Sermão em Lucas 12.1-12

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Texto Bíblico

Lucas 12.1–12 NAA
1 Visto que milhares de pessoas se aglomeraram, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: — Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Não há nada encoberto que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a ser conhecido. 3 Porque tudo o que vocês disseram às escuras será ouvido em plena luz; e o que disseram ao pé do ouvido no interior da casa será proclamado dos telhados. 4 — Digo a vocês, meus amigos: não temam os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. 5 Eu, porém, vou mostrar a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo que a esse vocês devem temer. 6 — Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Entretanto, Deus não se esquece de nenhum deles. 7 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não temam! Vocês valem bem mais do que muitos pardais. 8 — Digo mais a vocês: todo aquele que me confessar diante dos outros, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; 9 mas o que me negar diante das pessoas será negado diante dos anjos de Deus. 10 Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão. 11 — Quando levarem vocês às sinagogas ou à presença de governadores e autoridades, não se preocupem quanto à maneira como irão responder, nem quanto às coisas que tiverem de falar. 12 Porque o Espírito Santo lhes ensinará, naquela mesma hora, as coisas que vocês devem dizer.

TÍTULO: JUÍZO, AMOR E CUIDADO.

Irmãos, a nossa passagem de hoje ainda gira entorno do tema da mensagem anterior, O GRANDE PERIGO DA HIPÓCRISIA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS ETERNAS, na verdade ela é a conclusão de toda aquela situação que ocorreu quando Jesus expulsou um demônio mudo de um homem, diante de uma multidão e os fariseus blasfemaram, então até esse momento Jesus passou a expor a profunda arrogância, hipocrisia e impiedade que aqueles falsos mestres mantinham em suas vidas.
Porém agora, o Senhor trata do assunto em uma nova perspectiva. Diante de mais uma grande multidão o Senhor prega primariamente aos seus discípulos sobre o cuidado que os homens devem ter para não enveredar nos mesmos caminhos de uma falsa religiosidade, uma religiosidade fingida como a dos escribas e fariseus.
Mas o que motivou o nosso Senhor para esse novo discurso?
Bem, as pessoas de Israel eram naturalmente compelidas a seguirem os padrões desses homens, sob o risco de serem socialmente rejeitados e perseguidos, afinal, a religião deles tinha ao longo dos séculos se tornado totalmente hostil e impiedosa. Inclusive é assim que o diabo age até hoje por meio de grandes seitas, compelindo as pessoas, seja pelo medo ou pelo conforto a se moldarem a padrões que Deus nunca requereu.
Então nessas passagens temos duas claras motivações para as Palavras de Jesus:
A influência que aqueles homens, (fariseus), exerciam sobre a população judaica era muito grande, por causa da falsa aparência de santidade.
O modo totalmente impiedoso que eles agiam às ocultas tramando a morte do nosso Senhor.
Você lembra o que aconteceu na passagem anterior? (RELEMBRAR)
Jesus foi convidado para uma refeição na casa de um dos fariseus.
Nós vimos a reprovação dos fariseus porque Jesus não assumia seus usos e costumes nas purificações.
Jesus aponta a hipocrisia daqueles homens e proclama três “ais” contra os fariseus.
1º “ai” - Exigência de costumes. (dízimos de hortaliças, purificações...)
2º “ai” - Os primeiros lugares. (vaidade, vontade de aparecer...)
3º “ai” - sepulturas vivas. (vocês fazem as pessoas ficarem impuras...)
O mais impactante foi chamá-los de sepulturas invisíveis.
Os interpretes da Lei ficam indignados sentindo-se ofendidos e Jesus proclama mais 3 “ais” contra eles.
1º “ai” - Criação de fardos pesados. (que eles mesmos não levavam...)
2º “ai” - Edificam a sepultura dos profetas. (mas não seguem os seus ensinos...)
3º “ai” - Esconderam as chaves do conhecimento. (preferiram as própias interpretações...)
O mais impactante deles foi dizer que eles fechavam a porta dos céus para o povo.
Porém, Lucas termina aquele relato apontando a atitude daqueles homens após a saída de Jesus dali.
Lucas 11.53–54 NAA
53 Quando Jesus saiu dali, os escribas e fariseus começaram a contestá-lo com veemência, fazendo perguntas a respeito de muitos assuntos, 54 com o objetivo de tirar daquilo que ele dizia um motivo para o acusar.
Às escondidas, entre eles, distante dos olhos do povo, eles retiravam as suas máscaras, a aparência de apego a Palavra de Deus agora era desprezada, o amor que a Lei ensinava e ordenava era ignorado, a misericórdia de Deus era rejeitada juntamente com a graça de Cristo. Às ocultas eles tramavam como acusar um inocente, buscando algo que satisfizesse os seus desejos por sangue e morte. Como Paulo escreve em: Romanos 3.15: “os seus pés são velozes para derramar sangue.”
Eles achavam que as suas tramas ficariam ocultas aos olhos do Jesus e do povo, mas esse foi precisamente um dos motivos para esse sermão de Jesus.
Irmãos, o estilo de vida que aqueles homens levava era uma grande pedra de tropeço para os pequeninos, seja pela influência direta nos usos e costumes e fardos extremamente pesados, na verdade insustentáveis, ou mesmo pelo medo de perseguição que eles imprimiam no povo, julgando quem discordasse deles, e isso levava muita gente a ceder a esses costumes pelo temor daqueles que matam o corpo.
Nós temos um exemplo desse temor relatado em João 9, no milagre que Jesus fez ao curar um cego de nascença, esses fariseus interrogaram o jovem e os pais dele porque não acreditavam que o milagre era real. Só que os pais estavam com muito medo das consequências de admitir o milagre que Jesus tinha feito. Ouça:
João 9.18–22 NAA
18 Os judeus não acreditaram que ele tinha sido cego e que agora podia ver, enquanto não chamaram os pais dele 19 e lhes perguntaram: — É este o filho de vocês, que vocês dizem que nasceu cego? Como é que agora ele está vendo? 20 Então os pais responderam: — Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego, 21 mas não sabemos como agora está vendo. E também não sabemos quem lhe abriu os olhos. Perguntem a ele, pois já tem idade e poderá falar por si mesmo. 22 Os pais dele disseram isso porque estavam com medo dos judeus, pois estes já tinham combinado que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.
Observe como esses homens agiam e como em mais um padrão de comportamento se tornavam pedras de tropeço para os pequeninos.
Então Jesus começa ensinando aos seus discípulos:

