A Luz do Mundo

The Sermon on the Mount  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Introdução;
Matthew 5:14-16
Em breve, começaremos a ler o versículo 14. O título da mensagem de hoje é: “A Luz que Você Já É”.
Na semana passada, falamos sobre o fato de Jesus ter dito: “[nós] somos o sal da terra” (Mateus 5:13). Nesta passagem das Escrituras, Jesus nos dirá que somos a luz do mundo.
Agora, tanto o sal quanto a luz precisam ser aplicados.
O sal tende a trabalhar secretamente, Quando o sal é aplicado, ele vai para dentro e desaparece.
enquanto a luz trabalha abertamente. A luz vem de dentro e sempre aparece.
O sal fala de caráter; a luz fala de testemunho.
O sal trabalha de dentro, a luz de fora.
O efeito salgado funciona principalmente através do nosso viver,
enquanto a luz funciona principalmente através do que ensinamos e pregamos.
E o que o mundo precisa é tanto de penetração quanto de iluminação, tanto de caráter quanto de confissão.
Ouça agora as palavras impressionantes dos lábios de Jesus; Jesus diz no versículo 14:
Matthew 5:14–16 NVI
14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Cristãos são a luz do mundo. O que esta afirmação implica?
Qual é o significado completo por trás desses versículos?
Vamos direcionar nossa atenção para três três palavrinhas simples hoje: quem, o quê e por quê. Este é um esboço fácil de seguirmos.

I. Quem?

Quem? Jesus Cristo, no versículo 14, diz: “Vocês são a luz do mundo.” (Mateus 5:14)
Agora, a quem Ele estava falando?
Bem, este é o Sermão da Montanha.
E onde ficava o monte? Bem, era no norte da Galileia, na costa da Galileia.
A quem Ele estava falando? Aos aldeões de lá; Aos Seus discípulos, pescadores, um grupo heterogêneo.
E Ele lhes diz: "Vocês são a luz do mundo" (Mateus 5:14).
Agora, Ele não está em Atenas, falando à intelectualidade.
Platão, Sócrates, Aristóteles e os outros, os filósofos, já haviam ensinado.
Ele não está em Roma, falando àqueles com poder imperial e militar.
E Jesus está dizendo aos discípulos:
Matthew 5:1–21 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, 2 e ele começou a ensiná-los, dizendo:”
"Vocês são a luz do mundo" (Mateus 5:14).
Agora, você consegue imaginar isso? Numa encosta da Galileia?
Os galileus, meu caro amigo, eram os caipiras daquela época.
Eles eram pessoas da roça, os caipiras, as pessoas mais simples daquela época.
É a essas pessoas que Jesus está dizendo: "Vocês são a luz do mundo". (Mateus 5:14)
Amigos, ou essa é uma das maiores declarações já feitas, ou uma grande declaração mentirosa, onde alguém diz algo absolutamente absurdo e ridículo. E eu consigo imaginár alguns deles dizendo:
"Quem... eu? Nós? Você está falando conosco?
Nós somos a luz do mundo?"
Incrível!
Mas, meu caro amigo, é exatamente isso que Jesus está dizendo. Aliás, os estudiosos do grego nos dizem que a palavra "você" é enfática. Significa "você e ninguém mais". "[Você] é a luz do mundo." (Mateus 5:14)
Você sabe como Deus pretende realizar Sua obra, caro amigo, neste mundo hoje? Se Jesus Cristo estivesse aqui neste púlpito esta manhã, Ele poderia muito bem dizer a mesma coisa para aqueles de vocês que estão sentados neste lugar. Ele poderia olhar diretamente para você e dizer: "[Você] é a luz do mundo." (Mateus 5:14)
Você diz: "Espere um minuto, pastor. Você pode ser a luz, mas eu não sou a luz. Estou dispensado." Oh, não. Meu caro amigo, você é a luz do mundo. E o que acontece, muitas vezes, é que nossos membros não entendem isso.
• É como um general que reúne seu exército e lhes dá uma palestra sobre os princípios da guerra, explicando tudo sobre a guerra. E então, ele os manda comer um jantar de frango enquanto coloca seu rifle no ombro e parte para a guerra. •
De alguma forma, temos a ideia de que existem apenas algumas pessoas que são a luz do mundo, ou apenas algumas pessoas que devem pregar o evangelho. Mas não é assim.
O plano de Deus é pegar pessoas comuns como você, como eu, e, por meio de nós, fazer coisas extraordinárias.
