SE É GUERRA QUE QUEREM, É GUERRA QUE TERÃO

Espírito. Reino. Missões.  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Charlie Kirk, assassinado no dia 10 de Outubro de 2025 - ativista político conservador = cristão
RESULTADO - muitos jovens orando, por Charlie Kirk após ser baleado, depois pela família e pela nação;
Se nos ameaçam, se destroem nossos prédios ou até matam nossos irmãos - se incitam a guerra, o que faremos? O que a igreja fará?
A resposta só pode ser uma: se é guerra que querem, é guerra que terão! Iremos à guerra… mas, como? Pegaremos em armas? Faremos uma “marcha para Jesus”? Devolveremos na mesma moeda?

TRÊS ENSINOS SOBRE A IGREJA EM TEMPOS DE GUERRA

I. O QUE A IGREJA DEVE FAZER EM TEMPOS DE GUERRA // Comunhão - v.23,24a

CONTEXTO - Cap. 2.1 - 4.22 | Espírito Santo + Pregação + Igreja + Milagres + Pregação + Sinédrio
O que Pedro e João, e a igreja, fizeram após receberam ameaças do Sinédrio?
Fizeram uma marcha para Jesus? Foram marcar território espiritual com óleo santo? Foram lançar pedras nas casas dos membros do Sinédrio? Ele mataram Caifás e Anás, e tomaram o poder do Sinédrio?
O texto diz que eles fizeram duas coisas...
(1) Se reuniram - Atos dos Apóstolos 4.23 “Uma vez soltos, Pedro e João procuraram os irmãos e lhes contaram tudo o que os principais sacerdotes e os anciãos lhes tinham falado.” // Eles foram para a igreja + exercer comunhão
(2) Eles foram orar - Atos dos Apóstolos 4.24 “Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram…” // E fizeram uma reunião de oração

APLICAÇÃO

Em tempos de guerra a igreja deve buscar unir-se em comunhão, e, então, experimentar o poder desta comunhão orando ao Senhor
A igreja é o recurso que Deus providenciou para nos encorajar. A igreja é a sala de emergência do Espírito Santo para incentivar e consolar as pessoas. Rev. Hernandes Dias Lopes
(1) Nós precisamos compreender e experimentar o poder que há na união entre comunhão e oração
Os grandes feitos de Deus na história se dá após a oração realizada pelo seu povo = comunhão + oração
Atos dos Apóstolos 12.5 “… mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.”
O adágio (provérbio / máxima) é mais uma vez válido: quando a igreja enfrenta uma crise, responde orando. Grant Osborn
Se a crise é política, a igreja ora… se a igreja é nas famílias, a igreja ora… se a crise é nos relacionamentos, a igreja ora… se a crise é no serviço ou na frieza espiritual, a igreja ora… se a crise é econômica, a igreja ora… seja o que for, a igreja responde orando
(2) O que você faz quando as coisas ficam difíceis?
Se esconde? Foge da igreja? Para de orar?
Ex.: Cristãos perseguidos - são encontrados, muitas vezes, porque eles insistem em se reunirem…

II. O QUE A IGREJA DEVE PEDIR EM TEMPOS DE GUERRA - v.24b-30

Esta oração é uma proclamação de exaltação à Soberania de Deus sobre todas as coisas, e é com base nela, que eles fazem petições. Para entendermos bem o texto, observe que esta oração está divida em três partes:
(1) Introdução - Atos dos Apóstolos 4.24 “ — Tu, Soberano Senhor, fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!”
“Soberano Senhor” = qualificam a Deus como Senhor absoluto de todas as coisas;
Citação - Salmo 146.6 que nos chama a confiar em Deus, criador de todas coisas, ao invés de poderes/líderes políticos - por quê?
Os decretos dos homens não podem ser passados por cima dos decretos de Deus. John Stott
Salmo 46.9–10 “Ele faz cessar as guerras até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.”
A introdução da oração nos lembra que os poderosos desta terra não tem domínio real sobre. O Senhor absoluto é Deus, que criou todas as coisas. Quem tem o poder do mundo? Quem dirige a história?
(2) A base do pedido - Atos dos Apóstolos 4.25–28 “Disseste por meio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: “Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? Os reis da terra se levantaram, e as autoridades se juntaram contra o Senhor e contra o seu Ungido.” — Porque de fato, nesta cidade, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, se juntaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.”
Sl 2.1-2 | Nações x Reino de Deus => Aplicação Cristocêntrica | Jesus x Judeus + Gentios
Is 53 | Rei-Servo que foi morto conforme a determinado designio de Deus | Deus é o Senhor da história
A base do pedido nos lembra que nossa esperança realmente não pode estar nos poderes políticos, porque faz parte da natureza das nações se opor ao Reino de Deus, e ao seu Rei - Jesus Cristo
(3) O pedido - Atos dos Apóstolos 4.29–30 “Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia, enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus.” // três pedidos…
Consideração do pecado dos opositores - At 4.21;
Poder para servir - At 4.8;
Presença divina que autentica o ministério - Ex 6.6; Jo 4.48; Gl 3.2, 5 = > At 5.21;
O pedido nada mais é do que um poder espiritual e a presença de Deus para avançar com o Reino, dando testemunho de Jesus, enquanto Deus autentica o ministério deles com sinais e prodígios…

