Em Cristo, Somos um
João • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Texto:
Texto:
20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
Ideia Central:
Ideia Central:
A unidade dos cristãos reflete a unidade da Trindade e o amor e a Glória de Deus
Proposição:
Proposição:
Mostrar que quando somos unidos como cristãos, refletimos a Cristo, pois Ele nos uniu assim como Ele é unido com o Pai. Essa união refletirá para o mundo o Amor e a Glória de Deus.
Introdução:
Introdução:
Como introdução, usar a brincadeira de escrever uma história, cada participante começa uma história com “Era uma vez...” e tem 30 segundo para começar essa história, após 30 segundos a história é passada para a direita e ele continua a história que recebeu. Isso se repete até que a história volte a ele.
Ao término cada participante deve ler a história e uma pergunta deve ser feita: “a história tomou o rumo que você havia imaginado?”
O intuito da brincadeira é mostrar que não pensamos todos iguais, nossa mente não é unida, pois somos diferentes, mas e quanto a igreja como isso funciona?
Transição:
Transição:
Somos pessoas diferentes, Deus nos fez assim, temos gostos diferentes, formas de pensar diferentes e Deus ainda colocou em nós dons diferentes, mas como isso pode funcionar dentro da unidade da igreja?
Contexto:
Contexto:
Jesus estava no final de Seu ministério, já se encaminhando para a cruz, já havia passado 3 anos com Seus discípulos, agora naquela última páscoa Jesus reserva um momento mais íntimo só com os 12, naquela que ficou conhecida como a última ceia. Nela Jesus dá Suas últimas palavras e últimos ensinamentos, promete a chegado do consolador que viria e no final da ceia, antes de ir para o Getsêmani onde seria preso, Jesus faz uma oração
Essa oração ficou conhecida como a oração sacerdotal de Cristo, o que para mim é o capítulo mais bonito da Bíblia, nessa oração Jesus ora por si mesmo (pela obra que deveria realizar), ora por Seus discípulos (pela missão que eles teriam pela frente) e pela futura igreja que nasceria (os crentes que se converteriam como fruto dos discípulos até chegar na igreja de hoje).
Vejamos então o que Jesus ensinou sobre unidade
Esboço:
Esboço:
Unidade na Diversidade
Unidade na Diversidade
O corpo de Cristo tem muitos membros diferentes (Rm 12:4-5; 1Co 12:12), cada membro tem sua função e sua distinção, porém unidos em só corpo
Deus nos fez pessoas com particularidades – NO QUE SOMOS DIFERENTES?
somos diferentes quanto ao gênero (homem e mulher), cor da pele, cor do cabelo, altura etc... E tudo isso reflete a glória de Deus.
Servimos a um Deus único, porém que existe em 3 pessoas – Pai, Filho e ES e cada um deles é diferente também, nossas diferenças refletem isso, e assim como as 3 pessoas são diferentes mais vivem em unidade perfeita, nós que somos igreja também somos diferentes, mas devemos viver em unidade.
Dinâmica 1: - Acha a pessoa que você acredita ser a mais diferente possível de você e se junte com ela. Achem 5 pontos em que vocês são completamente diferentes.
Por mais que nós sejamos diferentes uns dos outros, não significa que nós não possuímos similaridades, temos muitas coisas que nos unem, laços familiares, culturais, gostos, esportes e etc.
O problema é que nosso mundo está ficando cada vez mais polarizado, se você não gosta do mesmo que eu, você não pode ser meu amigo.
Isso tem se refletido dentro das igrejas, essa desunião é vista na quantidade de igrejas que são abertas como fruto de rachas.
Somos chamados à multiplicação não a divisão.
Dinâmica 2: Com a mesma pessoa que você era diferente, converse com ela e achem 5 pontos que vocês são iguais.
Por mais que sejamos diferentes, temos muitos pontos que nos unem, a Bíblia é repleta de versículos que falam sobre amor, tolerância, respeito mútuo, perdão, compaixão.
Esse são pré-requisitos básicos para uma vida de unidade, saber conviver com o diferente.
