O Segredo da Plenitude

The Sermon on the Mount  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Main Scripture Text: Matthew 5:17–18
Introdução
Agora, já estamos no Sermão da Montanha, e você poderia abrir em Mateus, capítulo 5? Encontre os versículos 17 e 18. O tema de todo o nosso estudo é “Construindo sobre a Rocha”, pois Jesus disse: “Quando alguém ouve estas minhas palavras e as pratica, é como um homem prudente que constrói a sua casa sobre a rocha. Podem vir ventos, enchentes e chuva, mas a casa permanecerá firme, porque está construída sobre a rocha” (Mateus 7:24-25).
Hoje, quero falar com vocês sobre realização. Quantas pessoas verdadeiramente realizadas vocês conhecem? Quantas pessoas vocês conhecem que estão satisfeitas, cheias de alegria e paz, segurança e satisfação espiritual? Quantas? Bem, hoje eu quero falar com vocês sobre “O Segredo da Realização”. E estamos lendo aqui no capítulo 5, versículos 17 e 18. Jesus Cristo disse: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” (Mateus 5:17-18).
Meu coração tem sido abençoado ao meditar nessas escrituras. Elas falam do Senhor Jesus, o grande realizador. E, seja você quem for hoje, se não conhece o Senhor Jesus Cristo, está atrasado em sua educação. Ninguém é verdadeiramente educado se ignora o Senhor Jesus Cristo. Você pode conhecer biologia e o estudo da vida, mas quão triste é não conhecer Jesus, o doador da vida! Você pode conhecer astronomia e como os céus funcionam, mas quão triste é não conhecer Jesus e como ir para o Céu! Você pode conhecer biologia e o estudo da vida, mas quão triste é não conhecer Jesus, de fato, que é o doador da vida! Você pode conhecer botânica, o estudo das flores, mas quão triste é não conhecer Jesus, que é a rosa mais doce de Sarom e o lírio do vale (Cântico dos Cânticos 2:1)! Você pode conhecer geologia e as idades das rochas, mas, amigo, é realmente triste não conhecer Jesus Cristo, que é a Rocha Eterna! Você pode conhecer história e todo o registro da humanidade, mas quão triste é não conhecer Jesus Cristo, em quem vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17:28)! Diz-se da história que a história é a Sua história. Portanto, toda a Bíblia nos aponta para o Senhor Jesus Cristo, e eu quero que você observe estes dois versículos hoje que têm sido uma bênção para o meu coração.
I. Jesus Cumpre Profeticamente a Palavra de Deus
A Bíblia nos diz que Jesus é o grande cumpridor. Jesus cumpre profeticamente a Palavra de Deus. Olhe novamente, se quiser, neste versículo, versículo 17: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir” (Mateus 5:17). Agora, Jesus é o cumprimento de tudo o que os profetas escreveram. Você quer entender a Bíblia? Gostaria que a Bíblia explodisse em chamas em suas mãos? Gostaria que a verdade da Palavra de Deus saltasse das páginas para o seu coração? Gostaria de encontrar uma chave que o ajudasse a desvendar todo o resto da Bíblia? Bem, a chave é uma pessoa, e Seu nome é Jesus Cristo. Ele é Aquele que cumpre os profetas.
Agora, coloque estes versículos na sua margem. São versículos grandiosos e maravilhosos. O primeiro é um versículo que sai de Lucas, capítulo 24. Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e, após Sua ressurreição, está a caminho de Emaús. E há dois discípulos cansados ​​e desamparados que estão caminhando por aquela estrada, e Jesus se junta a eles. Ele os alcança e começa a discutir com eles. Eles não sabem quem Ele é. Não O reconhecem em Sua forma ressuscitada, e então seguem em frente. É uma jornada de cerca de onze quilômetros, e Jesus começa a falar com eles sobre a Palavra de Deus. Eu gostaria de ter uma gravação dessa conversa, dessa conferência bíblica de onze quilômetros. E a Bíblia diz, em Lucas, capítulo 24, versículo 27 — aqui está o versículo — "E começando por Moisés e todos os profetas..." — agora, é isso que chamamos aqui neste versículo de "a lei e os profetas". "Moisés e todos os profetas": isso significa todo o Antigo Testamento — "Começando por Moisés e todos os profetas..." — isto é, Ele entrou na Bíblia em Gênesis 1:1 e começou a falar — "Começando por Moisés e todos os profetas, expôs-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras" (Lucas 24:27).
