Josué 10 (I)
Notes
Transcript
Texto: Josué 10.1-15
Texto: Josué 10.1-15
Título: “QUANDO O POVO DE DEUS ESTÁ EM BATALHA”
Título: “QUANDO O POVO DE DEUS ESTÁ EM BATALHA”
-----------------:
-----------------:
Introdução
Alguém já ouviu aquele adágio: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”?
É uma expressão popular que nos leva a refletir sobre certas circunstâncias quando não há para onde fugir. No caso do nosso texto, envolve exatamente essa realidade espiritual-existencial.
Observemos os gibeonitas. Eles possuiam uma grandiosa cidade, cheia de guerreiros valentes. Que se depararam com o Povo de Deus. E o que eles fizeram? Resposta: Se renderam. Perceberam que não haveria condições de enfrentar uma batalha com este povo e sair com a “taça na mão”.
Já os amorreus, diferente de seus conterrâneos gibeonitas, afundaram-se na sua perversidade. Promoveram uma coalizão visando exterminar os gibeonitas. E como Israel ficou nisso? Resposta: Bom, agora os gibeonitas estão sob os cuidados de Javé, a mão do Senhor estava sobre eles.
Desse modo, Israel deveria estar pronto para mais uma batalha. Pois como podemos perceber, Canaã — ainda para ser conquistada por eles — era como o mundo é hoje. Cheia de ímpios com seus líderes, mais ímpios ainda.
E nós? Somos como o povo de Israel na antiga aliança. Neste momento, o Verdadeiro Israel de Deus. Desse modo então, percebendo a realidade antitética na qual vivemos, não é possível peregrinar neste mundo, sem viver o conflito bélico entre a Semente da Mulher e a Semente da Serpente. Já anunciado em Gênesis 3.15.
O adágio popular que fora citado apresenta à nós a tensão existente hoje e que perdurará até o dia que precede a eternidade. Essa tensão nos mantem/manterá em constante batalha.
Desse modo não há possibilidade para fuga desta realidade. Tanto para os que estão em Cristo, como para os que são rejeitados por Ele.
Desse modo meus amados, apresentado este pano de fundo, vamos considerar no texto três deveres que não podemos esquecer:
PROPOSIÇÃO:
"QUANDO O POVO DE DEUS ESTÁ EM BATALHA” (2x).
----------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
Deste modo meus amados irmãos, QUANDO O POVO DE DEUS ESTÁ EM BATALHA:
----------------------
1ª ELES DEVEM ESPERAR A REAÇÃO DA SEMENTE DA SERPENTE:
v.1-3 Temos o registro do seguinte fato: Os inimigos do Senhor tentarão contra o seu povo. E a reação deles não é por “serem mais poderosos”, pelo contrário. Eles fazem isso por estarem com medo (v.2a).
O medo, pode levar alguns a agirem como os gibeonitas. Que teriam até mesmo onde se validarem na batalha, pois como encontramos registro: “todos os seus homens eram valentes”.
Com isso você pode perceber que o Senhor põe de joelhos diante de si, até os mais "corajosos” dentre seus inimigos, e se lhe aprouver (como foi o caso dos gibeonitas), converte-lhes o coração.
Um fato que levou Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém a ficar temeroso não foi somente pela valentia dos gibeonitas, mas por seus reinos ficarem expostos. Gibeão fazia parte do front em qualquer tipo de batalha. Pois estava rodeada das cidades que agora fariam uma coalizão contra eles.
O que esperar de alguém que está entre nós e torna-se aliado do nosso inimigo? Eles possivelmente pensaram.
Mas Adoni-Zedeque estava muito temeroso. Pois os judeus tinham a sua história e agora o que aconteceu com os gibeonitas era prova viva que eles não conseguiram escapar do poder do Deus dos judeus.
O que o levou a brilhante ideia de: fazer um cartel (um grupo) e intentar contra os gibeonitas. Pois se estes por si só causam medo, imagine-os aliados aos judeus!?
v.4-5 Então, temos o registro de que Adoni-Zedeque enviou mensageiros à quatro reis da região, dizendo: “Subi a mim e ajudai-me; firamos Gibeão, porquanto fez paz com Josué e com os filhos de Israel” (v.4).
