10. Para Vencer o Pecado e a Tentação

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 27 views
Notes
Transcript

Princípio Particular nº 1: Considere Quais Sintomas Perigosos Acompanham o Seu Pecado

O primeiro princípio particular sugerido por Owen é o seguinte:
“Considere quais sintomas perigosos tua concupiscência possui ou acompanha — se tem alguma marca mortal ou não; se tiver, devem ser aplicados remédios extraordinários; um curso ordinário de mortificação não será suficiente.”
Você pode perguntar: “Quais são essas marcas e sintomas perigosos, essas consequências desesperadoras de uma concupiscência interior, que você quer dizer?”
O restante do capítulo é ocupado em demonstrar alguns desses “sintomas perigosos”, isto é, as “consequências desesperadoras” de concupiscências interiores.

1. Persistência ou Enraizamento

Owen argumenta que, se permitimos que algum pecado permaneça por muito tempo no coração, “habitando em poder e prevalência”, e recebemos muitos golpes dele sem tentar matá-lo ou curar as feridas que ele infligiu, então essa concupiscência é perigosa:
“Tens permitido que o mundanismo, a ambição, a cobiça devorem outros deveres — deveres nos quais deverias manter constante comunhão com Deus — por muito tempo? Ou que a impureza contamine teu coração com imaginações vãs, tolas e ímpias por muitos dias? Tua concupiscência tem um sintoma perigoso… Quando uma concupiscência permanece longo tempo no coração, corrompendo, infeccionando, gangrenando, ela traz a alma a uma condição miserável. Em tal caso, um curso ordinário de humilhação não fará o trabalho.”
Esses pecados e concupiscências, diz Owen, infiltram-se em todas as faculdades da alma, inclusive nas emoções, onde frequentemente se instalam. Como resultado, tornam-se familiares à mente e não causam grande alarme quando aparecem; podem agir sem a menor resistência.
Owen diz que são perigosos por duas razões:
A pessoa passa a não conseguir distinguir entre a permanência prolongada de um pecado não mortificado e o domínio do pecado — este último só pode ser dito de um não-cristão.
A pessoa que vê sua concupiscência tão fixa em sua alma perde a esperança, lutando para crer que as coisas mudarão e sua paz será restaurada.
Comparando o pecado a um hóspede permanente, Owen diz:
“Feridas antigas e negligenciadas são frequentemente mortais e sempre perigosas. Distúrbios interiores se tornam enferrujados e teimosos com o tempo de descanso e tranquilidade. A concupiscência é tal hóspede que, se puder alegar tempo e costume, não será facilmente expulsa. Assim como nunca morre por si mesma, se não for diariamente mortificada, sempre ganhará força.”

2. O Coração se Agradando de Si Mesmo

Nossos corações tendem a falar paz para nós mesmos, ainda que saibamos que possuímos alguma concupiscência que não estamos sequer tentando mortificar. Esse é outro “sintoma perigoso de uma doença mortal no coração.”
Fazemos isso de várias maneiras, duas das quais Owen destaca:
Primeiro: quando reconhecemos algum pecado em nosso coração e negligenciamos aplicar diligência para mortificá-lo, mas, em vez disso, buscamos olhar para o bem em nosso coração para que tudo pareça estar bem conosco — para que nossa consciência seja apaziguada — o pecado já lançou raízes perigosas.
Owen não está dizendo que nunca devemos refletir sobre nossas experiências com Deus, recordá-las com frequência para sermos confortados e encorajados. Isso é excelente e bíblico. Mas quando fazemos isso para escapar de uma consciência culpada, estamos em uma postura perigosa. Ele escreve:
“Pois um homem reunir suas experiências de Deus, recordá-las, coletá-las, considerá-las, prová-las e aproveitá-las é algo excelente — um dever praticado por todos os santos, recomendado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento… E como em si mesmo é excelente, assim também possui beleza quando praticado na estação adequada, em tempo de provação, tentação ou inquietação do coração quanto ao pecado… Mas agora, fazê-lo com este fim — satisfazer a consciência, que clama e exige outro propósito — é um artifício desesperado de um coração apaixonado pelo pecado. Quando a consciência de um homem o acusa, quando Deus o repreende pelo distúrbio pecaminoso de seu coração, se, em vez de buscar o perdão desse pecado no sangue de Cristo e sua mortificação pelo Espírito, ele se refugiar em quaisquer outras evidências que tenha, ou pensa ter, e assim se desembaraçar do jugo que Deus estava colocando sobre o seu pescoço, sua condição é muito perigosa, sua ferida dificilmente curável.”
Segundo: o coração se ilude transformando a graça de Deus em licença. Pessoas que aplicam graça e misericórdia a pecados não mortificados, ou não sinceramente combatidos, são enganosas e presas do amor ao pecado. Indulgir-se no pecado porque sabe que Deus perdoará é o auge da hipocrisia e transforma a graça em pretexto para a libertinagem — exatamente o que Paulo advertiu em Romanos 6:1-2:
Romanos 6.1–2 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”
E Tito 2:10-11 mostra o verdadeiro efeito da graça:
Tito 2.10–11 “não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador. Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,”
Assim, aquele que gosta secretamente do pecado, mas evita praticá-lo apenas porque há pessoas presentes ou circunstâncias impedem, e que alivia sua consciência por meios que não sejam a mortificação e o sangue de Cristo, esse está corrompido e, “sem livramento rápido, estará às portas da morte.”