Você não adoraria ouvir isso? Você não adoraria ouvir o Filho de Deus simplesmente abrir a Bíblia, caminhando por onze quilômetros, falando com eles e explicando a eles, em todas as Escrituras, as coisas a Seu respeito? Você consegue imaginar como seria ouvir o Filho de Deus? Digo isso apenas para dizer o seguinte: amigo, se você não lê a Bíblia e não vê Jesus, é melhor voltar e reler a Bíblia. Em algum lugar nas sombras, você encontrará Jesus.
E então, o apóstolo Paulo disse, em Atos, capítulo 10, versículo 43: "A ele" — a Jesus — "dão testemunho todos os profetas" (Atos 10:43). Todos os profetas falaram sobre o Senhor Jesus Cristo. A profecia se centra no Senhor Jesus Cristo. A profecia não é primal. sobre alguma coisa; profecia é sobre alguém.
A Bíblia diz que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (Apocalipse 19:10). E o Senhor Jesus Cristo desafiou a multidão. Lá, em João, capítulo 5, versículo 39, Ele diz: “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna”. Jesus disse: “[Estas] são as que testificam de mim” (João 5:39). E quero lembrar que, quando Jesus disse isso, Ele não estava falando sobre o Novo Testamento. Ele ainda não havia sido escrito. Ele estava falando sobre o Antigo Testamento. Não pense que o Antigo Testamento é sobre outra coisa e o Novo Testamento é sobre Jesus. Todas as escrituras que tenho apresentado a vocês têm dito que o Antigo Testamento é sobre o Senhor Jesus Cristo. Quando você entra nos portais da Palavra de Deus, em Gênesis 1:1, você começa a encontrar o Senhor Jesus Cristo.
“No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). E, no entanto, a Bíblia diz que todas as coisas foram feitas por Jesus (João 1:3). E, veja, é tudo sobre o Senhor Jesus Cristo. Você sabe, em Gênesis, Ele é a semente da mulher (Gênesis 3:15). Em Êxodo, Ele é o cordeiro pascal (Êxodo 12:21). Em Levítico, Ele é o nosso sacrifício expiatório. Em Números, Ele é a rocha ferida (Números 20:11). Em Deuteronômio, Ele é o profeta que há de vir (Deuteronômio 18:15, 18). Em Josué, Ele é o capitão dos exércitos do Senhor (Josué 5:14). Em Juízes, Ele é o libertador do povo de Deus (Juízes 3:9, 15). Em Rute, Ele é o nosso parente redentor (Rute 4:5–6). Em 1 Samuel, Ele é o Ungido (1 Samuel 16:13). Em 2 Samuel, Ele é o rei entronizado. Em 1 Reis, Ele é a glória do Senhor enchendo o Templo (1 Reis 8:11). Em 2 Reis, Ele é a semente real. Em 1 Crônicas, Ele é o rei glorioso. Em 2 Crônicas, Ele é o Senhor que aparece a Salomão (2 Crônicas 7:12). Em Esdras, Ele é “o SENHOR Deus de nossos pais” (Esdras 7:27). Em Neemias, Ele é o restaurador de Israel. Em Ester, Ele é o advogado que intercede por Seu povo. Em Jó, Ele é meu Redentor que eu sei que vive e se levantará sobre a terra (Jó 19:25). No Livro dos Salmos, Ele é o Pastor (Salmo 23:1); Ele é o Rei da glória (Salmo 24:7-10). Em Eclesiastes, Ele é o significado da vida. Em Cântico dos Cânticos, o Senhor Jesus Cristo é o noivo celestial. Em Isaías, Ele é Emanuel, Deus conosco (Isaías 7:14). Ele é “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6), o Filho de Deus nascido de uma virgem (Isaías 7:14). Em Jeremias, Ele é o oleiro divino que molda e cria nossas vidas (Jeremias 18:1-6). Em Lamentações, Ele é o Jeová de coração partido que chora por nós. Em Ezequiel, Ele é a glória de Deus. Em Daniel, Ele é aquela pedra cortada de uma montanha, sem auxílio de mãos, que esmagará a imagem deste mundo ímpio e se tornará um reino que encherá esta terra (Daniel 2:34-35). Em Oseias, o Senhor Jesus é a criança chamada do Egito (Oseias 11:1). Em Joel, Ele é o Senhor que ruge de Sião (Joel 3:16). Em Amós, Jesus é o juiz das nações. Em Obadias, Ele é o Senhor do Reino vindouro. Em Jonas, Ele é o mensageiro de Deus para os gentios. Em Miquéias, Ele é o bebê de Belém, Aquele que será o governante de Israel (Miquéias 5:2). Em Naum, Ele é "uma fortaleza no dia da angústia" (Naum 1:7). Em Habacuque, Ele é o Senhor em Seu santo templo (Habacuque 2:20). Em Sofonias, Ele é o rei de Israel (Sofonias 3:15). Em Ageu, Ele é o Senhor dos Exércitos. Em Zacarias, Ele é o Senhor entrando em Jerusalém montado num jumentinho (Zacarias 9:9). Em Malaquias, Ele é o mensageiro vindouro (Malaquias 3:1), o Sol da justiça com cura em Suas asas (Malaquias 4:2).
