EBD #21 - ESTRANHAS DOUTRINAS DE BATALHA ESPIRITUAL
1. Introdução
2. Dinâmicas Iniciais
3. Tópicos da Aula
O Problema do Ecletismo:
Nas últimas décadas, surgiram no seio de igrejas evangélicas diversas doutrinas de batalha espiritual. Com isso, uma série de conceitos até então alheios ao cristianismo passou a fazer parte da vida de cristãos e de igrejas, como mapeamento espiritual, espíritos familiares, laços de alma e legalidade de demônios. O ponto central desse movimento é a crença de que todo mal é demoníaco e que tudo de ruim que acontece na humanidade é produzido pela ação direta de algum demônio especializado em causar tipos específicos de mal. Isso incluiria doenças, perda de emprego, aflições pessoais, homossexualidade, adultério e coisas semelhantes.
A Bíblia é muito clara quando diz que ocorre à nossa volta uma batalha espiritual, que os demônios almejam nos atrapalhar e nos destruir, a fim de impedir o testemunho de Cristo e causar a maior destruição possível até o dia do juízo. Disso não há dúvida. O problema é que esse movimento de batalha espiritual se apropriou do termo e redefiniu essa luta em uma perspectiva mística e pragmática, que não têm fundamentação nas Escrituras.
Um dos lemas da Reforma Protestante estabelece que nossa fonte de informações acerca da fé cristã é exclusivamente a Bíblia. Obedecemos ao que se encontra na Palavra. Quanto ao que não consta dela, não temos obrigação de acatar. Tampouco devemos procurar o que as Escrituras não nos recomendam, sobretudo em uma área tão séria como a do relacionamento com principados e potestades do mal. Onde a Bíblia cala, nós calamos.
