A Segunda Besta do Apocalipse
A Verdade Revelada - Semana da Esperança 2025 • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Vocês já pararam para analisar como nosso dia a dia é cheio de sinais?
Os casais para expressar um compromisso usam uma aliança
Um torcedor fanático, para demonstrar sua paixão usa a camisa de seu time
Entre outros
O tema de hoje tem a ver com o sinal, com a marca que aparecerá no futuro
A Marca da Besta
O Apocalipse fala de maneira mais forte e ameaçadora quando o assunto é a marca da besta
Para não receber a marca, e assim a condenação. Temos que nos colocar ao lado de Deus custe o que custar
Estamos nos dividindo em dois grupos: Os que guardam e não guardam, aqueles que serão salvos e os perdidos
Nós somente vamos compreender bem o que a Palavra quer nos dizer através do Espírito Santo, tanto que foi escrito em João 14.26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
O selo de Deus
O selo de Deus
Vamos voltar ao texto que fala sobre a marca da besta. Acompanhe
o que está em Apocalipse 14.9–10 “Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.”
O selo era a identificação de uma autoridade, de um governante. O selo traz consigo o nome, o cargo que ocupa e o território do seu domínio. No selo de Deus, está a Sua vontade de salvar a humanidade. O selo de Deus está espalhado por toda a Bíblia.
Êxodo 20.8–11 “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.”
Nome: “Senhor teu Deus”
Título/Cargo: Criador (“fez o Senhor”)
Território: “céus e terra, o mar e tudo o que neles há”
O Sábado é o selo de Deus
Ezequiel 20 também é traz de maneira mais direta que o Sábado é o selo de Deus
Talvez, alguém possa dizer assim: “Esse verso estava se referindo apenas ao povo de Israel. Nós estamos na era da graça”.
O Sábado existe muito antes dos Judeus
Judeus são aqueles que são descendentes de Judá, filho de Jacó
Mas muito antes do próprio Jacó o sábado já tinha sido instituido
O Sábado foi estabelecido na Criação do Mundo
Gênesis 2.2–3 “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”
Deus sempre teve o seu povo, e o Sábado sempre foi seu selo com eles
O selo da Besta
O selo da Besta
Satanás sempre tenta copiar o que Deus fez. Se o selo de Deus era um dia, o que você acha que o inimigo fez para ser seu selo? Um dia
Daniel 7.25 “Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.”
Segundo Daniel, o anticristo, ou o poder perseguidor, “cuidará em mudar os tempos e a lei”
Primeiro ele alterou a lei através de fazer imagens para adorar a Deus, a quebra do segundo mandamento
E após isso mudou também os tempos
No início do cristianismo, o império romano considerava o cristianismo como uma religião ilegal, por isso, perseguia e proibia essa religião
Tudo mudou quando o imperador Constantino no ano de 312 se converteu ao cristianismo após ter uma visão na Batalha da Ponte Mílvia
E a partir daí, o cristianismo se tornou a religião oficial do império
Porém, havia um problema, como que aquelas pessoas que sempre seguiram a religião romana iriam mudar tão drasticamente
O resultado foi que acabaram trazendo algumas coisas deles para o cristianismo
E no ano de 321, colocaram o dia do sol como o dia de descanso, agregando alguns detalhes do paganismo ao cristianismo
E o dia do sol é conhecido hoje como domingo
Dies Domini - Dia do Senhor
Inglês = Sun Day
A guarda do domingo é a marca da besta
Características da segunda besta
Características da segunda besta
Essa primeira besta é um poder político/religioso que profere blasfêmias contra Deus. Depois de 1.260 anos de supremacia, ela é golpeada como de morte. Nessa época aparece uma outra besta.
Apocalipse 13.11 “Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão.”
Todas as características da segunda besta assinaladas na profecia se cumprem com o surgimento dos Estados Unidos. Surgiram como nação em 1776 em um território não habitado por outra nação civilizada.
Apocalipse 17.15 “Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.”
