ORIGEM DA LEI DE DEUS

Notes
Transcript

LEI DE DEUS

NOVO HINÁRIO ADVENTISTA:
Hino Inicial: 284 (Obedecer é Melhor)
Hino Final: 289 (A Tua Lei)
TEMA: A Lei de Deus
PROPÓSITOS:
1. Trazer para os ouvintes as origem da lei de Deus proclamada por Deus no Sinai e de como podemos observá-la;
2. Mostrar através da Bíblia e do Espírito de Profecia a importância que a Lei divina tem para a nossa vida;
3. Fazer apelo para que consideremos e observemos a Lei do Senhor, escrita pela Sua própria mão.
TEXTO INICIAL: Salmo 111:7-8
Salmo 111.7–8 ARA
7 As obras de Suas mãos são verdade e justiça; fiéis, todos os Seus preceitos. 8 Estáveis são eles para todo o sempre, instituídos em fidelidade e retidão.

INTRODUÇÃO:

A) No texto que acabamos de ler, podemos perceber a perpetuidade dos preceitos divinos.
1. Eles são duradouros
a) O texto inicial nos mostra que as obras de Deus são “verdade” (אֱמֶ֣ת), que é traduzido como firmeza, fidelidade, verdade, certeza, credibilidade, estabilidade, constância, confiabilidade.
b) “Justiça” (מִשְׁפָּט): Julgamento, justiça, ordenação, direito, retidão, que é um atributo de Deus para os homens.
c) “Preceitos” (פִּקּוּדִים): Preceito, estatutos. Ocorre 24 vezes no AT, sendo que 21 vezes ocorre no livro dos Salmos e se refere aos mandamentos de Deus em geral.
d) Na LXX aparece a palavra ἐντολή se refere na totalidade aos mandamentos de Deus também.
B) Veremos a partir daqui e dos textos que analisaremos (tanto na Bíblia quanto no Espírito de Profecia e outras referências) a origem da Lei de Deus e como podemos aplicar isso em nossas vidas.
TESE: A Lei de Deus revela o caráter do Legislador. Além de revelar o caráter divino à humanidade, os dez mandamentos revela-nos o desejo do Senhor que quer ter expresso na humanidade e é válida para todo sempre.

I - Origem, escrita e preservação

A) Vejamos esta declaração:
“Dentro do santo dos santos, no santuário celestial, acha-se guardada sagradamente a lei divina - a lei que foi pronunciada pelo próprio Deus em meio dos trovões do Sinai, e escrita por Seu próprio dedo nas tábuas de pedra.
A lei de Deus no santuário celeste é o grande original, de que os preceitos inscritos nas tábuas de pedra, registrados por Moisés no Pentateuco, eram uma transcrição exata.” O Conflito dos Séculos, p. 469.
1. Por quem foi a lei de Deus dada no Sinai? Êxodo 20:1-2
Êxodo 20.1–2 ARA
1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu Sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
a) Vemos na introdução dos dez mandamentos quem é o Deus e quem os tirou os israelitas da terra do Egito.
b) Em outras palavras, não foi Moisés quem tirou Israel do Egito, mas foi Deus, com Seus atos extraordinários.
c) Sobre a autoria dos dez mandamentos, Moisés narra sobre isso em Deuteronômio 5:22:
Deuteronômio 5.22 ARA
22 Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridade, com grande voz, e nada acrescentou. Tendo-as escrito em duas tábuas de pedra, deu-mas a mim.
2. Cristo deu a lei no Sinai (Ne 9:12-13; 1Co 10:1-4)
Neemias 9.12–13 ARA
12 Guiaste-os, de dia, por uma coluna de nuvem e, de noite, por uma coluna de fogo, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir. 13 Desceste sobre o monte Sinai, do céu falaste com eles e lhes deste juízos retos, leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
1Coríntios 10.1–4 ARA
1 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, 2 tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. 3 Todos eles comeram de um só manjar espiritual 4 e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.
Quando a lei foi proclamada, o Senhor Se pôs ao lado do Seu Filho, em meio ao fogo e o fumo que envolviam o monte. Não foi aqui que a lei foi dada pela primeira vez; mas aqui foi proclamada, para que os filhos de Israel, cujas ideias tinham se tornado confusas em virtude de sua associação com os idólatras do Egito [...].”
“Ele [Deus] desejava dar a Seu povo um conhecimento inteligente de Sua vontade.” Signs of the Times, 15 de outubro de 1896.

