47 anos PIB Itambacuri - Recuperando o que se perdeu (Eliseu e o Machado)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
2Reis 6.1–7 ¹ Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: "Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós.² Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões". Eliseu disse: "Podem ir".³ Então um deles perguntou: "Não gostarias de ir com os teus servos? " "Sim", ele respondeu.⁴ E foi com eles. Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores.⁵ Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água. E ele gritou: "Ah, meu senhor, era emprestado! "⁶ O homem de Deus perguntou: "Onde caiu? " Quando ele lhe mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar,⁷ e disse: "Pegue-o". O homem esticou o braço e o pegou.
Há histórias na Bíblia que, à primeira vista, parecem simples e até triviais, mas escondem tesouros profundos de sabedoria espiritual.
A narrativa de 2 Reis 6:1-7 é uma delas.
Um machado caiu no rio — algo aparentemente comum —, mas Deus transformou esse episódio cotidiano em uma poderosa lição de fé, dependência e restauração.Talvez hoje você esteja aqui e perceba que algo na sua caminhada também “caiu no rio”: sua paixão pela oração, seu fervor no serviço ao Senhor, sua fé, sua coragem ou até mesmo sua visão de futuro.
A boa notícia é que Deus é especialista em recuperar o que se perdeu.
Ele ainda faz o ferro flutuar.
Ele ainda restaura o que parecia afundado para sempre.
Hoje, quero te convidar a caminhar comigo por este texto e aprender cinco lições poderosas que transformarão sua maneira de ver a vida espiritual.

1. Sonhe além dos limites: tenha uma visão maior que o lugar onde está (v. 1)

2Reis 6:1 Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: "Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós.
Com o arrebatamento de Elias, Eliseu assume o ministério profético em Israel.
-Certamente, como era costume o profeta também se encarregava do cuidado com escola de profetas, ou seminário da época.
-Os filhos dos profetas estavam crescendo, o número de acadêmicos também.
-O lugar onde viviam já não comportava mais a visão que carregavam.
-Eles poderiam se acomodar, mas escolheram sonhar com mais espaço.
Lição espiritual: A vida cristã não combina com estagnação. Deus nos chama a avançar, expandir e crescer.
Queridos, a biblia está repleta de histórias que nos surpreendem com seus desfechos, mas o que mais me chama a atenção é perceber que talvez, se nós fossemos os personagens ali, talvez o resultado seria diferente, sabe porque? Porque somos bons em dar desculpas plausíveis.
-Gente o negócio é o seguinte, acabou o espaço acabaram as vagas.
-Acabou o milho acabou a pipoca.
-Não foi isso que esses rapazes fizeram, olha só, o espaço é pequeno, mas podemos crescer!
“Não importa o tamanho do seu ninho, se a sua visão for de águia.”
É isso irmãos, ao olhar para a palavra de Deus, me surpeendo e entendo que: A nosso visão precisa ser proporcional ao tamanho do Deus que nos servimos.
No final de Efésios 3 Paulo ora para que os crentes compreendam o tamanho do poder e do amor de Deus e quando ele chaga no verso 20 ele declara: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”… a Ele seja dada a glória...
Outro dia pregava sobre o texto de Gênesis 22, quando Abraão foi provado entregou seu filho e eu fiquei pensando, meu Deus, como assim?
-Como Abraão foi capaz de ir até o último instante?
-Sabe o que decobri?
-Abraão tinha uma visão proporcional ao tamanho do seu Deus.
-Ao ler Hebreus (11:19)percebemos que Abraão sabia que ainda que Deus o pedisse o menino, teria poder de faze-lô viver novamente, ou seja o Deus que fez o milagre antes não mudou.
Talvez o lugar onde você está hoje já esteja estreito. Não aceite o conforto da acomodação. Sonhe com mais intimidade com Deus, mais frutos no ministério, mais vidas transformadas.
Estou certo que o Deus que esteve com os irmãos a 47 anos atrás quando emanciparam essa igreja, o Deus que os conduziram ao longo destes anos e os troxeram até aqui continua atuando hoje, a pergunta é: Qual a visão dessa igreja para os próximos anos, o que Deus quer fazer em Itambacuri atravéz desta agência?
Não parem de sonhar!

