(7)Finanças na Família Cristã

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Amar também é cuidar das finanças da família

Mensagens Selecionadas para a Família Princípios para Edificar um Casamento Saudável

Problemas financeiros têm sido uma das principais causas de brigas, contendas e divórcios. Gastar mais do que se ganha, viver de empréstimos e pagando juros representa um grande perigo para a família. A dívida coloca um tremendo peso sobre o relacionamento familiar (Hernandes Dias Lopes).

A quem pertencem os recursos financeiros?
Salmo 24.1 NAA
Ao Senhor pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam.
Ageu 2.8 NAA
Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.
1Crônicas 29.11–12 NAA
Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porque teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti. Tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder. Contigo está o engrandecer e dar força a todos.
Deuteronômio 8.18 NAA
Pelo contrário, lembrem-se do Senhor, seu Deus, porque é ele quem lhes dá força para conseguir riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu aos pais de vocês, como hoje se vê.
Mordomia Cristã
A sequência divina de importância para a vida, também serve para as finanças da família: Deus, Família e o resto
1- Fidelidade financeira para comDeus // 2- Fidelidade financeira para com a família // 3- Fidelidade financeira na administração do restante
A quem devemos amar?
Eclesiastes 5.10 NAA
Quem ama o dinheiro jamais se fartará de dinheiro; e quem ama a abundância nunca ficará satisfeito com o que ganha. Também isto é vaidade.
1Timóteo 6.10 NAA
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.
Mateus 6.24 NAA
— Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.
Hebreus 13.5 NAA
Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.”
1Timóteo 6.17–19 NAA
Exorte os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para o nosso prazer. Que eles façam o bem, sejam ricos em boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; ajuntando para si mesmos um tesouro que é sólido fundamento para o futuro, a fim de tomarem posse da verdadeira vida.
Deus espera que as famílias tenhas finanças equilibradas
1Timóteo 5.8 NAA
Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente.
Provérbios 21.20 NAA
Na casa do sábio há tesouros preciosos e o suficiente para viver, mas o tolo desperdiça tudo o que tem.
Princípios Bíblicos para as finanças familiares
Fidelidade a Deus
Malaquias 3.10 NAA
Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida.
Provérbios 3.9–10 NAA
Honre o Senhor com os seus bens e com as primícias de toda a sua renda; e os seus celeiros ficarão completamente cheios, e os seus lagares transbordarão de vinho.
Mateus 23.23 NAA
— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
Hebreus 7.1–10 NAA
Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, foi ao encontro de Abraão, quando este voltava da matança dos reis, e o abençoou. Foi para ele que Abraão separou o dízimo de tudo. Primeiramente o nome dele significa “rei da justiça”; depois também é “rei de Salém”, ou seja, “rei da paz”. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, ele não teve princípio de dias nem fim de existência, mas, feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Vejam como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, de acordo com a lei, de recolher os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora estes sejam descendentes de Abraão. Entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre os filhos de Levi recebeu dízimos de Abraão e abençoou aquele que havia recebido as promessas. Evidentemente, não há dúvida de que o inferior é abençoado pelo superior. Aliás, aqui os que recebem dízimos são homens mortais, porém ali o dízimo foi recebido por aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. Porque Levi, por assim dizer, já estava no corpo de seu pai Abraão, quando Melquisedeque foi ao encontro deste.
O trabalho é importante
Provérbios 6.6–11 NAA
Vá ter com a formiga, ó preguiçoso! Observe os caminhos dela e seja sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no verão prepara a sua comida, no tempo da colheita ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando vai ficar deitado? Quando se levantará do seu sono? Um pouco de sono, um breve cochilo, braços cruzados para descansar, e a sua pobreza virá como um ladrão, a miséria atacará como um homem armado.
Provérbios 10.4 NAA
Quem trabalha com a mão ociosa fica pobre, mas o que trabalha com diligência enriquece.
Provérbios 13.4 NAA
O preguiçoso deseja e nada tem, mas o desejo dos que se esforçam será atendido.
2Tessalonicenses 3.10–12 NAA
Porque, quando ainda estávamos com vocês, ordenamos isto: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma.” Pois, de fato, ouvimos que há entre vocês algumas pessoas que vivem de forma desordenada. Não trabalham, mas se intrometem na vida dos outros. A essas pessoas determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.
Provérbios 19.15 NAA
A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso passará fome.
Eclesiastes 10.18 NAA
Por causa da preguiça o teto desaba, e por causa dos braços cruzados a casa tem goteiras.
Provérbios 24.27 NAA
Cuide dos seus negócios lá fora, apronte a lavoura no campo e, depois, edifique a sua casa.
Provérbios 13.11 NAA
A riqueza obtida com facilidade, essa diminui, mas quem a ajunta pelo trabalho, esse a vê aumentar.
Planejamento financeiro
Lucas 14.28 NAA
Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?
Provérbios 21.5 NAA
Os planos de quem é esforçado conduzem à fartura, mas a pressa excessiva leva à pobreza.
Provérbios 27.23–24 NAA
Procure conhecer o estado das suas ovelhas e cuide dos seus rebanhos, porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração.
Provérbios 15.22 NAA
Sem conselhos os projetos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso.
Conselhos financeiros práticos para a Família
1- Gaste menos do ganha
2- Tenha um orçamento familia e deixe a família saber sobre ele
3- Compartilhe as finanças e sonhos financeiros com o cônjuge
4- Ensine educação financeira para as crianças
1Timóteo 6.6–8 NAA
De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada trouxemos para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.