RELACIONAMENTOS COM DEUS
Conhecer Deus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
À PROCURA DO ADÃO PERDIDO À FRENTE DOS NOSSOS OLHOS
À PROCURA DO ADÃO PERDIDO À FRENTE DOS NOSSOS OLHOS
ARRIFANA - Certa vez, um irmão plantou flores e se esqueceu de regar. Quando viu tudo seco, disse:
“Senhor, por que o meu jardim morreu?”
E Deus respondeu: “Eu te dei a chuva, a pá e as sementes… só faltou o jardineiro!”
Assim é a vida espiritual: Deus faz a parte d’Ele, mas espera que nós cuidemos do que Ele nos confiou.
RIO MAIOR - Certa vez, um irmão contou que decidiu cuidar do seu quintal para deixá-lo “igual ao Jardim do Éden”. Comprou sementes, adubo, ferramentas — e passou o dia inteiro a trabalhar. No fim, exausto, olhou para o resultado e pensou:
— “Pronto! Agora o jardim está uma bênção!”
Mas no dia seguinte, o mato já estava a crescer de novo, os passarinhos comeram as sementes, e o cão resolveu cavar bem no meio do canteiro. Ele olhou para o céu e disse:
— “Senhor, se Adão também tinha que lidar com isso tudo, agora eu entendo por que ele precisava tanto da Tua ajuda!”
E é verdade, irmãos: desde o princípio, Deus não criou Adão para cuidar da Terra sozinho. Ele o fez representante, não independente. A autoridade que Adão recebeu vinha da comunhão com Deus. Quando o homem se afasta do Criador, o “jardim” começa a se desorganizar — seja o jardim da alma, da família ou da sociedade.
Quando estava a pensar em Adão surgiu na minha mente algo que me despertou a curiosidade.
O que significa representatividade?
Muitos exemplos me vieram à cabeça
Uma Comitiva a representar o país nos Jogos olímpicos
Um diplomata que representa um país noutro país
Um filho que representa o pai com idade avançada
Em qualquer destes casos reconhecemos que é um privilégio
Introdução:
O relato da vida de Adão, não é exaustivo, no entanto pelas informações que conseguimos retirar, temos muito para desembrulhar.
Dentro da criação quem é Adão, temos vários detalhes que revelam que Adão “é a obra prima”
Gn 1.26 O homem é feito à imagem e semelhança de Deus
Gn 1.31 Depois de ter criado o homem, o que Deus viu que era bom a partir daí pela avaliação de Deus viu que tudo era muito bom.
1. Despertar o jardineiro que há em mim
1. Despertar o jardineiro que há em mim
15 Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
16 E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
O homem estava apenas no inicio da sua carreira. O Pai proveu-lhe uma habitação, por certo um dos principais cuidados que qualquer pai tem com seus filhos.
Deus criou; Deus cuidava; Deus provia.
Este versículo é uma extensão do vs. 8, onde onde mais informações nos são dadas.
Para o cultivar e o guardar. Na ocasião, o homem recebeu um trabalho para fazer. Não foi deixado para viver à sombra da bananeira.
Certamente todos entendem as ordens de Deus
Cultivar - tem muito a ver com manter organizado e o terreno produtivo (o trabalho não é consequência do pecado), nesta altura não existia ervas daninhas.
Guardar - guardar do quê? do pecado. É precisamente por isso que depois de Adão pecar e para não eternizar o pecado eles são lançados fora do jardim. Eles deviam guardar o seu coração, eles deviam guardar a intimidade e confiança em Deus.
A tarefa do homem era cultivar e guardar o jardim que Deus havia preparado. O trabalho de Adão era feito para Deus, um serviço divino.
Cada um de nós pode ver a sua vida como tendo o seu próprio jardim para cultivar e proteger:
Individualmente
Cultivar
Nosso relacionamento com Deus
Proteger
Nosso coração
Nossa mente
Mas não é só sobre a nossa vida individualmente
Família
Cultivar
Ensino das escrituras
Proteger
Ataques do inimigo
Igreja
Cultivar
Comunhão
Proteger
Falsos mestres
Evangelho sem Cristo
Cada um de nós tem uma missão ímpar a cumprir. Percebemos com Adão que cultivar e proteger é algo que está ao nosso alcance, fomos criados para isso para o louvor da Sua Glória.
APLICAÇÃO
Tens cultivado o teu relacionamento com Deus individualmente e tens te protegido contra as investidas do inimigo
E na tua família, tens procurado que as escrituras sejam conhecidas e estás armado para defender a tua família das fortes investidas de satanás que procura destruir as famílias.
Todos sem exceção somos chamados a cuidar da igreja, por meio da oração, visitação, cuidado aos necessitados, o protegendo de ensinos enganosos e até mesmo com fábulas.
Que tipo de agricultor tens sido?
O jardim que é cuidado produz fruto, e é útil para o jardineiro e para outras pessoas.
Cada missão tem uma provisão divina para que seja devidamente levada a efeito. Deus preparou o jardim; em seguida, preparou o homem; e também garantiu a sua fertilidade.
2. Representatividade de Deus na terra
2. Representatividade de Deus na terra
19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
Como sabemos pelo meio saltámos a restrição de Deus quanto à árvore da qual não podia comer.
Somos muito propensos a lembrar que Adão pecou e com isso o pecado faz parte do nosso “DNA”, assim como a informação genética dos nossos pais passa para nós, também recebemos de Adão, o nosso pai, a marca do pecado.
O que quero ressaltar aqui é que não foi sempre assim.
Deus tinha organizado o caos e trouxe tudo à existência, agora deixa o homem para cuidar da criação de Deus (não é tudo Sol/Lua/Estrelas....).
