Sermão do Monte - O Adultério

Sermão do Monte  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Handout
INTRODUÇÃO • Deve ser pertinente • Deve ter uma ideia dominante • Não deve ser extensa • Deve servir como um portal • Deve conter uma questão principal • Deve ser atrativa • Deve oferecer uma imagem
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO • Deve apresentar a estrutura do texto • Deve explicitar o caminho que o sermão trilhará • Deve ficar claro na exposição
EXPOSIÇÃO • Precisa se preocupar com o sentido do texto • Deve considerar o contexto histórico • Pode conter a explicação de termos centrais para a captação do sentido • Deve ter uma linha condutora • Deve compor a maior parte do sermão • Deve ser rica em detalhes
CONCLUSÃO • Deve retomar as questões da introdução • Deve explicitar o Evangelho • Deve conter a principal aplicação • Deve considerar os diferentes ouvintes • Deve ser enérgica
APLICAÇÕES • Pode ser realizada ao longo da exposição • Pode ser reservada exclusivamente para a conclusão • Deve considerar os ouvintes • Deve ser sensível as questões contemporâneas
INTRODUÇÃO
Quais os pecados vocês acreditam que mais é presente no dia de vocês?
Fofoca, assassinato como aprendemos na semana retrasada, roubo, cobiça?
Esses são alguns dos pecados que encontramos nos 10 mandamentos.
Eu acredito que no dia de hoje um dos principais, que são um grande problema da nossa sociedade, seja o adultério. E conforme Jesus nos ensinou, ele está mais presente no nosso dia do que imaginamos.
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO
Hoje continuaremos a leitura do sermão do monte de Jesus.
Já passamos pelas bem aventuranças, também já lemos nosso papel como sal e luz.
Vimos também que Jesus é o cumprimento da Lei, ou seja, é sobre Ele tudo que havia sido escrito e foi nEle que Deus cumpriu todo o seu plano.
Depois disso começamos a ver algumas questões mais práticas que devem ser adotadas por aqueles que reconhecem Jesus como seu Senhor.
EXPOSIÇÃO
Vamos começar fazendo a leitura da passagem:
Nova Versão Internacional 5.27 O Adultério

O Adultério

27 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. 28 Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29 Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. 30 E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno.

Primeira Parte
Quando Jesus diz, “foi dito”, Ele se refere ao que é comumente sabido pelos Judeus. Em Êxodos 20.14 está escrito “Não adulterarás”. Dessa forma para o Judeu se entendia que somente no ato final é que constituía a prática, pelo menos era o que os fariseus pregavam.
Provérbios 6
Nova Versão Internacional 6.20 Advertências contra o Adultério

Advertências contra o Adultério

20 Meu filho,

obedeça aos mandamentos de seu pai

e não abandone o ensino de sua mãe.

21 Amarre-os sempre junto ao coração;

ate-os ao redor do pescoço.

22 Quando você andar, eles o guiarão;

quando dormir,

o estarão protegendo;

quando acordar, falarão com você.

23 Pois o mandamento é lâmpada,

a instrução é luz,

e as advertências da disciplina

são o caminho que conduz à vida;

24 eles o protegerão da mulher imoral,

e dos falsos elogios da mulher leviana .

25 Não cobice em seu coração a sua beleza

nem se deixe seduzir por seus olhares,

26 pois o preço de uma prostituta

é um pedaço de pão,

mas a adúltera sai à caça

de vidas preciosas.

27 Pode alguém colocar fogo no peito

sem queimar a roupa?

28 Pode alguém andar sobre brasas

sem queimar os pés?

29 Assim acontece com quem se deita

com mulher alheia;

ninguém que a toque ficará sem castigo.

30 O ladrão não é desprezado

se, faminto, rouba para matar a fome.

31 Contudo, se for pego,

deverá pagar sete vezes o que roubou,

embora isso lhe custe

tudo o que tem em casa.

32 Mas o homem que comete adultério

não tem juízo;

todo aquele que assim procede

a si mesmo se destrói.

