Influência Silenciosa
E o remanescente de Jacó estará no meio de muitas pessoas, como orvalho do SENHOR, como chuva sobre a grama, que não espera pelo homem, nem aguarda pelos filhos dos homens. 7
7 E Deus me enviou adiante de vós para preservar para vós uma posteridade na terra, e para salvar as vossas vidas com grande livramento.
estará no meio de muitas pessoas
9 E da terra o SENHOR Deus fez crescer toda árvore que é agradável à vista, e boa para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
como orvalho do SENHOR,
E quando caía o orvalho sobre o acampamento, à noite, o maná descia sobre ele.
a igreja é como orvalho de Deus no meio dos povos
Eu serei como o orvalho para Israel. Ele crescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.
Agora, Miqueias usa a figura do orvalho para falar da igreja de Deus. Essa figura só pode ser plenamente entendida quando a empregamos para descrever a igreja, pois só a igreja está espalhada entre todos os povos.
A igreja está no mundo, mas não é do mundo.
Ela foi chamada do mundo para ser enviada de volta a ele, como orvalho.
A igreja está espalhada pelo mundo inteiro, como sal da terra, como semente no solo, como orvalho do céu. Essa figura tem várias lições preciosas:
O orvalho é dádiva do céu. Num clima desértico, o orvalho é visto como uma bênção mandada por Deus, diz Richard Sturz.
Ele não espera pelo homem nem depende dos filhos dos homens.
A igreja é uma dádiva de Deus para os povos.
É como orvalho fresco e revitalizante no meio de um deserto espiritual.
Os salvos nascem de cima, do alto, do Espírito. A igreja tem sua origem em Deus.
O céu não é apenas o seu destino, mas também a sua origem.
O orvalho vem sem alarde. A chuva é precedida por relâmpagos e trovões, mas o orvalho cai silenciosamente sem a presença dos trovões bombásticos e dos relâmpagos serpenteantes.
O orvalho cai mansamente e, onde ele desce, tudo se renova. As plantas murchas recebem novo alento. Assim também é a presença da igreja neste mundo.
A igreja não é apenas luz que aparece, mas, também, sal que penetra.
O testemunho da igreja é como orvalho que rega a terra estorricada trazendo-lhe alento e vida.
O orvalho é totalmente puro e claro. Não há nele contaminação nem corrupção. Ele desce do céu como gotas de cristais, como água da vida.
Segundo a Bíblia, o evento histórico que mais definiu nossa era presente não foi a invenção de Gutemberg da imprensa móvel ou o estabelecimento das democracias ocidentais ou a Segunda Guerra Mundial. Foi, antes, a reunião de oração de 120 discípulos de Jesus Cristo numa sala em Jerusalém há quase 2.000 anos. Como Jesus havia prometido (