Toda a Bíblia — toda a Bíblia — é sobre o Senhor Jesus. Jesus disse: "Eu não vim destruir a lei e os profetas". Quando Ele disse "a lei e os profetas", Ele se referia ao Antigo Testamento. Ele disse: "Eu não vim destruí-lo. Eu vim cumpri-lo. Tudo gira em torno de Mim" (Mateus 5:17). Que livro maravilhoso é a Bíblia! Ah, as profecias do Antigo Testamento se cumprem no Senhor Jesus.
Outro dia, Joyce e eu pegamos o telefone e ligamos para nosso filho David, que é missionário na Espanha. Bem, é incrível que nós, em Memphis, Tennessee, possamos pegar um telefone e digitar alguns números, e do outro lado da linha uma pessoa atenda. Bem, talvez duas. Jonathan pode atender. Mas, uma família atende. Há cinco bilhões e meio de pessoas na Terra, e podemos simplesmente digitar alguns números e eliminar todos os outros.
Você sabia que eu estava pensando que a Bíblia é assim, a profecia é assim, que pelo processo de eliminação, toda profecia se centraliza no Senhor Jesus Cristo? Por exemplo, deixe-me contar como Jesus é profetizado na Bíblia. Você entra na Bíblia e, em Gênesis, capítulo 3, versículo 15, encontra a primeira profecia da vinda de nosso Senhor. E a Bíblia diz que Ele seria a semente da mulher (Gênesis 3:15). Ou seja, o Messias não virá...Seja um anjo. Ele não será Deus sentado no Céu. Mas será alguém da raça humana. Então, imediatamente você elimina todos os bilhões de anjos e todos os outros seres criados. Nenhum deles é o redentor. Então, em primeiro lugar, uma certa raça.
E então, você vai para Gênesis, capítulo 9, versículo 26, e vê que há uma certa seção dessa raça. Veja, você pressiona o próximo número e elimina os filhos de Jafé, e elimina os filhos de Cam, e chega aos filhos de Sem. Dessa seção dessa raça, o Messias virá (Gênesis 9:25-26). E então, você digita outro número, e aparece uma nação dessa seção, porque a Bíblia nos diz, em Gênesis, capítulo 12, que esse Messias será descendente de Abraão. Então, o que você tem agora é uma raça, e você tem uma parte dessa raça, e então você tem uma nação dessa raça (Gênesis 12:1-3). E então, você digita outro número, e aparece uma tribo dessa nação. Gênesis capítulo 49, versículo 10, nos diz que o Messias virá da tribo de Judá (Gênesis 49:10).
E então, você continua discando, digita outro número, e descobre que o Messias virá de uma certa família daquela tribo. E, em 1 Samuel capítulo 16, o Messias tem que ser descendente de Jessé (1 Samuel 16:1). Então, você digita outro número, e descobre que o Messias virá de uma mulher daquela família — Isaías capítulo 7, versículo 14 — uma mulher muito incomum; ela será virgem (Isaías 7:14). Você digita outro número, e descobre onde essa mulher estará quando o Messias nascer. Em Miquéias 5, versículo 2, deve ser em Belém (Miquéias 5:2). Então, você digita outro número e obtém a data em que o Messias nascerá em Belém, daquela mulher daquela família, daquela tribo, daquela nação, daquela parte daquela raça. O telefone toca e Jesus está do outro lado da linha. Quer dizer, caro amigo, Deus continua a focar a atenção. É incrível como a Escritura se cumpre no Senhor Jesus Cristo. Jesus disse: "Eu não vim para destruir o Antigo Testamento. Eu vim para cumpri-lo."
