EBD #26 - ATÉ QUE PONTO JESUS É O ÚNICO CAMINHO?

Cristianismo Facilitado - Augustus Nicodemus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

1. Introdução

Questão Inicial (Interativa):
"O ditado popular diz: 'Todos os caminhos levam a Deus'. Se um amigo ateu ou de outra religião te fizesse essa pergunta, o que você responderia a ele? Anote no papel, sem medo de errar."
Peça a 2-3 alunos para lerem suas respostas. Agradeça, mas não corrija, dizendo: "Hoje vamos checar se a sua resposta e o que o mundo pensa encontram apoio nas palavras de Jesus."
Objetivo da Aula:
"Vamos analisar a afirmação mais exclusiva de Jesus – a de ser o único mediador. Nosso objetivo é entender por que essa exclusividade é a base da nossa salvação, o que significa para as outras religiões e como Deus salvava as pessoas antes de Cristo nascer."

2. Dinâmicas Iniciais

3. Tópicos da Aula

3.1. A Afirmação Radical e suas Implicações

Leitura Focal: Peça a um aluno para ler em voz alta a primeira parte do texto, que fala sobre a polêmica de João 14:6 e a perdição eterna.

Jesus disse que ninguém vai ao Pai a não ser por ele. Isso significa que, para receber a salvação, é necessário crer em Cristo como o Filho de Deus, o Messias prometido, o Salvador do mundo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim” (

A declaração de Jesus sempre provocou muita polêmica, discussão e animosidade, porque é exclusivista. Ao se colocar como o único caminho, Jesus rejeitou todos os meios apresentados por outras religiões e crenças. A expressão popular “todos os caminhos levam a Deus” não encontra eco nas palavras de Cristo. De acordo com o evangelho, só um caminho leva: Jesus de Nazaré.

Perguntas Maiêuticas (Sondagem do Entendimento):
"Qual é a implicação direta de Jesus dizer 'Ninguém vem ao Pai senão por mim'?" (Guie a resposta para: a perdição eterna para quem não crê n'Ele).
"O que o texto diz sobre a expressão popular 'todos os caminhos levam a Deus'? Onde essa ideia é derrubada?" (Guie a resposta para: Jesus rejeitou explicitamente essa ideia, colocando-se como o ÚNICO caminho).

3.2. A Mediação de Cristo no Antigo Testamento (A Salvação Antes do Natal)

Pergunta Inicial (O Grande Dilema): "Se Jesus é o único caminho, como Deus salvava as pessoas antes de Jesus nascer em Belém?" (Deixe os jovens pensarem em silêncio por um momento).
Leitura Focal: Peça aos jovens para lerem a parte sobre os Sacrifícios Judaicos e Abraão.

Muitos perguntam como a salvação ocorria antes da encarnação de Jesus. Fato é que a salvação sempre foi por meio de Cristo como o caminho, a verdade e a vida. Antes de vir ao mundo em carne, ele já era e sempre havia sido o mediador entre o Pai e os homens. Porém, essa mediação era prefigurada, tipificada, exemplificada nas cerimônias religiosas que Deus deixou para a nação de Israel — em particular, nos sacrifícios feitos no templo.

É comum perguntarem como se dava a salvação antes de Deus entregar a lei dos sacrifícios à nação de Israel. Seria, por exemplo, o caso de Abraão. A resposta é que Abraão e os demais escolhidos de Deus da época anterior à Lei mosaica também foram salvos pela mediação do Deus Filho. Há um episódio da vida de Abraão em que, depois de Deus terlhe dado a promessa de que o Salvador do mundo viria da sua descendência, “Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo” (

Perguntas Maiêuticas (Aprofundamento Histórico):
"O que os sacrifícios de animais faziam, na prática? Eles realmente tiravam o pecado do judeu piedoso? Ou eles representavam algo?" (Guie a resposta para: Eram prefigurações e símbolos do sacrifício perfeito de Cristo).
"Como Abraão foi salvo, segundo o texto e Gálatas 3:6? Foi por guardar a Lei ou por que mais?" (Guie a resposta para: Pela fé na promessa do Messias vindouro).
Conclusão: "Então, a mediação de Cristo sempre existiu? Sim. O que Jesus fez foi apenas personalizar e cumprir o que o Antigo Testamento sempre apontou."

3.3. A Justificação Pela Fé: Judeus e Gentios

É importante frisar esse fato para que não se ache que seguir o judaísmo garante a salvação, visto que os israelitas originalmente foram formados como povo de Deus. Outro argumento a respeito dessa realidade está nas palavras do apóstolo Paulo, um judeu “sangue puro”: “Fui circuncidado com oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, um verdadeiro hebreu. Era membro dos fariseus, extremamente obediente à lei judaica. Era tão zeloso que persegui a igreja. E, quanto à justiça, cumpria a lei com todo rigor” (

Perguntas Finais (Conexão com a Sola Fide):
"O Apóstolo Paulo era um judeu muito obediente e zeloso (Fp 3:5-6). Por que ele abandonou tudo isso? Onde estava o erro da sua religiosidade?" (Guie a resposta para: O erro estava em confiar na obediência à Lei/Obras para a justificação, e não na fé).
Leia Romanos 3:27-31. "A justificação é pela obediência à lei ou pela fé? E essa regra vale só para os judeus ou para todos?" (Guie a resposta para: Somente pela fé (Sola Fide) e vale para todos — judeus e gentios — porque todos pecaram).
Conclusão (Fechamento da Maiêutica): "Portanto, voltando à nossa pergunta inicial: 'Todos os caminhos levam a Deus?' Não, a Bíblia é clara que Solus Christus (Só Cristo) é o único caminho, e esse caminho é acessado Sola Fide (Somente pela Fé)."

4. Conclusão

Recapitulação: A salvação sempre foi por meio de Cristo, o Messias (seja tipificado nos sacrifícios, seja recebido pela fé). Sua mediação é a única válida.
Desafio para a Semana: "Pense em alguém que você conhece que acredita que 'todos os caminhos levam a Deus'. Como você explicaria a essa pessoa, com amor e clareza, o significado de João 14:6, sem agredi-la, mas mantendo a verdade?"

5. Versículos para Leitura Pública

Acts 4:12 NAA
12 E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.