Sem título Sermão (2)

Salmos para Viver  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE PREGAÇÃO

Também faço a sugestão de que a tarefa primordial da igreja e do ministro cristão é pregar a Palavra de Deus.
David Martyn Lloyd-Jones (escritor e pregador galês)
CAPTOR
Contexto: Identifique o contexto no seu livro e na cultura bíblica.
Análise: Analise o fluxo de pensamento ou o fluxo de uma história
Problemas: Solucione seus problemas - as palavras e os costumes que nos deixam intrigados
Temas: Desenvolva um tema, uma ideia grande que percorre todas as Escrituras
Obrigações: Descubra suas obrigações, a maneira como a Bíblia se aplica a você hoje
Reflexões: Reflita sobre o ponto principal e a obra de Cristo

TEXTO BASE

Texto bíblico que será utilizado como base do sermão. Se for uma pregação expositiva, esse será o texto explicado. Se for uma pregação temática, esse será o texto a partir do qual o sermão começará a ser explicado.

INTRODUÇÃO

A introdução desperta interesse pelo tema. Você pode começar ou não com uma ilustração, mas precisa mostrar ao seu público que seu tema é relevante. Uma introduçãio pode investigar algum aspecto da nossa condição caída e despertar interesse oela solução de Deus para ele (cap. 12). Normalmente, você deve declarar sua proposição já no inicio, para que todos saibam como a Palavra de Deus se aplica a essa situação (cap. 11)
~ ~ Educação na Justiça - Daniel Doriani, pg. 215 e 216

SOBRE OS CONTEXTOS DO TEXTO

CONTEXTO GERAL DO LIVRO

CONTEXTO IMEDIATO

CONTEXTO HISTÓRICO CULTURAL DO TEXTO

CONTEXTO LITERARIO GRAMATICAL DO TEXTO

UMA ILUSTRAÇÃO

UMA PROBLEMÁTICA

AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA

Encontramos o ponto principal por meio de uma série de passos ou perguntas. A primeira é: Qual é o tema da passagem? A segunda é: O que a passagem ensina sobre o tema, e qual é o ponto principal do ensinamento? A terceira pergunta é: Como o ponto principal se aplica ao seu público? Seja específico. Em quarto lugar: Qual é o foco redentor? Como o texto ou passagem deixa de ser uma mera lista de coisas para fazer e a crer e aponta para Cristo? TEMA -> PONTO -> MENSAGEM -> APLICAÇÃO -> CRISTO. Qual é o tema? Não apenas um tema, um ponto; qual é a mensagem sobre esse tema? Não apenas uma mensagem, uma aplicação específica. Não apenas algo para fazer ou crer; algo que aponta para nossa vida em Cristo.
~ Educação na Justiça - Daniel Doriani, pg. 180

SENTENÇA INTERROGATIVA:

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO:

ARGUMENTAÇÃO

PONTO 1

EXPLICA

ILUSTRA

APLICA

PONTO 2

EXPLICA

ILUSTRA

APLICA

PONTO 3

EXPLICA

ILUSTRA

APLICA

CONCLUSÃO

SOBRE APLICAÇÃO, A PARÁBOLA DOS PATOS Numa suave manhã de domingo na terra dos patos, todos os patos acordaram, alisaram suas penas e bambolearam até a igreja. Depois de se sentarem nos seus bancos, o pastor pato bamboleou arduamente até o pulpito. Abrindo a Bíblia dos patos, ele leu a passagem que fala do grande dom de Deus aos patos - asas. “Com asas”, proclamou o pregador, “nós patos podemos voar. Podemos decolar como águia e voar até os céus. Podemos conhecer a liberdade da prisão dos galinheiros e das cercas. Todos devemos dar graças a Deus pelo importante dom das nossas asas”. Todos os patos da congreçação concordaram de todo o coração e exclamaram: “amém!” Então, bambolearam para casa.
Educação na Justiça, Daniel Doriani, pg. 142]
A conclusão deve comunicar suas ideias principais. É tentador criar a conclusão espontaneamente, mas voce deve escolher suas palavras com cuidado também aqui. Assegure-se de fundamentar sua palestra na graça de Deus na pessoa de Cristo. Cuidado para não dar a impressão de que o conhecimento da ideia basta ou que você está meramente dando um consleho moral ou sobre como administrar a vida.
Educação na Justiça, Daniel Doriani, pg. 216
Seu foco precisa estar em Cristo, não no esforço humano. O mundo realmente precisa de mais conselhos bem-intencionados? Na maioria das vezes, as pessoas sabem o que devem fazer. O problema não é a ignorância, mas a incapacidade ou indisposição de fazer o que sabem. O mundo não precisa de mais um especialista em ética; ele precisa de um Redentor que perdoa nossos erros e nos fortalece para a obediência agradecida.
Educação na Justiça, Daniel Doriani, pg. 216
O que você quer que as pessoas saibam? O que você quer que as pessoas façam? O que podemos fazer para criar os próximos passos?
A conclusão também pode ser uma oração que as pessoas possam ler e orar a Deus! Você pode imprimir e pedir que elas leiam em voz alta como uma oração.

O QUE SER?

O QUE SABER?

O QUE FAZER?

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.