Exposição Ef 5:15-21 (Andando com Sabedoria em Dias Maus)
Notes
Transcript
Texto Base
Texto Base
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Introdução
Introdução
O texto que temos diante de nós está inserido na segunda grande divisão da carta aos Efésios — capítulos 4 a 6 — onde Paulo trata da vida prática da nova humanidade criada em Cristo.
Após apresentar a doutrina da salvação (caps. 1–3), Paulo agora mostra como essa salvação se manifesta em uma vida piedosa e coerente com o evangelho.
Até aqui, já vimos que:
Devemos andar de modo digno (4.1–6);
Preservar a unidade na diversidade (4.7–16);
Não andar como os gentios (4.17–24);
Revestir-se do novo homem (4.25–32);
E andar como filhos da luz (5.3–14).
Agora, Paulo chama a igreja a uma vida de sabedoria prática, a viver com discernimento espiritual no meio de dias maus.
Explicação
Explicação
Esse chamado está no verso 15 que vai introduzir o assunto dos versos subsequentes:
O chamado
O chamado
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
A conjunção “portanto” liga esse versículo ao tema anterior — andar como filhos da luz — e introduz um novo aspecto: andar com sabedoria.
A sabedoria aqui não é mera sagacidade humana, mas sabedoria bíblica, a capacidade de aplicar a verdade de Deus às circunstâncias da vida.
Paulo evoca o conceito judaico de sabedoria presente na literatura sapiencial — Provérbios, Eclesiastes, Jó, Salmos.
O sábio é aquele que teme ao Senhor e submete suas decisões à Sua vontade; o néscio é aquele que vive como se Deus não existisse.
10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria,
e o conhecimento do Santo é prudência.
1 Diz o insensato no seu coração:
Não há Deus.
Corrompem-se e praticam iniquidade;
já não há quem faça o bem.
Aplicação:
Aplicação:
A sabedoria que Paulo convoca não é a sabedoria do mundo.
Tiago faz esse contraste com clareza:
13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. 14 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. 16 Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. 17 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. 18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
Paulo em outros momentos ainda chama a sabedoria dos homens de tolice e fala que não foram muitos os sábios segundo a carne que foram chamados ao reino de Deus. (1Co 1:26-27; 1Co 3:18-19)
A bíblia nos mostra a sabedoria de Deus é um dom.
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
A lei de Deus torna o símplices em sábios. (Sl 19:7)
Após chamar os Efésios a sabedoria, ele agora vai contrastar o andar tolo do andar sábio nos próximos versículos:
1 - O sábio aproveita o tempo
1 - O sábio aproveita o tempo
16 remindo o tempo, porque os dias são maus.
O primeiro contraste entre o sábio e o tolo está em como lidam com o tempo.
Paulo chama os Efésios a aproveitarem o tempo.
Aplicação
Aplicação
Assim como os dias de Paulo eram dias maus, os nossos dias também tem as suas dificuldades e eu diria que uma das grandes e maiores dificuldades de nossos dias seria remir o tempo.
A palavra remir é a palavra exagorazo no grego e ela tem o sentido de resgate. Redmir é resgatar algo que está sobre o poder de outro.
Em nossos dias satanás tem se apossado do tempo de modo que se tornou até mesmo bonito declarar frases como: Estou na correria, não tenho tempo para nada.
Vejamos que na bíblia Marta é colocada como imprudente e Maria colocada como prudente.
A bíblia nos fala que precisamos aprender a contar os nossos dias para que alcancemos sabedoria:
Salmo 90.12 “12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
Porém em nossos dias, já não contamos os dias, contamos os anos.
Jesus declarou que basta a cada dia o seu mal.
Uma das maiores ciladas de Satanás é encher a nossa agenda a ponto de não termos tempo para aquilo que é realmente importante.
Organize a sua agenda, tome controle sobre o tempo, resgate ele da posse do inimigo de nossas almas.