O apóstolo Paulo, com um certo sarcasmo, disse em:
1 Corinthians 1:20 “20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?”
- aonde a sabedoria desse mundo nos levou?”
Eu estava pensando outro dia sobre a tecnologia da nossa era.
A tecnologia de hoje é a ficção científica de quando eu era menino.
E, eu saio daqui para ir para casa; entro em um automóvel controlado por um computador.
ouço música que sai de um telefone
enquanto dirijo por uma super-estrada. Lembro-me de que deveria dizer algo à minha secretária.
Posso pegar um telefone e falar com ela vendo ela enquanto dirijo pela rodovia.
Chego em casa e entro em uma casa automaticamente climatizada — AC/Heat.
Eu vou e sento, e sento em frente a uma coisa chamada televisão, e tenho um controle— e posso mudar de canal sem nunca ter que me levantar.
E que tipo de canal? Bem, meu caro amigo, as notícias podem acontecer do outro lado do oceano, e algum tipo de sinal de televisão vai da Terra para um satélite, e sai desse satélite para a minha sala de estar, e eu estou em contato com o mundo inteiro.
E estou fazendo isso enquanto minha comida está sendo aquecida no micro-ondas.
A máquina de lar roupas está2 lavando/secando minha roupa!
É incrível.
Chamamos isso de "era iluminada", mas estamos afundando cada vez mais.
Passamos a confiar na nossa inteligência
A questão é: se somos tão inteligentes e se temos “tanta luz”, por que ainda estamos com tantas dificuldades? guerras, epidemia de drogas, porque ha tantas pessoas encarceradas, violência, escravidão…
A inteligência do homem parece que não está conseguindo resolver o problema do coração do homem…
E Jesus diz às pessoas comuns — não aos estadistas e filósofos, mas às pessoas comuns como nós — “[nós] somos a luz do mundo”. (Mateus 5:14)
“[Nós] somos a luz do mundo.” (Mateus 5:14) Ora, o mundo não entende isso. O mundo olha para nós e diz: "Eles não contam". O mundo dá ênfase à beleza, à força física, à inteligência e ao dinheiro, mas Jesus dá ênfase ao caráter. "[Vocês são] o sal da terra." (Mateus 5:13) Ele dá ênfase à revelação. "[Vocês] são a luz do mundo." (Mateus 5:13)
E pensei comigo mesmo: "Não é maravilhoso? Não é maravilhoso que Deus possa pegar pessoas como nós, pessoas comuns, e ainda assim nos encher com o Senhor Jesus Cristo e nos dar a Sua Palavra?
Jesus diz a você e a mim: "Vocês têm a resposta. 'Vocês são a luz do mundo'" (Mateus 5:14).
II. O quê?
E então, a primeira pergunta que queremos fazer e responder é: "Quem?". A resposta: você — você. Você diz: "Eu não, pastor." Sim, você. Agora, muitos de nós, portanto, tentamos escapar disso. Então, vamos prosseguir e responder um pouco mais — não apenas quem, mas o quê: "Vocês são a luz do mundo." (Mateus 5:14) Agora, você não acende luz. Você não coloca sal. A ideia é que devemos sair das quatro paredes da igreja e ser a luz do mundo. E nosso Senhor, o Mestre dos Mestres, dá três ilustrações aqui, e eu quero que você as observe.
A. A Loucura da Luz Oculta
Primeiramente, Ele fala sobre a loucura da luz oculta. Veja nos versículos 14 e 15: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire” — agora, o alqueire, é claro, é como o nosso alqueire. Era algo em que você carregava mercadorias. Agora, o que eu acho que nosso Senhor está dizendo é: “Vocês não devem deixar que negócios, posses e coisas escondam a sua luz”. Eles não — “a colocam debaixo do alqueire, mas no velador; e ilumina a todos que estão na casa. Assim brilhe a vossa luz.” (Mateus 5:14–16)
Agora, o que Ele está dizendo? Ele está falando, antes de tudo, da tolice deluz oculta. Você não acende uma lâmpada e a coloca debaixo de um alqueire. E, meu caro amigo, quando você foi salvo, você foi salvo para brilhar. Não esconda seu testemunho. Você tem vergonha de levar uma Bíblia para o trabalho? Você é um empresário sem uma Bíblia na sua mesa? Você é um estudante que não carrega pelo menos o Novo Testamento? Senhor, quando você sai para almoçar amanhã e aqueles outros amigos estão lá ao redor daquela mesa, você abaixa a cabeça e agradece a Deus pela comida? Você os convida a fazer isso? As pessoas sabem que você é um cristão? Ou você está escondendo sua lâmpada debaixo do alqueire? Você tem vergonha Daquele que morreu por você? Oh, a luz está queimando; você ama o Senhor. Mas você está escondendo sua luz; você está sufocando sua luz. Você a tem debaixo do alqueire. A tolice da luz oculta. Para que serve uma luz? Uma luz é para brilhar. Você diz: "Eu amo o Senhor Jesus". Eu sei que você ama. Você até tem aquele broche de lapela "Jesus Salva". O único problema é que você a usa na roupa íntima. Você esconde sua luz. Você não deixa que os outros saibam que você ama o Senhor Jesus Cristo. Seja ousado! Seja ousado! A loucura da luz oculta.