Veja que interessante não? Eles poderiam pensar: “Pobres gibeonitas, eles fizeram isso para se preservar, para sobreviverem, somente isso. Eles não atuarão ao lado dos Israelitas no front de batalha.”
Eles poderiam pensar assim e seguir a vida deles.
Mas é claro que isso não faria sentido. Na conjuntura ali ou você era partidário ou inimigo. Não há possibilidade de fazer aliança com os de Israel e manter-se neutro. E o contrário: Haveria possibilidade de Israel fazer aliança com eles? Resposta: Não! Isso não estava prescrito.
Adendo: O que aconteceu com Gibeão foi obra da providência divina, não da persuasão humana.
Desse modo, que reação esperar dos que compõe a Semente da Serpente, não é mesmo!?
APLICAÇÕES:
Como você acha que o mundo tem visto o cristianismo hoje em dia? Como mais uma, dentre tantas religiões possíveis? A resposta para estas perguntas é triste, a meu ver, pois o cristianismo não tem mais a força — aparentemente — que tinha outrora. As ferramentas sim. Mas a força? Não tenho tanta certeza.
Porque coloco isto desse modo? Resposta: Pois se tivéssemos a força e estivéssemos avançando, a semente da serpente estaria com medo. Desse modo, não me parece, que as coalizões feitas no mundo tem demonstrado medo, por ver que o cristianismo/os cristãos, tem avançado com o Reino de Deus.
Não quero com isso que você entenda que o Reino não avança. Claro que avança. Mas a que passo? Na atualidade, parece que lentamente, pois a igreja não tem se posicionado como diz o apóstolo: sendo “coluna e baluarte da verdade”.
Mas ainda espero por isso. Um sinal disso será: A semente da serpente se levantando contra a igreja.
Pois sabemos que não existe neutralidade. Isso é um mito. Nem mesmo para eles, os que guardam a semente da serpente, isso é possível. E é o que vemos em muitas paróquias hoje em dia. Por exemplo: Quando nestas, muitos buscam mesclar a verdade de Deus e a mentira da secularização.
A mentira suplanta a verdade de Deus. Isso é inegável. Não há como misturar água e óleo, sim!? Desse modo não há como ter aliança entre a Semente da Mulher, e sua descendência, com a semente da serpente e aqueles que descendem da mesma.
Aos que tentam algo e promovem a falsa religião, o Senhor os julgará. Quando o Filho do Homem vier julgará a todos. Inclusive os que usam do nome do Senhor para fazerem parcerias com o mundo. A reação da semente da serpente nunca será para avançar o reino de Deus. Não se iluda.
Estes sempre militarão contra a Igreja, quer seja escancaradamente ou usando máscaras para suplantar a verdade.
Assim, QUANDO O POVO DE DEUS ESTÁ EM BATALHA, em SEGUNDO LUGAR:
--------------
2ª ELES DEVEM DEPENDER DA PODEROSA MÃO DO SENHOR
v.6-7 Os gibeonitas receberam a notícia: “Os reis dos amorreus, os que habitam nas montanhas, se ajuntaram contra vocês.”
Enquanto Adoni-Zedeque, mesmo tomando ciência de toda história de Israel, prefere valer-se na sua força militar. Crendo que sua coalizão terá êxito contra Gibeão e os Israelitas.
Em contrapartida os gibeonitas voltam-se para aqu’Ele que é misericordioso e para o seu Povo: Os israelitas. Os gibeonitas enviam uma mensagem para Josué: “Não retires as tuas mãos de teus servos”. Aquele que liderava o povo, ouviu esse pedido. E então respondeu graciosamente.