2 - Busquem compreender a vontade do Senhor
2 - Busquem compreender a vontade do Senhor
17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
Paulo aqui contrasta o andar néscio ao sábio em relação ao modo como aproveitam o tempo. O tolo gasta o tempo com suas próprias vontades ou para cumprir as exigências de sua agenda enquanto o sábio usa seu tempo para poder compreender qual é a vontade do Senhor.
Deus tem uma vontade revelada e oculta.
29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
A vontade oculta de Deus não deve ser investigada ou escrutinada pelos homens mas deve ser respeitada como quem olha e entende que Deus está acima dos homens e todo o seu querer é mui sábio e justo, isso nos é claramente expresso pelo Apóstolo em Rm 9.
20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?
Porém a vontade revelada pertence a nós e aos filhos dos homens para sempre, conforme nosso texto.
Aplicação
Aplicação
Então o homem sábio e prudente busca conhecer essa vontade de Deus revelada nas escrituras, em sua Lei. A escritura tem para nós direções claras a respeito de todos os assuntos importantes da vida.
Ela fala sobre casamento, sobre economia, sobre finanças, sobre educação de filhos, sobre trabalho, sobre moralidade e conduta adequada, sobre o que traz bençãos e o que traz maldições.
O homem sábio resgata o seu tempo e busca conhecer a palavra-lei de Deus e meditar nela dia e noite.
3 - Não se embriaguem mas se encham do Espírito
3 - Não se embriaguem mas se encham do Espírito
18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
Mais uma vez Paulo contrasta aqui a tolice e a sabedoria.
O tolo se enche de vinho, perdendo o controle de sua vida para a libertinagem derivada da bebedeira, mas o sábio, por meio do bom uso do tempo, da busca da compreensão da vontade de Deus se enche o Espírito.
É interessante que Paulo usa dois elementos que contrastam absurdamente.
O vinho, quando assume o controle de nossa vida, arranca de nós todos os processos inibitórios, fazendo com que nos entreguemos completamente a nós mesmos e nossas próprias vontades. É como se o vinho nos conduzisse a um local em que aquilo que realmente somos se manifesta de maneira plena.
O Espírito por sua vez, quando estamos cheios dele, faz com que não nos entreguemos a nós mesmos mas a Deus e nos leva a uma conduta completamente contrária a do vinho, na qual agora recebemos pelo seu empoderamento o domínio próprio e as outras virtudes que decorrem de Deus e não de nós mesmos.
Aplicação
Aplicação
Nós não somos chamados a ser quem nós somos, o Apóstolo Paulo declarou:
Romanos 7.18 “18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.”
Nós somos chamados para fazer morrer a nossa natureza carnal e nos revestirmos de Cristo Jesus, para sermos quem Ele é.
Conclusão
Conclusão
Paulo conclui os versos em destaque mostrando agora como é a vida daquele que é cheio do Espírito:
19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Ao ser cheio do Espírito passamos a falar entre nós das grandezas de Deus, passamos a entoar canticos de louvor em nossos lábios que derivam de nosso coração, passamos a dar graças a Deus por tudo e passamos a nos sujeitar uns aos outros.
Oração/Apelo Final
Oração/Apelo Final
Há um claro chamado de Deus nessa manhã para que se abandone a tolice e se assuma a sabedoria.
Tudo isso começa pelo resgate do tempo, é pelo resgate de seu tempo que você passara a compreender a vontade de Deus e a se encher do Espírito Santo.
Caso você não seja um Cristão, Deus está te chamando para abandonar a tolice, se arrepender de seus pecados e correr para o Filho de Deus que tem palavras de vida eterna.
Caso você seja um cristão que tem andado atarefado de mais para compreender a vontade de Deus e se encher do Espírito, há um chamado de Deus para ti: Pare e reorganize a sua vida.
Caso você esteja vivendo cheio do Espírito, continue dando graças a Deus, adorando ao Senhor de coração e sujeito-se a Deus e aos homens.