Em 1º lugar: O PERIGO DE VIVER USANDO MÁSCARAS.

Lucas 12.1 NAA
1 Visto que milhares de pessoas se aglomeraram, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: — Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.
Irmãos, imaginem aí essa cena! Cristo estava novamente em um lugar público e o povo estava alvoroçado para ver e ouvir o Senhor. Lucas escreve que o povo se atropelava, as pessoas queriam estar pertinho de Jesus, para ouvir bem quais ensinos sairiam da sua boca. Lembrem que naquela época não tinha equipamento de som e nem microfones. Então Jesus começa a pregar em alta voz.
Lucas nos conta que Ele se dirigia primariamente aos seus discípulos nessa mensagem de alerta, mas nós devemos lembrar que não eram apenas os 12 apóstolos, porque nessa altura de seu ministério já haviam muitos outros discípulos e eles precisavam estar firmados no Senhor. Mas, é evidente que era intenção de Jesus que as demais pessoas também ouvissem essa mensagem.
Esse alerta continua válido para nós, irmãos!
Quando Jesus faz um alerta, significa que o perigo é real!
“Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”.
Bem, está claro que Jesus está alertando seus discípulos quanto a hipocrisia, mas por que Ele usa “fermento dos fariseus”?
O fermento serve para inflamar a massa, ele contamina a massa do bolo e dos pães de modo que ela incha e cada vez mais cresce. Era justamente assim o fermento dos fariseus, em cada ação fingida deles diante do povo eles ganhavam mais aplausos e sua imagem era venerada, eles se tornavam cada vez mais proeminentes diante do povo, porem não nutriam, não alimentavam os outros, na verdade estavam somente inchados e diante de Deus aquele comportamento era totalmente reprovável.
Mais que isso, esse fermento maligno saia contaminando outras pessoas que percebiam que se agissem daquele mesmo modo também receberiam reconhecimento e aplausos dos homens. Por isso o alerta de Jesus, CUIDADO COM ESSE FERMENTO.
NÃO SE CONTAMINEM COM ISSO, PODE SER UM CAMINHO SEM VOLTA.
E não é verdade? Não temos diariamente visto irmãos e pastores enveredando por esse caminho com o intuito de agradar as pessoas por palavras doces e comportamentos de falsa piedade?
Esse fermento ainda está no mundo e todo servo de Deus deve buscar uma vida de santidade e sinceridade diante de Deus, ainda que isso lhe custe olhares de reprovação dos falsos. Então, Jesus salta do alerta para o anúncio de juízo. O comportamento falso não ficará encoberto para sempre, a hipocrisia não passará despercebida.
Lucas 12.2–3 NAA
2 Não há nada encoberto que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a ser conhecido. 3 Porque tudo o que vocês disseram às escuras será ouvido em plena luz; e o que disseram ao pé do ouvido no interior da casa será proclamado dos telhados.
De forma clara e simples Jesus declara que não há NADA OCULTO QUE NÃO VENHA A SER REVELADO!
Aquela trama dos fariseus, para matar Jesus, seria exposta, como sabemos! E ainda que algo passe despercebido de nossos olhos aqui, nos juízo tudo ficará em plena luz. Nenhuma máscara permanecerá, nenhum personagem passará despercebido dos olhos de Deus.
Por isso: CUIDADO COM O FERMENTO DOS FARISEUS.