Aquele que seu nome significa: “Deus é a salvação”, escuta e sobe de Gilgal, ele e todos os guerreiros e valentes de Israel (v.7) para guardar estes que carecem de misericórdia.
v.8-9 Neste momento, o SENHOR diz a Josué: “Não temas, porque nas tuas mãos os estreguei; nenhum deles te poderá resistir” (v.8). Certamente esta seria uma grande batalha. Cinco reinos contra um. Mais estes cinco em nada se comparavam com Israel e os que estavam sob sua tutela.
Pois, quem estava com eles não eram meros guerreiros. O Eterno estava ao lado deles. E logo, tanto os que tinham aliança com o Senhor testemunhariam isto, como os cinco reinos amorreus também. Só que estes últimos testemunhariam de maneira diferente.
E a batalha toda começa com o ataque surpresa. Como nos comunica o v.9, Josué e os valentes sobrevieram de repente. A tática de Josué foi o ataque surpresa. Pois marcharam a noite de Gilgal até Gibeão e quando ali chegaram foram direto para o ataque. O que os reis amorreus não esperavam.
v.10-11 O Senhor os conturbou diante de Israel. Aqui o Senhor começou a agir favorável ao seu Povo. O que os inimigos poderiam fazer? Eles sofreram grande ferida; uma grande matança aconteceu, desde Gibeão até Azeca e Maquedá.
Como perguntei: O que os inimigos poderiam fazer? Resposta: Fugir. Mas como fugir da Ira de Deus? Resposta: Impossível! Tão impossível que o texto nos apresenta o primeiro milagre nesta batalha, onde dois são registrados.
No v.11 está escrito que eles fugiam de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, quando do céu o SENHOR lançou sobre eles grandes pedras de granizo, que mataram mais gente do que as espadas dos israelitas.
Parece que os amorreus não haviam entendido que ao desembainharem suas espadas estavam tentando contra o Senhor em primeiro lugar e não contra o povo de Israel. Imagino a surpresa deles com o ataque de supetão dos israelitas, mas imagino a surpresa maior ao testemunharem a chuva de grandes pedras caindo do céu sobre suas cabeças.
Foram tantos mortos nesse ataque com a chuva de pedras, que o SENHOR matou mais homens nesse ataque, do que os próprios valentes de Israel com suas espadas.
APLICAÇÕES:
O que fazer quando estamos sendo perseguidos? Entrar em desespero? Resposta: Claro que não. Me permita uma pergunta:
Aqu’Ele que zela por nós é tão poderoso quanto os deuses a quem servem os inimigos do seu Povo? A resposta para a esta pergunta é: NÃO!
Nosso Deus é o único Deus verdadeiro. Não há outro. Existem pseudo-divindades. Ou seja, seres que os descendentes da semente da serpente alegam serem divindades. Mas não o são. Eles não tem poder em si mesmos. E os inimigos de Deus morrem iludidos pensando o contrário.
Enquanto os inimigos do Senhor vivem como “siri na lata”, fazendo muito barulho, pensando estar tudo bem. Quando são colocados diante do Deus da Aliança, aqu’Ele que zela por seu povo. Eles silenciam e morrem de medo.
Parecem até uma presa acuada por um predador. Ficam ali, cheios de bravatas. São fanfarrões, que não devem nos infligir medo. Mas devemos manter nosso coração no lugar certo: A segurança no Senhor, que zela por nós.
O que fazer quando os inimigos da Igreja se levantarem contra nós? Resposta: Depender da poderosa mão do Senhor. Pois, a despeito de como concluir-se-á uma batalha aqui e outra acolá, o desfecho apocalíptico é certo: Cristo é vitorioso.
E não há vitória sem a derrota daqueles que se levantam contra o Senhor, na sua pretensa-valentia. Mas como vimos, eles levantam-se e são derrubados. O SENHOR nos vê, do auto e sublime trono e age favorável à nós, o seu Povo, a sua igreja.
Por isso, deixo um aviso para os que são inimigos do Senhor, principalmente aqueles que militam contra Ele e seu povo: nós confiamos n’Ele. Cuidem-se, vocês não escaparão do juízo.