II - Os preceitos divinos

A) Em que foram escritos?
Deuteronômio 9.10–11 ARA
10 Deu-me o Senhor as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o Senhor havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo. 11 Ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança.
1. O popular
a) As igrejas populares, com seus líderes populares, procuram convencer as pessoas dizendo que a lei dos mandamentos é a lei de Moisés, ou seja, que foi ele quem as escreveu.
b) Outros dizem que os dez mandamentos foram válidos somente no AT e hoje não tem mais validade.
c) A Palavra de Deus está estabelecida para sempre (Sl 119:89)
Salmo 119.89 ARA
89 Para sempre, ó Senhor, está firmada a Tua palavra no céu.
d) O Senhor não muda o Seu testemunho ou a Sua palavra (Ml 3:6) para se adequar ao “popular”.
e) Deus escrevera em tábuas de pedra, pois a pedra resiste ao tempo.
f) Para mostrar que o Seu caráter é imutável e mesmo com a ação do tempo, não mudará e nem dará sombra de variação.
B) Podem ser quebrados. Mas por quem? Deuteronômio 9:15-17
Deuteronômio 9.15–17 ARA
15 Então, me virei e desci do monte; e o monte ardia em fogo; as duas tábuas da aliança estavam em ambas as minhas mãos. 16 Olhei, e eis que havíeis pecado contra o Senhor, vosso Deus; tínheis feito para vós outros um bezerro fundido; cedo vos desviastes do caminho que o Senhor vos ordenara. 17 Então, peguei as duas tábuas, e as arrojei das minhas mãos, e as quebrei ante os vossos olhos.
1. Deus mostra aversão ao pecado
a) Na adoração do bezerro de ouro...
“Para mostrar aversão pelo crime do povo, [Moisés] arrojou as tábuas de pedra, e elas se quebraram à vista de todos, significando com isto que, assim como haviam quebrantado seu concerto com Deus, assim Deus quebrava Seu concerto com eles.” Patriarcas e Profetas, p. 320.
b) E assim a humanidade tem procedido com a lei divina após o pecado e durante séculos.
c) Não é preciso somente um bezerro de ouro para demonstrar a transgressão da lei do Senhor.
d) Basta transgredir qualquer um dos mandamentos e veremos que toda a lei é transgredida (1Jo 3:4).
2. Apesar desse episódio triste, Deus deu a Moisés instruções outra vez. Deuteronômio 10:1-4
Deuteronômio 10.1–4 ARA
1 Naquele tempo, me disse o Senhor: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a Mim ao monte, e faze uma arca de madeira. 2 Escreverei nas duas tábuas as palavras que estavam nas primeiras que quebraste, e as porás na arca. 3 Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, lavrei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas na mão. 4 Então, escreveu o Senhor nas tábuas, segundo a primeira escritura, OS DEZ MANDAMENTOS que Ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim.
a) Mais uma vez vemos que a Bíblia afirma que pela segunda vez que foi Deus quem escreveu e não Moisés.
b) Podemos ver na história bíblica que não dá para negar que foi Deus o autor dos Dez Mandamentos e não foi o povo judeu e nem mesmo Moisés.

III - O Lugar dos Mandamentos

A) Guardada no lugar que Deus designara no passado
1. Na arca da Aliança (Dt 10:5)
Deuteronômio 10.5 ARA
5 Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou.
2. A Arca que continha a Lei fora guardada no santuário construído por Salomão (1Rs 8:5-9)
1Reis 8.5–9 ARA
5 O rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se reunira a ele, estavam todos diante da arca, sacrificando ovelhas e bois, que, de tão numerosos, não se podiam contar. 6 Puseram os sacerdotes a arca da Aliança do Senhor no seu lugar, no santuário mais interior do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. 7 Pois os querubins estendiam as asas sobre o lugar da arca e, do alto, cobriam a arca e os varais. 8 Os varais sobressaíam tanto, que suas pontas eram vistas do Santo Lugar, defronte do Santo dos Santos, porém de fora não se viam. Ali, estão até ao dia de hoje. 9 Nada havia na arca senão as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito.
a) Na invasão babilônica a arca que continha os mandamentos de Deus fora escondida...
“Com lamento e tristeza esconderam a arca numa caverna, onde devia ficar oculta do povo de Israel e de Judá por causa de seus pecados, não mais sendo-lhes restituída. Esta sagrada arca ainda está oculta. Jamais foi perturbada desde que foi escondida.” Profetas e Reis, p. 453.