É incrível como esses profetas do Antigo Testamento pintaram um retrato do Senhor Jesus. Você conseguiria pintar o retrato de alguém sem tê-Lo visto? Bem, eles pintaram um retrato de Jesus e preencheram com tantos detalhes que é incrível. E não foi apenas uma pessoa que trabalhou naquele retrato; 20 a 25 pessoas pintaram aquele retrato séculos antes da vinda do Senhor Jesus Cristo, e pintaram um retrato verbal do Senhor Jesus Cristo e preencheram todos os detalhes.
Tudo isso aconteceu por acaso? Peter Stoner escreveu um livro chamado "A Ciência Fala". E ele pega as profecias do Senhor Jesus Cristo — e, a propósito, deixe-me dizer que no Antigo Testamento há cerca de 333 detalhes precisos que falam sobre o Senhor Jesus Cristo; 333 — ele, Peter Stoner, pega apenas oito deles — não 333, mas apenas oito. E ele é matemático e calcula a probabilidade, a verossimilhança, de que todas essas oito profecias pudessem ter se cumprido em uma pessoa por acaso. Você sabe qual é essa probabilidade? É de uma em dez elevado à décima sétima potência. Você continua somando 17 zeros. Eu nem sei que número é esse. Eu nem sei como pronunciar o número. Eu nem consigo descobrir. Basta colocar 17 — um e dez — seguido de 17 zeros. Como se faz isso? Bem, Peter Stoner disse para pessoas como eu, que não são matemáticas — consigo imaginar isso — que ele disse: se você pegasse o estado do Texas e o cobrisse com moedas de prata de 60 centímetros de profundidade... Agora, tenho certeza de que os texanos gostariam disso, mas se você pegasse o estado do Texas e o cobrisse de uma fronteira a outra com moedas de prata de 60 centímetros de profundidade, e então vendasse um homem e o deixasse andar o quanto quisesse depois de mexer em todas essas moedas de prata, e ele escolhesse a moeda de prata que você marcou, essa é aproximadamente a mesma chance de que ele está falando de que essas oito profecias poderiam ter se cumprido por acaso.
Mas, meu caro amigo, não é uma em oito; é uma em 333 detalhes exatos e precisos sobre o Senhor Jesus Cristo. É incrível. Quando você estuda a Bíblia, amigo, é sobre Jesus. Sabe, a Bíblia fala de Deus criando os céus, os céus estelares, as grandes galáxias que se estendem pela escuridão aveludada e pela noite, e desta direção para aquela direção e daquela direção até o infinito; os bilhões e bilhões e bilhões de estrelas. Sabe como Deus descreve isso em Sua Palavra? Ele fez as estrelas também. É isso. É isso. Quero dizer, apenas cinco palavras. Ele fez as estrelas.
Mas Ele pega uma pequena tenda no deserto, o tabernáculo, apenas uma pequena tenda, e Ele usa cerca de 50 capítulos descrevendo essa pequena tenda. Por que isso? Porque aquela tenda, aquele tabernáculo, é uma figura, uma profecia do Senhor Jesus Cristo. E, ao estudar o tabernáculo, você entende o que a Bíblia quer dizer quando diz: "E o Verbo se fez carne, e[tabernaculou] entre nós” (João 1:14). Veja bem, todo o Antigo Testamento, todo ele, era uma imagem do Senhor Jesus Cristo. Ele não veio para destruir a lei e os profetas; Jesus veio para cumprir a lei e os profetas.
II. Jesus Cumpre a Palavra de Deus na Prática
Então, anote. Jesus, número um, cumpre profeticamente a Palavra de Deus. Número dois: Jesus cumpre a Palavra de Deus na prática. Agora, Ele não apenas cumpriu os profetas; Ele cumpriu a lei. E a lei é a exigência de Deus para nós. A lei fala das justas exigências de Deus, porque o Antigo Testamento não estava apenas cheio de profecias; ele é cheio de exigências. E Jesus, ao pé da letra, cumpriu a lei.
