Sem título Sermão (2)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
A MAIOR HONRA DA VIDA
Filipenses 3:7–11 / Filipenses 1:21
⁷ Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.
⁸ Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo
⁹ e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.
¹⁰ Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
¹¹ para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
Filipenses 3:7-11
“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
Introdução:
Paulo escreve essas palavras não em um tempo de vitória, mas de prisão. Ele estava limitado, injustiçado, e ainda assim, escreve a carta mais alegre do Novo Testamento. Isso já nos ensina algo importante: a alegria cristã não depende das circunstâncias, mas das convicções que carregamos no coração.
O batismo que vamos celebrar hoje é exatamente isso: a expressão pública de uma convicção interna. Cada pessoa que vai descer às águas está dizendo com a vida: “Cristo é tudo pra mim.”
O batismo é o testemunho visível de uma verdade espiritual: nada tem mais valor do que conhecer Jesus.
Paulo, ao escrever aos filipenses, faz uma declaração que desafia toda lógica humana. Ele diz que tudo o que antes era importante: posição, reconhecimento, títulos, agora se tornou perda, porque Cristo é infinitamente superior.
E esse é o mesmo sentimento de quem se entrega a Jesus.
O que faz alguém abrir mão de tudo e dizer: “Para mim, viver é Cristo”?
1) Um novo valor: tudo é perda diante de Cristo (v.7–8)
⁷ Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.
⁸ Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo
Filipenses 3:7,8
Paulo começa dizendo: “O que para mim era lucro, agora considero perda.”
Ele tinha tudo que alguém podia desejar. Tinha conhecimento, prestígio, respeito. Mas depois de conhecer Jesus, tudo perdeu o brilho.
Tanto que no versículo 4 em diante, ele dá “aquela carteirada” e apresenta um pouco do seu passado:
⁴ Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:
⁵ circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu;
⁶ quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
Filipenses 3:4-6
Mas ele descobriu que a fé verdadeira começa quando Cristo se torna o novo valor da nossa vida.
Antes, Paulo vivia pelo desempenho. Agora, vive pela graça.
Antes, seu currículo o definia. Agora, Cristo é sua identidade.
E o batismo é a declaração pública disso: “Tudo o que eu era, ficou pra trás. Tudo o que sou, pertence a Jesus.”
Frase: A fé não é sobre perder coisas, é sobre encontrar o que realmente vale.
2) Um novo centro: ser encontrado em Cristo (v.9)
⁹ e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.
Filipenses 3:9
Paulo continua: “Ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça.”
Essa é a essência do Evangelho: não é o que eu faço por Deus, é o que Cristo fez por mim.
Ser encontrado em Cristo é viver debaixo da Sua graça, e não mais do mérito.
O batismo representa isso de forma poderosa:
· Ele não é um troféu, nem um mérito espiritual: é um ato de dependência.
· Quem se batiza está dizendo: “Eu não confio mais em mim. Confio em Cristo.”
· “Minha justiça não vem das minhas boas obras, mas da cruz.”
Frase: A fé cristã não é autoafirmação, é rendição.
E é nessa rendição que encontramos descanso.
Porque quando Deus olha pra nós, Ele já não vê o pecador: vê Cristo em nós.
3) Um novo propósito: conhecer Cristo e participar dos Seus sofrimentos (v.10–11)
¹⁰ Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
¹¹ para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
Filipenses 3:10,11
Paulo diz que quer “conhecer Cristo e o poder da Sua ressurreição”.
Mas ele também diz: “e a participação em Seus sofrimentos.”
Isso é cristianismo real: glória e cruz, vitória e entrega, ressurreição e renúncia.
O batismo é um retrato disso. É como se o cristão dissesse:
“Eu morro com Cristo e ressuscito com Ele.”
“Eu não fujo da cruz, eu a carrego com alegria, porque sei que do outro lado dela há vida.”
Esse é o propósito do discípulo: viver cada dia pra glória de Deus, até que Ele venha.
Frase: “Quem se rende completamente a Cristo descobre que, em perder tudo, ganhou a vida verdadeira.”
Conclusão: A maior honra da vida
Quando Paulo diz: “Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”, ele está afirmando algo profundo:
“Não há cenário em que eu perca, se Cristo for o centro.”
E é essa a mensagem do batismo hoje.
As pessoas que vão entrar nas águas estão dizendo:
“Jesus é o centro da minha vida. Ele é a minha justiça. Ele é a minha vida.”
O que vemos aqui não é o fim de uma história: é o começo de uma nova vida.
O batismo não é o ponto final da fé: é o ponto de partida de uma nova história em Cristo.
Transição para o batismo
Antes de avançarmos para o batismo, eu quero que você pense nisso:
A fé cristã não é um contrato com Deus, é uma aliança iniciada por Ele, selada na cruz e vivida pela fé.
E cada pessoa que vai entrar nessas águas hoje está selando essa aliança publicamente.
O que vai acontecer aqui é espiritual.
É um testemunho diante do céu, da igreja e do inferno, de que essas vidas agora pertencem a Jesus.
E como Paulo disse: “Tudo o que era lucro, agora é perda, por causa de Cristo.”
Hoje é dia de celebração, mas também de entrega.
Dia de olharmos pra essas águas e lembrarmos que um dia também morremos pro pecado e nascemos pra uma nova vida.
E se você está aqui hoje e ainda não deu esse passo de fé, talvez esse seja o momento de Deus falar com você.
Não é sobre religião, é sobre relacionamento.
Cristo está chamando você pra uma nova vida também.
Para refletir e praticar
1. O que tem mais valor pra mim hoje: o que eu possuo ou quem me possui?
2. Tenho vivido tentando provar algo pra Deus, ou descansando no que Cristo já fez por mim?
3. Como posso viver, de forma prática, o “viver é Cristo” no meu dia a dia?
Agora, enquanto cantamos e nos preparamos para o batismo, lembre-se:
Cada pessoa que vai descer nessas águas está pregando um sermão vivo.
Um sermão que diz: “Eu morri com Cristo, e com Ele eu ressuscitei.”
E essa, sem dúvida, é a maior honra da vida.
Amém.
