Josué 9
Notes
Transcript
Texto: Josué 9
Texto: Josué 9
Título: “QUANDO VOCÊ NÃO CONSULTA O SENHOR”
Título: “QUANDO VOCÊ NÃO CONSULTA O SENHOR”
-----------------:
-----------------:
Introdução
Chegou o dia do garoto, depois de longos anos aprendendo na companhia dos pais, tomar o caminho da escola sozinho. Ele imaginou que acertaria o caminho de primeira, pois havia feito o trajeto várias vezes com seus amados pais.
Ele então se prepara, naquela manhã ensolarada, mas de clima fresco. E segue. Durante o caminho ele vai recordando vários conselhos que seus pais haviam lhe confiado. Um deles, logo mais viria a ser útil. “— Filho, o pai disse certa vez, caso aconteça algum imprevisto no trajeto à escola, quero que você retorne para casa e ou o instruirei sobre o que fazer.”
Ele foi felizardo, pois naquele dia, o primeiro sozinho, aconteceu algo que não estava no script. Uma rua estava interditada. Ele, acostumado a seguir sempre o mesmo caminho, se questionou sobre o que fazer. Naquele momento ele lembrou de seu pai e do conselho, mas preferiu tentar sozinho e mostrar pra si mesmo que tem autonomia.
Resultado? Alguns bons minutos depois a coordenadora liga para a família interessada em saber sobre o garoto. Pois ele não havia chegado à escola.
Você pode imaginar a reação dos pais, não? Preocupadíssimos. Com um aperto no coração saíram a procurá-lo. Onde ele estaria? Será que tomou algum caminho errado?
Bom, os pais seguiram e então ao depararem-se com a rua interditada, imaginaram o que havia acontecido. Ele preferiu seguir sozinho do que voltar e consultar seus pais… Por que ele não retornou e consultou os seus pais?
Do mesmo modo podemos nos perguntar: “Porque os homens de Israel não voltaram-se para o Senhor e o consultaram?” (v.14).
Esta ilustração traz a tona o que Israel viveu e encontramos registrado neste capítulo do livro de Josué.
Até o momento os israelitas estavam enfrentando seus inimigos. Os atuais habitantes da terra que lhes fora prometida. Eles tiveram apenas uma derrota. Mas na batalha passada ocorreu mais uma vitória.
Eles saibam que a terra pertencia e eles e que não dividiriam aquele espaço com outrem. O que aconteceu então? Nesta cena algo novo, não previsto, acontece: um grupo de pessoas de outro pais. Bom, era o que alegavam e a realidade. Mas, que não fora verificada pelos homens de Israel.
Ora, Deus deu uma instrução pastor. Se envolvia algo que Ele não havia comunicado previamente, o que fazer? Em primeiro lugar, sempre consultar o Senhor Deus. Mas o que eles fizeram? Preferiram seguir sua percepção do que buscar e ouvir o que o Senhor diria a respeito deste povo.
E é com este pano de fundo queridos irmãos, que vamos considerar no texto, três verdades que todo servo de Deus deve guardar em seu coração. Verdades que devemos lembrar:
PROPOSIÇÃO:
"QUANDO NÃO CONSULTAMOS O SENHOR” (2x).
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
Deste modo meus amados irmãos, QUANDO VOCÊ NÃO CONSULTA O SENHOR:
----------------------
1ª VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ VER O OBVIO:
v.3-5 O traje exterior deles revelava seu interior, mesmo que os israelitas não houvessem percebido.
Eles eram ímpios e os homens de Israel não sabiam. Eles eram cananitas, portanto pagãos. Serviam a falsos deuses. Estes que eles buscavam para mantê-los seguros. Como eles sabiam que não surtiria efeito com os Israelitas, o que fizeram?
Uma estratégia, parecido com a que Israel utilizou quando derrotou Ai. Mas neste caso, os gibeonitas não fizeram isto para derrotá-los. Mesmo que de todo modo diante dos olhos de Israel eles tivesse sido expostos a grande risco.
O que estava na cabeça dos homens de Israel? Será que por um momento eles esqueceram que os “locais” ali residindo, eram os ímpios entre os ímpios? Como confiar neles sem consultar o Senhor?
Talvez, achando que o testemunho deles era tão assombroso que uma cidade só poderia ser “louca” se os encarassem, pois a derrota era certa. Mas aí está, a cidade não os “encarou” da maneira como esperavam.
v.6-8 Josué e os homens de Israel até tentaram, mas a sagacidade dos gibeonitas foi mais forte.
Os homens de Israel ainda questionaram: “… habitais no meio de nós; como, pois, faremos aliança convosco?”
E Josué perguntou: “Quem são vocês? De onde vocês vem?”
v.9-13 Mas a lábia dos gibeonitas (ímpios) os convenceu.
De modo que eles responderam colocando-se como “servos” que vieram de mui longe. Mas lançam a cortina de fumaça ao falar sobre as vitórias deles desde o Egito até Jericó e Ai.
APLICAÇÕES:
Sabe quando você está num lugar novo e alguém já se aproxima de você para tentar plantar uma semente no seu coração? Semente esta que não deve ser adotada como verdade, até ser feita uma boa consulta?