B. A Fidelidade da Luz Corajosa
E então, meu caro amigo, há a fidelidade da luz corajosa. Ele disse: "Pegue sua lâmpada e coloque-a no candelabro" (Mateus 5:15); isto é, levante-a para que ilumine todos os que estão na casa. Você diz: "Mas pastor, o senhor não sabe onde eu trabalho. Eu trabalho com muitos pagãos." “Ei, pastor, se você soubesse das piadas sujas, das coisas que são xerocadas e circulam no nosso escritório; se você soubesse das fofocas; se você soubesse das blasfêmias, você entenderia por que eu quero outro emprego. Eu quero sair deste lugar. Sou tão oprimido lá. Não há ninguém salvo onde eu estou. Eu quero ir para um escritório cheio de cristãos.” Você sabe o que quer fazer? Você só quer acender a luz, não é? Você só quer salgar o sal, não é? Por que você acha que Deus o colocou onde Ele o colocou? Por que você acha que está nessa situação?
Eu me lembro de ler o livro de Tito, e Tito está reclamando dos cretenses, e ele diz algo sobre as pessoas que viviam em Creta: “Os cretenses são [sempre] uns retardados.” (Tito 1:12) Agora, eu não sei o que a palavra "barriga lenta" significa, mas isso não me parece bom. "[Eles] são... barrigas lentas." (Tito 1:12) E Paulo diz a Tito: "Por esta causa te deixei em Creta." (Tito 1:5) É por isso que você está aí — por causa do jeito que essas pessoas são. Meu caro amigo, a Bíblia diz que devemos brilhar como luzes em um mundo escuro. É por isso que estamos aí. É por isso que estamos aí.
Você diz: "Eu não sou grande coisa, irmão Rogers. Eu não sei cantar. Eu não tenho muito dinheiro. Eu não sou bonito. Eu não tirei notas altas na escola." Não faz diferença. Apenas deixe sua luz brilhar. Não é a sua luz; é a luz Dele, de qualquer forma. Cristo é a luz do mundo (João 9:5) e é Ele brilhando em você. Quero lhe fazer uma pergunta: O que é mais importante em uma casa — o lustre no hall de entrada ou a única lâmpada que impede você de quebrar o pescoço na escada do porão? Quer dizer, não é a ornamentação; é quem você é. É onde você está. Você é uma luz em um lugar escuro.
C. A Força da Luz Coletiva
Há a tolice da luz oculta: você não acende uma luz e a coloca debaixo do alqueire. Meu caro amigo, há a fidelidade da luz corajosa. Você deixa sua luz brilhar, e ela ilumina todos os que estão na casa. Há alguém — há alguém — que você pode influenciar para o Senhor Jesus Cristo. E então, meu caro amigo, olhe novamente — há a força da luz coletiva. Veja, se quiser, o versículo 14: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte.” (Mateus 5:14)
Agora, o que é uma cidade? Uma cidade cheia de luz é onde os homens acenderam uma luz. Eles não a colocaram debaixo do alqueire; eles a colocaram num candelabro. Mas, esta luz tem luz. Aquela casa tem uma luz. Aquela casa tem uma luz. Aquela casa tem uma luz. Aquela casa tem uma luz. E, por toda parte, a primeira coisa que você percebe é um brilho no céu, porque aquela cidade é um lugar elevado; está no alto de um monte. Do que nosso Senhor está falando? Ele está falando sobre a Igreja. Ele está falando sobre nós agora, coletivamente. Ele não está falando sobre luz oculta. Ele não está falando apenas sobre luz corajosa. Ele está falando sobre luz coletiva. Você viu o que aconteceu quando eles começaram a passar aquela luz lá para cima no coral? Meu caro amigo, muitos de nós juntos podemos brilhar pelo Senhor Jesus Cristo e causar um impacto que não podemos causar sozinhos. Precisamos uns dos outros e brilhamos mais intensamente quando brilhamos juntos. E uma cidade que está situada sobre um monte não pode ser escondida. E a Igreja é a cidade de Deus, e devemos viver em um lugar elevado.