Quando aprendemos a viver com o diferente nós crescemos e amadurecemos.
O diferente abre nossa mente e até mesmo nos ajuda a entender nossa própria forma de pensar.
TENHA CORAGEM DE SAIR DA PANELINHA
Mas mesmo sendo pessoas diferentes, o que deve nos unir?
Unidade na Salvação
Unidade na Salvação
Nossas diferenças são quebradas quando nós olhamos para Cristo.
Uma coisa que todos tínhamos de igual era a morte espiritual – Todos Pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3:23). Por mais que pareçamos diferentes, na realidade nossa condição era igual.
Porém, outro fator que nos une é o a Salvação em Cristo.
Cristo está orando no capítulo 17 de João, e como vimos nessa oração Ele roga por Seus discípulos naquele momento (os 12), mas não somente por eles, por aquele que viriam depois deles (a igreja). Esse é nosso grande fator de união, somos filhos de Deus, membros de uma só família.
LER GÁLATAS 3:26-28
26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Se somos Filhos de Deus, somos irmãos, e é triste ver uma família onde os irmãos não se falam, nossa família não pode ser desunida, nossa família deve aprender a conviver uns com os outros, deve aprender a tolerar, deve aprender suportar um ao outro.
POR MAIOR QUE SEJA A DIFERENÇA, SOMOS UNIDOS NA SALVAÇÃO.
Unidade na Fé
Unidade na Fé
Em Cristo aprendemos também que outro fator que nos une é a Fé – Todos nós que cremos em Cristo somos unidos com Ele a Deus.
Nossa família na fé não se limita a IBDP ou qualquer que seja a sua igreja local, nossa família na fé é a igreja universal de Cristo.
Somos unidos pela fé a todos que professam a mesma fé que nós, sejam presbiterianos, batistas, regulares ou qualquer outra denominação, se cremos somente em Cristo e somente na Bíblia como regra de fé e prática, somos irmãos e unidos.
Por mais que um goste de uma música mais agitada e outro mais lenta, que goste do volume alto ou baixo, por mais que sejamos diferentes em alguns pequenos pontos, somos unidos pela fé em Cristo.
Tenho aprendido muito nesses últimos anos rodando com irmãos de diversas denominações. Continuo não concordando com algumas posições e interpretações, porém tenho aprendido muito com eles, e eles comigo.
Na Missão do Céu é a mesma coisa, somos de diferentes igrejas, mas unidos pela fé em Cristo.
Aqui mesmo nós somos muito diferentes, eu por exemplo venho do Sul, com uma cultura muito diferente de vocês, mas somos unidos por nossa fé que não é diferente.
POR MAIOR QUE SEJA A DIFERENÇA, SOMOS UNIDOS PELA FÉ.
Unidade na Missão
Unidade na Missão
Por último, nossas diferenças também caem por terra quando entendemos que somos unidos por nossa missão.
Jesus estava orando por Seus discípulos por que sabia que eles teriam grandes desafios pela frente, sabia que Ele mesmo os enviaria para jornadas complicadas e difíceis, e junto com esses 12 homens, nós também recebemos nossa missão.
Essa missão é dada em Mateus 28:18-20.
Somos todos unidos na ordem de pregar o Evangelho, na ordem de fazer discípulos e de ensinar, essa ordem não foi apenas para os 12, não é apenas para os pastores ou missionários, não é apenas para os batistas ou os presbiterianos.
Essa ordem é para todo aquele que foi salvo e crê em Jesus, essa ordem é para todo cristão verdadeiro.
Além de Filho de Deus, somos soldados de Deus, unidos pela mesma missão dada por nosso general, e juntos temos a ordem de levar o Evangelho a todas as nações.
Somos chamados a fazer mais discípulos, e isso deve ser um fator de união.
POR MAIOR QUE SEJA A DIFERENÇA, SOMOS UNIDOS PELA MISSÃO.
Recapitulando
Recapitulando
Por maior que seja a nossa diferença, somos unidos:
Pela Salvação
Pela Fé
Pela Missão
