Simão Pedro, o apóstolo
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Se eu pedisse para você me citar o nome dos doze apóstolos, você conseguiria falar todos? Você realmente conhece esses homens de Deus? Hoje iniciaremos uma pequena sessão de estudo dentro de nossa serie de sermões no livro de Marcos, sobre os doze discípulos, conhece-los como realmente eram, entender um pouco mais sobre seu chamado e como caminharam com Jesus e o que fizeram no ministério.
Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro;
Marcos 3 a partir do versículo 16 lista o nome dos doze escolhidos por Jesus, o nosso Senhor havia passado a noite em oração e no dia seguinte chamou para si doze homens, os quais ele os designou apóstolos.
Essa lista dos doze se encontra também nos outros dois evangelhos: Mateus e Lucas, todas elas iniciam com um nome específico: Simão Pedro; e sobre Ele quem iremos estudar.
Convido você nessa noite conhecer ao Apóstolo Simão Pedro.
Desenvolvimento & Aplicação:
Desenvolvimento & Aplicação:
Pedro, um homem comum.
Pedro, um homem comum.
Simão é Filho de Jonas ou João (Mt 16.17) e tinha um irmão chamado André, mas não temos registros sobre sua mãe; Simão era casado e temos duas referências uma no livro de Marcos que fala sobre sua sogra e outra no livro de 1 Co 9.5 em que Paulo fala que Pedro levava sua esposa junto de si nas viagens.
Pedro nasceu em uma cidade chamada Betsaida que fica na na costa ocidental do mar da Galileia, ali foi criado e treinado para a profissão de pescador.
Depois se mudou para Cafarnaum junto de seu irmão e passaram a trabalhar na companhia de pesca de Zebedeu, pai de João e Tiago, outros dois discípulos de Jesus.
O encontro com Jesus
O encontro com Jesus
O primeiro encontro de Pedro com Jesus fora proporcionado por seu irmão. André era discípulo de João Batista; que era aquele que preparia o caminho para o Messias. João Batista quando viu Jesus exclamou: Eis o cordeiro de Deus, no outro dia repetiu as mesmas palavras e dois de seus discípulos ao ouvirem isso passaram a seguir Jesus; logo que começou a seguir Jesus, André foi ao encontro de seu irmão Simão e disse-lhe: Encontramos o Messias!; E Simão que era um judeu e ansiava pela vinda do Messias, logo se levantou e foi com seu irmão encontrar a Jesus.
Jesus no momento em que olha para Ele diz: Jo 1.42
Você é Simão, filho de João, mas agora será chamado Cefas. (“Cefas” quer dizer “Pedro”.)
Simão para Pedro
Essa mudança de nome de Simão para Pedro é muito significativa e não podemos deixa-la passar em branco. Na história da redenção, alguns poucos nomes são mudados: Abrão para Abraão > Sarai para Sara > Jacó para Israel. No Novo Testamento há apenas uma única mudança de nome feita por nosso Senhor Jesus: Tu és Simão, mas agora será chamado Pedro!
Porque Deus muda o nome de algumas pessoas? O que Deus está fazendo ao mudar o nome de uma pessoa? Está estabelecendo a sua nova identidade! Abrão “pai Ilustre” para Abraão = Pai de muitas nações! Sarai “minha princesa” para Sara = Mãe das nações! Jacó Traiçoeiro, suplantador para Israel = Poder com Deus.
E Simão? Simão significa: “Deus ouviu” para Pedro que significa “rocha”. Simão era um homem muito instável, impulsivo, um homem que dúvidava, que não conseguia compreender muitas questões, que falava coisas sem pensar. Esse é Simão em seu estado bruto.
Mas no momento que Jesus põe seus olhos nEle, muda o seu nome, lhe dar uma nova identidade: Tu és Simão, mas agora será chamado Pedro, a rocha! Esse não é o retrato de quem Pedro era, mas quem Pedro se tornaria! O homem instável impussivo foi gradualmente moldado por Jesus para se tornar a Pedro, a rocha! Aquele quem lideraria a igreja do Senhor em seus primeiro passos!
Jesus ascrescentou esse nome a Pedro, e desde então as vezes era chamado de Simão, as vezes de Pedro e outras vezes Simão Pedro.
John MacArthur diz que em algumas ocasiões Jesus ainda o chama de Simão quando fazia algo que era digno de repreensão. Simão era impetuoso, impulsivo e precipitado e deveria se torna firme, constante, seguro como uma rocha. Se o chamasse de Simão era porque estava agindo conforme a sua antiga natureza, quando o chamava de Pedro era um elogio pois estava agindo como uma rocha.
