A hora de despertar do sono
Igreja Centrada nas Escrituras • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 35 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Paulo entendeu que seu trabalho evangelístico havia acabado na região da Ásia, Macedônia, Acaia e Capadócia. Então, ele queria levar o evangelho a outros locais, por exemplo à Espanha. Mas ele teria a oportunidade de passar em Roma e desfrutar da comunhão com os irmãos.
23 Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar, e visto que há muitos anos anseio vê-los,
24 planejo fazê-lo quando for à Espanha. Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudarem em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês.
Paulo escreveu essa carta para a igreja de Roma com dois propósitos:
Preparar os irmãos de Roma para sua chegada.
11 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,
12 isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.
13 Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.
2. Apresentar a doutrina do evangelho de Cristo para a igreja de Roma que é descrita nos capítulos 1-11.
Ele escreveu essa carta por volta de 56-58 d.C, quando estava na cidade de Corinto.
Nos capítulos 12 até o 16, o apóstolo Paulo traz exortações práticas a respeito do evangelho de Cristo, ou seja, como devemos colocar em prática o que foi ensinado nos capítulos 1-11.
Na mensagem anterior vimos sobre “A relação de amor ao próximo” (Rm 13.8-10). Vimos que os cristãos devem amar o próximo, pois é o cumprimento da lei de Deus.
No capítulo 13 versículos 11-14 veremos sobre “A hora de despertar do sono”.
Ideia Central
Ideia Central
Os cristãos precisam estar preparados pois o dia da vinda de Cristo se aproxima.
Transição
Transição
Veremos duas exortações enquanto o dia se aproxima.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1ª A consciência sobre o tempo (v.11-12 a)
1ª A consciência sobre o tempo (v.11-12 a)
O apóstolo Paulo fala a respeito da salvação futura, ou seja, da glória eterna, onde os cristãos estarão com Cristo. Para isso, é necessário ter conhecimento a respeito do tempo, ou seja, que em um determinado tempo, esse momento irá chegar. Diante disso, veremos duas maneiras para estarmos conscientes a respeito do tempo:
1ª Viver acordado (v. 11 a)
1ª Viver acordado (v. 11 a)
11 Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono,
O apóstolo usa a expressão “Façam isso”, ela indica a conexão com o assunto atual e com o que foi dito anteriormente. Então, após falar a respeito de amar o próximo (v.8-10), o apóstolo introduz o assunto sobre o dia da vinda de Cristo.
A nossa postura deve ser de “compreender o tempo em que vivemos”. A palavra “compreender” significa “conhecer e ser consciente de um fato”. Precisamos ter a consciência do tempo em que vivemos. A palavra “tempo” quer dizer um período ou um evento específico. Nesse contexto o apóstolo está enfatizando o “período em que vivemos atualmente”.
Nós devemos ter o conhecimento do tempo, porque “chegou a hora de despertar do sono”. Quando o texto bíblico refere-se sobre o “sono” é preciso entender o contexto, pois pode se referir a morte, como no caso de Lázaro:
11 Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”.
Pode se referir também ao sono de descanso, como aconteceu com Jesus enquanto via a tempestade:
38 Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?”
No contexto em que Paulo afirma que “chegou a hora de despertarmos do sono”, o apóstolo se refere a “insensibilidade espiritual”, ou seja, a pessoa está dormindo espiritualmente, não sente mais comoção em relação ao pecado e então é negligente com sua vida espiritual.
O sono espiritual deve ser substituído pela “vigilância”, ou seja, devemos ficar acordados como Paulo afirma para a Igreja de Tessalônica:
1 Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,
2 pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
4 Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.
5 Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
6 Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
7 pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
10 Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.
11 Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.
2ª Lembrar que o dia está próximo (v. 11b - 12a)
2ª Lembrar que o dia está próximo (v. 11b - 12a)
11 porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.
Nós devemos ficar acordados e vigilantes, porque “a nossa salvação está mais próxima” ou seja, a nossa salvação futura, não a nossa justificação, mas o apóstolo está se referindo a nossa glorificação, onde teremos um corpo transformado, onde não existirá mais pecado, onde o Senhor enxugará dos olhos toda lágrima, onde estaremos com Cristo por toda a eternidade.
O texto afirma que esse dia está tão próximo “do que quando cremos”, ou seja, o tempo está bem mais próximo de quando cremos em Cristo como nosso Salvador.
12 A noite está quase acabando; o dia logo vem.
Para ilustrar sobre a vinda de Cristo, o apóstolo usa a palavra dia e a palavra noite. Então, quando o dia chega a noite vai embora. A noite se refere às trevas, o pecado e domínio de satanás que está acabando, ou seja, quando Cristo voltar, ele destruirá o poder das trevas.
Por isso, a nossa postura de ser de vigilância, de estarmos acordados e lembrarmos que Cristo voltará.
2ª A consciência sobre a nossa conduta (v. 12 b - 14)
2ª A consciência sobre a nossa conduta (v. 12 b - 14)
A outra exortação da palavra de Deus para nós é termos a consciência sobre a nossa conduta, isto é, sobre o nosso comportamento. Enquanto Cristo não voltar como que devemos agir? Perante isso, veremos três atitudes que devemos ter em relação a nossa conduta:
1ª Deixar as obras da trevas (v. 12 b)
1ª Deixar as obras da trevas (v. 12 b)
12 Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz.