Em 2º lugar: O JUSTO JUIZ E O GRANDE VALOR DOS CRENTES.

Irmãos, esse cuidado com o fermento dos fariseus não se trata somente do desejo de se parecer com eles, mas também do medo da perseguição que esses homens podiam imprimir, então o medo levava algumas pessoas a ceder aos comportamentos fingidos e a falsa religiosidade. Por isso Jesus alerta os seus discípulos com as seguintes palavras.
E elas permanecem verdadeiras!
Lucas 12.4–5 NAA
4 — Digo a vocês, meus amigos: não temam os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. 5 Eu, porém, vou mostrar a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo que a esse vocês devem temer.
O maior mau que esses homens, ou qualquer que seja o perseguidor de nossos dias, podem nos fazer é matar o corpo. Além disso, eles não podem fazer absolutamente nada. Mais e após isso?
Esse alerta de Jesus, nos leva a contemplar a eternidade que está logo a nossa frente, e ao mesmo tempo contemplar a sua pureza e majestade, junto com o seu juízo perfeito e fiel.
Há alguém que devemos realmente temer. Não o temor que temos de gente má e tirana, mas o temor respeitável que devemos ter diante daquele que tudo sabe e tudo pode. Deus, que é o justo juiz tem real poder sobre cada indivíduo, não só nessa vinda, mas também na vindoura.
Em outras palavras, Jesus está dizendo:
“O que adianta vocês cederem as pressões dos fariseus para preservar a vida e o conforto que vocês tem aqui?”
“Se há alguém a quem temer, não é coerente que seja aquele que tem poder para decidir o nosso destino eterno?”
“Sim, é ao Senhor que é BOM e PERFEITO que vocês devem temer, respeitar e obedecer!”
Ao longo da história os cristãos perseguidos foram compelidos a desistir de Deus e negar a fé, desde aqueles dias até hoje ainda é assim em muito lugares, seja por pressões de seitas religiosas do mau, ou de sistemas políticos diabólicos como o comunismo. Jesus declara que é extremamente insensato buscar anos de conforto e aplausos dos homens em detrimento da eternidade!
Portanto: NÃO NEGOCIE A SUA FÉ! Um verdadeiro sábio age assim, como Salomão escreve: Provérbios 9.10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o Santo é ter entendimento.” O verdadeiro sábio teme a Deus e o respeita.
Mas, talvez alguém entendesse as palavras do Jesus com extrema severidade, então, ao passo que Ele apresenta o Pai como o Juiz supremo e eterno diante do qual os homens devem temer e tremer, Ele passa a apresentar o nosso Deus também como aquele que nos ama e cuida de nós como ninguém pode nem imaginar”. COM UM AMOR INCONDICIONAL.
Jesus diz:
Lucas 12.6–7 NAA
6 — Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Entretanto, Deus não se esquece de nenhum deles. 7 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não temam! Vocês valem bem mais do que muitos pardais.
Que declaração de amor do nosso Deus!
Aqueles homens sabiam que essas aves custavam muito pouco, praticamente qualquer pessoa podia comprá-las. Apenas duas moedinhas era o suficiente para adquirir não um, mas cinco pardais. Mesmo assim Deus não se esquece de nenhuma daquelas aves que ele mesmo criou.
Então, para mostrar o cuidado precioso que o Senhor tem pelos seus eleitos, Jesus vai além e diz que cada fio de cabelo nosso está contado, tamanho é o nosso valor diante de Deus! Por tanto não necessitamos temer, nem mesmo a morte!
Como assim? Jesus não havia acabado de ensinar que devíamos temer ao Senhor? Sim! Nós devemos temer, mas não com o temor que os mundanos possuem, sem fé e nem esperança, mas com o respeito e reverência que o seu Nome puro e precioso requer.
Quem está distante de sua graça deve temê-lo pela angústia do juízo, nós por outro lado devemos descansar em suas poderosas mãos porque o SOBERNAO DO UNIVERSO nos ama incondicionalmente e enviou seu Filho para pagar a nossa dívida.
As palavras graciosas de Jesus então ficam completas: “Vocês valem bem mais que muitos pardais!”
Isso significa que o amor de Deus é algo que jamais conseguiremos quantificar, é tão grande que não podemos nem mesmo imaginar a riqueza do seu valor, o que sabemos sobre esse amor foi declarado por Jesus em João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Aquele que nos amou a esse ponto evidentemente no dará a vida eterna e estará conosco em cada instante mesmo diante de tribulações, provas e até mesmo a perseguição dos homens maus.
Portanto, você pode viver:

