Os discípulos de Jesus

Quem é Jesus?  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views

Jesus chama doze homens e os designa como apóstolos, homens que caminharam com Jesus e foram imensamente usados por esse Senhor.

Notes
Transcript

Introdução:

Hoje veremos o chamado dos doze discípulos do Senhor e como esse chamado e o treinamento dos apóstolos trazem lições preciosas para nós que também fomos chamados ao discípulado! Porque Jesus continua vivo e chamando pessoas para o seguir!

O chamado dos discípulos v.13-14

Até o momento vimos o chamados de alguns homens: os irmãos pescadores Pedro e André, Tiago e João, e também o cobrador de impostos Mateus; Eles já seguiam a Jesus, mas o texto agora relata uma comissão diferente, Jesus os chamou anteriormente mas agora estava os designando para o apostolado, aqueles que Ele mesmo escolheu seria o seu ciclo mais intimo, que Jesus trabalharia e lhes confiaria o seu reino.
Jesus então subiu ao monte e passou a noite inteira em oração, veja o que Lucas relata:
Luke 6:12 NAA
Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
Antes de escolher os doze, Jesus passou a noite inteira em oração. Perceba que, nos momentos decisivos de Seu ministério, a oração sempre esteve presente. No início, ao ser conduzido ao deserto, Ele se dedicou à oração; e no fim, na noite que antecedeu a cruz, novamente buscou intensamente o Pai em oração. Também aqui, diante de uma decisão crucial, vemos nosso Senhor e Salvador totalmente entregue à oração.
Jesus orou por sabedoria para quem escolher? provavelmente não, Ele é o Senhor de todo o universo, onisciente, estava orando por aqueles que havia escolhido, tendo em vista a grandiosa missão que eles teriam.
Jesus estava escolhendo os homens que levariam a diante a sua missão, eram homens comuns que desempenhariam um papel extraordinário, de suma importância. Jesus orou por aqueles homens.
Depois chamou os que ele quis e vieram para junto dele! Eis uma nota digna de toda nossa atenção: O senhor chamou os que ele quis e entre os que ele chamou não estavam os doutores da Lei, não estavam pessoas de renome na sociedade, Não, Jesus chamou homens comuns!
Exatamente para mostrar:
Zechariah 4:6 NAA
“Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito”, diz o Senhor dos Exércitos.
A obra é feita por Deus que usa homens fracos para mostrar que a excelência do poder vem DELE! (2Co 4.7)
Doze homens muito comuns, mas muitas vezes tendemos a olhar para os apóstolos como santos, impecáveis, como se tivessem uma aura ou fossem semin-deuses mas o relato bíblico mostra que eram homens normais, trabalhadores braçais, sem muita instrução.
“A forma como a igreja institucionalizada canonizou esse homens na verdade teve o efeito de desprove-los de sua humanidade e torna-los distantes e sobrenaturais. uma estranha ironia, pois quando Jesus os escolheu, não selecionou por sua superioridade espiritual, parece ter escolhido propositadamente homens notáveis por sua irrelevância.” John MacArthur
James 5:17 NAA
Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.
Precisamos conhecer os apóstolos como eles realmente eram: homens de carne e osso assim como nós; pessoas com expectativas, sonhos, anseios, defeitos, falhas! Dessa maneira podemos aprender muito mais com esses homens.
A quem Jesus chamou? Jesus chamou doze homens.
Comentário Bíblia de Estudo reformada: v.14 Num contexto assim, o significado do número doze dificilmente pode passar despercebido. Jesus está estabelecendo a constituição do Israel renovado (Mt 19.28) Israel tinha doze tribos, Jesus havia escolhido doze homens!
“Ele estava chamando uma nova liderança para a nova aliança” John MacArthur
Chamou-os de apóstolos. Apóstolo significa “mensageiro, enviado”. Mas não apenas isso: o termo também carregava a ideia de embaixador, um emissário, um representante oficial. O Rei havia chegado, o Seu Reino seria instaurado, e aqueles homens seriam os Seus representantes!
Todo país tem seus embaixadores. E qual é a função de um embaixador? Ele representa seu país em outra nação, sendo a voz e o rosto do governo que o enviou.
Perceba, então, a grande missão e responsabilidade para a qual aqueles homens estavam sendo chamados. Jesus sabia disso. E, para que eles se tornassem aquilo para o que foram designados, precisavam ser ensinados e treinados. Foi exatamente isso que o nosso Senhor fez.

