(6)O Papel do Perdão no Lar

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

O perdão é uma das ferramentas mais poderosas e necessárias na família.

O ressentimento é um veneno que tomamos, esperando que o outro morra.
Mateus 18.21–22 NAA
Então Pedro, aproximando-se, perguntou a Jesus: — Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Jesus respondeu: — Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
A parábola do servo incompassivo
Mateus 18.23–27 NAA
— Por isso, o Reino dos Céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo ele, porém, com que pagar, o patrão ordenou que fossem vendidos ele, a mulher, os filhos e tudo o que possuía e que, assim, a dívida fosse paga. Então o servo, caindo aos pés dele, implorava: “Tenha paciência comigo, e pagarei tudo ao senhor.” E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.
Mateus: Jesus, o Rei dos Reis O Perdão que Recebemos de Deus (18.23–27)

Dez mil talentos equivalem a 350 mil quilos de ouro

Mateus: Jesus, o Rei dos Reis O Perdão que Recebemos de Deus (18.23–27)

Todos os impostos da Judeia, Pereia, Samaria e Galileia durante um ano somavam oitocentos talentos. Dez mil talentos representavam todos os impostos da nação por treze anos. O que Jesus queria enfatizar é que aquele homem possuía uma dívida impagável

Um trabalhador comum teria que trabalhar 150.000 anos para pagar a dívida
Mateus 18.28–30 NAA
— Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários. Agarrando-o, começou a sufocá-lo, dizendo: “Pague-me o que você me deve.” Então o seu conservo, caindo aos pés dele, pedia: “Tenha paciência comigo, e pagarei tudo a você.” Ele, porém, não quis. Pelo contrário, foi e o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.
Cem denários representavam 3 meses de trabalho
Mateus 18.31–35 NAA
— Vendo os seus companheiros o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram relatar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. Então o senhor, chamando aquele servo, lhe disse: “Servo malvado, eu lhe perdoei aquela dívida toda porque você me implorou. Será que você também não devia ter compaixão do seu conservo, assim como eu tive compaixão de você?” E, indignando-se, o senhor entregou aquele servo aos carrascos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também o meu Pai, que está no céu, fará com vocês, se do íntimo não perdoarem cada um a seu irmão.
O perdão que devemos oferecer ao cônjuge (ou pai, mãe e filho) tem como padrão o perdão que Deus nos oferece
Algumas implicações teológicas da parábola
1- Nunca sofreremos uma ofensa maior do que a que causamos em Cristo.
2- O perdão é um ponto de salvação
3- Ser implacável com o outro reativa nossos pecados já perdoados
A oração do Pai Nosso e o perdão
Mateus 6.12 NAA
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores;
Mateus 6.14–15 NAA
— Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês.
O grande desafio do perdão
Marcos 11.25 NAA
E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem, para que o Pai de vocês, que está nos céus, perdoe as ofensas de vocês.
Mateus 5.23–24 NAA
Portanto, se você estiver trazendo a sua oferta ao altar e lá se lembrar que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe diante do altar a sua oferta e vá primeiro reconciliar-se com o seu irmão; e então volte e faça a sua oferta.
Lucas 17.3–4 NAA
— Tenham cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes num dia e sete vezes vier para lhe dizer: “Estou arrependido”, perdoe-lhe.
1Coríntios 13.4–7 NAA
O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Romanos 12.17–21 NAA
Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos. Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas. Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” Façam o contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele.” Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.
Jesus é o grande exemplo
A história de Oséias e Gomer
Oséias 1.2–3 NAA
Quando, pela primeira vez, o Senhor falou por meio de Oseias, o Senhor lhe disse: — Vá e case com uma prostituta, e tenha com ela filhos de uma prostituta. Porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor. Então Oseias foi e casou com Gômer, filha de Diblaim, que ficou grávida e lhe deu um filho.
Oséias 14.1–2 NAA
“Israel, volte para o Senhor, seu Deus, porque você caiu por causa dos seus pecados. Tragam palavras de arrependimento e convertam-se ao Senhor, dizendo: ‘Perdoa toda a nossa iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.
Deus com Israel
Miquéias 7.18–19 NAA
Quem é semelhante a ti, ó Deus, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do remanescente da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Ele voltará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Jesus na cruz
Lucas 23.34 NAA
Mas Jesus dizia: — Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, para repartir as roupas dele, lançaram sortes.
Colossenses 3.13 NAA
Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.
Lucas 6.37 NAA
— Não julguem e vocês não serão julgados; não condenem e vocês não serão condenados; perdoem e serão perdoados;
O perdão é um bálsamo que cura feridas e reúne o amor
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.