Exposição Efésios 4:1-6 (Andando de modo digno de nossa vocação)

Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Texto Base

Efésios 4.1–6 BEARC
1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz: 4 um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.

Introdução

Após Paulo expor o mistério de Cristo de maneira resumida (Ef 3:3) nos capítulos anteriores, agora ele se volta à instrução prática para a vida da igreja.
A ideia do Apóstolo unir a doutrina com a pratica e mostrar como o mistério de Cristo que foi revelado se manifesta de maneira real no dia a dia da vida cristã.

Explicação

V1 - O Apelo de Paulo

Efésios 4.1 BEARC
1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocaçãocom que fostes chamados,
Paulo introduz esse capítulo fazendo um apelo àquela igreja (Rogo-vos, pois) e usa sua qualidade de (preso do Senhor) como um carimbo de autoridade ou um selo de autenticidade, demonstrando que sua vida confirmava sua mensagem e atestando que ele era digno de ser escutado.
O que Paulo roga ou pede aquela igreja está logo na sequência: que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados
Paulo havia nos capítulos anteriores mostrado como Deus os havia ressuscitado quando eles estavam mortos em delitos e pecados e havia mostrado que eles haviam recebido bençãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
Todas essas coisas agora colocavam sob os Efésios uma responsabilidade em relação a Deus.
Eles haviam, pela graça, mediante a fé recebido a salvação e agora havia um caminho que Deus havia preparado de antemão para que eles andassem nele (Ef 2:10).
O que Paulo basicamente está dizendo é que: Se tudo o que havia sido dito nos capítulos anteriores era uma realidade sob os Efésios, então algumas evidências externas teriam que ser vistas.

V2 - O modo digno de andar

Efésios 4.2 BEARC
2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
No verso 2 o Apóstolo descreve como é o modo digno de andar:

1 - Com toda a humildade

Humildade é uma virtude difícil de descrever em todos os seus meandros e nuances.
O dicionário léxico STRONG diz o seguinte:
5012 ταπεινοφροσυνη tapeinophrosune de um composto de 5011 e a raiz de 5424; TDNT - 8:1,1152; n f
1) ter uma opinião humilde de si mesmo 2) senso profundo de insignificância (moral) 3) modéstia, humildade, submissão de mente
No dicionário de priberam da língua portuguesa diz o seguinte:
hu·mil·da·de substantivo feminino 1. Qualidade de humilde. 2. Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações. = MODÉSTIA ≠ ALTIVEZ, ARROGÂNCIA, ORGULHO 3. Sentimento de inferioridade. = REBAIXAMENTO 4. Demonstração de respeito, submissão. = DEFERÊNCIA, REVERÊNCIA ≠ DESRESPEITO
Precisamos entender que ser humilde não tem nada haver com falsa modéstia, classe pobreza material, ignorância ou autocomiseração. Antes humildade tem haver com o “ato de colocar os outros como mais importantes do que a si mesmo”.
Filipenses 2.3 BEARC
3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Pensemos em uma família, onde temos um chefe de família (marido/pai) altamente instruído e prospero, porém o mesmo considera sua esposa e filhos mais importantes do que ele mesmo e com isso, usa seus talentos e vocação em pró dos “inferiores”.
Nisso vemos que humildade não tem nada haver com posição hierárquica, social ou de conhecimento, mas é uma atitude que imita a atitude de nosso Senhor que lavou os pés de seus discípulos.

2 - Mansidão

A mansidão é uma virtude que está relacionada ao domínio próprio. O manso é aquele que sabe controlar a sua força em pró de uma tarefa ou missão.
O Léxico Low-Nida coloca a mansidão como sendo o oposto de ser rude, ou seja, está relacionado ao trato gentil com as pessoas:
brandura de atitude e comportamento, em contraste com a aspereza no trato com os outros—‘brandura, mansidão, moderação’.
Em vários idiomas, ‘gentileza’ é frequentemente expressa como uma negação de aspereza, de modo que ‘gentileza’ pode ser traduzida como ‘não ser áspero com as pessoas’, mas a gentileza também pode ser expressa em alguns casos de maneira idiomática, por exemplo, ‘sempre falar suavemente com’ ou ‘não levantar a voz’.
O apóstolo tratou anteriormente da atitude interior (humildade) que necessitamos ter para que tenhamos bons relacionamentos e agora, ele mostra o fruto externo dessa disposição: a mansidão, que preserva o bom trato e evita contendas.
A bíblia declara que devemos falar conforme a necessidade de cada um visando sempre a edificação e comunicando a verdade lado a lado a graça sempre.
Efésios 4.29 ARA
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