O treinamento dos discípulos v.14-15

Observe o versículo 12:
“Chamou para estarem com ele”
A coisa mais importante para um discípulo de Jesus e estar com Ele! O discípulo é um aprendiz, um seguidor, imitador e para tudo isso é necessário o vinculo da proximidade! Eles foram escolhidos para estarem com Jesus! Para andar com Ele, ouvir sua voz, aprender com sua atitudes, acompanharem de perto o bendito Mestre! Essa é uma parte fundamental do discipulado, tempo juntos! Esse é o desejo do Senhor para os seus discípulos, eles os escolheu para estarem com Ele!
Essa era a primeira parte do treinamento, aqueles homens seriam moldados a medida que caminhassem com o Senhor Jesus!
Para o discípulo, passar tempo com Jesus não é opcional, mas fundamental!
Veja que a primeira parte do treinamento de Jesus foi um sucesso:
Acts 4:13 NAA
Ao verem a ousadia de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, ficaram admirados; e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
Quando passamos tempo com o nosso mestre isso passa a ser vísivel a todos, porque é impossível um discipulo verdadeiro caminhar com o Senhor e não ser moldado por Ele!
Aplicação:
Você tem estado com Jesus? Um discipulo precisa estar ao pés de seu mestre! Quanto do seu tempo é dedicado para estar com Ele? A falta de semelhança com Jesus em você é proporcional ao tempo que você deixa de passar com Ele. Nós não nos pareceremos com Jesus se não passamos tempo com Ele!
Talvez você tenha estagnado na fé, visto pouco progresso em sua caminhada por você tido tanta dificuldade em vencer os pecados porque não passar tempo com o seu mestre! Mas todo discipulo verdadeiro deve priorizar esse ascpecto importantíssimo do discipulado: a vida com Jesus!
Tempo com Jesus os prepararia para outra parte da missão: o testemunho, pregação a proclamação!
John 15:27 NAA
E vocês também testemunharão, porque estão comigo desde o princípio.
“e para os enviar a pregar”
Eles estavam sendo treinados e o treinamento consistia em passar tempo com o mestre e anunciar o que Ele havia ordenado, e eles são enviados primeiramente as ovelhas perdidas de Israel
Mark 6:7 NAA
Chamou os doze e passou a enviá-los de dois em dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos.
Eles iam e depois retornavam para o mestre relantando como havia sido suas experiências (Lc 10.17) mas depois da ascenção de Jesus eles seriam enviados em um caráter definitivo.
Outra característica marcante de um discípulo de Jesus é que ele é alguém que proclama! Os discipulos foram chamados para pregar! Os apóstolos de Jesus deveriam pregar, anunciar a mensagem do arrependimento dos pecados por que era chegado o reino de Deus!
De modo que esse é o ciclo do discipulo do Senhor:
Estar com Jesus > proclamar a Jesus.
exercer a autoridade de expulsar demônios.
Jesus é Senhor sobre tudo e todos, já vimos que ele tem toda autoridade para ensinar, autoridade sobre doenças e espíritos imundos. Ele é o próprio Deus! Mas observe que incrível, maravilhoso é o que acontece, esse poder e autoridade que pertence somente a Deus agora é concedido aos homens! O Senhor concede aos seus apóstolos o poder para curar doenças e expulsar demônios! Lhes concede autoridade para fazer o mesmo que o Mestre fazia!
Mark 6:12–13 NAA
Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.
Veja o que Deus pode fazer na vida e através da vida de homens comuns!
1 Corinthians 1:26–29 NAA
Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus.
Não eram homens famosos, de grandes talentos, mas homens simples e comuns como você e eu! Mas homens que era que ouviram ao chamado e obedeceram! Foram chamados para estarem com o Senhor e estiveram com o Senhor, foram chamados para pregar e pregaram, foram chamados para expulsarem demônios e expulsaram demônios!
Veja o que Deus pode fazer na vida e através da vida de homens comuns! Quão maravilhoso testemunhos ouvimos dos apóstolos, que coisas grandiosas fizeram no nome do Senhor, mas eram homens, homens obedientes!
Aplicação:
Querido Deus quer fazer coisas maravilhosas em sua vida e através da sua vida, ele é o mestre que quer te moldar, transformar quem você é para que seja mais parecido com Ele! Ele quer usa-lo em sua obra, muito mais do que você tem feito, ele quer te usar para levar o evangelho para o seu amigo, vizinho! Ele quer te usar nessa cidade para que você possa espalhar o bom perfume de Cristo Jesus! Ele quer que você seja a sua testemunha onde quer que ande! Ele quer fazer maravilhas através de sua vida!
JESUS te chama! ELE te chama para viver o novo! E tudo isso começa aos pés do SENHOR JESUS, assim como os apóstolos, Jesus te chama para estar com ELE, caminhar com ELE, aprender DELE e viver com ELE!
Não existe nada melhor e mais precioso que isso! Seja um homem e mulher de Deus, seja um verdadeiro discípulo que ouve a voz do seu Senhor e prontamente obedece!
Toda a vida do discípulo flui de Jesus, todos os dias precisamos beber da fonte de agua viva, e o resultado? “do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7.38)
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.