Exposição Ef 3:14-21 (Ora, Àquele que é Poderoso)

Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

Introdução

A perícope anterior terminou com o Apóstolo Paulo fazendo uma defesa de seu apostolado e mostrando que suas cadeias haviam sido adquiridas porque ele havia pregado o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e porque ele havia exposto todo o mistério de Deus que lhe havia sido revelado juntamente com os apóstolos e profetas.
Esse mistério envolvia as bençãos espirituais dadas ao povo de Deus para sua salvação, a vida espiritual comunicada pela graça, mediante a fé e a inclusão dos gentios em um único corpo para Deus juntamente com os judeus, formando a igreja.
Agora, em nossa perícope destaque, Paulo ora a Deus.

Texto Base

Efésios 3.14–21 ARA
14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, 15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Exposição

V14 - Paulo se coloca de joelhos diante de Deus

Efésios 3.14 ARA
14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai,
O texto começa dizendo que “por esta causa” Paulo se colocava de joelhos diante do Pai. Está causa, são as verdades espirituais expostas por Paulo nos capítulos 1 a 3. Então, depois de expor as verdades, ele se colocava de joelhos diante do Pai.

V15 - De quem toma noma toda família tanto no céu como na terra.

Efésios 3.15 ARA
15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra,
Ele nomeia agora o Pai como sendo aquele quem toma nome toda a família tanto no céu como na terra, mostrando que a igreja é um corpo misto, composto por etnias e pelos santos que já morreram e por aqueles que vivem.

V16 - Oro para que..

Efésios 3.16 ARA
16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;
Paulo aqui começa sua oração (Para que)
Apela as misericórdias de Deus (segundo a riqueza de sua glória).
O motivo da oração (Vos conceda)
Fortalecidos com poder
Mediante o Espírito
no homem interior.

V17-19 - Habite Cristo

Efésios 3.17–19 ARA
17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Esse poder derramado pelo espírito no homem interior dos Efésios faria com que:
Cristo habite pela fé no coração deles.
Faria com que eles estivessem alicerçados e arraigados em amor.
Traria uma compreesão do amor de Cristo
Faria com que eles fossem tomados da plenitude de Deus.

Explicação/Aplicação

1 - (V14)

Efésios 3.14 ARA
14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai,
Paulo entendia a necessidade da oração.
Na carta aos Tessalonissênces ele nos diz que existe uma necessidade de se orar sem cessar (1Ts 5:17).
Porém Paulo também entendia que existem causas tão nobres, urgentes e necessárias que se é necessário se colocar de joelhos diante de Deus.
Se colocar de joelhos é um símbolo de súplica, reverência e humilhação.
Alguns pontos são dignos de nota aqui:
1 - A causa que colocava Paulo de joelhos diante de Deus não era uma súplica ou causa pessoal, mas a causa do reino de Deus.
Obviamente não somos proibidos de fazer súplicas diante de Deus por causas pessoas, o próprio Paulo disse que diante de uma enfermidade ele orou três vezes ao Senhor, mas o que é digno de nota é que Paulo considerava as causas do reino de Deus tão importante que merecia toda sua diligência e labor em oração.
2 - Paulo compreendia que seu labor no Senhor dependia da ação do próprio Deus, ele compreendia perfeitamente as verdades do Sl 127.
Aplicação:
Qual foi a última vez que você se pôs de joelhos diante daquele quem toma o nome toda família tanto no céu como na terra.
Você compreende que depende de Deus para a colheita de seus frutos e trabalho?

2 - (V15)

Efésios 3.15 ARA
15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra,
O segundo ensinamento que temos aqui é o fato de que Deus é o Pai de uma família.
Nós temos uma família de vínculos sanguíneos e temos uma família de vínculos espirituais, ligada pelo sangue de Jesus.
A compreensão dessa realidade colocava Paulo de joelhos, visto fato de que o vinculo familiar é tão forte a ponto de nos colocar em súplica pelos nossos.
A própria oração do nosso Senhor Jesus nos mostra isso:
João 17.9 ARA
9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
João 17.20 ARA
20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
Aplicação:
Você tem uma família espiritual? Ou apenas uma família consanguínea. Seus vínculos são apenas com os teus ou são com os de Cristo?