A. Jesus Cumpriu a Lei Moral
Jesus cumpriu a lei moral. A lei está cheia de exigências morais, mas Jesus Cristo foi o único homem que já viveu que, absoluta e totalmente, com perfeição, guardou todos os pontos da lei. Ninguém poderia apontar para o Senhor Jesus Cristo. e dizer que Ele quebrou a lei de Deus. Jesus Cristo pôde se apresentar diante de todos e dizer: "Quem pode me convencer do pecado?" (João 8:46). "O pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4), meu caro amigo, e Jesus o cumpriu em espírito e na letra. Ele cumpriu a lei moral.
B. Jesus Cumpriu a Lei Cerimonial
Jesus cumpriu a lei cerimonial. Todas aquelas cerimônias do Antigo Testamento eram sobre o Senhor Jesus Cristo. Todos os sacrifícios do Antigo Testamento apontavam para o Senhor Jesus Cristo.
Havia um psicólogo russo sobre quem estudei quando estava na escola, e tenho certeza de que você também: o nome dele era Pavlov. E Pavlov fez experimentos sobre o que chamamos de resposta condicionada. Você se lembra disso? O que Pavlov fez foi pegar alguns cachorros e colocá-los em um cercado. E, antes de alimentar seus cachorros, ele tocava uma campainha e então colocava a ração. Todos os dias, ele entrava, tocava a campainha e alimentava os cachorros. Agora, chegou o momento em que tudo o que Pavlov precisava fazer era tocar a campainha, e os cachorros começavam a babar; eles simplesmente salivar. Ele havia construído naqueles cães o que chamava de resposta condicionada. E o toque do sino significava comida.
Deus, no Antigo Testamento, estava construindo em Seu povo uma resposta condicionada. E cada vez que um daqueles animais era morto, o sangue era derramado e esse animal era oferecido em um altar judaico fumegante, o que Deus estava fazendo? Deus estava construindo em Seu povo uma resposta condicionada. Deus estava ensinando-lhes que pecado significa morte. "O salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). "A alma que pecar, essa certamente morrerá" (Ezequiel 18:4, 20). E o Senhor Jesus Cristo — o Senhor Jesus Cristo — era a resposta à resposta condicionada que Deus vinha construindo ao longo dos séculos. Cada sacrifício do Antigo Testamento, cada ritual do Antigo Testamento, era o toque do sino de Deus, ensinando que pecado significava morte e que o homem precisa de um redentor.
Jesus, meu amigo, cumpriu a lei moral. Jesus cumpriu a lei cerimonial do Antigo Testamento. E assim, ela foi cumprida no Senhor Jesus. Não precisamos mais disso. Meu caro amigo, em Cristo, isso se cumpriu. Não preciso mais de um sumo sacerdote. Ele é meu sumo sacerdote. Não preciso mais de um altar ensanguentado. O sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, me purifica de todo pecado (1 João 1:7). Não tento guardar o sábado, que é o sétimo dia, porque cada dia para mim é um dia santo, porque Cristo é o meu descanso.
C. Jesus Cumpriu a Lei Judicial
Veja bem, Jesus cumpriu a lei moral. Jesus cumpriu a lei cerimonial. E, meu caro amigo, Jesus cumpriu a lei judicial de Deus. O que é a lei judicial de Deus? A lei judicial de Deus é que "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). "A alma que pecar, essa certamente morrerá" (Ezequiel 18:4, 20). E assim, o Senhor Jesus Cristo levou o meu pecado, o seu pecado, levou esse pecado para a cruz, e Jesus cumpriu a lei morrendo pelos nossos pecados. E a Bíblia nos diz, em Gálatas, capítulo 3, versículo 13, que Ele nos redimiu da maldição da lei, porque foi feito maldição por nós (Gálatas 3:13). Ele carregou meu pecado até a cruz. E, veja, Ele pagou e cumpriu as justas exigências da lei, e foi isso que Ele quis dizer quando abaixou a cabeça ao morrer e disse "Tetelestai" (João 19:30). Isso significa: "Está pago integralmente. Cumpri as exigências judiciais da lei. Cumpri a lei. Paguei integralmente. O pecado do homem foi pago." Portanto, a Bíblia diz, em Romanos capítulo 10, versículo 4: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4). Por quê? Porque Ele cumpriu a lei. Não estamos mais sob a lei, porque Jesus cumpriu a lei.