3. A Frequência do Sucesso do Pecado

Outro sintoma perigoso, segundo Owen, é a frequência com que o pecado consegue obter o consentimento da vontade. Isso ocorre quando a vontade se deleita no pecado, mesmo que o ato não seja realizado naquele momento.
Owen afirma:
“Quando somos inadvertidos e negligentes, onde deveríamos ser vigilantes e cuidadosos, essa inadvertência não remove a voluntariedade do que fazemos em consequência; pois embora os homens não escolham ser negligentes, se escolhem as coisas que os tornam negligentes, escolhem a própria negligência.”
Portanto, não devemos pensar que o mal em nossos corações é desculpável apenas porque nosso consentimento nos surpreende. Ele é fruto de negligência prévia.

4. Quando o Único Motivo é o Juízo

Alguns só falam em não pecar pensando no castigo. “É melhor eu não fazer isso porque Deus vai me punir.” Embora verdadeiro, esse raciocínio revela corrupção quando é o único motivo.
Tentamos vencer o pecado trazendo apenas a lei e suas punições, em vez do jugo suave de Cristo. A punição não é o motivo central da mortificação. A luta deve ser travada com “armas do evangelho”:
a morte de Cristo;
o amor de Deus;
a natureza detestável do pecado;
a preciosidade da comunhão com Deus;
uma aversão profunda ao pecado como pecado.
Assim agiram José (Gn 39:9) e Paulo (2Co 7:1):
2Coríntios 7.1 “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”
Resumindo, Owen diz:
“Se um homem está tão sob o poder de sua concupiscência que só tem a lei para se opor a ela, sem poder lutar com armas do evangelho, mas lidando apenas com inferno e juízo, é evidente que o pecado se apoderou de sua vontade e afeições em grande medida.”

5. Endurecimento Judicial

Às vezes, Deus nos deixa debaixo do poder perturbador de algum pecado como castigo por negligências anteriores. Isso pode ser o que Israel lamentava em Isaías 63:17:
Isaías 63.17 “Ó Senhor, por que nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que te não temamos? Volta, por amor dos teus servos e das tribos da tua herança.”
Owen pergunta: como saber se esse sintoma acompanha nossos pecados?
“Examina teu coração e teus caminhos. Qual era o estado de tua alma antes de cair no pecado que agora lamentas? Foste negligente em deveres? Viveste desordenadamente para ti mesmo? Há a culpa de algum grande pecado não confessado? Um novo pecado pode ser permitido, assim como uma nova aflição enviada, para trazer um antigo pecado à lembrança.”
Se recebemos misericórdia e não fomos agradecidos, se não mortificamos pecados, se cedemos às tentações, precisamos “despertar e clamar a Deus” porque estamos “adormecidos em meio a uma tempestade de ira.”

6. Resistência à Disciplina de Deus

Às vezes preferimos permanecer no pecado a nos arrepender quando Deus nos disciplina. Isaías 57:17:
Isaías 57.17 “Por causa da indignidade da sua cobiça, eu me indignei e feri o povo; escondi a face e indignei-me, mas, rebelde, seguiu ele o caminho da sua escolha.”
Se continuamos nesse estado após longa disciplina, nada pode nos trazer de volta senão a graça soberana de Deus. Mas ninguém deve presumir que Deus o fará.
Owen adverte:
“Incontáveis são os males que acompanham tal disposição. Cada advertência é uma misericórdia inestimável; como, então, despreza a Deus quem resiste a elas! E quão infinita é a paciência de Deus, que não rejeita tal pessoa nem jura em sua ira que nunca entrará no seu descanso!”

Conclusão do Primeiro Princípio Particular

Esta é a primeira direção particular: Considere se o pecado contra o qual você luta possui algum desses sintomas perigosos.

Uma Advertência

Owen adverte que apenas lutar com concupiscências comuns não prova que alguém é crente. Davi cometeu adultério, mas isso não faz do adultério um sinal de fé. Essas lutas pertencem ao cristão por causa do pecado que habita nele, mas serão finalmente resolvidas na glorificação. O incrédulo não tem tal esperança.

Resumo do Capítulo Nove

Owen apresentou um princípio particular e seis maneiras de verificar sua relevância:
Persistência ou Enraizamento do pecado — tempo e força com que permanece.
Autoengano do coração — negar o pecado e buscar conforto falso.
Frequência do sucesso do pecado — obter o deleite da vontade.
Motivação apenas pelo juízo — mortificar apenas por medo da punição.
Endurecimento judicial — Deus permitindo luta por causa de pecado não confessado.
Resistência contínua à disciplina — desprezar advertências e correções.
No próximo capítulo, Owen acrescentará outro princípio particular: lutar contra o pecado buscando um senso claro e permanente de sua culpa, perigo e maldade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.