3 - (V16)

Efésios 3.16 ARA
16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;
Temos aqui alguns pontos de grande importância que vale nossa atenção.
1 - Paulo orava pautado na ternas misericórdias e não pautado em méritos humanos. (Segundo a riqueza de sua glória)
Aplicação:
Nossas súplicas a Deus devem ser feitas sempre em apelo a Ele mesmo e não em apelo a nossos esforços e méritos. (Lc 18:9-14)
2 - Paulo pede aqui para que seja derramado poder, mediante o Espírito no homem interior.
Aqui temos um ensinamento profundo. Quando Jesus promete o derramar do Espírito ele diz que os que estivessem reunidos no local receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito (At 1:8).
Paulo agora aqui segue a mesma lógica, ele entende que o fortalecimento dos crentes depende de poder vindo do alto, o evangelho não é mera ideologia ou filosofia, mas é o poder de Deus (Rm 1:16).
Porém Paulo declara que esse poder opera pelo Espírito no homem interior.
A virtude de Deus a nós é comunicada ao homem interior. Paulo declara que o homem exterior se corrompe, fazendo uma alusão ao corpo físico, mas o homem interior se renova (2Co 4:16).
Temos em nossa geração uma visão turva sobre o que seria manifestação do poder de Deus. Devido o movimento pentecostal que em grande parte atribui a manifestações de poder a atos externos, exteriores, as pessoas tem dificuldade de compreender o que seria a manifestação de poder na nova aliança.
A nova aliança justamente vem para internalizar toda a verdade de Deus nos homens (Jr 31:31-34), dar novos corações (Ez 36:26), faze-los nova criatura (2Co 5:17).
Então era sobre isso que o Apóstolo Paulo orava, para que Deus, confirmasse com poder todo o evangelho, internalizando as verdades de Deus sobre os Efésios.
Aplicação:
Talvez você esteja esperando sinais externos da operação do poder de Deus, mas Deus quer operar poderosamente em seu homem interior.

4 - (V17-19)

Efésios 3.17–19 ARA
17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Esse fortalecimento de poder dado por Deus, traria aos Efésios uma fé viva, fazendo com que desse modo Cristo habitasse ricamente no coração deles.
E por meio dessa fé viva eles compreenderiam os mistérios revelados e por conseguinte o amor de Cristo.
É por isso que a bíblia fala que o amor de Deus é derramado em nossos corações por meio do Espírito Santo que nos foi outorgado (Rm 5:5), ou seja, é esse Espírito que comunica essas verdades que excedem a todo entendimento
Aplicação:
Tendemos a pensar que a experiência com o amor de Cristo é uma experiência emocional, mas na verdade, a fé operada pelo Espírito tem a função de iluminar a mente para que ela possa compreender.
Para que haja fogo no coração é necessário primeiro haver luz na mente.

Conclusão

Efésios 3.20–21 ARA
20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Paulo conclui a perícope chamando os crentes a orarem também, porque Deus é poderoso para fazer infinitamente mais pelo seu poder que opera em nós.
E conclui com o Epílogo:
Efésios 3.21 ARA
21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Aplicações Finais

1 - Quem ainda não crê → precisa de iluminação

Caso você ainda não tenha tido sua mente iluminada pelo Espírito de Deus e Cristo ainda não habite pela fé em você, eu quero te dar algumas informações. Deus entregou o justo no lugar dos injustos, Cristo viveu uma vida perfeita em nosso lugar e morreu a nossa morte para que por isso tivéssemos pecados perdoados, fossemos livres da ira de Deus e recebêssemos a vida eterna. E eu oro para que Deus ilumine tua mente e de fé ao teu coração.

2 - Quem crê pouco → precisa de fortalecimento.

Caso você esteja sendo exposto as verdades do evangelho domingo após domingo, você já tem uma fé no Senhor Jesus, mas tem pouca compreensão dos mistérios, eu oro para que o Espírito derrame poder e ilumine seus olhos espirituais.

3 - Quem já compreende → precisa dobrar os joelhos em oração.

Caso as verdades do evangelho estejam expostas diante dos seus olhos e você já compreenda a largura, altura e profundidade do amor de Deus, peço que você se coloque de joelhos diante do Pai em quem toma nome toda família nos céus e na terra.

Oração Final

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.