Em 3º lugar: CONFIANDO NO DEUS QUE CUIDA DOS SEUS FILHOS.

Agora, Jesus encoraja os seus discípulos a manterem-se firmes mesmo diante da maldade do mundo e da perseguição dos hipócritas.
A benção eterna de uma vida perseverante no Senhor e fiel é simplesmente maravilhosa, o próprio Deus dará testemunho em nosso favor. Em contrapartida o prejuízo daqueles que amarem o mundo é terrível e eterno. Ele diz:
Lucas 12.8–9 NAA
8 — Digo mais a vocês: todo aquele que me confessar diante dos outros, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; 9 mas o que me negar diante das pessoas será negado diante dos anjos de Deus.
O Senhor sempre nos leva a ter os olhos fitos na eternidade!
O aqui e agora é passageiro!
Mas, os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória que há de ser revelada em nós, como diz o apóstolo Paulo. E o início dessa glória eterna para os servos de Deus se dará quando o nosso Senhor nos vindicar e declarar que lhe pertencemos diante dos anjos dos céus.
Ali ouviremos do Senhor: “Vinde benditos do meu Pai”...
É nesse momento sublime e em todo o estado de glória posterior que os nossos olhos devem estar fixos!
Esse é um chamado de Cristo para a sua igreja, TENHAM FÉ! Creiam e confiem. Por isso devemos confessá-lo diante dos homens, não apenas no dia do nosso batismo, mas todos os dias, com as nossas bocas, as nossas escolhas e as nossas vidas.
(9) Por outro lado, aqueles que desistirem da caminhada no meio do caminho, ou até mesmo que negarem ao Senhor por ter mais apego a opinião dos homens maus e ao conforto desse mundo caído, a sentença já está previamente declarada por Jesus, Ele mesmo os negará diante de todos em seu supremo tribunal.
Mateus 7.23 NAA
23 Então lhes direi claramente: “Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal.”
E para mostrar quem eram os lobos daqueles dias, os falsos mestres daquele povo, Jesus diz:
Lucas 12.10 NAA
10 Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão.
Essas palavras eram claras! Elas apontavam para os fariseus, os quais Jesus já tinha acusados de blasfemar contra o Espírito Santo. Em outras palavras: “Esse é o risco que corre quem dá ouvidos aos blasfemadores, cometer um pecado imperdoável”!
Quanto a esse pecado, nós já falamos aqui!
Não pense que é como se a fonte de perdão de Deus se esgotasse para algumas pessoas, pois Ele é rico em misericórdias, mas tais indivíduos tornaram-se tão obscurecidos de incredulidade que jamais se arrependerão desse pecado, de atribuir o poder das obras santas e a missão de Cristo ao diabo.
Que grande alerta, meus irmãos! NÃO DEEM OUVIDOS PARA SEGUIR OS CAMINHOS DOS HOMENS MAUS, POIS O FIM DELES É MORTE!
Então, depois de declarar uma benção incorruptível para nós nos céus o Senhor vai além!
Lucas 12.11–12 NAA
11 — Quando levarem vocês às sinagogas ou à presença de governadores e autoridades, não se preocupem quanto à maneira como irão responder, nem quanto às coisas que tiverem de falar. 12 Porque o Espírito Santo lhes ensinará, naquela mesma hora, as coisas que vocês devem dizer.
É como se Ele dissesse para os discípulos: “É bem verdade que aqueles que decidem ser fiéis e viver piedosamente serão perseguidos, mas Eu não estarei com vocês somente na eternidade nos céus, Eu estarei com você TODOS os dias até a consumação dos séculos”
Irmãos, o mais simples e iletrado de nossos irmãos quando perseguido dá testemunho santo, pois É o Espírito Santo que abre as nossas bocas para falar e declarar a sua glória, isto significa que mesmo diante dos perigos de um mundo mau o Senhor está conosco o tempo todo, nos guiando e guardando e nos separando para propósitos santos.
Você deve se lembrar de como o nosso irmão Estevão, o primeiro mártir da igreja testemunhou de Cristo diante de seus algozes porque o Espírito Santo lhe abriu a boca. Isso está escrito em Atos dos apóstolos, no capítulo 7, Ele pregou a Palavra com fidelidade e aqueles mesmos religiosos ficaram irados e o mataram.
(COMENTAR)
Atos dos Apóstolos 7.54–60 NAA
54 Ao ouvirem isto, ficaram com o coração cheio de raiva e rangiam os dentes contra ele. 55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus. 56 Então disse: — Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à direita de Deus. 57 Eles, porém, gritando bem alto, taparam os ouvidos e, unânimes, avançaram contra ele. 58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram as capas deles aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 E enquanto o apedrejavam, Estêvão orava, dizendo: — Senhor Jesus, recebe o meu espírito! 60 Então, ajoelhando-se, gritou bem alto: — Senhor, não os condenes por causa deste pecado! E, depois que ele disse isso, morreu.