Eu fui a Israel e estive lá onde Jesus pregou o Sermão da Montanha. E você sai à noite e fica em péNaquelas colinas da Galileia, e há uma cidade ao longe. Seu nome é Safed, e você pode ver as luzes daquela cidade até hoje. E certamente deve ter sido a cidade sobre a qual Jesus se referiu quando disse: "Não se pode esconder uma cidade... situada sobre um monte." (Mateus 5:14)
Oh, meu caro amigo, isto é o quê? "[Nós] somos a luz do mundo." (Mateus 5:14) Se não brilharmos, quem brilhará? É nosso privilégio, é nosso dever, é nossa responsabilidade brilhar para o Senhor Jesus Cristo.
III. Como?
Agora, por último, como vamos fazer isso? Como vamos fazer isso? Veja, se quiser, no versículo 16: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5:16) Agora, aqui, meu caro amigo, está o como. Como você vai fazer isso?
A. Rendição
Bem, antes de tudo, terá que haver rendição — terá que haver rendição. Observe a pequena palavra "deixe". Você consegue ver? Deixe acontecer. Veja, quando você se acerta com Deus, quando você é salvo, quando você é cheio do Espírito Santo de Deus, você não precisa se forçar a brilhar; você brilhará. Apenas deixe-se brilhar. Se você forçar, será um clarão e não um brilho. Você apenas se deixa brilhar. É apenas a sua disposição de cooperar com Deus. Não é tão difícil. "Deixe a sua luz brilhar." (Mateus 5:16) Manley Beasley, que agora está no céu, costumava dizer: "Você se acerta com Deus — verdadeira e completamente acerta com Deus — e terá que recuar para não ganhar almas para Jesus Cristo." É simplesmente automático. Você brilhará se estiver cheio do Senhor Jesus Cristo.
A Bíblia fala sobre Estêvão, que foi apedrejado. Lembre-se, Estêvão foi apedrejado por seu testemunho. E a Bíblia diz que, enquanto o apedrejavam, ele olhou para o céu e, segundo a Bíblia, seu rosto brilhou como o rosto de um anjo. (Atos 6:15) Não creio que Estêvão tivesse participado de um seminário sobre como brilhar o rosto. Não creio que ele tivesse estudado e dito: "Agora vou fazer meu rosto brilhar". Ele está tão cheio de Jesus que você simplesmente O deixa brilhar. É simplesmente se render a Ele.
• Um garotinho perguntou ao seu pai, segundo me disseram: "Papai, qual é a minha altura?" E o pai disse: "Bem, filho, não sei... cerca de um metro e vinte". Ele disse: "Papai, qual é a altura de Jesus?" "Bem", ele disse, "filho, não sei. Talvez Ele tenha quase dois metros de altura". Ele disse: "Eu tenho um metro e oitenta e cinco, e Ele tem um metro e oitenta de altura?" Ele disse: "Bem, então, se Jesus está em mim, Ele vai se destacar, não é?" Ele realmente vai. Se Jesus está em você, Ele vai se destacar. •
Meu caro amigo, deixe sua luz brilhar. Veja, é preciso haver entrega. Apenas diga: "Aqui estou, Senhor Jesus". O Cristo em você não será contido se você simplesmente permitir que Ele seja Jesus em você.
B. Sacrifício
Mas não será apenas entrega; ei, é preciso haver sacrifício, porque Ele disse: "Deixe sua luz brilhar" — "brilhar". Você sabia que não existe brilho sem queimação? Não existe brilho sem queimação. Foi dito de João Batista: "Ele era uma luz que ardia e brilhava". (João 5:35) Veja, se estivermos dispostos a ser consumidos, se estivermos dispostos a ser combustível para o fogo do Mestre, como aconteceu no Dia de Pentecostes, quando sobre a cabeça de cada homem foi colocada uma chama bruxuleante de fogo... Eles eram como velas humanas queimando para o Senhor — "uma luz ardente e brilhante". (João 5:35) Você está disposto a ser consumido por Cristo? Você está disposto a se queimar pelo Senhor Jesus Cristo? Não pode haver brilho sem queimação.
C. Santificação
E então, por último, não apenas deve haver essa rendição, não apenas deve haver esse sacrifício, mas tudo isso fala principalmente sobre essa santificação. Veja, o que Ele diz é isto: "para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus". (Mateus 5:16) Isso é santificação. Essa é a vida de Cristo. A vida que você vive é Jesus em você, e eles podem ver isso.
