RECADOS AOS CRENTES! 1 Tessalonicenses 5.12-25

1 e 2 Tessalonicenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views

A igreja do Senhor Jesus é rica por que é formada por pessoas que vivem em comunhão uns com os outros e com o próprio Deus.

Notes
Transcript
Grande ideia: A igreja do Senhor Jesus é rica por que é formada por pessoas que vivem em comunhão uns com os outros e com o próprio Deus.
Estrutura: pedidos que dizem respeito à nossa vida com os outros (vv. 12-15; 25-28) e pedidos que dizem respeito à nossa vida com Deus (vv. 16-24)
Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Novo Testamento 5.12–22: Como Se Portar Entre o Povo de Deus

Os versículos 12–15 falam sobre como tratar uns aos outros. Os versículos 16–22 tratam da adoração da igreja como corpo (e em parte da adoração privada;

1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo Capítulo 7: Como Cultivar Relacionamentos Saudáveis na Igreja (1Ts 5.12–28)

O nome favorito utilizado por Paulo para descrever os crentes é “irmãos”. Ele usou esse título pelo menos sessenta vezes em suas cartas e nestas duas cartas aos tessalonicenses, ele o empregou 27 vezes.

1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo A Relação da Liderança da Igreja com os Crentes (5.23–28)

Howard Marshall observa que a ênfase “a todos os irmãos” indica que Paulo está pensando numa reunião com todos os membros da igreja – é interessante que ele simplesmente toma por certo que todos os membros da igreja realmente se reúnem regularmente, ao passo que muitos cristãos modernos são algo menos que regulares na sua freqüência à Casa de Deus.

N.T. Wright:
"Revendo toda a carta, observamos como Paulo transparece seu envolvimento pessoal com os tessalonicenses e sua determinação de que eles precisam ser firmados em fé, amor e esperança. A palavra de Deus que ele pregou desde o início, através da qual Deus operou poderosamente para criar a igreja e edificá-la, agora é para que continuem seu trabalho tanto através dos próprios escritos de Paulo como pelos ensinos dos líderes locais. Isso vai sustentá-los durante o sofrimento que eles já têm passado por causa de sua fidelidade a Jesus, como Rei e Senhor. Paulo tem cuidado de apresentar a eles a esperança de que, através de tempos turbulentos que virão sobre todo o mundo, o reino de Deus e a glória serão reveladas, e que o próprio Jesus, por fim, aparecerá novamente e vai justificar seu povo, trazendo-os ao conforto e à salvação finais. Ao se agarrarem a essa esperança, eles permitem que a obra de Deus os faça seu povo santo e atinja seu ponto máximo."
Vida com os outros. (vv. 12-15; 25-28)
A ênfase aqui é no “grande apreço” aos que “trabalham entre” e os que “presidem no Senhor e os admoestam (5.14)”.
Hebreus 13.17 NAA
Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês.
Estes lideres e pastores precisam ser “considerados” com amor.
1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo A Relação dos Crentes com a Liderança da Igreja (5.12,13)

O líder espiritual é um servo, um trabalhador. A liderança na igreja não é um posto de privilégios, mas uma plataforma de serviço. Os líderes trabalham entre os irmãos e não acima deles. Eles não são dominadores do rebanho, mas servos dele. Eles não vivem para explorar as ovelhas, mas para apascentá-las.

Ato contínuo é dito que se deve viver em paz com todos.
Mateus 5.9 NAA
— Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Tiago 3.18 NAA
Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
2Coríntios 13.11 NAA
Quanto ao mais, irmãos, adeus! Procurem aperfeiçoar-se, consolem uns aos outros, tenham o mesmo modo de pensar, vivam em paz. E o Deus de amor e de paz estará com vocês.
Paulo vai reiterar outras vezes essa expressão: “os que vivem de forma desordenada”. Esses devem ser admoestados.
1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo A Relação dos Crentes com a Liderança da Igreja (5.12,13)

A palavra grega nouthesia era empregada para a admoestação e correção daqueles que estão errados. Esta palavra é utilizada para advertir aqueles que estão se desviando, ou que estão em perigo de fazê-lo (5.14;

Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3560 νουθετεω noutheteo

νουθετεω noutheteo

do mesmo que 3559; TDNT - 4:1019,636; v

1) admoestar, advertir, exortar

Nessa mesma linha de pensamento Fritz Rienecker diz que ataktos significa sem ordem, desordenadamente, fora de alinhamento. A palavra era, primeiramente, um termo militar utilizado em relação ao soldado que estava fora de sintonia ou de alinhamento na fileira em marcha, ou acerca do movimento desordenado de um exército. Depois usou-se mais genericamente para qualquer coisa que estivesse fora de ordem. Nessa passagem, a referência especial parece que é à preguiça e negligência do dever, atitudes que caracterizavam certos membros da igreja em Tessalônica, que esperavam a parousia para muito breve.