Algumas outras vezes o texto da Palavra se refere a Pedro como Simão, por exemplo: A casa de Simão, a Sogra de Simão, o Barco de Simão, nesses casos não tem a ver com a sua espiritualidade ou seu caráter, apenas uma forma de se referir a vida comum do apóstolo.
A vida de Pedro com Jesus
A vida de Pedro com Jesus
Pedro, Tiago e João, formavam o cículo mais intimo de Jesus, eram os mais próximos do Mestre e houveram coisas que somente eles presenciaram:
A ressureição da filha de Jairo Mc 5.37
A transfiguração Mt 17.1-13
Um tempo de oração no Getsêmani Mt 26.36-46
O apóstolo Pedro viveu experiencias tremendas ao lado de Jesus:
Pedro é chamado a deixar tudo e seguir Jesus
Mt 4:18–20; Lucas 5:1–11
Jesus cura a sogra de Pedro (sabemos que Pedro era casado)
Mt 8:14–15; Marcos 1:30–31; Lucas 4:38–39
Pedro é o porta-voz quando Jesus é tocado pela mulher que sangrava
Lucas 8:45
Pedro anda sobre as águas
Então Pedro disse: — Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas. Jesus disse: — Venha! E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou: — Salve-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, o segurou e disse: — Homem de pequena fé, por que você duvidou?
Confissão de Pedro após muitos discípulos se afastarem:
Nova Almeida Atualizada Capítulo 6
Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna, 69e nós temos crido e conhecido que o senhor é o Santo de Deus.
João 6:66–69
Pedro pede a Jesus que explique uma parábola
Mt 15:15
Pedro confessa Jesus como o Messias
Mt 16:13–19; Marcos 8:27–30; Lucas 9:18–21
Jesus repreende Pedro por ele se opor a ideia da crucificação.
Mt 16:21–23; Marcos 8:31–33
Pedro com Jesus na transfiguração: “façamos três tendas” e a Palavra diz que ele falou isso porque não sabia o que dizer...
Mt 17:1–9; Marcos 9:1–9; Lucas 9:27–36
Pedro pergunta a Jesus sobre a extensão do perdão: Até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe?
Mt 18:21–22
Pedro e João são enviados para preparar a refeição da Páscoa
Lucas 22:7–13
A resposta de Pedro quando Jesus tenta lavar seus pés: De modo algum me lavará os pés!
Se eu não lavar, você não terá parte comigo!
Então lave não somente meus pes, mas também mãos e cabeça!
Quando se aproximou de Simão Pedro, este lhe perguntou: — Vai lavar os meus pés, Senhor? Jesus respondeu: — O que eu faço você não compreende agora, mas vai entender depois. Então Pedro disse: — O senhor nunca lavará os meus pés! Ao que Jesus respondeu: — Se eu não lavar, você não terá parte comigo. Então Pedro lhe pediu: — Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. Jesus respondeu: — Quem já se banhou não precisa lavar nada, a não ser os pés, pois, quanto ao mais, está todo limpo. E vocês estão limpos, mas não todos. Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Nem todos estão limpos.”
Pedro afirma que nunca abandonaria a Jesus, mas o Senhor faz questão de mostra: Pedro, tu tens uma visão muito elevada de si mesmo, e Jesus prediz a negação de Pedro
Mt 26:31–35; Marcos 14:27–31; Lucas 22:31–34; João 13:36–38
Pedro dorme no jardim do Getsêmani quando havia sido chamado para vigiar com o Senhor.
Mt 26:36–46; Marcos 14:32–42
Pedro ataca o servo do sumo sacerdote durante a prisão de Jesus
Marcos 14:47; João 18:10–11
Pedro nega Jesus
Mt 26:69–75; Marcos 14:66–72; Lucas 22:55–61; João 18:15–27
Após ouvir o relatos das mulheres Pedro corre até o túmulo de Jesus e descobre que ele está vazio
Lucas 24:12
Cléopas e outro discípulo descobrem que Jesus apareceu a Pedro
Lucas 24:34
Outra pesca maravilhosa acontece e Pedro que havia caído, que havia negado ao Senhor é resturado por Jesus, foi reitegrado e lembrado de sua missão no reino de Deus: “apascente minhas ovelhas”
João 21:3–14 João 21:15–19
Vou pescar Jo 21.3
Vou pescar Jo 21.3
Pedro já havia testemunhado da ressureição de nosso Senhor Jesus, mas estando ele com outros discípulos diz: “vou pescar” muitos comentaristas concordam em dizer que Pedro levou em consideração retomar sua antiga vida, ele havia sido pescador a vida toda, um homem havia aparecido em sua vida e o chamou para ser pescador de homens; Mas ele havia negado o seu Mestre! Jesus já havia aparecido a eles e aos discípulos, mas provavelmente Pedro se sentia envergonhado por ter negado e também não se sentia digno desse ministério, as coisas não estavam claras, então Pedro decide ir pescar...
