Exposição Efésios 4:17-24 (Não andem como os gentios)

Efésios  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

Texto Base

Efésios 4.17–24 ARA
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. 20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, 21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Introdução

Vimos anteriormente que a divisão da carta de Paulo aos Efésios se constitui basicamente em dois grandes blocos, sendo do capítulo 1 ao 3 parte doutrinária e do capítulo 4 ao 6 parte prática. No verso 1 do capítulo 4 Paulo havia chamado os Efésios a andarem de modo digno da vocação com que haviam sido chamados.
Efésios 4.1 ARA
1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
Ele havia detalhado como deveriam andar no verso 2 e havia estabelecido o motivo pelo qual deveriam assim andar no verso 4-6. O motivo pelo qual eles deveriam andar de modo digno era para que a unidade da igreja pudesse ser preservada e ele pausa a temática da dignidade para trabalhar sobre unidade nos versos 7-16 e retoma a temática em nossa pericope destaque.

Explicação

No texto em destaque, em que Paulo está tratando do modo com os Efésios deveriam andar, ele divide e estabelece 3 pontos.
1 - Abandonar o estilo de vida dos gentios (V17-19)
2 - Agir como quem foi instruído por Cristo (20-21)
3 - Se revestir do novo homem formado em Cristo (23-24)

1 - Abandonar seu antigo estilo de vida (V17-19)

Efésios 4.17–19 ARA
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
Efésios 4:17a
Isto, portanto, digo e no Senhor testifico
Paulo inicia sua tese apelando a sua autoridade apostólica e a autoridade de quem está no Senhor.

Não andem como andam os gentios (V17b)

Efésios 4:17b
que não mais andeis como também andam os gentios
Paulo aqui chama os Efésios a andarem de modo distinto do povo de onde Deus os havia retirado.
Algo muito semelhante aquilo que Deus havia pedido a nação de Israel quando foram libertos do Egito.
Nossa salvação em Cristo é um novo Êxodo.
Somos libertos do egito (Pecado)
Somos libertos de Faraó

Aplicação

Os cristãos são chamados a serem um povo diferente. Israel, após sair do Egito parou no Sinai e recebeu uma nova legislação, do mesmo modo, os cristãos após serem libertos do pecado recebem um novo coração com as leis de Deus impressas dentro.
Um outro aprendizado que temos aqui é que realmente somos chamados a sermos distintos. Jesus chamou pessoas cansadas e sobrecarregadas a virem a ele, pessoas que estão cansadas e sobrecarregadas de um antigo estilo de vida não estão procurando algo semelhante, mas algo diferente.
Não atrairemos os cansados e sobrecarregados nos parecendo com o mundo, atrairemos apenas os mundados.
Pessoas acham que a radicalidade afasta as pessoas, mas o que afasta as pessoas (cansadas e sobrecarregadas) é a conformidade.

Como andam os gentios?

Efésios 4.17–18 ARA
17 na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,
Na vaidade de seus próprios pensamentos (v17c)
Obscurecidos de entendimento (v18)
Alheios a vida de Deus (V18)
Por causa da ignorância em que vivem, pela dureza de seu coração. (V18)

1 - Na vaidade de seus próprios pensamentos. (V17)

A palavra vaidade significa:
STRONG
ματαιοτης mataiotes 1) o que é destituído de verdade e conveniência 2) perversidade, depravação 3) fragilidade, falta de vigor
James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
Low-Nida
65.37 μάταιος, α, ον; ματαιότης, ητος f: relativo a ser inútil com base em ser fútil e carente de conteúdo — ‘inútil, fútil, vazio, futilidade’. μάταιος: μὴ χαλιναγωγῶν γλῶσσαν αὐτοῦ … τούτου μάταιος ἡ θρησκεία ‘se ele não controla sua língua … a religião dele é fútil’ Tg 1:26.
ματαιότης: que vocês não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos’ Ef 4:17.
O primeiro ponto aqui de Paulo está relacionado ao modo de pensar dos gentios que é fútil ou inútil, ele vivem para si mesmos, apenas para as suas necessidades ou prazeres e vaidades.

2 - obscurecidos de entendimento (V18)

Paulo nos mostrou nos capítulos anteriores que a obra de salvação ilumina os olhos do entendimento (Ef 1:18) e vimos que ele orava para que os Efésios pudessem compreender qual era a largura, altura, profundidade e cumprimento do amor de Cristo e entendê-lo (Ef 3:18-19).
Os gentios, ao contrário dos cristãos que tinham sido iluminados, estavam entenebrecidos.

3 - alheios à vida de Deus (V18)

Paulo argumenta que os gentios além de andarem em futilidade pensamentos, estarem entenebrecidos em entendimento, eles também estão “distanciados/excluidos” da vida de Deus.
A palavra vida é zoe e está relacionada a nova vida que Cristo dá ao seu povo.
Ou seja, o argumento de Paulo é que esses gentios, ainda que vivos na carne estão mortos no espírito.

4 - por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração (V18)

Paulo aqui explica o motivo pelo qual os gentios estão separados da vida de Deus.
1 - Por causa da ignorância que vivem.
Ou seja, seu estado mental de falta de entendimento.
2 - Por causa da dureza de seu coração.
Paulo aqui mostra qual o motivo da ignorância dos homens em relação a Deus: A dureza de seu coração.