Por fim e em TERCEIRO LUGAR, QUANDO O POVO DE DEUS ESTÁ EM BATALHA:
--------------
3ª ELES DEVEM LEMBRAR QUEM É O SEU DEUS:
v.12-13 O v.12 começa com a seguinte comunicação: “Então, Josué falou ao Senhor...”
Josué dirigiu as palavras que leremos mais uma vez, neste dia, quando os inimigos se levantaram contra eles. Josué profere tais palavras não para que sua vontade fosse feita, com o intuito de mostrar ao povo que era um grande e poderoso líder.
Josué está diante de inimigos que haviam tentando contra aqueles que estão sob a Aliança com o Senhor. Eles levantaram-se contra o seu amado povo. O que esperar?
Eles são os valentes de Deus, estavam ali para cumprir a missão que lhes fora dada: conquistar a terra que lhes fora dada por herança. Estando certo desta promessa, Josué declara tais palavras:
“Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom.” O que acontece? Resposta: “E o sol se deteve, e a lua parou...”
Existem alguns desavisados que pensam ser essa uma demonstração de poder deste servo. Mas na verdade, o coração de Josué estava na justiça do Eterno. Justiça sobre aqueles que buscaram avidamente o mal de seu povo.
Como isto se prova? Resposta: Está no texto. “E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos”. Para além do que se discute cientificamente e teologicamente. A teologia bíblica nos aponta o propósito: “… basta saber que se tratou de um milagre com o propósito de estender a duração do dia e assim permitir a perseguição aos inimigos.”
Como Spurgeon: “Não importa como Deus fez isso. [...] Nosso trabalho não é tentar esclarecer os milagres, mas glorificar o Senhor por causa deles”.
Desse modo, para os que se preocupam muito com o como, vai um conselho: Não se distraiam com isso. O centro deste grande feito miraculoso não foi o “poder de um homem” mas a ira de Deus sobre os ímpios.
Desse modo, Josué sabia que a Deus pertence a salvação, tanto como a justiça. E ele sabia que Deus estava irado.
v.14-15 Alguns desavisados tentam reproduzir o que Josué viveu aqui. Sendo que, o ocorrido aqui foi único na primeira primeira aliança. Mas hoje, o aguardamos sobre a segunda aliança. Mas não como o da primeira. Como assim pastor?
O profeta Malaquias nos ajudará nisso. No cap. 4 versículo 2 ele escreveu: “Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.” Aqui fala de aspecto deste Sol da justiça. Ele trará vida para os que carecem da mesma. Quem? A saber: Os que temem ao Senhor. O verdadeiro Israel de Deus.
Mas no v.1, o profeta inicia o discurso com as seguintes palavras: “Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.”
Virá o dia! E o sol que estende as horas para a justiça do Senhor ser plena chegará para estes que são inimigos do Senhor. Você que escuta, não esqueça quem é o Senhor, quer ele seja o seu Deus ou não.
Para você que o teme, lembre-se quem Ele é, pois o profeta escreveu: “Vocês pisarão os ímpios, pois eles se farão cinzas debaixo das plantas dos pés de vocês, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ml 4.3).
APLICAÇÕES:
Todos devem lembrar-se do Senhor? Resposta: Claro! Uns tentam esquecer e buscam catequisar de maneira diabólica, afirmando que “Deus não existe”. Bom, muito cuidado com o que você escuta.
Chegará o dia, diz o Senhor, e o Sol da Justiça iluminará a todos. Você conseguirá esconder-se d’Ele? Não haverá sombra, ou possibilidade de esconder-se d’Ele.
Está é uma palavra que traz consolo e segurança aos eleitos, mas traz preocupação e dor aos preteridos.
----------------------
CONCLUSÃO:
Quando O POVO DE DEUS ESTÁ EM BATALHA:
ELES DEVEM ESPERAR A REAÇÃO DA SEMENTE DA SERPENTE;
ELES DEVEM DEPENDER DA PODERASA MÃO DE DEUS;
ELES DEVEM LEMBRAR QUEM É O SEU DEUS.