Mas naquele dia Jesus aparece com doce voz e restaurou o seu discípulo amado ao ministério: Como se dissesse: Pedro, lembra que o chamei para ser pescador de homens? Agora você precisa pastorear esse povo! Tu me amas? … apascenta a minhas ovelhas!
O líder dos apóstolos
O líder dos apóstolos
Um fato bem claro é que Pedro é a pessoa que mais se destaca entre os apóstolos.
MacArthur diz: A liderança de Pedro ficava ainda mais evidente pela maneira como ele normalmente agia, falando em nome do grupo. Ele encontra-se sempre no primeiro plano, tomando a frente. Ao que parece, sua personalidade era naturalmente dominante, e o Senhor fez bom uso dela em meio aos discípulos. Afinal, foi o Senhor que o escolheu para ser o líder. Pela vontade soberana de Deus, Pedro foi formado e capacitado para ser o líder. Além disso, o próprio Cristo instruiu e treinou Pedro para liderar.
O nome de Pedro é mencionado mais do que qualquer outro nome nos Evangelhos, exceto o de Jesus. Ninguém fala com tanta frequência quanto ele, e nem o Senhor dirige-se tantas vezes a outro como a Pedro.
Nenhum discípulo é repreendido com tanta frequência quanto Pedro.
Nenhum discípulo censura o Senhor, exceto Pedro (Mateus 16:22).
Ninguém confessou a Cristo com mais ousadia ou reconheceu seu senhorio mais explicitamente.
No entanto, nenhum discípulo negou verbalmente a Cristo de modo tão veemente em público quanto fez Pedro.
Ninguém é louvado e abençoado por Cristo como Pedro foi.
Contudo, Pedro foi o único a quem Cristo alguma vez chamou de "Satanás".
Pedro era um homem curioso vivia a fazer perguntas ao Senhor Jesus, quando ninguém tinha coragem, o bom e velho Simão tomava a frente e perguntava.
Em Atos vemos sua liderança ainda mais patente
O ministério de Pedro em Atos
O ministério de Pedro em Atos
A primeira pregação At 2.14-41Pedro é quem lidera a igreja primitiva em seus primeiros passos, após a ascensção de nosso Senhor Jesus, no dia de Pentecostes, quem prega para aquela grande multidão? Pedro, a rocha! Aquele que havia sido moldado por Jesus! Naquele dia três mil almas se convertem ao Senhor e passam a fazer parte de sua igreja!
A primeira cura At 3.1-6Um homem coxo, aleijado, que ficava na porta do templo pedindo esmolas, pediu de Pedro e João esmolas mas o que recebeu foi uma cura maravilhosa: “Não temos nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso lhe dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levante-se e ande!”
A primeira pregação no templo At 3.11Pedro e João vao ao templo e começam a pregar mais uma grande multidão se converte ao Senhor!
A primeira prisão At 4.1-13Pedro quem responde ousadamente aos líderes do Sinédrio e prega o evangelho ao seu maiores adversário na época!
Confronto e Poder At 5Pedro demonstra discernimento ao confrontar Ananias e Safira, que morrem por mentir. Seu poder se manifesta de tal forma que sua sombra cura os doentes. Ele é novamente preso e açoitado, mas continua firme.
Ministério em Samaria At 8Pedro e João viajam para Samaria para verificar a obra ali. Pedro repreende severamente Simão, o Mago, por tentar comprar o dom do Espírito Santo.
Milagres em Lida e Jope At 9 Pedro cura um paralítico em Lida e, na cidade de Jope, ressuscita a crente Tabita, o que leva muitos à fé.
O primeiro missionário aos Gentios At 10-11Pedro recebe uma visão que o leva à casa do gentio Cornélio. Ele prega, e o Espírito Santo é derramado sobre os gentios. Em Atos 11, Pedro defende suas ações em Jerusalém, convencendo os outros apóstolos de que Deus concedeu o Espírito também aos gentios.
Em Atos 12: Pedro é preso pelo Rei Herodes para ser executado, mas é milagrosamente liberto da prisão por um anjo.
Em Atos 15: Em sua última aparição, Pedro tem um papel decisivo no Concílio de Jerusalém. Seu testemunho sobre como Deus aceitou os gentios resolve o debate sobre a necessidade de circuncisão, marcando uma mudança fundamental na igreja primitiva.
