

A ordem de Saul era mais um sinal de sua instabilidade e, como ele mesmo irá descobrir mais tarde (28.6), isso impedirá qualquer contato dele com Yahweh.

Abiatar, um dos filhos de Aimeleque sobrevive e foge para Davi.
The New Bible Dictionary, Third Edition
ABIATAR (Heb. ’eḇyāṯār, ‘pai da excelência’). Filho de Aimeleque e, como ele, sacerdote em Nobe, escapou sozinho do massacre de sua família por Saul para se juntar a Davi em Queila, trazendo consigo um éfode (1 Sm 22:20–22; 23:6, 9). Ele ajudou a levar a arca para Jerusalém, onde foi um dos conselheiros de Davi (1 Cr 15:11; 27:34). Foi enviado de volta a Jerusalém com seu filho Jônatas, quando Davi fugiu, para agir em defesa dos interesses do rei contra Absalão (2 Sm 15:35ss.; 17:15). No final do reinado de Davi, conspirou para fazer de Adonias rei e foi expulso do cargo por Salomão (1 Rs 1–2), pondo fim à linhagem de Eli. Sumo sacerdote durante o reinado de Davi, parece ter sido mais importante que Zadoque (1 Rs 2:35; cf. Mc 2:26). Não se sabe ao certo se ele teve um filho chamado Aimeleque ou se os dois nomes foram transpostos em 2 Sm 8:17; 1 Cr 24:6. Em Mc 2:26, ‘quando Abiatar era sumo sacerdote’ é melhor traduzido como ‘na passagem sobre Abiatar’, por analogia com Mc 12:26.
Atente para essa conexão cristológica:
Tim Chester:
A história de Davi em 1 Samuel é a prova de que o Cristo precisava sofrer, a prova de que Jesus é o Cristo sofredor. Se é assim que o maior rei de Israel chegou ao trono, então nossa expetativa deve ser que será assim que o rei supremo de Israel chegará ao trono. Assim, quando queria demonstrar que Aquele que fora rejeitado e desprezado era na verdade o verdadeiro Rei de Deus, a igreja primitiva apontava para esse livro.
Mateus 1.1 NAA
Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Lucas 9.22–26 NAA
dizendo: — É necessário que o Filho do Homem sofra muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, seja morto e, no terceiro dia, ressuscite. Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesma? Pois quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.
3. Outras aplicações:
(a) Deus jamais nos deixa sozinhos em nossa jornada de amadurecimento pessoal e espiritual. Ele coloca pessoas em nosso caminho para nos forjar a sermos quem devemos ser.
1Samuel 22.1–2 NAA
Davi saiu daquele lugar e se refugiou na caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, foram ficar com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que estavam em dificuldades, os que tinham dívidas, e todos os amargurados de espírito, e Davi se tornou o chefe deles. E havia com ele uns quatrocentos homens.
1Reis 19.11–18 NAA
Então foi-lhe dito: — Saia daí e fique diante do Senhor no monte. Eis que o Senhor estava passando. E um grande e forte vento fendia os montes e quebrava as rochas diante do Senhor. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, veio o som de um suave sussurro. Quando Elias ouviu isso, cobriu o rosto com o manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que veio uma voz e lhe disse: — O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: — Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só fiquei eu, e eles estão querendo tirar-me a vida. Então o Senhor disse a Elias: — Vá, volte ao seu caminho para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel e Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta em seu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.
(b) Os nossos erros tem consequências diretas não apenas para nós, mas também para todos em nosso entorno. Nenhuma dor é solitária.
1Samuel 22.22–23 NAA
Então Davi disse a Abiatar: — Naquele dia, quando vi que Doegue, o edomita, estava ali, eu sabia que ele não deixaria de contar tudo a Saul. Eu fui a causa da morte de todas as pessoas da casa de seu pai. Fique comigo, não tenha medo, porque quem procura a minha morte procura também a sua; mas comigo você estará a salvo.
O sofrimento nunca é em vão (Elisabeth Elliot)
Tempos difíceis chegam para todos. Momentos de dor e afl ição têm o potencial de devastar e destruir nossa vida ou de ser o caminho para a gratidão e a alegria. Sofrimento e amor estão inexplicavelmente ligados, pois o amor de Deus pelo seu povo é evidenciado ao enviar Jesus para suportar nossos pecados, mágoas e dores na cruz. Ele percorreu o caminho fi nal da afl ição, conquistando a vitória em nosso favor. Essa verdade levou Elisabeth a dizer: “Seja lá o que estiver no cálice que Deus está me oferecendo ― dor, tristeza, sofrimento ou lamento, como também as superabundantes alegrias ―, estou disposta a tomar, pois eu confi o nele.”
"OS SALMOS EM 1SAMUEL 1Samuel 19:11 Quando Saul enviou homens para vigiar a casa com a intenção de matar Davi. Salmo 59 21Samuel 21:10,11 Quando os filisteus capturaram Davi em Gate Salmo 56 3. 1Samuel 21:10-15 Quando Davi fingiu-se de louco na presença de Abimeleque Salmo 34 4. 1Samuel 22:1; 24:3 Quando Davi fugiu de Saul para uma caverna Salmo 57 51Samuel 22:1; 24:3 Quando Davi estava na caverna Salmo 142 61Samuel 22:9,10 Quando o edomita Doegue alertou Saul sobre Davi Salmo 52 71Samuel 23:14 (ou 2Samuel 15:23-28) Quando Davi estava no deserto da Judeia Salmo 63 8. 1Samuel 23:19 Quando os zifeus alertaram Saul sobre Davi Salmo 54"
Ilustr.:
Gene Edwards:
As cavernas não são o lugar oportuno para melhorar o estado de ânimo. Existe certa mesmice entre todas elas, não importa em quantas você tenha dormido, Escuras. Úmidas. Frias. Bolorentas. Uma caverna se torna pior ainda quando você é o seu único habitante... e ao longe você pode ouvir os cães acuando. Mas, às vezes, quando os cães e os caçadores não estavam por perto, a presa cantava. Começava baixo, logo elevava a voz e entoava o cântico que o cordeirinho lhe tinha ensinado. As paredes da caverna ecoavam cada nota exatamente como as montanhas certa vez haviam feito. A melodia ressoava na profunda escuridão da caverna e logo se transformava num coro que ecoava de volta para ele. Ele dispunha agora de muito menos do que quando era pastor, porque agora não tinha nem lira, nem sol, nem sequer a companhia das ovelhas. As lembranças da corte tinham-se desbotado. A maior aspiração de Davi não ia agora além da posse de um cajado de pastor. Tudo no seu interior estava sendo esmagado. Ele cantava bastante. E harmonizava cada nota com uma lágrima. Não é mesmo estranho o que o sofrimento gera? Ali, naquelas cavernas, mergulhado na tristeza da sua melodia e no cantar da sua tristeza, Davi, indiscutivelmente, tornou-se o maior hinólogo e o maior confortador de corações despedaçados que o mundo jamais veria.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.