A graça eficaz

Culto nos lares  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views

No texto que acabamos de ler, Paulo ensina a Tito, os desdobramentos da aplicação da graça na vida, a partir do momento inicial da salvação. Segundo ele, o favor e a bondade divina são eficazes não apenas para dar nova vida ao homem, mas também para que essa nova vida frutifique em santificação e seja preservada até o fim.

Notes
Transcript
Texto Básico: Tito 2.11–15 “11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. 15 Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.”
Introdução
Todos nós sabemos, ainda que vagamente, o que é a graça de Deus. Muito comumente a associamos à salvação, até porque, aprendemos desde cedo que a salvação ocorre por graça, mediante a fé. No texto que acabamos de ler, Paulo ensina a Tito, os desdobramentos da aplicação da graça na vida, a partir do momento inicial da salvação. Segundo ele, o favor e a bondade divina são eficazes não apenas para dar nova vida ao homem, mas também para que essa nova vida frutifique em santificação e seja preservada até o fim.
Transição
Considerando essas questões, convido você para que possamos muito brevemente refletir nessa noite sobre o tema: A graça eficaz. Minha intenção é discorrer sobre três aplicações eficazes da graça na vida, apresentadas por Paulo nesse texto.
1. A graça é eficaz para a salvação do homem - v.11
Qual é a maior necessidade do homem? Talvez você pense que seja a saúde, dinheiro, felicidade, bem-estar. No entanto, a maior necessidade de todo homem, independente de quem seja, é a salvação. Isso porque o pecado impôs à humanidade uma realidade cruel:
Romanos 3.23 “23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”
Tentar obter a salvação por nossos próprios meios ou méritos é uma tarefa ineficaz, pois, nada que façamos pode ser considerado suficiente ou eficaz para nos justificar diante de Deus. Todos esses fatos nos deixam em uma posição extremamente desconfortável e assustadoramente perigosa: naturalmente somos alvo da justiça de Deus.
Há uma saída para essa situação? Sim. Paulo inicia sua argumentação nesse parágrafo com uma afirmação gloriosa, que naquilo que diz respeito a nós, apresenta justamente a solução para o problema do pecado. Veja o v. 11. Paulo afirma que a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. E aqui três considerações são importantes:
1) a graça é o amor e o favor imerecidos de Deus para com a humanidade pecadora. É a bondade de Deus manifesta para aqueles que por seus próprios atos merecem a condenação;
2) a graça se manifestou de maneira salvadora, pois, Deus não apenas quis nos abençoar de maneira genérica e temporal, mas tendo em vista a eternidade. Essa graça se manifesta salvadora em Jesus Cristo.
3) a graça foi ofertada a todos os homens, pois, o chamado para a salvação é oferecido indistintamente, para todos os tipos de pessoa, independentemente de quem sejam e dos pecados que tenham cometido. O evangelista João, atesta essa realidade afirmando que a todos que crerem em Jesus é dado o direito de serem feitos filhos de Deus.
O pecado é um problema sério. Não podemos amenizar sua influência e suas consequências na vida do homem. Ele deforma o coração, interrompe o relacionamento do homem com Deus, e sua consequência mais desastrosa é a morte. A graça de Deus, no entanto, cobre multidão de pecados. A graça, é o amor de Deus que salva o homem e o conserva unido a Ele. Talvez você não saiba como desfrutar dessa graça. Talvez você se pergunte como receber essa graça. Saiba que Deus a manifestou de maneira definitiva em Cristo.
Aplicação: Todos nós lidamos com as consequências do pecado em nossa vida. Sentimentos de culpa, de inadequação, de solidão, tensões relacionais, dores e frustrações são apenas alguns exemplos das coisas com as quais precisamos conviver. O fato é que esses fardos, em algum momento se tornam pesados demais. Por sua graça Deus nos oferece alívio. Esse alívio está em Jesus que morreu em nosso lugar para tratar não os sintomas da doença da alma, mas a própria doença em si. Cristo morreu pelos nossos pecados, para que nEle tenhamos vida e paz. Se você ainda não desfruta dessa paz e da certeza da vida eterna, é necessário apenas crer em Cristo. Nenhum trabalho precisa ser realizado, Ele já realizou todas as coisas. Apenas creia nele, se entregue a Ele pela fé, para que você possa desfrutar de paz com Deus, e receber o alívio do qual sua alma necessita.
2. A graça é eficaz para a santificação do homem - v. 12
Na continuidade do texto, o apóstolo Paulo apresenta uma segunda perspectiva na qual a graça opera de maneira eficaz na vida do homem. Para ilustrar a questão gostaria de tomar emprestadas as palavras do teólogo britânico John Wesley, pai do movimento metodista, que certa vez disse: “A salvação tira o cristão do mundo, a santificação tira o mundo do cristão”.
Perceba que essa afirmação ilustra muito bem a dinâmica da ação da graça de Deus na vida do homem, conforme apresentada por Paulo, no texto. Se no v. 11 a graça é eficaz para a salvação de todos os tipos de pessoa, em um indicativo de que por meio dela Deus retira homens do mundo, da condição de condenação devido ao pecado e as une a Ele, agora no v.12, essa mesma graça se mostra eficaz operando para que aquilo que há de mundano e pecaminoso seja mortificado no coração.
Santo ou santificado, é algo que foi separado de seu uso comum e dedicado a Deus. No Novo Testamento a santificação aponta para o

processo de purificação gradual do pecado e crescimento espiritual progressivo (...) na vida do crente...