Nós precisamos “deixar de lado as obras das trevas”, isso significa que devemos abandonar tudo aquilo que é pecaminoso em nosso comportamento diário, seja no modo de falar, no modo de pensar e no modo de agir.
Como diz a palavra de Deus:
22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
23 a serem renovados no modo de pensar e
24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,
7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.
Ao invés de abraçarmos as coisas pecaminosas devemos “nos revestir da armadura da luz”. A armadura se refere a proteção espiritual para o cristão. Porque a vida cristã é um campo de batalha, visto que estamos rodeados de um mundo de trevas que vão na contra mão de Deus. Além disso, nós temos o diabo que é o inimigo de nossa alma:
8 Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
De acordo com a bíblia temos que nos revestir-nos da armadura de Deus, para enfrentarmos os dias maus:
13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Enquanto o dia se aproxima, precisamos abandonar o pecado e nos revestir da armadura da luz, para perseverarmos até a vinda do Senhor.
2ª Andar corretamente (v. 13 a)
2ª Andar corretamente (v. 13 a)
13 Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
A nossa postura como cristãos deve ser de “comportar-nos com decência”, isso quer dizer “andar decentemente” na nossa vida prática. Devemos andar corretamente como “quem age à luz do dia”, ou seja, como cristãos redimidos, isto é, manifestando através do nosso comportamento que um dia nascemos de novo, que fomos transformados pelo Evangelho de Cristo.
De maneira prática não podemos viver em:
1. Orgias - A palavra “orgias” se refere as festas para o excesso de comida e bebida. Geralmente usada com libertinagem moral. Essas festas são usadas para promover o luxo pecaminoso, ou seja, para alimentar as vontades carnais.
2. Bebedeiras - A palavra “bebedeiras” se refere ao consumo excessivo de álcool, isto é, a embriaguez. Essa prática é abominável aos olhos de Deus.
18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
3. Imoralidade sexual/ Impudicícias - A palavra “impudicícias” significa literalmente “cama”. Nesse contexto se refere a imoralidade sexual praticada na cama. Isso refere-se toda prática sexual proibida, ou seja, a fornicação, que é sem dignidade e fora do padrão de Deus.
18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.
4. Depravação/ Dissoluções - A palavra “Dissoluções” refere-se “ao prazer sensual desenfreado”.
5. Desavença - A palavra “desavença” significa conflito amargo. Isso descreve alguém que é egoísta.
6. Inveja - A palavra “inveja” descreve um desejo ganancioso de ter algo que pertence ao outro. Isso descreve uma pessoa que não está contente com o que possuí, por isso fica invejando o que as coisas do próximo.
Os cristãos que aguardam a vinda de Cristo deve se comportar decentemente, ou seja, deve ter evidência de uma natureza redimida pelo sangue de Cristo. Desse modo, deve fugir de todas essas coisas listadas anteriormente.
3ª Nos revestir de Cristo (v. 14)
3ª Nos revestir de Cristo (v. 14)
14 Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.
A exortação da palavra de Deus é “revistam-se do Senhor Jesus”. A palavra “revestir” significa “vestir”, isso quer dizer que devemos buscar ser mais parecido com Cristo e buscar agradar a Cristo ao invés de ficar alimentando a vontade da carne.
Ser mais parecido com o Senhor deve ser o alvo de todos nós. Porque ser mais parecido com Cristo é imitá-lo, ou seja, é agir como Cristo. Pensar como Cristo. Sentir como Cristo.
Outra exortação que o texto traz é “não ficar premeditando como satisfazer os desejos da carne”. A palavra “premeditar” significa “o processo de pensar sobre o que vai fazer”, ou seja, não ficar planejando em como agradar a carne, mas busque agradar a Deus.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, os cristãos precisam estar preparados porque o dia do Senhor se aproxima. E para estar preparados é preciso estar vigilante, abandonar todo o tipo de pecado, andar corretamente, com decência na maneira de viver e buscar ser mais parecido com Cristo.
Infelizmente muitos estão dormindo, ou seja, não estão se dedicando a cuidar da vida espiritual, por isso perderam a comoção em relação ao pecado, ou seja, para muitos o pecado já virou um bichinho de estimação, porque não sente mais tristeza.
Acorde, desperta é hora de acordar, pois o dia do Senhor se aproxima!
Até quando você ficará dormindo espiritualmente? Priorizando outras coisas e esquecendo da sua vida diante de Deus? Até quando você amará mais o seu pecado do que a Cristo?
Portanto, meus irmãos devemos lembrar que Cristo está voltando e precisamos examinar a nossa vida diante de Deus.
Aplicações
Aplicações
Devemos aprofundar o nosso relacionamento com o Senhor Jesus e cuidar bem da nossa vida espiritual.
Precisamos abandonar os nossos pecados e ser mais parecidos com Jesus. Para isso, é fundamental amarmos o Senhor.
Necessitamos aguardar com grande expectativa, porque está chegando o dia que estaremos com o Senhor.