2Tessalonicenses 3.6 NAA
Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, ordenamos a vocês que se afastem de todo irmão que vive de forma desordenada e não segundo a tradição que vocês receberam de nós.
2Tessalonicenses 3.11 NAA
Pois, de fato, ouvimos que há entre vocês algumas pessoas que vivem de forma desordenada. Não trabalham, mas se intrometem na vida dos outros.
Agora as ordens são bem pontuais:
consolar os desanimados (acovardado, desalentado).
amparar os fracos (enfermos).
ter paciência com todos.
Não retribua o mal por mal, sempre procurando o bem.
Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Novo Testamento 5.12–22: Como Se Portar Entre o Povo de Deus

Os “indisciplinados” são os “ociosos” (NVI) — aqueles que podem trabalhar, mas se recusam a fazê-lo (cf. 4.11;

Isaías 35.4 NAA
Digam aos desalentados de coração: “Sejam fortes, não tenham medo. Eis aí está o Deus de vocês. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem para salvar vocês.”
Romanos 15.1 NAA
Ora, nós que somos fortes na fé temos de suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nós mesmos.
Romanos 12.17 NAA
Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos.
Mateus 5.39 NAA
Eu, porém, lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a face esquerda.
1Pedro 3.9 NAA
Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, respondam com palavras de bênção, pois para isto mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança.
Ao fim da carta segue um pedido humilde dos autores (Paulo, Silas e Timóteo): “orem também por nós”.
Evidência escriturística do chamado “beijo santo”.
Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Novo Testamento 16.3–16: Saudações aos Amigos em Roma

Os beijos eram forma usual de saudação afetuosa entre membros da família, amigos íntimos ou a quem se devia respeito (p. ex.,

Romanos 16.16 NAA
Saúdem uns aos outros com um beijo santo. Todas as igrejas de Cristo mandam saudações.
Essa carta aos tessalonicenses circularia em outras igrejas (Filipos, Beréia).
Paul Tripp:
"Entretanto, nós queremos amizades. No entanto, nós não as queremos. Na criação, nós fomos feitos para viver em comunidade, mas por causa da queda, temos a tendência de correr das próprias amizades das quais necessitamos. Com muita frequência, nossa ânsia por elas é manchada pelo pecado. Nós as procuramos somente enquanto elas satisfazem a nossos desejos e necessidades. Temos um relacionamento de amor e ódio com os relacionamentos. A Bíblia reconhece essa profunda tensão, mas mesmo assim coloca nosso crescimento individual em graça no contexto do corpo de Cristo. As Escrituras nos chamam para estar intimamente relacionados com nossos irmãos e irmãs em Cristo. Nossa comunhão é um ingrediente essencial para a mudança permanente. A obra da redenção envolve nosso relacionamento individual com Cristo com nossos relacionamentos com outros."
2. Vida com Deus. (vv. 16-24)
A alegria é uma das marcas do fruto do Espírito.
Gálatas 5.22 NAA
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
Filipenses 4.4 NAA
Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!

Desconheço que a alegria carnal seja ordenada em algum lugar. Os homens podem se alegrar com as coisas desta vida, mas isso é o máximo que podemos dizer. Eles estão proibidos de se regozijarem demais nessas coisas, pois elas são como o mel, que um homem pode logo comer até que sinta enjoo. A alegria que Deus ordena é uma alegria na qual é impossível passar dos limites. Pois ela é celestial, baseada em coisas que durarão eternamente, ou então não poderíamos receber a ordem: “Estejam sempre alegres”.

A oração é essencial para o cristão.
Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Novo Testamento 5.12–22: Como Se Portar Entre o Povo de Deus

No judaísmo, mesmo os mais piedosos não oravam o dia todo. Mas oravam regularmente, bastante e o faziam com fidelidade. “Orai sem cessar” pode se referir a esse tipo de oração ou a levar consigo uma atitude de oração ao longo do dia, e não só na adoração da igreja e nos momentos solitários de oração.

Lucas 18.1 NAA
Jesus lhes contou uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar:
Romanos 12.12 NAA
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração.
Colossenses 4.2 NAA
Continuem a orar, vigiando em oração com ação de graças.
A gratidão é a memória do coração.
Efésios 5.20 NAA
dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

O crente não é masoquista. Ele não tem prazer em sofrer. Ele não dá graças pelo sofrimento, mas pela providência generosa de Deus de transformar o sofrimento em fonte de consolo. Concordo com a poeta inglês William Cowper, quando disse: “Por trás de toda providência carrancuda, esconde-se uma face sorridente”.