33 Sofrerá ferimentos e vergonha,

e a sua humilhação jamais se apagará,

34 pois o ciúme desperta a fúria do marido,

que não terá misericórdia

quando se vingar.

35 Não aceitará nenhuma compensação;

os melhores presentes não o acalmarão.

Vemos que já existe o ensinamento de que o adultério começa no coração, no flerte, na conversa de sedução.
Segundo Parte
Nova Versão Internacional 5.27 O Adultério

Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração

Assim sendo, Jesus faz o alerta para algo que vem antes do ato em si. Um desejo em seu coração. Eu confesso que hoje em dia esse item é muito difícil. Eu não sei como é para mulheres mas a vida do hoje é bem complicado porque tanto nas redes sociais quando nas ruas, as roupas feminais são extremamente provocantes e parece que muitas delas se veste como forma realmente de causar alguma reação nas pessoas. E ai eu pergunto, não não pecar, como não cometer adultério nos dias de hoje?
Eu fui procurar com alguns teólogos quais os limites do olhar antes que a gente cometa algum adultério. Por exemplo, passamos o olho por alguma coisa e aquilo nos incendeia, aqui já caímos em pecado?
Hernandes e Warren Wiersbe concordam assim:
Mateus: Jesus, o Rei dos Reis A Interpretação de Jesus sobre o Adultério (5.27–30)

Concordo com Warren Wiersbe quando ele diz que o desejo e a prática não são idênticos, mas, em termos espirituais, equivalentes. O “olhar” que Jesus menciona não é apenas casual e de relance; antes, é um olhar fixo e demorado, com propósitos lascivos. Portanto, o homem descrito por Jesus olha para a mulher com o propósito de alimentar seus apetites sexuais interiores, como um substituto para o ato sexual em si. Não é uma situação acidental, mas um ato planejado.

Olha como Hernandes complementa:
Mateus: Jesus, o Rei dos Reis A Interpretação de Jesus sobre o Adultério (5.27–30)

O homem é um ser em conflito. É uma guerra civil ambulante. Há uma luta constante entre o espírito e a carne. O velho homem está sempre querendo erguer sua fronte para nos arrastar para o pecado

Não tem como fugir, nossa carne e espíritos estão lutando constantemente e existe um deseja de olhar para o sexo oposto, mesmo que sem uma intenção em possuir, mas é um olhar cheio de lascívia.
Definição: É um comportamento ou atitude marcada por desejo sexual excessivo ou provocativo. A lascívia envolve gestos, olhares, palavras ou ações que expressam sensualidade de forma explícita.
Terceira Parte
Jesus então nos orienta, nos ensina algo prático:
Se o seu olho direito e a sua mão direita o fizer pecar, corte e lance fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno.
Primeiro detalhe importante que precisamos lembrar é que aqui não é cortar literalmente a parte do corpo. Mas isso não significa que o ensino de Jesus não seja radical. Uma vez que o olho e a mão podem lhe fazer pecar, chegando a ir ao inferno, acrescentado pelo próprio Cristo, devemos ser realmente radicais.
E ai eu pergunto a vocês, como vocês acham que podemos ser radicais em relação ao adultério ensinado por Jesus?
CONCLUSÃO • Deve retomar as questões da introdução • Deve explicitar o Evangelho • Deve conter a principal aplicação • Deve considerar os diferentes ouvintes • Deve ser enérgica
Eu quero finalizar com uma passagem que está em 1Pe 1.13 em diante
Nova Versão Internacional 1.13 Exortação à Santidade

Exortação à Santidade

13 Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. 14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. 15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

17 Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.

Aqui é um convite para guardaremos nossos olhos, nossos desejos, a lascívia, de forma radical, não por sermos extremistas.
Assim como o Noivo é santo, sua noiva também deve se manter pura, guardada.
Precisamos buscar a santidade em amor ao Pai, e por tudo que ele fez a nós. Precisamos buscar a obediência porque sabemos que isso agrada a Deus. Mas também precisamos guardar nosso coração, porque como Jesus nos ensinou, ele pode nos conduzir ao inferno. Jesus nos ensina em amor a guardar nossos atos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.