El Shadday - Deus Todo-Poderoso

Conhecer Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

El Shadday - Deus Todo-Poderoso

Não sei quanto a cada um de vocês, mas, tenho para mim e experimentado na minha vida que Deus é realmente Todo Poderoso.
Quero contar uma pequena história que nos deve ajudar.
Certo jovem na sua fase empolgada e cheio de energia e também de certa maneira confiante em si mesmo e nas suas capacidades tornasse o líder de louvor.
Toca viola - Não
Toca Piano - Não
Flauta - Não
Ferrinhos - Não
Então certamente canta - Já lá vamos
Espalhou a sua estampa em várias igrejas, vários programas ao ar livre, até no cineteatro.
Temos homem.
Passaram-se mais de 15 anos e numa conversa descontraída com uma anciã da igreja, esta irmã em sinceridade tem das palavras mais fantásticas que se podem ouvir.
Durante muitos anos dirigiste o louvor, mas, no principio até arrepiavas os ouvidos.
Não é certamente o elogio que se quer ouvir, mas, a paciência da igreja, o amor da igreja, a compreensão da igreja revelam esta ação do Poder de Deus, homens falhos, fracos e limitados, são trabalhados aperfeiçoados em todo o caminho.
Hoje creio que tive uma ligeira melhora a ponto de ter cantado um solo num culto de Páscoa.
Quando falamos de Deus Todo Poderoso ele surge com o seguinte nome
El Shadday - e surge El no inicio como diminutivo de Elohim, não me vou alongar quanto a Eloym pois já estudámos este nome que aparece recorrentemente em Génesis.
Shadday - significa Todo-Poderoso
El Shadday temos então Deus Todo-Poderoso
Encontramos este nome desta forma numa apresentação do próprio Deus.
Gênesis 17.1–2 ARA
1 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. 2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.
O profeta Ezequiel também ele fala em El Shadday
Ezequiel 10.5 ARA
5 O tatalar das asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.
El Shadday era o nome pelo qual Deus era conhecido entre os Patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó).
Vamos começar a nossa caminhada ou jornada a conhecer uma pequeníssima parte acerca do El Shadday.

1. El Shadday visto na Criação

Gn 1.1–2.4
Deus, em Seu poder ilimitado, criou todo o universo e estabeleceu ordem a partir do caos. Este relato nos convida a refletir sobre o poder divino e a beleza que emana da criação de Deus.
Para mim no entanto algo mais extraordinário estaria para acontecer, na criação Deus cria o homem que carrega então a imagem e semelhança de Deus , ele é criado como representante de Deus na terra para cuidar.
Quero ajudar com um dos mais belos textos sobre o que tu és, como tu surges neste universo gigante e quem é o teu criador.
Salmo 139.13–16 BEARA
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Pai e mãe não saem de cena, mas, a “magia” acontece pela mão de Deus, as milhares de células que constituem a tua vida, o sangue e tudo o que o compõe, os teus ossos.
No entanto a ação de Deus não termina, lembra-te quando o cabelo deixar de crescer na cabeça o começar a crescer nos ouvidos, é o relógio de Deus.
o salmista descreve que tal ato de Deus é assombroso.
Podemos colocar nossa confiança no Deus que sustenta todas as coisas e que, desde o início, demonstrou ser o Criador soberano.
Daniel 5.1–9 NVT
1 Muitos anos depois, o rei Belsazar deu um grande banquete para mil de seus nobres e bebeu vinho com eles. 2 Enquanto Belsazar tomava vinho, ordenou que trouxessem as taças de ouro e prata que seu antecessor, Nabucodonosor, havia tirado do templo em Jerusalém. Queria beber nessas taças com seus nobres, suas esposas e suas concubinas. 3 Então trouxeram as taças de ouro do templo, a casa de Deus em Jerusalém, e o rei e seus nobres, suas esposas e concubinas beberam nelas. 4 Enquanto tomavam o vinho, louvavam seus ídolos feitos de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra. 5 De repente, viram dedos de mão humana escreverem no reboco da parede do palácio real, perto do candelabro. O próprio rei viu a mão enquanto ela escrevia, 6 e seu rosto ficou pálido de medo. Seus joelhos batiam um contra o outro, e suas pernas vacilavam. 7 Aos gritos, o rei mandou chamar os encantadores, os astrólogos e os adivinhos. Disse aos sábios da Babilônia: “Quem conseguir ler esta inscrição e me disser o que ela significa será vestido com um manto vermelho, e em seu pescoço será colocada uma corrente de ouro. Ele se tornará o terceiro em importância em meu reino!”. 8 Quando todos os sábios do rei chegaram, nenhum deles foi capaz de ler a inscrição nem de dizer o que ela significava. 9 O rei ficou muito assustado, e seu rosto, ainda mais pálido. Seus nobres também ficaram abalados.