APLICAÇÃO

Em tempos de guerra a igreja deve se dirigir com ousadia perante aquele que é o Soberano sobre os reis da terra, e fazer isto, logicamente, em favor da causa do reino - peça poder cristão!
Você só vai saber o que é orar, quando entender que viver é guerrear. John Piper
(1) Por que parece que o nosso senso de urgência está desligado? Por que parece que não entendemos que “viver é Cristo, morrer é lucro”?
Gastamos tempo demais, com vaidades… Sofremos demais, com falsos amores… Investimos demais, em coisas passageiras…
Mateus 6.21 “… onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” | onde está o teu tesouro? O que está movendo a sua vida? Pelo que você vive a final de contas?
(2) O que, afinal de contas, está nos mantendo inertes, cegos e terrivelmente confortáveis com esta vida miserável?
Há tantos cristãos que lutam contra a família, por causa de Cristo… e nós não conseguimos desligar a TV, tirar o mão do celular e ir orar, ler a bíblia e clamar por poder para pararmos de viver deste jeito tão miserável… tão mesquinho… tão escravo… tão comum…
(3) Se não quisermos perder a vida, por causa de Cristo, então em tempos de guerra nossa oração nunca será por poder, mas para que Deus mude as circunstâncias… só ora por poder, quem já morreu para o mundo…

III. O QUE A IGREJA RECEBE EM TEMPOS DE GUERRA - v.31

Em resposta à oração, três coisas acontecem...
(1) A presença de Deus é percebida - Atos dos Apóstolos 4.31 “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos…”
Ex 19.18 ; Is 6.4 ; Mt 27.51 - expressões da presença de Deus na terra;
(2) Eles ficam cheios do Espírito - Atos dos Apóstolos 4.31 “Tendo eles orado [...] Todos ficaram cheios do Espírito Santo…”
Todos - cada cristão x elite espiritual => At 2.4; 4.8;
(3) Pregam a Cristo de forma ousada - Atos dos Apóstolos 4.31 “Tendo eles orado [...] e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.”
Palavra de Deus = Evangelho => At 6.7; 8.14; 11.1;

APLICAÇÃO

Em tempos de guerra o que Deus concede à igreja são armas espirituais - poder para testemunhar de Cristo e avançar com o Reino.
+ Oração = + poder = > Poder… armas espirituais… para quê?
(1) Qual é o sinal de que Deus está presente, e o Espírito está nos enchendo? Como saber?
Pregação ousada - testemunho de Cristo - evangelismo => missões
É fácil perceber quando um evento espiritual é manipulado - as pessoas choram, gritam, cantam e fazem um monte de coisa, mas voltam para casa igual…
(2) Se é guerra é querem, é guerra que terão = oraremos mais… pregaremos mais… e clamaremos a Deus por poder, para que como arautos de Deus, proclamemos suas virtudes a quem quer que seja…
Ef 6.10-18 - nossas armas são espirituais… a igreja batalha espiritual não política… não militar…

CONCLUSÃO

Por que estamos nesta guerra? Eu não pedi para estar em uma guerra…
João 15.18–21 “— Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês. Lembrem-se da palavra que eu disse a vocês: “O servo não é maior do que seu senhor.” Se perseguiram a mim, também perseguirão vocês; se guardaram a minha palavra, também guardarão a de vocês. Tudo isso, porém, farão com vocês por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.”
=> Salmo 2 | Reino de Deus x Nações | Jesus + ES = Inauguração // Discípulos + Jesus/ES = avanço

AVIVAMENTO NO IRÃ - Portas Abertas

Um dos maiores avivamentos é secreto e silencioso. Não tem shows, estádios cheios, cantores famosos, fotos no Instagram ou qualquer coisa parecida…
O Irã é o 9ª que mais persegue cristãos;
Duas novas igrejas caseiras surgem por dia no Irã;
Os crentes se reúnem secretamente nas casas, e de casa em casa o evangelho se expande;
Sinais e prodígios autenticam o avanço do Reino;
Exemplos:
- Sonhos, visões, curas, programas de TV e testemunhos de amor na vida de outros cristãos;
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.