3 - Longanimidade

A palavra longanimidade significa literalmente “Ânimo Longo” e essa virtude segue uma consequência lógica das anteriores: Humildade como atitude interior, mansidão como capacidade de controlar sua força e longanimidade como capacidade de suportar ofensas e ser tardio em se irar devido sua humildade (atitude de colocar os outros acima de si) e devido sua capacidade de controlar sua própria força (inclusive língua).
No léxico de Strong temos a seguinte definição:
3115 μακροθυμια makrothumia
do mesmo que 3116; TDNT - 4:374,550; n f 1) paciência, tolerância, constância, firmeza, perseverança 2) paciência, clemência, longanimidade, lentidão em punir pecados

4 - Suportando-vos uns aos outros

Paulo termina essa breve lista declarando: Suportai-vos uns aos outros.
Essa exortação carrega dois sentidos:
1 - Tenham paciência uns com os outros (Low-Nida).
No sentido de ser paciente com as falhas e erros uns dos outros sem estourar em ira.
2 - Deem suporte uns para os outros (Strong).
No sentido de ajudar o irmão em suas fraquezas e necessidades.

V3 - Procurando manter a unidade do Espírito no vinculo da paz.

Efésios 4.3 BEARC
3 procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:
No verso três o Apóstolo Paulo da a razão pela qual essas atitudes deveriam ser o padrão de conduta:
A unidade do Espírito:
Paulo havia tratado do fato de Deus derrubar a parede da inimizade e unir judeus e gentios em um único corpo.
Para que essa unidade pudesse ser mantida seria necessário manter o vínculo da paz, de uns para com os outros.
“A unidade da igreja é mantida por meio da paz entre os seus membros.”

V4-6 - Porque há um só...

Efésios 4.4–6 BEARC
4 um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.
Nos versos finais Paulo explica porque precisamos ter unidade:
Há um só corpo
Um só Espírito
Uma só Esperança
Um só Senhor
Uma só fé
Um só Batismo
Um só Deus e Pai que é “sobre”, “por” e “em” todos.
Servimos a um Deus de unidade na diversidade, um Deus trinitário, que une três pessoas em um único Deus em um vinculo de paz, união e perfeição eternas.

Aplicações

1 - Você busca a unidade do Espírito por meio de paz com seus irmãos?
2 - Você considera os outros superiores a si mesmo ou você segue a religião do humanismo secular que idolatra o individuo?
3 - Você fala as palavras para a edificação conforme a necessidade ou sua língua é como uma fagulha que põe em brasas uma grande selva (Tg 3:5)
Cristo morreu por sua igreja para salva-la e edifica-la, cuide para que não seja encontrado lutando contra Deus (At 5:39).

Conclusão

Se fomos eleitos, predestinados, redmidos, perdoados, selados, vivificados, salvos pela graça, então, temos que andar de modo digno de nossa vocação.
As obras são o testemunho da fé. (Tg 2:18)

Apelo e Oração

Se você ainda não está unido pelo Espírito a igreja de Jesus, ainda não foi perdoado em seus pecados, se arrependa e creia no Evangelho para que seja batizado com o Espírito Santo e assim passe a pertencer a família de Deus.
Se você faz parte da igreja de Jesus, mas tem andado em contendas e intrigas, volte-se para Deus, peça perdão e perdoe e busque um revestimento de poder do alto para que possa ter as atitudes de uma nova criatura em Cristo Jesus.
Se você tem andado no vinculo da paz, suporte seus irmãos mais fracos e honre a Cristo cuidando de seu corpo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.