2. El Shadday deixa marca no Banquete

Este é um texto que tem muito a ser tido em conta, desde logo, o contexto
Belsazar é filho de Nabonido e neto de Nabucodonosor
Belsazar, foi o último “rei” antes da queda da Babilónia em 539 a.c. Embora seja referido como filho de Nabucodonosor em alguns textos, provavelmente devido ao uso amplo do termo "pai" para designar antecessores.
Belsazar atuou como co-regente com seu pai por cerca de 10 anos, Nabonido passou grande parte do seu reinado a viver em Tema, um oásis no deserto da Arábia, deixando seu filho Belsazar como co-regente na Babilônia.
Este co-regente do grande império babilónico está num grande banquete, e não poupa na arrogância, e está eufórico e em êxtase cheio de alegria.
No momento que surgem os dedos a escrever na parede o que acontece
Daniel 5.6 NVI
6 Seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam um no outro e as suas pernas vacilaram.
Os textos indicam que ele não percebeu o que lá estava escrito, porquê este medo todo, porquê esta mudança repentina.
Belsazar, aquele cujo nome babilônico significa "o deus Bel protegeu o rei", viu o seu deus Bel impotente para lhe dar paz, segurança e confiança. E só viu os dedos a escrever na parede.
Deus, o Todo-Poderoso El Shadday, demonstrou a sua soberania no banquete de Belsazar.
Apesar da arrogância humana e confiança nos ídolos, Deus se manifesta com poder e traz um juízo imediato sobre a Babilônia.
Este relato nos exorta a abandonar a confiança nos reinos humanos e buscar a El Shadday o Deus Todo Poderoso, reconhecendo que Ele reina soberanamente sobre a história.
Isaías 43.11–15 BEARA
11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador. 12 Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. 13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? 14 Assim diz o Senhor, o que vos redime, o Santo de Israel: Por amor de vós, enviarei inimigos contra a Babilônia e a todos os de lá farei embarcar como fugitivos, isto é, os caldeus, nos navios com os quais se vangloriavam. 15 Eu sou o Senhor, o vosso Santo, o Criador de Israel, o vosso Rei.

3. El Shadday o único com poder para salvar

Quero deixar uma pequena e singela comparação antes de desenvolver este tema.
Lembrei-me dos filmes de missão impossível, como o guião vai sendo desenvolvido numa narrativa de impossibilidade de sucesso.
isso nos agarra ao ecrã, e vamos seguindo a história entre a dificuldade que surge e a forma como Ethan Hunt vai conseguindo resolver. Quando iniciamos a ver o filme, quando nos sentamos e logo que inicia, nós já sabemos que Ethan vai ser bem sucedido, não sabemos como, mas sabemos que vai conseguir.
Esta é apenas uma pequeníssima comparação com o que temos diante de nós toda a humanidade de geração em geração, desde Adão, está a caminho da destruição, o que a Bíblia fala de separação eterna de Deus, ou 2ª morte.
Existe algo destruidor no mundo e tem um nome bem identificado Pecado, temos o vilão satanás.
A humanidade está escrava do pecado e necessita de um herói com poder, comprometido e que seja fiel à sua missão.
Nós já sabemos quem é Aquele que tem poder, é comprometido e fiel à missão para salvar.
Na vida real temos Tom Cruise que quando salta para dentro do ecrã se torna então Ethan Hunt.
Numa dimensão fora de nós mesmos encontramos Deus que está fora do tempo que como sabem entra “no Ecrã” neste mundo para de forma poderosa salvar, Jesus Cristo.
A solução de Hunt muitas vezes apresenta parece pouco provável de acontecer, agarra-te a mim vamos saltar sem para quedas e nada te vai acontecer.
Romanos 10.9–11 BEARA
9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
A história prova que Deus tem poder para salvar, se dúvidas existiam, deixaram de existir, Jesus ressuscitou.
Assim como nos filmes que vemos tudo caótico, parece bem o mundo que nos rodeia, mas, se formos fundo vemos este poder a acontecer na 1ª pessoa.
Os batismos que tivemos mostram vidas que testemunham essa salvação.
Ah mas o mundo está um caos, sim, e na igreja das Caldas da Rainha este ano foram batizados mais de 22 irmãos.
É a confirmação que Ele é o El Shadday- Só Deus tem poder para salvar dos pecados
Deus está comprometido, é fiel e é o Todo Poderoso

4.El Shadday aponta para a Nova Terra e Novos Céus

Apocalipse 21.1–8 BEARA
1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. 3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. 5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. 7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. 8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
A visão do novo céu e nova terra como a concretização da soberania eterna de Deus, onde finalmente o caos é transformado em perfeição e paz.
Apocalipse proclama a vitória final de Deus sobre todo mal e desespero, traz esperança mesmo tendo em conta as crises atuais.
A promessa divina de restaurar completamente a Sua criação encoraja-nos a aguardar com expectativa a plenitude de seu reino.
Reconhecer esta soberania e promessa dá-nos força e alento para viver com coragem e esperança contínua.
El Shadday está a preparar lugar.
CONCLUSÃO
El Shadday é sem duvido dos que mais cria incompreensão no homem, deparamo-nos com Deus Todo Poderoso, no entanto continua a existir tanto mal no mundo.
É aqui que surgem 2 pontos que servem de argumento para os que fazem afrontas a Deus.
Ou Deus não é Bom, então Ele tem prazer no sofrimento do homem
Ou então Deus não é Todo Poderoso e não consegue vencer o mal e o pecado.
Este assunto já foi tema de quebra cabeças para Agostinho (Sec. 4 e 5) e Tomás de Aquino (sec. 13).
Já em 1710 o filósofo alemão Leibniz desenvolve o termo Teodiceia.
A Teodiceia lida com o desafio de explicar como Deus, sendo bom e onipotente, pode permitir a existência do mal. 
O mal e o pecado já foram vencidos e a prova disso está na Ressurreição de Cristo, o Seu poder em evidencia.
A Sua bondade é agora, a bondade de Deus é a razão de Jesus ainda não ter voltado, pois Deus ainda tem vidas que quer salvar. Um amigo nosso, um familiar nosso, um colega ou vizinho nosso, ou até mesmo tu que hoje ouves esta mensagem.
Deus é Todo Poderoso e tem poder parar salvar, que tenhamos por nosso Deus El Shadday
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.