4º Trimestre 2025 - Lição 3 - O CORPO E AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

Escola Bíblica Dominical  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Analisar como o ser humano foi criado em perfeição, e de que forma o pecado trouxe sofrimento.
Explicar que, apesar das consequências do pecado, o ser humano continua responsável por suas escolhas.
Refletir sobre as limitações físicas e as enfermidades como realidade pós-queda, mantendo a esperança na glorificação do corpo.

VERDADE PRÁTICA

“O pecado do primeiro Adão afetou o homem no corpo, na alma e no espirito. Mas a redenção em Cristo, o último Adão, tem o poder de restaurá-lo plenamente.”

I - DA PERFEIÇÃO À MORTE

1. A certificação divina.
O Estado Original (uma vida em plenitude sem efeitos do pecado).
O Homem cultivava e guardava o jardim (Trabalho)
Se relacionava plenamente com sua esposaGênesis 2.24–2524 Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e a sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”
Plena comunhão com Deus. Gênesis 3.8 “Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.”
“Por mais que tentemos imaginar quão aprazível era a vida de Adão e Eva antes da Queda, ficaremos aquém da realidade que viveram. Afetada pelo pecado, nossa mente não concebe um ambiente sem o conhecimento do mal (pecado).”
2. Pecado e dor.
A entrada do pecado (A Queda)
Ordem de Deus para não comer do fruto da árvore “Gênesis 3.3 “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer.””
A Mentira de Satanás “Gênesis 3.4–54 Então a serpente disse à mulher: — É certo que vocês não morrerão. 5 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal.
As consequências do pecado:
A incômoda experiência da dor:
Gênesis 3.16 “E à mulher ele disse: — Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, e ele a governará.”
Gênesis 3.17 “E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.
A perda da comunhão com Deus:
Gênesis 3.23–2423 Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado. 24 E, depois de lançar fora o homem, Deus colocou querubins a leste do jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, para guardar o caminho da árvore da vida.”
O Corpo passou a padecer e se degenerar:
Gênesis 3.19 “No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará.
AS OITO ÁREAS QUE O PECADO AFETOU O SER-HUMANO
TEOLÓGICA - Separação de Deus / Perda da comunhão.
ANTROPOLÓGICA - Corrupção total / Imagem de Deus quebrada.
PSICOLÓGICA - Culpa e medo / Desordem interior.
MORAL - Escravidão do pecado.
FISÍCA - Morte e dor / Decadência física.
SOCIAL - Conflito e injustiça / Desordem nas relações humanas.
CÓSMICA - Natureza corrompida / Sofrimento da criação.
ESCATOLÓGICA - Juízo Final / Morte Eterna
3. Velhice, autenticidade e gratidão.
O caminho natural da vida é o envelhecimento e a morte Eclesiastes 12.1-7 ~ fazer leitura.
Precisamos reconhecer as características e a importância de cada etapa de nossa existência. Pv 20.29 (Versão NVI) “A Beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos.”
Viver com sabedoria e no temor do Senhor: Ec 8.12 “O ímpio pode cometer uma centena de crimes e apesar disso, ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele.”
Devemos cuidar da saúde do corpo.

II - A RESPONSABILIDADE HUMANA

1. Corpo e livre-arbítrio.
Gênesis 3.22 “Então o Senhor Deus disse: — Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. É preciso impedir que estenda a mão, tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente.”
O Arbítrio-Corrompido pelo pecado.
Imagem de Deus quebrada pelo pecado.
2. A potencialização do sofrimento. >>>

III - DO ABATIMENTO À GLORIFICAÇÃO

>>> 1. A realidade das enfermidades | | 2. Enfado e canseira.
O Pecado trouxe sofrimento e doenças ao corpo.
Impacto das transgressões que praticamos ao longa da vida (Drogas, Práticas sexuais ilícitas, o mal cuidado com o corpo etc).
O processo natural do envelhecimento traz canseira e enfado Salmo 90.10 “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.”
3. O corpo glorificado.
A esperança da glorificação Romanos 8.23 “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Filipenses 3.20–21 “20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”
Ninguém está imune ou isento as doenças e enfermidades.
Paulo menciona o cooperador Trófimo 2Timóteo 4.20 “Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto.”
Paulo recomenda Timóteo a cuidar do seu estômago 1Timóteo 5.23 “23 Não beba somente água; beba também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.”
Jesus tem todo o poder de nos curar. A Igreja pode orar por cura. Mas, mesmo se não formos curados, temos uma viva esperança, a redenção do nosso corpo!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.