Adão o representante de Deus na terra QUE HONRA
Mais uma consideração, sabemos quando entrou o pecado no mundo terreno, mas, a Bíblia não apresenta quando ocorreu no mundo celestial, o que se pode perceber, por este aviso é que satanás já se devia caído e com ele os seus anjos.
Na missão de cultivar e guardar, Deus ainda dá mais uma tarefa desta vez mais detalhada. dar os nomes aos animais.
Ao que parece a tarefa foi superada, eu quero acreditar que o cão recebeu o nome de Adão.
Sabemos que Adão falhou como representante de Deus na terra
Encontramos aqui algo que mostra um atributo comunicável de Deus, a Inteligência, conhecimento ou sabedoria. O homem mostrou estar à altura da grande tarefa que recebeu.
A empreitada que estava diante de Adão só poderia ser feita ser para o caso ele tivesse muitos conhecimentos, sem ter ido à escola (conhecimento da natureza, da biologia e da zoologia). Concluímos, pois, que o homem foi criado com conhecimento inerente e capacidades para o que teria de fazer, tudo dado por Deus.
É verdade que hoje, não encontramos muito esta ideia de representatividade, mesmo para a igreja, o que vemos é um chamar a uma vida de intimidade com Deus.
Desde Abraão passando para Israel e chegando à igreja somos chamados a ser uma benção, para que todos os povos de toda a língua e nação venham ao arrependimento e sejam salvos.
Penso na missão Hercúlea de Adão a dar todos os nomes aos animais, macho e fêmea, ainda por cima a dobrar. Também a nossa missão é Hercúlea, cuidar, proteger, ser uma benção.
APLICAÇÃO
Muitas são as vezes que a nossa confiança que Deus nos capacita é ZERO, e não sou sou eu ou tu, também os discípulos passaram pelo mesmo.
O Todo Poderoso que chamou Adão e o colocou no Jardim do Éden, que traz os animais para que Adão dê o nome e o capacitou, é o mesmo que te colocou onde vives hoje, onde trabalhas hoje, nos relacionamentos que tens, para a missão que Ele te dá, estejamos certos que Ele capacita.
Vivamos para cumprir a missão que Deus nos confiou.
3. Do céu ao inferno
3. Do céu ao inferno
1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8 Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
11 Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
13 Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14 Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
16 E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.
17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.
19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
20 E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.
21 Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
22 Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
23 O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.
24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
No Éden, o homem vivia na presença de Deus, em perfeita harmonia, paz e alegria — um verdadeiro “céu na terra”. Mas, com um único ato de desobediência, Adão e Eva perderam essa comunhão e mergulharam a humanidade na escuridão do pecado. O que antes era um paraíso se tornou o início de uma jornada rumo à morte espiritual.
Este episódio é mais do que uma história antiga: é o retrato da condição humana. Todos nós, de alguma forma, repetimos a mesma escolha — trocamos o “céu” da comunhão com Deus pelo “inferno” da independência e da rebeldia.
1. A Voz da Serpente (Gênesis 3:1–6)
1. A Voz da Serpente (Gênesis 3:1–6)
– A estratégia do inimigo
Satanás semeia dúvida: “É assim mesmo que Deus disse?”
Desvia o foco de Deus para o desejo pessoal.
Promete autonomia: “Sereis como Deus.”
Aplicação: O inimigo ainda trabalha da mesma forma hoje — questionando a Palavra e alimentando o orgulho humano. O pecado começa quando a criatura quer ocupar o lugar do Criador.
2. A Queda e Suas Consequências (Gênesis 3:7–19)
2. A Queda e Suas Consequências (Gênesis 3:7–19)
– Do céu à vergonha
Olhos abertos para o pecado, mas coração fechado para Deus.
Tentam se esconder do Senhor.
A comunhão quebra-se, o medo nasce, e o juízo é pronunciado.
Aplicação: O pecado sempre promete liberdade, mas traz escravidão. Ele começa com um fruto bonito e termina com o gosto amargo da culpa.
3. O Inferno da Separação (Gênesis 3:22–24)
3. O Inferno da Separação (Gênesis 3:22–24)
– Expulsos do Éden
A perda do lugar de comunhão é símbolo da separação espiritual.
O homem agora vive fora da presença direta de Deus.
Aplicação: Fora da presença de Deus não há céu, não há paz, não há vida. O inferno começa quando o coração se afasta do Criador.
4. A Esperança no Meio da Queda (Gênesis 3:15)
4. A Esperança no Meio da Queda (Gênesis 3:15)
– A promessa do Redentor
Mesmo no juízo, Deus anuncia o plano da salvação: “A semente da mulher esmagará a cabeça da serpente.”
Em Cristo, o segundo Adão, a comunhão é restaurada e o caminho de volta ao “céu” é aberto.
Aplicação: Onde o primeiro Adão falhou, Jesus venceu. O que começou com vergonha termina em redenção.
Conclusão:
Conclusão:
Adão determina a minha condição de pecador ao nascer, mas não determina onde vou viver a eternidade.
Adão apenas é responsável da sua própria alma e cada um de nós foi ou é o Adão da sua própria alma. Encontramos em Jesus aquilo que não pode ser alcançado pelas nossas próprias mãos. A restauração ao plano inicial. Só para aqueles que Jesus é o Senhor da sua alma.
Do céu ao inferno — essa foi a trajetória do homem pela desobediência. Mas, pela graça, Deus abriu o caminho do inferno de volta ao céu através de Jesus Cristo. O mesmo Deus que expulsou o homem do Éden, agora o convida a entrar novamente em Sua presença, não por obras, mas pela cruz.
“Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um só muitos se tornarão justos.” (Romanos 5:19)