• Hudson Taylor, o grande missionário que fundou a Missão para o Interior da China, Hudson Taylor voltou, e um jornalista disse: "Hudson Taylor, você sabia que estão comparando você ao apóstolo Paulo? Como isso te faz sentir?" Ele disse: "Isso me faz sentir muito mal." Ele disse: "Eu queria lembrá-los de Jesus." De Jesus, entende? •
Deixe-os ver suas boas obras, que é Cristo em você. "E a vida que agora vivo... vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20) E não é a minha vida, mas é a vida Dele — não apenas uma vida transformada, mas uma vida transformada. E as pessoas veem Jesus Cristo em mim e em você.
Conclusão
Agora, pessoal, ouçam — ouçam. Estamos chegando ao fim de uma era. Há mais escuridão hoje do que jamais houve na história, na minha opinião. Conhecemos mais ciência. Temos mais habilidades. Temos mais tecnologia. Mas o nosso mundo — o nosso mundo inteiro — está perdido na escuridão do pecado. A luz do mundo é Jesus. Você crê nisso? Crê? Foi um amém fraco. Você crê nisso? Amém? A luz do mundo é Jesus.
• Há alguns anos, na Carolina do Sul, houve um terrível incêndio em uma escola. Setenta crianças morreram queimadas. As pessoas daquela comunidade da Carolina do Sul se reuniram ao redor da escola para fazer o que pudessem, mas o inferno era tão intenso que não conseguiram entrar para resgatar as crianças daquele terrível holocausto. Um pai chegou lá e olhou pela janela. Ele viu seu filho nas chamas. O filho reconheceu o pai, e o pai reconheceu o filho. E o menino disse ao pai: "Papai! Papai! Me salve, papai! Me salve!" E o pai começou a entrar nas chamas, e homens fortes o seguraram. Não havia como. Era totalmente impossível. Era tarde demais.
E o menino viu o que estava acontecendo. Ele começou a chorar e disse: "Papai, você não pode me salvar? Papai, você não pode me salvar? Papai, papai, me salve!" E aquele pai viu seu filho murchar como uma flor com um maçarico de acetileno apontado para ele. Noite e dia depois disso, aquele pai podia ver com seus olhos seu filho naquelas chamas, podia ouvir com seus ouvidos o choro lamentável de seu filho: "Papai, você não pode me salvar? Papai, você não pode me salvar?" Ele viveu cerca de dois anos depois disso. Ele morreu prematuramente porque morreu de tanta angústia de coração e alma.
Agora, amigo, quero dizer algo sobre este mundo em que vivemos: este mundo está em um estado de perecimento. E este mundo olha para a ciência, e este mundo diz à ciência: "Ciência, você não pode me salvar?" E a ciência diz: "Não, eu não posso te salvar. Eu posso te dizer a distância da Terra ao Sol, mas não posso te dizer como remover o pecado do seu coração. Eu não posso te salvar." E o mundo olha para a filosofia, e o mundo diz: "Filosofia, você não pode me salvar?" E a filosofia diz: "Não posso te salvar. Posso te contar cada vez mais sobre cada vez menos até que você saiba tudo sobre muito pouco, mas não posso te salvar". O mundo olha para a educação e diz: "Educação, você não pode me salvar?" A educação diz: "Posso te tornar inteligente, mas não posso te tornar sábio. Não posso te salvar". O mundo olha para a cultura e diz: "Cultura, você não pode me salvar?" E a cultura diz: "Não posso te salvar. Tudo o que posso fazer é tornar o mundo um lugar melhor para ir para o inferno, mas não posso te salvar". Amigo, só há Um que pode salvar, e Ele é poderoso para salvar. E Seu nome é Jesus. Ele é a luz do mundo.
Em seu lar, você tentou de tudo. Você precisa de Jesus. Em sua vida, você tentou de tudo: tentou a religião; tentou ser membro de uma igreja; tentou virar uma nova página, mas nunca se curvou aos pés de Jesus. Você nunca recebeu verdadeiramente Cristo em seu coração. Digo-lhe, meu caro amigo, que Jesus, e somente Jesus, é a resposta para a fome do seu coração. Jesus Cristo, que me salvou quando eu era adolescente, é o Jesus que quer salvá-lo. E Ele o salvará hoje, se você confiar nEle. A luz do mundo é Jesus, e Ele é luz para você, para a sua escuridão. •
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.