Os Escritos de Pedro
Os Escritos de Pedro
O apóstolo Pedro não escreveu nenhum dos evangelhos, embora exista grande probabilidade que Marcos escreveu o seu relato com base no testemunho pessoal de Pedro.
Pedro porém é autor de duas cartas às igrejas 1 e 2 carta de Pedro.
Em sua Primeira Carta o apóstolo Pedro escreve para crentes de uma grande região e ele os exorta a permanecerem firmes na fé em meios as dificuldades, ele fala que somos peregrinos e forasteiros e por isso devemos viver segundo nossa nova identidade como cristãos fieis, proclamando e vivendoo evangelho no meio das outras pessoas.
Em sua segunda carta Pedro incentiva os cristãos a crescerem e amadurecerem na fé por meio das Escrituras, também há um forte apelo contra os falsos mestres que vivem distorcendo a verdade de Deus, se infiltrando, dessa maneira cada crente deve estar firmado alicerçado na verdade; dessa maneira estaremos preparados para enfrentar os ultimos dias. Vivam de maneira santa e piedosa!
O apóstolo Pedro, em seus últimos anos, nos deixou duas preciosas cartas que nos fortalecem e continuam abençoando e edificando nossas vidas até os dias de hoje. É muito interessante também ver a maturidade, a constância, a autoridade do apóstolo em seus escritos para a igreja!
Como o Pedro morreu?
Como o Pedro morreu?
Por fim, Pedro demonstra sua total devoção como seguidor de Jesus ao morrer como mártir em Roma (1 Clemente 5:4). Os irmãos devem lembrar que Pedro havia feito discípulos e um desses era Clemente que se tornou Bispo de Roma. Clemente de Roma em seus escritos afirma que Pedro foi morto em Roma.
A Primeira Epístola de Clemente foi escrita aos coríntios por volta do final do primeiro século d.C. por Clemente, o bispo de Roma. Clemente afirma que Pedro suportou dificuldades e morreu a morte gloriosa de um mártir (5:4). O historiador da igreja primitiva, Eusébio, confirma a declaração de Clemente, acrescentando o detalhe de que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo; Eusébio afirma que o pai da igreja, Orígenes, foi o primeiro a registrar esse detalhe, em um fragmento agora perdido do Comentário de Orígenes sobre Gênesis
A tradição da Igreja afirma que Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, pois não era digno de ser morto como Jesus! Jesus já havia pedito sua morte em Jo 21.18-19
Em verdade, em verdade lhe digo que, quando era mais moço, você se cingia e andava por onde queria. Mas, quando você for velho, estenderá as mãos, e outro o cingirá e o levará para onde você não quer ir. Jesus disse isso para significar com que tipo de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de falar assim, Jesus acrescentou: — Siga-me.
"E foi assim que findou a vida de um grande homem de Deus. Um dos discípulos mais importantes, um pilar que liderou a Igreja do Senhor. Sua vida não terminou em boa velhice, num leito confortável. Não. Ele foi morto. Crucificado. E por quê? Por proclamar o nome de Jesus.
Lembremos do jovem Pedro... aquele que, impulsivamente, falou: 'Darei a minha vida por ti!'. E, poucas horas depois, o negou. Mas o velho Pedro... ah, esse era um homem trabalhado, moldado pelas mãos de Jesus. Um homem que caminhou com o Senhor e sofreu pelo Evangelho.
Esse Pedro, ao final, não precisou mais afirmar que morreria pelo Senhor. Ele simplesmente fez. Ele, de fato, deu sua vida e morreu por Jesus."
E uma certeza e esperança ele tinha: Ele se encontraria novamente com o Senhor! Imagina como foi glorioso esse encontro? Em um momento, dor, sofrimento, escarnio, então fechou os seus olhos, parou de respirar; em outro momento, abriu os olhos, já não sentia mais dor, já não havia mais sofrimento, ele abriu os olhos e contemplou o rei da glória! Aquele por quem havia morrido, ele abriu os seus olhos e encontrou o seu mestre! Que alegria! Que dia glorioso!
Conclusão:
Conclusão:
Veja que maravilhas Deus operou na vida de Pedro, um homem como nós, cheios de falhas, com todos os seus defeitos, Deus o escolheu, o moldou, o transformou e o usou tremendamente para a expansão de seu reino aqui na terra! O mesmo Deus pode fazer na sua vida, através de você! Seja como Pedro e permita-se ser moldado pelo oleiro.
O apóstolo Pedro é um grande exemplo de fé e de como Deus usa homens comuns para a sua glória!
Pelo contrário, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
