Deus em Ação
Deus em ação • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. Na 1.2
O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. Na 1.2
נקם nqm vingar-seVin
נקם nqm vingar-seVin
Vingar-se por um mal percebido.
ἐκδικέω - Ekdikeõ - Fazer justiça
Porque verdadeiros e justos são os seus juízos; porque ele julgou a grande prostituta, que corrompeu a terra com a sua fornicação, e vingou o sangue dos seus servos que estava na mão dela. Ap 19.2.
o caráter de Deus exige que o culpado seja condenado (1.3b). … mas grande em poder e jamais inocenta o culpado…
Deus é grande em Sua misericórdia e também em Seu julgamento.
O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Na 1.3.
Ele não inocenta o culpado. Deus não faz vistas grossas ao pecado. Quando o cálice da ira de Deus transborda, o culpado será apanhado e julgado.
A vingança de Deus vem sobre o culpado rapida, repentina, misteriosa e terrivelmente.
Nós sabemos, por intermédio de Isaías, que os assírios atribuíam seu sucesso sobre as nações ao próprio poder e força, bem como aos seus deuses. Por isso, Deus abateu esse poderoso império e o reduziu a cinzas.
o julgamento de Deus é inescapável (1.3c). … o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
É impossível escapar dAquele que faz da tormenta e da tempestade o caminho para exercer o Seu juízo.
Ninguém pode se ver livre dAquele que transforma as nuvens como o pó dos Seus pés.
Mais poderoso do que os exércitos fortemente armados é Aquele que é soberano sobre as nações da terra e tem o controle da história em Suas mãos.
diante da manifestação do juízo divino, até a natureza estremece (1.4,5). Ele repreende o mar, e o faz secar, e míngua todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano se murcha.
Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam.
Deus manifesta o Seu maravilhoso poder no turbilhão da tempestade, na seca, nos terremotos e em vários outros exemplos de Sua ação sobre a natureza física.
Aquele que domina sobre as nações também controla a natureza. Sendo Ele o Criador, toda a criação Lhe está sujeita.
Sob Sua ordem, o mar se abre e vira estrada seca. Sob Seu mandato, os rios se encolhem. Diante dEle, os montes se desfalecem.
A beleza exuberante da flor do Líbano murcha ao sopro de Seu juízo.
Na presença dEle, os montes tremem e os outeiros derretem.
O mundo e todos os que nele habitam não podem se sentir seguros diante da manifestação de Seu juízo.
Os fundamentos da própria terra reagem com terremotos e derretimento (Sl 46.3,6; Jr 4.24; Am 9.5).