Bom, talvez você já tenha passado por isso. E ao invés de consultar o Senhor nas Escrituras e através da oração, você preferiu ficar com sua primeira impressão, principalmente com o cochicho no seu ouvido.
Cuidado! Consulte o Senhor nas Escrituras se não você não conseguirá ver o obvio, onde as vezes o ressentimento e inveja dominam.
E em SEGUNDO LUGAR:
--------------
2ª VOCÊ SERÁ MOVIDO PELO CORAÇÃO:
v.14 O que eles deveriam ter feito em primeiro lugar? Foi o que em primeiro lugar negaram. Pois “não pediram conselho ao SENHOR”. Eles preferiam se basear pela mascara que estavam vendo.
Na NVI, a tradução do v.14 apresenta esta cena do seguinte modo: “Os israelitas examinaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o SENHOR.”
Eles preferiram acreditar em si mesmos do que colocar aqueles que chegaram diante do Senhor.
v.15 E isto foi tão sério que até o líder deles, Josué, concedeu-lhes paz mediante o “exame” que os homens de Israel fizeram. Contextualmente esta paz era algo promovido somente pelos homens. Mas veremos mais para frente que aprouve o SENHOR fazer deste modo, usando a tola decisão dos israelitas para trazer paz aos gibeonitas.
v.16 Veja então o que acontece. Três dias depois tomaram ciência de quem eram aqueles que eles receberam tão bem.
APLICAÇÕES:
Você já tomou uma decisão e não “calculou” o seu resultado? E no fim das contas você fui assustado, pois percebeu o grande risco diante de você?
Cuidado amado irmão, se você é o tipo de pessoa impulsiva. Você deve lutar contra o seu próprio coração para então não ser movido pelas emoções.
Todo pensamento seu, toda consideração e ação deve ser cativa da Palavra de Deus (2Coríntios 10.5) Para então você ser obediente a Cristo, como afirma o apóstolo.
Isto, certamente, no que diz respeito as relações interpessoais. Quer seja com irmãos em Cristo, ou ímpios.
Por fim, EM TERCEIRO LUGAR:
--------------
3ª APESAR DE VOCÊ O SENHOR É MISERICORDIOSO:
v.17-18 Observe a informação interessante aqui: há três dias atrás haviam descoberto que eles não eram quem alegavam. E agora, três dias depois da descoberta, encontram-se com os gibeonitas e perceberam então o que havia acontecido diante deles.
As tantas cidades que estes ímpios possuíam. Eles tinha muito poder.
Os homens de Israel tentariam resolver, mas a força daquele que guarda sua palavra era maior. Os príncipes de Israel não poderiam dar cabo de suas vidas, pois haviam prometido isto. Diante do Senhor.
v.19-21 Eis o que os príncipes de Israel disseram tanto para os homens de Israel como para os próprios gibeonitas. “Por causa do juramento que lhes fizemos não tocaremos em suas vidas.”
Mas pastor, os gibeonitas não haviam feito mal aos homens de Israel? Claro! O mal que fizeram foi a vergonha de terem feito aliança com eles sem consultar o Senhor. A vergonha do orgulho caído.
v.22-23 Josué pronuncia-se para eles. Faz um questionamento e fora respondido (v.24). Mas não puderam escapar da maldição. Que em parte fora uma maldição, mas noutra uma grande dádiva, que comumente todo ser humano possui: a vida.
v.24-25 Os gibeonitas foram sinceros, tanto como se colocaram as mãos daqueles que seriam os seus executores.
Será que o coração deles estava quebrantado? Possivelmente, pois no cap. 11.19-20 de Josué, nos é comunicado que os únicos que fizeram paz com os israelitas foram estes, e mais, as outras tribos (vamos chamá-los assim) estavam com o coração endurecido pelo próprio Deus.
Por lógica bíblica então, os gibeonitas podem ter começado muito mal, assim como os israelitas. Mas por graça, veja o que o Senhor Deus fez por eles.
v.26-27 Veja o que o Senhor fez em favor deles. Não pelos méritos deles, claro. Mas pelos de Cristo Jesus. Isso foi pura graça de Deus.
Mas desde o momento em que renderam-se o Senhor já havia quebrantado os seus corações.
A despeito inclusive do erro que poderia ter custado muito para todo o Israel de Deus.
O SENHOR livrou seus filhos que estavam ali frente à uma possível armadilha para feri-los, tanto como também livrou os gibeonitas das mãos dos filhos de Israrel.
APLICAÇÕES:
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
----------------------
CONCLUSÃO:
Quando você não consulta o SENHOR:
Você não conseguirá ver o obvio;
Você será movido pelo coração;
Apesar de você o Senhor é misericordioso.
Perguntas catequéticas:
Aprendemos então que não precisamos consultar o Senhor?
Resposta: Não! Precisamos consultar sempre o Senhor, em todas as esferas de nossa vida. Para não nos encontrarmos perdidos e vivermos segundo a Lei do Senhor.
O exemplo dos israelitas e gibeonitas nãos nos ensina o contrário?
Resposta: Não! Pois o exemplo deles está registrado para nos apresentar que servos de Deus pecam por não consultá-lo ao confiarem mais na sua percepção, tanto como somos ensinados que muitas vezes o Senhor nos guarda apesar de nós e pela sua providência torna o mal em bem.