IV - Declarações sobre os Mandamentos de Deus

A) Vejamos aqui algumas declarações sobre os mandamentos de Deus:
1. Enciclopédia Ellen G. White, p. 1029, 1030:
“[Ellen White] deixa muito claro que existem princípios eternos anteriores ao Decálogo. [...] ‘a lei de Deus existia antes que o homem fosse criado. Os anjos eram governados por ela. Satanás caiu porque transgrediu os princípios do governo de Deus. [...] Após o pecado e a queda de Adão, nada foi tirado da lei de Deus.’ Spiritual Gifts, v. 3, p. 295; Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 220.”
a) O amor é o princípio
“[...] o amor é o princípio que embasa os dez mandamentos. Minha Consagração Hoje, p. 52; O Desejado de Todas as Nações, p. 329; Educação, p. 76.
“É a ‘lei do amor’ que provê ‘o fundamento do governo de Deus’. Patriarcas e Profetas, p. 34.”
b) Definição do pecado
“[...] o pecado é, em seu pensamento, a transgressão da lei do amor: ‘É o efeito de um princípio em conflito com a grande lei do amor, que é o fundamento do governo divino.’ O Grande Conflito, p. 493.”
c) Escrito no coração dos anjos
“[...] o princípio do amor estava escrito [no coração dos anjos celestiais], e era natural para eles agir pela lei do amor. (DTN, p. 329, 307).”
d) Para a felicidade, alegria e vida humana
“[...] foram dados para a felicidade e alegria da humanidade (Ed, p. 76; ME1, p. 235). A lei de Deus foi ‘ordenada para a vida’ (CBASD, 6:1219). Era o plano de Deus que a felicidade humana fosse resultado de estar em harmonia com a Sua lei.”
e) No mundo pós-queda
“No mundo pós-queda, a lei condena os infratores, ‘mas não existe nela nenhum poder para perdoar ou redimir. [...] Ela traz [...] escravidão e morte aos que permanecem sob sua condenação’ (CBASD, 6:1219)”
f) Santificação progressiva e na Nova Terra
“A função central da santificação progressiva dos salvos é ‘pô-los em harmonia com os princípios da lei celestial’ (MDC, p. 50). [...] Quando o Éden voltar a florir na Terra, a lei divina do amor será obedecida por todos debaixo do Sol’ (ibid, p. 51).”

CONCLUSÃO:

Podemos ver aqui que os mandamentos de Deus, contidos nas tábuas e preservadas, mostra-nos que o caráter divino é imutável e sem variação.
Os dez mandamentos revela o caráter do Senhor, além de revelar o Seu amor pela humanidade, preservando a vida e a felicidade dos seres criados por Deus.
Assim como é guardado e obedecido por anjos (pois que eles tem o amor a Deus), o ser humano é convidado a fazer parte desse relacionamento de amor e convívio, levando uma vida de santificação. Embora não possa salvar (pois que a lei condena o transgressor), os mandamentos de Deus mostra-nos a Cristo como a solução para os problemas da transgressão.

APELO:

Em Hebreus 8:10 há uma promessa de Deus para aquele que decidir amar o Senhor:
Hebreus 8.10 ARA
10 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as Minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.
Essa promessa irá se cumprir na vida daqueles que forem sinceros e que decidirem abrir o coração para a influência do Espírito Santo.
Hoje o Senhor chama você a tomar a decisão de amá-Lo e obedecê-Lo, pois que há uma promessa de vida para você e seu lar.
Aceite, pelo poder do Espírito Santo, amar e obedecer ao Senhor. Mas para isso você precisa conhecer o plano divino para a sua vida. Basta confiar.
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.