Encontro de Homens (Pureza Sexual)
Encontro de Homens • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Texto Base
Texto Base
12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 13 Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. 14 Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 15 Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. 16 Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. 17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. 18 Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. 19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
Introdução
Introdução
Nos versos 12 a 20 do capítulo 6 da carta a igreja de Corinto, Paulo vai combater a imoralidade sexual.
O contexto da igreja de Corinto era um contexto extremamente problemático, visto fato de que aquela cidade era uma cidade de cultura grega (Helenista) e havia nela um templo a deusa Afrodite, deusa do amor e da sexualidade.
Dentro dos cultos prestados a Afrodite estavam os cultos de fertilidade do qual dependia a prosperidade da Polis.
Historiadores antigos dizem que nesse templo haviam cerca de 1000 prostitutas cultuais que eram sacerdotisas de Afrodite.
Além disso, toda a cultura Greco-Romana pagã era uma cultura dada a prostituição.
Os homens tinham suas esposas porém também tinham escravas e prostitutas as quais se deitavam, além disso, haviam as orgias que faziam parte dos cultos a Baco e essas orgias envolviam glutonaria, prostituição e bebedeiras.
Muitos dos membros da igreja de Corinto que haviam se convertido ao cristianismo vinham desse contexto.
9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. 11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
Essa era a realidade da igreja de Corinto.
Aplicação: Essa realidade não difere em muito de nossa realidade hoje. Em corinto tinham mil prostitutas cultuais, mas nós temos acesso a pornografia e auto-satisfação na palma de nossas mãos.
Explicação
Explicação
Quando Paulo começa e tratar desse assunto ele começa a combatendo o pensamento dualista grego que via a matéria como má e o espírito como algo puro, pois essa doutrina dava base para a libertinagem, então ele argumenta que a prostituição era errada, porque era um pecado praticado no corpo e o corpo pertence a Jesus e ele usa como base a ressurreição de Cristo afim de provar a importância do corpo dentro do cristianismo. (V 12-14).
A conclusão de seu argumento está no verso 15:
15 Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não.
E ele apela então para o conceito do matrimonio bíblico para defender sua tese (V16-17).
16 Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. 17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.
Depois de estabelecer seu argumento, ele ordena:
18 Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. 19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
No verso 18 ele ordena: Fugi da Impureza.
Podemos presumir logicamente então que Deus nos chama para a Pureza.
A palavra impureza é a palavra porneia que significa:
88.271 πορνεύω; ἐκπορνεύω; πορνεία, ας f: envolver-se em imoralidade sexual de qualquer tipo, frequentemente com a implicação de prostituição — ‘envolver-se em sexo ilícito, cometer fornicação, imoralidade sexual, fornicação, prostituição.’
πορνεύω: ‘mas aquele que peca sexualmente peca contra o seu próprio corpo’ 1 Coríntios 6:18. ἐκπορνεύω: ‘assim como Sodoma e Gomorra… que se entregaram à imoralidade sexual… como Sodoma e Gomorra’ Judas 7.
πορνεία: Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição (1 Ts 4:3). Em alguns contextos do NT, πορνεία pode referir-se especificamente ao incesto.
Esse não é o primeiro momento que vemos uma ordenança bíblica ao povo de Deus a respeito desse pecado. Quando Deus tirou Israel do Egito, ele deu diretrizes bem claras a respeito da imoralidade sexual.
1 Disse mais o Senhor a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou o Senhor, vosso Deus. 3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo, nem andareis nos seus estatutos. 4 Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 5 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eu sou o Senhor.
6 Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o Senhor. 7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez. 8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. 9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. 10 A nudez da filha do teu filho ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez. 11 Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã. 12 A nudez da irmã do teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. 13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. 14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. 15 A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não lhe descobrirás a nudez. 16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão. 17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para lhe descobrir a nudez; parentes são; maldade é. 18 E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez com ela durante sua vida.
19 Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação. 20 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, para te contaminares com ela. 21 E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor. 22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação. 23 Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.
24 Com nenhuma destas coisas vos contaminareis, porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu lanço de diante de vós. 25 E a terra se contaminou; e eu visitei nela a sua iniquidade, e ela vomitou os seus moradores. 26 Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; 27 porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós; e a terra se contaminou. 28 Não suceda que a terra vos vomite, havendo-a vós contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós. 29 Todo que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão eliminados do seu povo. 30 Portanto, guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que se praticaram antes de vós, e não vos contaminareis com eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
Deus inicia esse capítulo ordenando Israel a não imitar os cananeus e os egípcios mas cumprir os preceitos de Deus (V1-5)
Deus trabalha as questões de Incesto (V6-16)
Deus trabalha monogamia (V17-18)
Deus trabalha uniões abomináveis (V19-23)
E por fim, Deus mostra a seriedade desses pecados que fizeram com que o juízo de Deus viesse sobre os cananeus e caso Israel os praticasse seria julgado de igual modo.
Dentro dos dez mandamentos Deus também instituiu mandamentos de cunho sexual, que envolvem o sétimo e décimo mandamento.
Jesus reafirmou o décimo mandamento no sermão da montanha (Mt 5:28).
Aplicação
Aplicação
E qual a solução para os desejos sexuais?
A solução está na pureza. Deus criou um ambiente seguro onde o sexo pode ser praticado.
1 Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; 2 mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido. 3 O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. 4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. 5 Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.
O desejo do marido deve ser para sua esposa e o desejo da esposa deve ser para seu marido.
18 Seja bendito o teu manancial,
e alegra-te com a mulher da tua mocidade,
19 corça de amores e gazela graciosa.
Saciem-te os seus seios em todo o tempo;
e embriaga-te sempre com as suas carícias.
20 Por que, filho meu, andarias cego pela estranha
e abraçarias o peito de outra?
Salomão escreveu Cantares na qual temos ali o amado e amada se deleitando um no outro.
Aplicação Final
Aplicação Final
Fugir da Impureza significa correr para a pureza.
É um pecado enorme a prostituição, mas a pornografia é prostituição disfarçada, precisamos rejeita-la.
Precisamos ter prazer na mulher de nossa mocidade e não em outras fontes.
Precisamos exortar-nos uns aos outros e orar uns pelos outros.