A lei diz: “Faça isto e viverás”. O evangelho diz: “Viva e então farás”. A lei diz: “Pague-me tudo o que me deve”. O evangelho diz: “Eu te perdôo tudo”. A lei diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mateus 22:37; Marcos 12:30), mas o evangelho diz: “Nisto estáamor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação — a satisfação — pelos nossos pecados (1 João 4:10). A lei diz: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” (Gálatas 3:10). O evangelho diz: “Bem-aventurado [o homem] cujas iniquidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos” (Romanos 4:7). A lei diz: “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). O evangelho diz: “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). A lei exige santidade. O evangelho concede santidade. A lei diz: “Faça”. O evangelho diz: “Feito”. A lei faz da bênção o resultado da obediência. O evangelho faz da obediência o resultado da bênção. A lei coloca o dia de descanso no final da semana. O evangelho o coloca no início da semana, porque temos uma nova vida em Cristo. A lei diz "Se". O evangelho diz "Portanto". A lei diz "Corra", mas não nos dá pernas. O evangelho diz "Voe", e nos dá asas.
Por quê? Por quê? Porque Cristo cumpriu a lei. Ele disse: "Eu não vim destruir a lei e os profetas. Eu vim para cumpri-la". E, quando Deus perdoa meu pecado, Deus não ignora Sua lei. Deus não diz que a lei não importa. Oh, meu caro amigo, ouça. Jesus pagou integralmente a minha dívida de pecado. Agora, ouça. Jesus cumpriu a lei por mim, e agora Ele a cumpre em mim — em mim. Ele pagou minha falha. Ele pagou minha dívida de pecado. E agora, a justiça da lei é operada em cada um de nós que amamos o Senhor Jesus Cristo, e o amor é o cumprimento da lei. Como isso é maravilhoso!
III. Jesus Cumpre Perfeitamente a Palavra de Deus
Veja, Jesus cumpre profeticamente a Palavra de Deus. Jesus cumpre a Palavra de Deus na prática. Uma última coisa: Jesus cumpre perfeitamente a Palavra de Deus. Veja novamente no versículo 18: "Porque em verdade..." — e, a propósito, quando Jesus diz "em verdade", é hora de ligar a antena. Isso significa: "Preste atenção". Isso significa: "verdadeiramente". Isso significa: "Estou enfatizando isso". Agora, ouça — "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem..." — amigo, um dia passará, e se este mundo é a sua esperança, você está apenas arrumando as cadeiras no convés do Titanic — "Até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido" (Mateus 5:8).
Agora, o que é um jota e um til? Ele está falando de um iota e um yod, a menor letra hebraica e a menor marca, o menor traço da caneta. Jesus disse, a menor parte de tudo isso, nada disso vai passar. A Palavra de Deus permanece. Jesus acreditava na inerrância das Escrituras? É melhor você acreditar que Ele acreditava. Jesus acreditava na infalibilidade da Palavra de Deus? É melhor você acreditar que Ele acreditava. Jesus acreditava na indestrutibilidade da Palavra de Deus? Claro que sim! Jesus acreditava na autoridade da Palavra de Deus? Claro que sim! Meu Deus! Caro amigo, se Jesus é o seu Mestre e Senhor, então a visão do seu Mestre e Senhor sobre as Escrituras deve ser a sua. E, lembre-se, não estamos falando do Novo Testamento aqui. O Novo Testamento também é inspirado, mas você sabe que a batalha hoje é sobre o Antigo Testamento. É disso que Jesus está falando. Jesus aqui está falando sobre o Antigo Testamento. E, Ele está dizendo, nem a menor marca de caneta falhará até que tudo se cumpra.
Ouvi falar de um homem que, distraidamente, em uma reunião, depois de ler as Escrituras — ele estava acostumado a presidir — disse: "Se não houver acréscimos ou correções, as Escrituras permanecem aprovadas como lidas". Bem, amigo, eles precisam. E não precisam de seus acréscimos ou correções. Jesus disse que nem um jota, nem um til, nem um iota, nem um subscrito falhará da lei até que tudo se cumpra.
