Quando Obedecer Parece Piorar Tudo

Esperança em Tempos Difíceis  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Texto: Êxodo 5:20-21
Êxodo 5.20–21 NAA
20 Quando saíram da presença de Faraó, encontraram Moisés e Arão, que estavam à espera deles, 21 e lhes disseram: — Que o Senhor olhe para vocês e os julgue, porque vocês nos fizeram odiosos aos olhos de Faraó e diante dos seus servos, dando-lhes a espada na mão para nos matar.
Introdução – Contexto Bíblico (Êxodo 5)
Moisés, obedecendo ao chamado de Deus, vai ao Faraó pedir a libertação dos escravos. Mas, ao invés de melhora, tudo piora para os israelitas: o rei não só recusa o pedido, como aumenta o sofrimento do povo, retirando a palha para fabricação dos tijolos, mas exigindo a mesma quantidade de trabalho. Os capatazes hebreus são espancados. O resultado do chamado foi aparentemente mais opressão e dor.

Argumentação

O Faraó enxergou o apelo de Moisés não como ordem divina, mas como ameaça política. Para evitar qualquer “rebelião”, endureceu a carga sobre os israelitas. Mas essa é uma estratégia clássica do inimigo: quando Deus planeja libertar seu povo, o inimigo intensifica a opressão, tentando destruir a fé, fazer o povo duvidar de Deus e de seus líderes.
A obediência a Deus nem sempre será seguida de alívio imediato. Muitas vezes, ser fiel significa enfrentar provas e situações que nos desafiam ao extremo. Nossa fé é testada não pela ausência de sofrimento, mas pela confiança em meio às dificuldades.
Aplicações para a Vida Cristã
Obedecer a Deus pode trazer dificuldades: Você já atendeu a um chamado divino e enfrentou resultados negativos logo no início? Isso não significa que foi um erro; é confirmação do conflito entre o bem e o mal. Deus nos ensina paciência, dependência d'Ele, e fé além das circunstâncias visíveis.
Deus intervém quando menos esperamos: Os israelitas não viam saída, mas Deus já preparava o livramento. O Senhor age no Seu tempo, mesmo que tudo ao nosso redor pareça ruir. Ele nos conduz nas trevas; confiar faz parte do processo do milagre.
Como ajudar quem “não conhece o Senhor”: Nosso papel é apresentar Deus como alguém pessoal, amoroso, libertador e presente em cada sofrimento humano. Conhecer o Senhor transforma nosso propósito, nossa visão de vida e nosso destino eterno.

Conclusão

Obedecer a Deus nem sempre traz conforto imediato. Às vezes, parece que tudo piorou! Mas é aí que Deus começa a construir algo novo. A provação não é ausência de Deus; muitas vezes, é o começo do livramento. Confie n’Ele enquanto caminha pela fé; Ele está trabalhando nos bastidores da sua história.
Que esse exemplo dos israelitas nos dê coragem: nas dificuldades, permaneça firme, pois Deus prepara milagres em meio à aparente derrota. O segredo é confiar e esperar n’Ele, porque “quando tudo parece ruir, Deus está começando a construir”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.