E se o Espírito não estiver em você?

Cristianismo do dia-a-dia  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views

O sermão em Romanos 8.9–11 mostra que o verdadeiro cristão é habitado pelo Espírito, prova de sua pertença a Cristo. Embora o corpo ainda sofra os efeitos do pecado, o Espírito já garante vitória sobre o domínio do mal e conduz à santificação. Mais ainda, o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus transformará também nosso corpo mortal. Assim, a esperança cristã é total: presente e futura.

Notes
Transcript

9Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10Se, porém, Cristo está em vocês, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito é vida, por causa da justiça. 11Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também o corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Introdução

Seguimos na série Cristianismo do Dia a Dia, com textos que apresentam doutrinas centrais da fé cristã.
Assim como na semana passada, voltamos a Romanos 8. Já havíamos dito naquela ocasião que no capítulo 7, o “eu” luta contra o pecado e é derrotado; mas aqui no cap. 8, o Espírito Santo entra em cena e o pecado é vencido — parcialmente agora, plenamente depois.
Paulo começou o capítulo dizendo que os cristãos têm a verdadeira liberdade, a libertação do pecado, por causa da obra de Cristo, não por causa dos nossos esforços. Hoje veremos que somente aqueles que têm o Espírito de Deus é que podem ter a garantia de que a sua luta contra o pecado terminará em vitória.
Então, vamos à exposição do texto.

Exposição

v.9 - Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Desenho: um bonequinho de corpo simples com raios de luz desenhados dentro do peito.
Como fazer: desenhe um círculo para a cabeça, corpo oval; dentro do peito, desenhe uns raios de luz (uns tracinhos, como qdo desenhamos os raios do sol). Legenda: “O Espírito mora em mim”.
Primeiramente, devemos lembrar que Paulo está enviando uma carta para uma igreja em Roma, ou seja, uma comunidade de crentes em Cristo Jesus, pessoas que creem que Jesus é o Filho de Deus que morreu para morrer em lugar de cada um que crer nele. Para o apóstolo, a comunidade da igreja de Roma é uma comunidade de “santos” e “amados de Deus” (Rm 1.7).
Tendo isso em mente, depois de tudo o que o apóstolo escreveu em sua carta até aqui, ele para um pouco de falar de maneira genérica, se referindo aos judeus, aos gentios, à toda a igreja ou à humanidade de uma forma geral e começa a falar diretamente com os Romanos, aqueles que iriam ler esta carta.
Ele começa com um “Vocês”, porque agora ele quer que os crentes romanos (e nós também) entendam como essa vitória contra o pecado acontece na vida deles.
E, para isso, Paulo faz uma comparação entre duas realidades: estar “na carne” e estar “no Espírito”, que já foi dito nos versículos anteriores (e um pouco na pregação anterior). Basicamente, estar na carne é estar sob o domínio do pecado, ser escravo do pecado e estar longe de Deus, enquanto estar no Espírito é mais que estar perto de Deus, mas sim ser habitado pela pessoa do Espírito Santo de Deus e, portanto, livre do domínio do pecado, livre para fazer o que agrada a Deus.
Contudo, preste atenção que o apóstolo está dizendo que ser habitado pelo Espírito é algo que todo cristão é. Não existe qualquer possibilidade de um crente não estra no Espírito. E porque isso é importante?
Nós já vimos antes que nós não vencemos o pecado com esforço próprio, mas pelo sacrifício de Cristo. Mas quando falamos isto, alguns podem pensar que, já que é só o sacrifício de Cristo que nos livra do pecado, então nós podemos pecar à vontade sem nos preocupar.
Contudo, Paulo está dizendo que não. Na verdade, não existem crentes verdadeiros que sejam dominados pelo pecado. A lógica é simples: se você é dominado pelo pecado, você não tem o Espírito. Se você não tem o Espírito, então, nunca foi crente. Não importa quanto tempo você frequentou a igreja. Não importa se você fez milagres. Não importa se seus pais te criaram no Evangelho.
Sua vida precisa demonstrar que o pecado não te domina. É necessário que Cristo seja visto em você, porque uma vida guiada pelo Espírito sempre muda para melhor. Paulo ilustra isso em:
1 Corinthians 6:19–20 NAA
Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos? Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.
O Espírito Santo é como se fosse o documento de identidade que o cristão ganha no momento da conversão. Ele é quem nos conduz a glorificar a Deus, obedecê-lo, honrá-lo, fazer a vontade dele. Se você é de Cristo, nada é mais precioso para você que isso. Mas há um porém.

v.10 - Se, porém, Cristo está em vocês, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito é vida, por causa da justiça.