Aplicações

Aplicação 01

Não devemos andar na futilidade de nossos pensamentos.
Somos chamados a pensar nas coisas do alto (Cl 3:1-2), nas coisas mais sublimes e mais importantes e não apenas para vivermos para nós mesmos. Nosso próprio processo de educação moderno visa educar as crianças apenas para as necessidades terrenas e não pensa na expansão de suas almas para as coisas transcendentes e elevadas.

Aplicação 02

Os ímpios por mais dotados de capacidades intelectuais que possam ser estão entenebrecidos no seu entendimento.
Precisamos voltar a fazer a distinção do Santo/Profano, do Justo/Ímpio. Precisamos voltar a estabelecer a tese a antítese, entender que existe o homem regenerado e o não regenerado.
O ímpio produz impiedade e o justo produz justiça.
Precisamos voltar a ver a realidade pelas lentes da bíblia.
Salmo 53.1 ARA
1 Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem.
1Coríntios 3.19 ARA
19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.
Não somos chamados a tomar conselho de ímpios ou admira-los como exemplos para nós;
Salmo 1.1 ARA
1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Aplicação 03:

A maior tragédia que pode ser vivida é a tragédia de viver no mundo de Deus, viver em Deus e viver sem Deus.
O breve catecismo puritano e de westminster em sua primeira pergunta diz: Qual o fim principal do homem? R: O fim principal do homem é glorificar a Deus a alegrar-se nEle para sempre.

Aplicação 04:

Pessoas tendem a achar que a incredulidade dos homens é apenas uma problema intelectual, ou seja, se eu explica corretamente e provar a existência de Deus por meio das evidências corretas as pessoas vão acreditar.
Não é essa a realidade bíblica.
A realidade bíblica é que a cegueira é fruto do endurecimento do coração, da rejeição obstinada em relação a Deus.
Não existem falta de evidências, afinal vivemos no mundo de Deus, Ele imprimiu suas marcas em toda a criação. O Salmista declara que os céus proclamam a sua glória.
Paulo diz que a criação revela claramente o criador, mas que essa revelação é suprimida pelo coração insensato.
Romanos 1.19–25 ARA
19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
O problema do homem não é intelectual apenas, é o pecado.
O veredito é o seguinte: João 3.19 “19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.”

Se tornaram insensíveis e se entregaram a dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

Efésios 4.19 ARA
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
Paulo aqui argumenta que por terem se tornado insensíveis devido o entenebrecimento de seu entendimento, a dureza de seu coração eles se entregaram a:

1 - Dissolução

A palavra dissolução no dicionário Low-Nida significa:
ἀσέλγεια, ας f: comportamento completamente desprovido de restrição moral, geralmente com a implicação de licenciosidade sexual — 'comportamento licencioso, imoralidade extrema'. μὴ μετανοησάντων ἐπὶ τῇ ἀκαθαρσίᾳ καὶ πορνείᾳ καὶ ἀσελγείᾳ ᾗ ἔπραξαν 'eles não se arrependeram das coisas imundas que fizeram, de sua imoralidade e atos licenciosos' 2 Cor 12:21. Em algumas línguas, o equivalente a 'comportamento licencioso' seria 'viver como um cão' ou 'agir como um bode' ou 'ser um galo', em cada caso referindo-se a comportamento sexual promíscuo.

2 - Com avidez cometerem toda sorte de impureza:

A palavra impureza aqui não é porneia, então tem uma aplicação mais ampla que pecados sexuais. É impureza no sentido moral.
Aplicação
Sempre que andamos destituídos da vida de Deus, ignorantes ao criador, em dureza de coração, perdemos a sensibilidade e caminhamos rumo em direção a dissolução e a impureza. Quanto maior for essa insensibilidade e esse afastamento de Deus, mais longe vamos em nossos pecados. Paulo tratando da rejeição do conhecimento de Deus, mostra que o julgamento de Deus é entregar o homem a si mesmo, permitindo que se contaminem e desonrem a si mesmos.
Romanos 1.26–27 ARA
26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.

Conclusão

Paulo em sua conclusão faz um contraponto entre os receptores da carta e os gentios de quem ele estava falando.
Efésios 4.20–21 ARA
20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, 21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,
E na sequência os chama a abandonarem a insensatez e se revestirem de entendimento (V23) se revestindo do novo homem criado segundo Deus.
Efésios 4.22–24 ARA
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Aplicação:
Existem dois cabeças federais: Adão e Cristo.
Ou estamos em Adão andando como os ímpios ou estamos em Cristo vivendo como novos homens formados a imagem de Deus.
Em quem você está?
Em Cristo ou em Adão?
Você é justo ou ímpios?
Você foi iluminado ou está entenebrecido?
Seu coração foi regenerado ou é duro como uma pedra?
Quem é você?

Encerramento

1 - Se você ainda não é um homem segundo Deus, saiba que você não está em Cristo mas em Adão e Deus te chama para se revestir de um novo entendimento se despindo do velho homem.
2 - Talvez você se diga Cristão, mas você tem andando como os gentios. Se esse é o caso, você precisa se revestir de Cristo, pois talvez você não esteja nEle.
3 - Se você tem andado como um novo homem, corra para o prêmio da soberana vocação e adore a Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.