Ou seja, o mar representa um lugar já povoado, como por exemplo a europa, ásia. A Igreja Católica surgiu em meio a um lugar já povoado
Em contraste, terra seria um lugar não povoado, como o continente americano
Em seu começo, os Estados Unidos falavam como um cordeiro, símbolo de seus ideais de liberdade. No entanto, chegará o momento em que, conforme a profecia, falará como um dragão. A segunda besta se unirá à primeira, e o Apocalipse declara:
Apocalipse 13.12 “Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada.”
Apocalipse 13.15 “e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.”
União da primeira com a segunda besta
União da primeira com a segunda besta
A profecia bíblica está nos falando de uma união entre as duas bestas, somando as forças políticas e religiosas. E lembre-se de que, quando a Bíblia fala do futuro, ela nunca erra.
As relações entre os Estados Unidos e o Vaticano têm se tornado cada vez mais estreitas.
Começou na Primeira Guerra Mundial, quando o presidente Roosevelt enviou um representante pessoal a Roma, e o papa designou um delegado apostólico para os Estados Unidos.
O vínculo se intensificou em 1961, com a posse do primeiro presidente americano católico, John Kennedy.
Posteriormente, em 1984, o presidente Reagan nomeou o primeiro embaixador norte-americano junto ao Vaticano.
Nos últimos anos, o governo do presidente Barack Obama e Hillary Clinton, secretária de Estado, mais uma vez traçou planos de aproximação entre Estados Unidos e Vaticano.
Segundo a profecia bíblica, será por meio da segunda besta que a adoração será imposta à primeira besta.
Os Estados Unidos tomarão a iniciativa de obrigar as pessoas a adorarem a imagem da besta, deixando de lado as suas atuais ideias de liberdade religiosa.
A segunda besta ainda:
Apocalipse 13.14 “Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu;”
Durante os 42 meses, a primeira besta era adorada e obedecida por meio de um sistema de leis repressivo no qual os que não aceitavam a adoração forçada eram perseguidos e mortos.
O texto nos diz que será feita uma imagem, ou seja, uma cópia do sistema de leis do passado para conseguir os mesmos resultados alcançados durante a época da inquisição.
A imagem da primeira besta se formará quando mais uma vez o Estado e a igreja apostatada se unirem para impor um dia oficial de culto, que não é o sábado bíblico.
Essa marca será colocada, segundo Apocalipse 13.16 “A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte,”
A fronte representa a mente, com a qual a Bíblia espera que sirvamos a Deus (aqueles que por escolha própria aceitam o domingo).
Por outro lado, a mão é símbolo de trabalho (aqueles que aceitam para não sofrer perseguição ou por conveniência).
A marca será imposta quando for decretada uma lei proibindo a compra e a venda àqueles que não tiverem essa marca. Podemos chamar de decreto dominical. É algo profético. Está escrito com clareza na Bíblia e não é nenhuma imaginação doentia ou fanatismo.
De que lado você está?
De que lado você está?
Hoje quem não obedece aos mandamentos de Deus, inclusive o sábado, é culpado e está em pecado. Os que aceitam a substituição do sábado pelo domingo estão em rebelião contra Deus e terão a marca da besta.
Durante a Revolução Farroupilha (1835–1845), um jovem gaúcho chamado João percebeu que a cidade de Porto Alegre poderia ser tomada por tropas imperiais.
Sem armas e sem treinamento militar, ele subiu sozinho até a ponte de pedra que ligava o centro da cidade à zona do porto.
Ele tinha apenas uma bandeira improvisada com um pano vermelho.
Quando as tropas imperiais passaram, ele levantou a bandeira e gritou:
“Aqui estou, do lado da minha gente!”
Os soldados, admirados com a coragem do rapaz, hesitaram e não avançaram naquele ponto, ganhando tempo para que os defensores se preparassem.
Assim como João levantou a bandeira sem armas, para mostrar de que lado ele estava, nós podemos demonstrar nossa fidelidade a Cristo pelo nosso compromisso com Ele, mesmo quando “não temos forças” para combater podemos demonstrar através de nossas escolhas e atitudes de que lado estamos
Jesus disse certa vez:
João 14.15 “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.”
Ao decidir ser fiel a Deus, quanto à lei e ao sábado, demonstramos ao mundo de que lado estamos. Embora isso envolva sacrifícios, é recompensador ficar do lado de Deus.