Agora, amigo, se há erros na Bíblia — ouça-me — se há erros no Antigo Testamento, você deve concluir uma de duas coisas sobre o Senhor Jesus Cristo. Coloque esta escritura à sua frente, versículo 18, e para concluir, se há erros no Antigo Testamento, ou Jesus Cristo ignorava esses erros, portanto, Ele não era onisciente, não poderia ter sido Deus em carne humana; ou então Jesus sabia que havia erros e fingia que não havia, e, portanto, Jesus era desonesto, uma fraude e um impostor; ou então a Bíblia é exatamente o que Jesus acreditava que ela era: a inerrante e infalível Palavra de Deus.
Agora, Jesus disse — ouça — "Nem um jota, nem um til, falhará da lei até que tudo se cumpra." Ou seja, ainda há mais a ser cumprido. Veja, Jesus, que veio pela primeira vez — e eu disse que há 333 detalhes precisos que profetizam Sua primeira vinda; há muitos outros que profetizam Sua Segunda Vinda — e Jesus disse: "Podem confiar. Nem um jota ou til falhará até que tudo se cumpra." Isso me encoraja, porque o Antigo Testamento diz que alguém está vindo, mas também diz que alguém virá novamente.
Eu estava conversando com um homem do jornal outro dia. Ele me ligou para me entrevistar e me perguntou sobresobre as próximas eleições. Ele perguntou: "Você tem algum prognóstico? Você tem alguma profecia? O que vai acontecer?" Eu disse: "Bem, há um velho provérbio chinês que diz: 'Nunca faça previsões, especialmente sobre o futuro'". Agora, meu caro amigo, temos pessoas hoje nos dizendo que Jesus virá nesta data, ou naquela data. Há um homem que está dizendo que Jesus virá em poucos dias, um profeta coreano. Bem, se eu fosse Deus e tivesse a intenção de que Jesus viesse naquele dia, eu simplesmente mudaria de ideia, você não? A Bíblia diz: "Aquele dia e aquela hora ninguém sabe, nem os anjos" (Mateus 24:36; Marcos 13:32). Mas, meu amigo, estou lhe dizendo que Ele está vindo. Tudo se cumprirá, e nosso Senhor está vindo, e "a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas que cobrem o mar" (Habacuque 2:14). E você pode escrever com clareza, e você pode escrever com clareza, e você pode escrever diretamente, que a mesma Bíblia que foi minuciosa e gloriosamente cumprida se cumprirá na Segunda Vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus. Cristo.
Conclusão
Agora, eu disse que queria falar com você sobre o segredo da realização. Ouça, amigo. O Cristo que cumpriu as profecias, o Cristo que cumpriu a lei e o Cristo que voltará para cumprir a história, é Aquele por quem você anseia, para quem Deus o criou, Aquele por quem você tem fome de conhecer. Você pode não saber, mas Ele é o que você anseia. Ele realmente é.
Amigos ao meu redor estão tentando encontrar
O que o coração anseia, minado pelo pecado;
Eu tenho o segredo, eu sei onde é encontrado:
Somente os verdadeiros prazeres em Jesus abundam.
Jesus é tudo o que este pobre mundo precisa hoje.
Cegamente eles se esforçam, pois o pecado escurece seu caminho.
Ó, para abrir as cortinas sombrias da noite,
Um vislumbre de Jesus e tudo ficará brilhante! (Harry D. Loes)
Cristo é o que você anseia. Cristo é o que você tem fome. Ele cumpriu as profecias e cumpriu a lei para que pudesse suprir a necessidade mais profunda de você Coração.
Se eu pudesse entregar meu coração a Jesus Cristo por você, eu o faria. Se eu pudesse confiar Nele em seu favor, eu o faria. Mas não posso. Se eu pudesse caminhar por este corredor e defender Jesus abertamente em seu favor, eu o faria. Mas não posso. Ninguém pode fazer isso por você. E não acho que alguém possa impedi-lo de fazê-lo. Sei que não há anjos suficientes no Céu para arrastá-lo por este corredor, porque Deus não permitiria. Não há demônios suficientes para impedi-lo de fazê-lo, porque Deus não permitiria. Ele simplesmente diz: "Quem quiser, venha." Você é salvo? Você é filho de Deus? Eu não perguntei se você era batista, metodista, presbiteriano ou algo assim, judeu ou católico romano. Você é salvo? O Espírito de Deus testifica com o seu Espírito que você é filho de Deus? Você pode ser salvo confiando nEle agora mesmo. E você pode se sentir realizado e perceber por que Deus o criou, e pela primeira vez na sua vida ter o anseio mais profundo do seu coração atendido.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.