Quando o Céu se Move (as trevas recuam)

Pr. Max Ferreira
ORAÇÃO: QUANDO O CÉU SE MOVE  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Texto Base: Marcos 9.14-29
Marcos 9.14–29 NVI
14 Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles. 15 Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo. 16 Perguntou Jesus: “O que vocês estão discutindo?” 17 Um homem, no meio da multidão, respondeu: “Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. 18 Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram”. 19 Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. 20 Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. 21 Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo ele está assim?” “Desde a infância”, respondeu ele. 22 “Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.” 23 “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” 24 Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” 25 Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele”. 26 O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, ao ponto de muitos dizerem: “Ele morreu”. 27 Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé. 28 Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não conseguimos expulsá-lo?” 29 Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum”.
“Ao lermos este texto, vemos aqui: um pai desesperado, um filho oprimido por forças malignas, discípulos impotentes e Jesus mostrando que só a oração pode vencer as trevas.”
E o que aprendemos hoje sobre o Poder da Oração?!

1. Batalhas espirituais não se vencem com armas humanas, mas com Orações (vv. 14-18)

Um pouco antes, em Marcos 9.1-8, vemos JESUS ORANDO no alto monte, tendo consigo Pedro, Tiago e João. Momento este que ficou conhecido como a TRANSFIGURAÇÃO. (Enquanto orava, seu rosto tornou-se luz e suas vestes branquíssimas)
Logo depois, vemos os versos 14-18 de Marcos 9, que lemos ao início da mensagem:
“Mestre, eu trouxe-te meu filho, possesso de um espírito mudo; este, onde quer que o apanha, lança-o por terra; e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expulsassem, e eles não puderam.” (Marcos 9.17-18)
O pai descreve um quadro de sofrimento terrível: o filho é escravizado por forças malignas.
Os discípulos, mesmo já tendo recebido autoridade (Mc 6.7), não puderam resolver a situação.
Isso mostra a limitação humana diante das trevas.
Aplicação: quantas vezes tentamos enfrentar lutas espirituais com recursos humanos e fracassamos?Nenhuma força natural, intelectual ou religiosa pode libertar alguém do poder do diabo.

2. A Oração fortalece a fé vacilante (vv. 19-24)

Marcos 9.20–23 NVI
20 Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. 21 Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo ele está assim?” “Desde a infância”, respondeu ele. 22 “Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.” 23Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.”
“E logo o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Marcos 9.24)
O pai está dividido entre a esperança e a dúvida. Ele crê, mas sua fé é frágil.
A oração sincera desse pai (“ajuda-me na minha falta de fé”) mostra que Jesus não exige fé perfeita, mas fé verdadeira, mesmo que pequena.
Aplicação: muitas vezes oramos com o coração dividido, mas Deus honra até mesmo uma fé vacilante que clama por ajuda.

3. A Oração nos faz entender que somente o nome de Jesus pode libertar (vv. 25-27)

“Mas Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele e nunca mais tornes a ele.” (Marcos 9.25)
O poder não estava nos discípulos, nem no pai, mas em Jesus.
Ele ordena e os demônios obedecem.
A libertação é imediata, completa e definitiva.
Aplicação: A oração no nome de Jesus não é fórmula mágica, mas sim a invocação da autoridade dEle. É por isso que quando oramos em NOME DE JESUS, as trevas se submetem e recuam.

ILUSTRAÇÃO – O PODER DA ORAÇÃO CONTRA AS TREVAS

Durante o avivamento no País de Gales (1904–1905), liderado por Evan Roberts, a atmosfera espiritual de cidades inteiras foi transformada.
Cansado de ver aumentar em seu país a iniquidade, ele orou dia após dia em NOME DE JESUS, atraindo para perto de sí muitos outros irmãos.
O Resultado: “Tavernas fecharam, tribunais ficaram vazios por falta de crimes, e relatos afirmam que até os animais usados nas minas de carvão tiveram dificuldade em trabalhar, porque estavam acostumados com as ordens grosseiras dos mineiros, que agora oravam e cantavam louvores em vez de xingar.”
Historiadores como J. Edwin Orr descrevem aquele momento como: o momento em que a oração fervorosa da igreja fez as trevas recuarem, gerando impacto social e espiritual profundo (Fonte: J. Edwin Orr, The Flaming Tongue: The Impact of Twentieth Century Revivals).
MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL:
Era a década de 90, eu ainda não era convertido de fato, mas já me aproximava do evangelho.
Minha mãe apresentava sintomas diversos mas se recusava a ir ao médico… perda de peso, cabelos caindo, dores abdominais constantes, muitas vezes cuspia sangue, cansaço além do natural… desconfiávamos de que ela estava com um de um câncer.
Meu tio um pastor de uma igreja pequena na cidade de Vitória no Espírito Santo, me pediu para ir ao culto de sua igreja. Pediu que eu levasse a minha mãe.
Ao chegar na igreja, após 3 ou 4 ‘corinhos’ que as irmãs cantavam, meu tio que já estava orando com dois de seus diáconos, quando, sem alardes ou espetáculo, olhou bem nos olhos de minha mãe e disse:
“Espírito Maligno, eu te vi e ordeno que saia dela agora e leve junto contigo este câncer em nome de JESUS!”
E naquela mesma hora, bem na minha frente minha mãe vomitou um bolo de cabelos misturado com sangue.
No dia seguinte minha mãe não sentia mais nada. Estava normal !
Assim como nos tempos antigos de 1904 ou na década de 90 na minha família, quando o povo se ajoelha em oração e INVOCA O NOME DE JESUS, o poder de Deus MOVE OS CÉUS e expulsa as trevas, trazendo cura e transformação real.

4. A Oração perseverante nos garante um vida vitoriosa (vv. 28-29)

“Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e do jejum].” (Marcos 9.29)
Jesus explica por que os discípulos falharam: estavam tentando vencer nas próprias forças.
A vitória espiritual não vem de técnicas, mas de dependência constante de Deus através da oração.
A oração é o canal pelo qual o poder de Deus flui para vencer as trevas.
Aplicação: não podemos enfrentar lutas espirituais sem vida de oração diária, contínua e cheia de fé.

Conclusão:

“Esse texto nos ensina que somos impotentes diante das trevas, mas em oração, em nome de Jesus, encontramos poder contra as trevas, libertação permanente, vitória sobre o pecado (e se preciso for sobre as enfermidades) e especialmente reavivamos em Jesus a fonte da verdadeira e genuína fé.
Concluo dizendo que aqui vemos não apenas 1, mas 2 milagres:
A CURA/LIBERTAÇÃO DAQUELE MENINO;
A RESTAURAÇÃO DA FÉ DAQUELE PAI ao responder a Jesus: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Marcos 9.24)
Chamado: E quanto a você ? Que armas tem escolhido para lutar as suas guerras diárias? Tem lutado sozinho ou tem lutado ao lado e em nome de Jesus?
Hoje, entregue sua batalha a Cristo em oração.
Ele tem poder para te libertar, restaurar, vencer o inimigo e transformar a sua velha vida em uma nova vida !
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.