CONCLUSÃO:

Nós devemos extrair algumas lições importantes dessa passagem:
A hipocrisia é como fermento que inflama, cresce e destrói. POR ISSO DEVEMOS SER TRANSPARENTES E FIÉIS AO SENHOR.
Ninguém pode se esconder de Deus, nada ficará oculto no juízo. POR ISSO DEVEMOS GUARDAR O NOSSO CORAÇÃO DO MAU.
Temer a Deus é o princípio da sabedoria, não levar em conta a eternidade é a maior tolice. POR ISSO DEVEMOS TER UM ESTILO DE VIDA CONTEMPLATIVO, MIRANDO SEMPRE A GLÓRIA DO POR VIR.
O juízo de Deus é severo e justo, suas consequências são eternas. POR ISSO DEVEMOS NOS MANTER PERSEVERANTES E TEMER SOMENTE AO SENHOR.
Grande é para Deus o valor dos seus filhos. POR ISSO PODEMOS CONFIAR SEMPRE NO SENHOR E SERMOS GRATOS PELO SEU AMOR.
Negar ao Senhor e rejeitar a obra do Espírito trará consequências eternas. POR ISSO DEVEMOS NOS ACAUTELAR CONTRA A INCREDULIDADE.
Por outro lado, os que confessam ao Senhor serão eternamente honrados. POR ISSO DEVEMOS HONRÁ-LO E DAR GLÓRIAS A DEUS.
Aqueles que estão com o Senhor pode até ser perseguidos, mas o Senhor mesmo é quem nos guiará pelo seu Espírito. POR ISSO PODEMOS DESCANSAR NO SENHOR.
Então:
Quem vive uma vida de mentiras e máscaras, pode ser até que consiga enganar muitos homens, mas a verdade é que essas pessoas jamais enganarão ao Senhor, então todos devem estar cientes de que Deus trará a luz toda mentira e falsidade e punirá com rigor eterno os hipócritas, pois negaram a Jesus porque deram mais valor ao seu status diante dos homens do que diante de Deus.
Mas, se vivermos uma vida pura, sem máscaras, com integridade e santidade, confessando publicamente que servimos ao Senhor e que Cristo nos resgatou das trevas é bem provável que sejamos rejeitados por muita gente, incluindo esses hipócritas, é provável até que sejamos perseguidos em algum nível. Mas nós temos a promessa de Deus, que não pode mentir, de que ainda que nos levem para o tribunal dos homens o Senhor estará ao nosso lado, não faltará palavras em nossas bocas que testemunhem do seu nome, e ainda que tirem a nossa vida, a eternidade pertence aos Filhos de Deus e grande honra haverá para nós nos céus, pois para Deus nós somos muito preciosos.
O próprio Senhor Jesus disse em Mateus 5.11-12
Mateus 5.11–12 NAA
11 — Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. 12 Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
Amém!!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.