Nossa missão: Conhecer a Deus, viver em comunidade e servir no mundo.

Nossa Missão: Conhecer a Deus viver em comunidade e servir no mundo - At 2.42-47  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Acts 2:42–47 NVI
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
Irmãos e irmãs, hoje celebramos 3 anos da nossa comunidade de fé.
Não é apenas um aniversário, é um marco da fidelidade de Deus.
Cada história, cada batismo, cada oração respondida, cada lágrima compartilhada e cada sorriso dado é testemunho da obra do Espírito Santo entre nós.
Mas, além de celebrar o passado, hoje é também um dia para olhar para frente.
Para lembrar qual é a nossa missão.
E nossa missão não é algo que inventamos, mas está enraizada na própria Palavra de Deus: conhecer a Deus, viver em comunidade e servir no mundo.
E o texto que lemos em Atos 2 mostra a primeira comunidade cristã vivendo exatamente isso.

1. Conhecer a DeusA Igreja que se dedica na Palavra e na oração (v. 42)

Acts 2:42 NVI
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
A primeira marca da igreja não foi uma estratégia, nem um programa, mas uma vida centrada em Deus.
Eles não pararam de estudar a Palavra de Deus, mas continuamente e de modo diligente concentraram-se na doutrina, a qual é uma das palavras mais politicamente incorretas na igreja atual.
“Não me fale sobre doutrina”, dizem as pessoas, “não necessito de nenhuma doutrina. Tudo que preciso conhecer é Jesus”.
Isso demonstra o quanto nos distanciamos da igreja do 1° século, que centralizava sua atenção firme e continuamente em permanecerem juntos para estudar a doutrina dos apóstolos.
Não existe a figura de um cristão cheio do Espírito que negligencie o estudo da Palavra de Deus.
Não existe algo como uma igreja cheia do Espírito que não se aplique contínua e firmemente ao estudo da sagrada Escritura.
O primeiro sinal de uma igreja cheia do Espírito é aquele em que as pessoas cheias do Espírito não fogem da Escritura, tentando substituí-la por algo, mas que são impulsionadas em sua direção, para terem suas vidas espirituais enraizadas e fundamentadas na Palavra de Deus.
Precisamos nos lembrar que uma igreja não se abre como se abre uma empresa, a igreja não é fruto de um sonho de homens, mas de um propósito eterno de Deus.
E a igreja surge do evangelho pelo poder do Espírito.
Acts 2:1–11 NVI
1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. 5 Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. 6 Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. 7 Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? 8 Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? 9 Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, 10 Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, 11 tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”
Mais a frente vemos Pedro pregando o evangelho.
Acts 2:36–41 NVI
36 “Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”. 37 Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?” 38 Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. 39 Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”. 40 Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida!” 41 Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.
O ensino dos apóstolos: doutrina firme, não opiniões passageiras.
Oração: dependência constante do Senhor.
Aplicação:
Igreja, nossa primeira missão não é fazer coisas para Deus, mas estar com Deus. Uma igreja que não conhece a Deus será fraca diante das pressões do mundo.
Ilustração:
Assim como um casamento precisa de conversa e convivência para crescer, nossa vida com Deus precisa de Palavra e oração. Sem isso, o relacionamento esfria.

2. Viver em ComunidadeA Igreja que se dedica na comunhão de forma prática (v. 44-46)

Acts 2:44 NVI
44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
A fé cristã nunca foi pensada para ser vivida sozinha.
A igreja primitiva não era um auditório de frequentadores, mas uma família de irmãos.
Eles compartilhavam recursos e se ajudavam.
Partilhavam refeições, abriam suas casas.
O amor era visível e prático.
Aplicação:
Nós existimos para viver em comunidade, não para sermos consumidores religiosos. Precisamos uns dos outros, porque o que nos une não é gosto musical ou faixa etária, mas Cristo.
Ilustração:
Um carvão separado da brasa logo se apaga. Mas, juntos, permanecemos ardendo. Assim é a vida cristã: isolados, esmorecemos; em comunhão, permanecemos firmes.

3. Servir no MundoA Igreja que se dedica em testemunhar o evangelho em palavras e obras (v. 41; 47)

Acts 2:41 NVI
41 Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.
Acts 2:47 NVI
47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
A igreja de Atos não vivia fechada em si mesma.
Seu amor, sua alegria e sua prática de fé impactavam a cidade. E Deus mesmo acrescentava os que iam sendo salvos.
Mostrar na história primeva o impacto dos cristãos na vida daqueles que estavam em torno deles.
mencionar exeplos do serviço, a peste ….
Lembras de textos como Atos 1.8;
O mundo vê a fé verdadeira através de nossas atitudes.
O serviço é a linguagem que abre portas para o evangelho.
Aplicação:
Hoje, aos 3 anos, precisamos nos perguntar:
Estamos sendo sal da terra e luz do mundo?
Nossa missão é servir a cidade, testemunhar do amor de Cristo e levar o evangelho para além dessas paredes.
Ilustração:
A igreja é como um farol: não existe para admirar a sua própria luz, mas para iluminar o caminho dos que estão perdidos no mar da escuridão.

Conclusão

Três anos se passaram e Deus tem sido fiel. Mas a nossa caminhada está só começando.
Que continuemos conhecendo a Deus com profundidade. Que continuemos vivendo em comunidade como uma família espiritual que se ama. Que continuemos servindo no mundo como testemunhas do evangelho de Jesus Cristo.
Frase final para impacto:
"Se permanecermos fiéis à missão de Deus, Ele será fiel em acrescentar os frutos e nos levar adiante”.
S. D. G
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.