Desenho: dois bonequinhos lado a lado — o primeiro cinza com um X no peito; o segundo colorido com um coração brilhante.
Como fazer: use cinza para o primeiro; vermelho/amarelo para o segundo. Legenda: “Sem Espírito = sem vida; com Espírito = vida”.
Na história da igreja sempre houveram pessoas e grupos que acreditam que é possível viver nesta terra sem pecar ou quase sem pecar. Entre os católicos, os santos são reputados como pessoas que atingiram um nível heroico de santidade, de maneira que o pecado seja algo raro na vida deles.
Já entre os evangélicos, alguns grupos passaram a acreditar que é possível viver livre de qualquer pecado consciente, especialmente a partir da pregação de John Wesley.
Mas vemos que o apóstolo falava algo diferente. Ele lembra aos irmãos de Roma a realidade de que sermos libertos do poder do pecado e de termos a capacidade de servir a Deus, não muda o fato de que ainda pecamos.
E a própria morte é um lembrete disso. Com a salvação, recebemos a justiça de Cristo e temos nossos pecados perdoados, contudo, nosso corpo continua sofrendo as consequências do pecado, como doenças, limitações severas e a própria morte. Isto sinaliza que o problema do pecado ainda está presente.
Imagine o pecado como se fosse um país com exército mais poderoso que o nosso. Esse inimigo invadiu nosso país, e como nosso exército é muito mais fraco, não tivemos como defender e o inimigo fez um grande estrago. Mas, agora um grande aliado nosso mandou um exército ainda maior para nos defender. Tão maior que não há a menor possibilidade de perder. O inimigo sabe disso e está fugindo, mas, por onde eles passam, ainda jogam bombas e matam gente. Por causa do nosso grande aliado, a guerra já está ganha, mas não quer dizer que o inimigo ainda não cause prejuízo.
Este grande aliado é o Espírito de Deus habitando no crente hoje. Ele não é só alguém que nos deu uma identidade no passado, mas é quem nos dá as condições de virar a guerra contra o pecado agora. Mas não para por aí.

v.11 - Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também o corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Desenho: uma semente no chão que vira um broto com seta para cima; do lado, uma cruz pequena indicando que a mesma força ressuscitadora age.
Como fazer: círculo pequeno na terra (semente), desenhar raiz e um broto verde; desenhe uma seta do solo para o broto; adicione uma cruz simples ao lado. Legenda: “O Espírito dá vida — agora e no futuro”.
Paulo conclui dizendo que a garantia de que essa guerra vai mesmo acabar é o próprio Espírito, mas será uma vitória completa.
Algumas pessoas pensam que Deus só está interessado em nossa alma. Deus salvou nossa alma e nosso corpo não importa muito.
Alguns, quando vão a um velório, tentam consolar aqueles que perderam um ente querido dizendo: “ele não está mais aqui, esse corpo é só uma casca, mas o seu parente está no céu”.
Quem fala coisas assim tende a pensar de maneira parecida com os gregos antigos, que achavam que a alma é boa, mas o corpo é mau. Por causa disso, muitos gregos ensinavam que o grande objetivo do ser humano era ter uma vida livre dos prazeres e sensações do corpo. Alguns chegavam a dizer que todas as sensações do corpo eram más e atrapalhavam a vida verdadeira, inclusive sentir o gosto de uma boa comida, as boas sensações do casamento e assim por diante.
A Bíblia não ensina nada disso, ao contrário, alma e corpo são ambas boas criações de Deus e Jesus se tornou homem, com alma e corpo, porque o homem inteiro precisa ser salvo.
E Paulo fala mostra que o corpo de cada crente e também está nos planos de Deus: e que o Espírito de Deus irá ressuscitar nossos corpos, assim como ressuscitou o de Cristo.
Se hoje nós começamos a experimentar a liberdade com relação ao pecado pelo poder do Espírito, esse mesmo Espírito nos livrará do poder da morte, das doenças e de outros problemas do corpo. Deus não vai nos libertar do corpo, Ele vai libertar nosso corpo para que possamos viver , corpo e alma, inteiramente perfeitos para Deus.
A vitória final contra o pecado já está garantida pelo Espírito. Não seremos mais condenados, não somos mais escravos e seremos ressuscitados. Estes são os efeitos do Espírito para o futuro.
Isso, se de fato você é crente. Se você é habitado pelo Espírito.
Dito isso, vamos ver algumas aplicações.

Aplicações

Examine sua vida
Se não há sinais de transformação pelo Espírito, é hora de avaliar se você realmente está em Cristo (2Co 13.5).
Lute contra o pecado com esperança
Mesmo que ainda haja quedas, lembre-se: a guerra já está ganha pelo Espírito.
Valorize seu corpo
Trate-o como templo do Espírito, não como descartável ou “casca vazia”.
Viva como quem ressuscitará
Espere o futuro com confiança, sabendo que seu corpo e alma serão plenamente redimidos.

Conclusão

Quando eu tinha 19 anos, na faculdade de hotelaria, com dois anos de conversão, queria que as pessoas se interessassem por Cristo. Achava que precisava ser o “crente legal”: ia às mesmas festas, rodas, contava as mesmas piadas, buscando não parecer “esquisito”. Evitava palavrões, relações indevidas e era “de paz”, pensando que isso bastava.
Um dia, organizando uma festa da faculdade, um colega mencionou que eu era evangélico. Outro, surpreso, perguntou: “VOCÊ é evangélico?”. Eu não cometia pecados “graves” pelos padrões do mundo, mas parecia tanto com os descrentes que me viam como um deles. Isso doeu. Sabia que minha conversão era real, que confiei em Jesus como Salvador e Senhor. Mas parecer com os descrentes, e não com Jesus, me marcou.
Naquele dia, entendi que, se Cristo habita em mim, eu não podia continuar igual. O Espírito que ressuscitou Jesus estava em mim, exigindo santificação. Passei a confessar pecados e pedir ao Espírito que me transformasse. E Ele, por amor, tem me santificado desde então. Se o Espírito de Deus habita em você, sua vida deve refletir isso — não por esforço próprio, mas pelo poder d’Ele, que garante a vitória contra o pecado.
Que sua vida brilhe o Espírito, pois Ele venceu a morte em você!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.