O Espirito Santo pode ser apagado dentro do crente. Isso deve merecer nossa atenção especial.
Romanos 12.11 NAA
Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos. Sejam fervorosos de espírito, servindo o Senhor.
2Timóteo 1.6 NAA
Por esta razão, venho lembrar-lhe que reavive o dom de Deus que está em você pela imposição das minhas mãos.
Efésios 4.30 NAA
E não entristeçam o Espírito de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção.
As profecias que Paulo fala são as que circulavam nas igrejas, escritos dos apóstolos.
1Coríntios 14.1 NAA
Sigam o amor e procurem com zelo os dons espirituais, principalmente o de profetizar.
1Coríntios 14.3 NAA
Mas o que profetiza fala para as pessoas, edificando, exortando e consolando.

Assim, Paulo une os dois assuntos, como se estivesse dizendo: “Ao Espírito não apaguem; aos pronunciamentos proféticos não desprezem”. Isto porque ao desprezarem as profecias estavam rejeitando Aquele que é sua fonte, o Espírito Santo.

O livre exame é uma prerrogativa de quem tem a mente de Cristo.
Stott vai seguir a definição de mente cristã de Harry Blamires como sua base de pensamento: trata-se de “uma mente treinada, informada, equipada para manusear dados de controvérsia secular dentro de uma estrutura de referência construída de pressuposições cristãs”.
Atos dos Apóstolos 17.11 NAA
Ora, estes de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
Em relação ao mal, nossa postura deve ser de abstinência.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 567 απεχομαι apechomai

απεχομαι apechomai

voz média (reflexiva) de 568; v

1) guardar-se, refrear-se, abster-se

Romanos 12.9 NAA
O amor seja sem hipocrisia. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem.
Paulo começa a carta com oração e termina com oração.
1Tessalonicenses 1.2–3 NAA
Sempre damos graças a Deus por todos vocês, fazendo menção de vocês em nossas orações e, sem cessar, lembrando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da fé que vocês têm, da dedicação do amor de vocês e da firmeza da esperança que têm em nosso Senhor Jesus Cristo.
1Tessalonicenses 5.23–24 NAA
O mesmo Deus da paz os santifique em tudo. E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é aquele que os chama, o qual também o fará.
3. Outras aplicações:
(a) A igreja é um lugar para nos pertencermos mutuamente. A igreja somos nós.
1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo A Relação da Liderança da Igreja com os Crentes (5.23–28)

Paulo ordena: “Saudai todos os irmãos com ósculo santo”. O beijo era usado no mundo antigo como uma forma de cumprimento. Também o ósculo ou beijo é um gesto de amor e amizade. O ósculo santo define que seu propósito é comunhão fraternal e não despertar outros sentimentos. Paulo está ensinando que o relacionamento entre os crentes deve ser efusivo, sincero e fraternal.

A afetividade na igreja é uma necessidade vital. Precisamos ter relacionamentos estreitos (

(b) Deus se importa com nosso crescimento espiritual. Temos de crescer na fé a cada dia.
1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo A Relação da Liderança da Igreja com os Crentes (5.23–28)

Ele tinha uma sólida teologia da oração, e ele orava. Ele não só orava, mas pedia oração a seu favor (

Ilustr.:
O livro “Feito de Modo Especial e Admirável” (ou “As Maravilhas do Corpo”), de Philip Yancey e Paul Brand, apresenta capítulos que exploram analogias profundas entre o corpo humano e os princípios espirituais vividos pela igreja cristã.
Estrutura dos capítulos principais
Cada parte do livro aborda um sistema ou função do corpo humano, relacionando-o à vida cristã:
Células: Reflete sobre a colaboração, especialização e diversidade dos membros do corpo, comparando a unidade e missão dos cristãos enquanto comunidade. Temas destacados: Especialização, Diversidade, Valor, Unidade, Serviço e Rebelião.
Ossos: Examina estrutura, rigidez, liberdade, crescimento e adaptação, ligando a força e flexibilidade necessárias na igreja para suportar desafios espirituais. Destaca também o “Avesso”, enxergando as vulnerabilidades e potencialidades ocultas.
Pele: Analisa os sentidos e a comunicação, enfatizando como a igreja deve ser sensível, flexível e comunicativa, lidando com o amor em ação e o enfrentamento de conflitos.
Mobilidade: Discute os movimentos, o equilíbrio, disfunções e hierarquia, conectando a capacidade do corpo de interagir e se reorganizar com as dinâmicas dos relacionamentos comunitários.
Presença: Encerra com reflexões sobre a presença de Deus no corpo e na igreja, trazendo à tona o valor individual e coletivo frente aos propósitos divinos.Temática essencial dos capítulos
Cada capítulo utiliza metáforas do corpo para ilustrar verdades sobre a fé, missão e convivência cristã.
Os autores reforçam o conceito bíblico do Salmo 139: “Fui feito de modo especial e admirável”, destacando a beleza da criação humana e espiritual.
A obra se destina a abrir novas perspectivas sobre identidade, propósito, comunidade, sofrimento e presença de Deus, popularmente utilizada em estudos devocionais, sermões e debates sobre o papel da igreja e do indivíduo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.