E a escolha é sua. Não é pelo medo, mas sim por amor que Deus lhe chama. A Bíblia apresenta as terríveis consequências que terão aqueles que receberem a marca da besta na mão ou na fronte.
Apocalipse 14.10 “também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.”
Diante disso, atentar para um conselho de Pedro é muito importante para sua salvação:
Atos dos Apóstolos 5.29 “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.”
Quando a lei dos homens não se choca com a lei de Deus, a postura correta é obedecer a essa lei.
Mas, quando há conflito, você deve ficar ao lado da lei de Deus. Entre Deus e os homens, a escolha certa para a salvação é Deus.
Nos momentos mais difíceis das perseguições, os filhos de Deus não estarão abandonados.
Em Daniel 12.1 “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.”
O próprio Jesus Se levantará em favor do Seu povo e o libertará. Na vinda de Jesus, nas nuvens dos céus, com poder e muita glória, com todos os anjos, Deus salvará e libertará para sempre aqueles que decidiram fazer Sua vontade.
Corrie ten Boom e sua família esconderam judeus da perseguição nazista na Holanda.
A sua fidelidade a fazer o que Deus queria custou muito para ela, foi levada ao campo de concentração.
Perdeu seu pai e uma de suas irmãs, o preço foi muito ato em decidir seguir o que Deus pede, não o que os homens pede.
Mas, ela libertou muitas vidas da morte.
Apelo
Apelo
Quando decidimos fazer o que Deus nos pede muitas vezes sofremos coisas que nunca imaginariamos.
Mas, Cristo nos liberta constantemente. Na cruz do Calvário, Ele pagou o preço do nosso resgate, libertando-nos da culpa dos nossos pecados.
E quando a última tormenta do grande conflito se abater, Ele virá para buscar Seus filhos e conceder-lhes a libertação completa do mal.
Satanás será completamente destruído. Jesus prometeu:
João 14.1–3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”
Deus deseja que todos nós nos salvemos. Satanás quer desesperadamente que nos percamos.
Nossa decisão é expressa por meio da obediência.
A Bíblia diz que somos escravos daquele a quem obedecemos.
Hoje você pode escolher a quem vai obedecer, qual caminho vai seguir.
Que tipo de sinal ou marca você quer receber? O selo de Deus ou a marca do inimigo?
Não existe neutralidade, não existe em cima do muro.
Ontem você me disse e declarou também a Deus que quer estar do lado certo
Mas a pergunta que eu te faço hoje é:
Quando chegar o tempo de provação, como estará a sua fé?
Quando as dificuldades chegarem você terá fé o suficiente para acreditar naquilo que é impossível ou irracional?
Você tem fé o suficiente para aparentemente colocar sua família, seus filhos em risco e sem conseguir ver de maneira palpável o agir de Deus e que Ele está lá?
Como você quer ter uma fé para o fim dos tempos se você não exercita ela nos dias de hoje?
O tempo do fim está chegando, é hora de cada dia mais aumentar nossa fé e comunhão com Cristo.
“É impossível fazer com que um mundo cético perceba a fé que você tem se ela não uma fé viva em Cristo como um Salvador pessoal […] Quem está ocupado no serviço do Mestre necessita de uma experiência mais elevada, profunda e ampla do que imagina […] O Espírito Santo trabalha com aquele que quer ser trabalhado, molda o que deseja ser moldado, prepara o que anela ser preparado” Obreiros Evangélicos p.214, 215
Você tem realmente desejado que Cristo volte?
Ou você fala da boca pra fora para ninguém te julgar. Mas quando chegar a hora da provação, a hora que seu filho, sua esposa quiser comer algo e você não poderá comprar.
Quando tudo o que você diz “crer” se tornará o motivo da sua morte.
Você realmente escolherá estar no lado certo?
Você realmente quer ver Cristo voltar?
A promessa de Jesus será cumprida, Ele nos protegerá, Ele nos cuidará. Você já decidiu que quer estar ao lado de Deus, mas você tem exercitado a sua fé para conseguir ficar ao lado de Deus?
Meu convite hoje é extremamente simples:
A cada dia, a cada momento, exercite mais e mais a sua fé. Só assim será possível vencermos.