Embora não vejamos a palavra santificação no texto, esse conceito e os seus desdobramentos são muito claros no texto, pois, segundo Paulo, a graça não apenas salva, mas santifica o crente, o que fica evidente de duas formas:
1) Ela educa o coração para o abandono do pecado. Nas palavras de Paulo, é a graça que capacita o homem a deixar a impiedade e as paixões do mundo. Isso quer dizer que aqueles que Deus salvou, por graça, são conduzidos por Ele a aprender a dominar as tentações, as paixões e as tendências pecaminosas do coração.
2) Ela capacita o homem para a vida justa e piedosa. Paulo entende que a graça de Deus confere ao homem a habilitação para que ele viva nesse mundo que jaz no pecado, de uma maneira diferente. Em outras palavras, a graça santifica o homem e o habilita para que ele viva em conformidade com a lei de Deus, estando no mundo, mas não sendo um cidadão do mundo.
Uma vez salvos pela graça, temos a certeza de que essa mesma graça permanecerá eficaz em nossas vidas e que por ela seremos educados, feitos santos, à semelhança de Cristo, e capacitados para a prática de boas obras.
Aplicação: A salvação é uma obra exclusiva de Deus. Não podemos e não precisamos fazer nada para obter a salvação porque Cristo ja fez tudo o que era necessário. Na santificação, no entanto, não somos passivos. Devemos nos empenhar pora viver de maneira santa, justa e piedosa, submetendo a nossa vida à vontade de Deus. Isso implica que e necessário que cada um de nós lutemos contra os nossos desejos pecaminosos, que blindemos o nosso coração das paixões mundanas e que em comunhão com o Espírito Santo de Deus nos esforcemos para viver conforme a vontade do Senhor.
3. A graça é eficaz para fazer o homem perseverar até a volta de Cristo - v. 13
A forma como o apóstolo Paulo escreveu suas epístolas é dinâmica e clara, o que facilita a compreensão do texto. Se você observou a leitura atentamente, é bem provável que você tenha percebido o fluxo do pensamento do apóstolo que sai de um determinado ponto inicial e é concluído em um clímax. Esse movimento abarca a história da salvação do homem executada e aplicada no tempo, tendo em vista a eternidade.
Veja que o v.13 coroa toda argumentação de Paulo, apresentando, por assim dizer, a aplicação última da graça na vida do homem. Digo que essa é aplicação última da graça na vida, pois, ela tem em vista justamente a totalidade da existência do homem, rompendo o tempo e transcendendo para a eternidade. Segundo o apóstolo, é pela graça que os crentes, ou seja, aqueles que foram salvos e que se encontram no processo de santificação, aguardam a bendita esperança da manifestação da glória de Deus e de Cristo. Essa glória será manifesta no dia final, quando Jesus voltar:
Filipenses 2.10–11 “10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
Até que isso aconteça, no entanto, todos nós vivemos nesse mundo, uma vida que é difícil e cheia de desafios. Isso é verdade tanto para os cristãos, quanto para os não cristãos. O fato é que para nós, que cremos em Cristo e nos esforçamos para viver em santificação os desafios da vida são particularmente complicados, visto que devemos nos aplicar para viver de maneira justa e piedosa como já vimos. Nessa jornada é possível que nos cansemos, que fiquemos desanimados, que questionemos a firmeza da fé, e até mesmo que pensemos em desistir. O que nos faz perseverar? O que é o elemento decisivo que nos impede de abandonar a fé e nos distanciarmos do Senhor? A graça.
A graça de Deus nos faz perseverantes, pois, a fé que nos levou a Ele é por Ele mesmo renovada dia após dia:
Isaías 40.29 “29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.”
A graça de Deus renova as nossas forças nos capacitando para que guardemos a fé e sejamos fortalecidos mesmo em meio às provações, produzindo um caráter aprovado. Deus, por sua graça, sustentará aqueles que foram salvos, e os levará à continuidade e desenvolvimento da fé, até o dia de Cristo.
Aplicação: Combater o bom combate, completar a carreira e perseverar na fé deve ser o objetivo de todo cristão verdadeiro. Nossa vida, no entanto, é feita de fases. Existem momentos bons e momentos ruins. Fases em que estamos fortes, assim como há fases nas quais estamos mais fracos. O sentimento de cansaço, de desanimo podem ser considerados normais, em certa medida. No entanto, você deve buscar o fortalecimento da fé e a renovação do ânimo na graça de Deus. Se lembre que o Senhor não nos deixa sós. Se lembre que mesmo as circunstâncias difíceis estão sob o controle dEle e contribuem para o bem daqueles que são seus. Descanse na certeza de que o Senhor renova sua graça e sua misericórdia todos os dias sobre a sua vida, e te tomando pela mão o fará perseverar até o fim.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.