2. Caminhe em unidade: grandes projetos não são feitos sozinhos (v. 2-3)

² Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões". Eliseu disse: "Podem ir".³ Então um deles perguntou: "Não gostarias de ir com os teus servos? " "Sim", ele respondeu.
Eles decidiram construir juntos.
“Um sonho sonhado só apenas um sonho é, mas um sonho sonhado juntos é realidade”.
Carlito Paes - Igreja da Cidade “Ninguém faz nada grande sozinho”.
Eclesiastes 4.9–10 “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.”
Outra coisa:
-E mais do que isso: convidaram Eliseu para estar com eles.
-Eles sabiam que a presença do profeta — símbolo da presença de Deus — faria toda a diferença.
“Quem anda sozinho pode ir mais rápido, mas quem anda junto chega mais longe — e quem anda com Deus chega ao destino certo.”
Em êxodo 33 vemos algo maravilhoso acontecendo, Deus declara que o pode deveria marchar e que o anjo dele iria com eles pois aquele povo era um povo teimoso, Moises por sua vez rogou ao Senhor, não me faça sair daqui se a sua presença não for conosco!
Deus nos criou para o relacionamento!
-Vertical e Horizontal.
-Não temos condiçãos de ser igreja sem o vertical.
-Corremos serios riscos de tentar ser igreja sem o horizontal.
-Não seja você um cristão em carreira solo.
Deus te chama para andar em comunhão, não em solidão. Ande com irmãos na fé, valorize a Igreja e convide a presença do Senhor para caminhar contigo. A obra será maior e mais duradoura.

3. Permaneça firme: obstáculos não anulam a promessa (v. 4-5a)

2 Reis 6:4-5a E foi com eles. Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores.⁵ Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água.
No meio da obra, algo deu errado. O machado caiu. Um contratempo poderia ter desanimado o servo, mas ele não desistiu — ele clamou.
Obstáculos não significam ausência de Deus.
João 16.33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
Em Atos 18 vemos Paulo em corinto, em certa oportunidade ele fica bravo, se revolta, afinal de contas estava pregando a mensagem do evangelho, a mensagem da salvação e não estava sendo aceito, antes enfrentando oposição…
Em certo momento ele sacoe a vestes e diz, sou inocente do sangue de vocês, tô fora...
Mas o Senhor em visão certa noite lhe apareceu e disse: V.9-10 ⁹ Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: "Não tenha medo, continue falando e não fique calado,¹⁰ pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade".
“Deus nunca prometeu caminhos fáceis, mas garantiu Sua presença constante.”
Talvez seu “machado” caiu no meio do projeto.
Talvez você começou bem, mas algo se perdeu no caminho.
Não desista.
Não abandone a obra.
Obstáculos não são sinais de que Deus te deixou; muitas vezes são oportunidades para Ele agir.
No próprio contexto do nosso texto base vemos isso:
-O rei da Siria intentava contra Israel, mas tudo que ele planejava, Deus deixava o profeta saber.
-Elizeu contava ao rei de Israel que se safava.
-Enfurecido o Rei de Israel manda capturar Elizeu, e cercando então a sua casa, pela manhã quando o servo de Elizeu acordou ficou desesperado.
-Ao que Elizeu declarou: 2Reis 6¹⁶ "Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles".¹⁷ E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.

4. Reconheça: tudo o que temos é do Senhor (v. 5b)

“Ai, meu senhor! Era emprestado.”
O machado não era dele — era emprestado.
-E isso muda tudo.
-Tudo o que temos é dom de Deus: dons, talentos, tempo, família, ministério, recursos… nada é realmente nosso.
Somos apenas mordomos dos recursos de Deus.
Romanos 11.36 “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”
1Crônicas 29.14 “Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.”
“Nossos dons, talentos, recursos, igreja e até a nossa vida pertencem ao Senhor.”
Quando entendemos que tudo é Dele, passamos a servir com humildade e gratidão. O machado não era do profeta, e a obra não é nossa — é do Senhor.

5. Confie: Deus faz o impossível acontecer (v. 6)

“E mostrando-lhe o lugar, cortou um pedaço de madeira, lançou-o ali, e fez flutuar o ferro.”
Deus age de maneira extraordinária. O ferro, que afunda por natureza, flutuou pela intervenção divina. Aquilo que parecia perdido foi recuperado.
O Deus que fez o ferro flutuar ainda realiza milagres.
Jeremias 32:27: “Haveria coisa demasiadamente difícil para mim?”
Deus pode trazer de volta sua paixão pela Palavra, sua coragem, seu amor pelas almas, sua esperança. O que afundou pode voltar à superfície quando o poder d’Ele entra em ação.

Conclusão – Mostre a Deus o lugar onde caiu

Deus não perguntou o “porquê” nem o “como”. Apenas perguntou: “Onde caiu?” Antes de fazer o milagre, o profeta quis saber o ponto da perda. Hoje Deus te pergunta a mesma coisa:
📍 Onde caiu sua fé? 📍 Onde caiu sua coragem? 📍 Onde caiu seu primeiro amor?
Mostre esse lugar a Ele. Porque o Deus que fez o ferro flutuar quer fazer sua fé emergir novamente. Nada está tão fundo que a graça não possa alcançar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.