Filadélfia - Fraca, mas vitoriosa em Cristo
Sete Igrejas do Apocalipse • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Como em todas as outras ministrações sobre as Sete Igrejas do Apocalipse, no início vamos falar um pouco sobre a cidade.
A cidade foi criada por colonos vindos de Pérgamo, e estava sob o reinado de Átalo II, este rei amava muito seu irmão e por esta razão colocou o nome da cidade em homenagem ao ser irmão, Filadélfia é a junção de duas palavras gregas philos = afeto, e adelphos = irmão. Significando fraternidade, amor entre pessoas da mesma família.
A cidade estava em um ponto estratégico, onde era considerada a porta de entrada do oriente, era a porta de entrada da língua, cultura e comércio grego.
Era uma cidade que estava em uma região vulcânica, onde as cinzas do vulcão cobriam a cidade, isso fez com que o solo fosse muito fértil, e as vinhas cultivadas deixaram a cidade muito rica.
Mas a população vivia com medo, por ser uma área vulcânica, existiam muitos tremores de terra. O terremoto que destruiu Sardes, quase também destruiu Filadélfia, devido a esta situação muitas pessoas com medo, deixavam a cidade e foram viver nos campos.
Quando foi destruída, pelo terremoto, foi reconstruida com a ajuda do imperador, por isso recebeu um novo nome, Neocesaréia. Segundo estudiosos durante a história a cidade mudou muitas vezes de nome.
Filadélfia é umas das duas igrejas que receberam apenas elogios de Cristo, juntamente com Esmirna.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
Apocalipse 3.7–13 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras —eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar —que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Vemos como Cristo começa a carta, da mesma maneira que as outras que já vimos. Ao anjo da igreja, o mensageiro, o responsável por transmitir a mensagem de Cristo para o seu rebanho.
E na sequência como nas outras cartas Jesus passa suas credencias. Santo e Verdadeiro. Apenas Jesus é Santo, todos os governantes, líderes, todos nós somos pecadores. Romanos 3.23 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” . Por isso nossa esperança não deve estar em homens, mas somente em Cristo. Verdadeiro: Ele não é apenas alguém que fala a verdade, Ele é a essência da verdade. João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
“Aquele que tem a chave de Davi”, é uma referência a Isaías 22.22 “Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá.” , isso mostra a autoridade de Cristo. Ele está no controle de tudo, Efésios 1.22 “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,” .
Como também fez nas outras cartas, Cristo diz “conheço tuas obras”. Cristo conhecia as características daquela cidade, e conhecia muito bem a igreja. Cristo conhece nossa vida particular e nossa vida como igreja. E precisamos confiar em Cristo em todos os momentos da nossa vida.
As portas que Cristo estava abrindo para a igreja, é a mesma aberta para nós. A oportunidade da salvação, a oportunidade de termos uma restauração e uma comunhão com Deus. Em João 10.9 “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” Jesus se coloca como a porta, quando entramos por esta porta alcançamos a salvação. Em Mateus 7.13–14 “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” .
A segunda porta que se abre pra igreja em Filadélfia e que se abre pra nós hoje, é a oportunidade de Evangelização. Filadélfia, como as outras igrejas que já vimos, é também tomada por adoração ao imperador, e Cristo via a oportunidade perfeita para a pregação do Evangelho, vivemos isso nos dias de hoje, estamos em um mundo tomado pelo pecado, onde as pessoas estão carentes, necessitando de algo que preencha o vazio que existe em suas vidas, este vazio causado pelo pecado que nos separou de Deus, e este vazio deixado por esta separação, faz com que busquemos em várias coisas, uma satisfação que só será preenchia por Deus, quando Ele entrar e restaurar nossas vidas.
Podemos nos considerar fracos, a igreja em Filadélfia tinha pouca força. Ao contrario do que vimos em Sardes, que aos olhos do mundo era uma igreja viva, mas que estava morta, Filadélfia mesmo sendo fraca estava viva. pois guardava a palavra de Deus. Pouco importa se a igreja tem um prédio enorme, todo decorado, se o louvor tem uma banda completa, com o melhor sistema de som que o dinheiro pode comprar, pouco importa se a igreja possui muitos membros, se ela está longe de Cristo.
Nossa vida como igreja deve ter o desejo de viver pra Cristo acima de tudo. Aqui entramos no mesmo assunto da outra ministração, se buscamos uma igreja cheia de atrativos, qual a diferencial da nossa vida como cristãos pra nossa vida, de quando estavamos longe do Evangelho.
Que nosso foco aqui como igreja seja o mesmo que os Cristãos de Filadélfia, que independente das circunstâncias continuam firmes buscando apenas Cristo.
No versículo 9 Cristo volta a falar dos que são da sinagoga de Satanás. As duas igrejas que foram apenas elogiadas sofreram com o mesmo problema. Eram judeus que não aceitaram Cristo como o messias e levantavam falso testemunho contra os cristãos. Mateus 5.11 “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.”
Todo aquele que se levanta contra a igreja de Cristo, um dia vai reconhecer a verdade do Evangelho, reconhecerão que apesar dos sofrimentos, Cristo ama a sua igreja.
A igreja em Filadélfia, guardou a palavra de Deus, mas o sentido de guardou é que a igreja anda conforme a Palavra, tudo que precisamos pra nossa vida, todas as orientações se encontram na Palavra.
A perseverança pela palavra, é o meio pelo qual Cristo a preserva, a palavra de Deus é a nossa armadura para enfrentar os ataques de Satanás contra nossas vidas, e também para nos proteger das nossas próprias cobiças.
Aquele que guarda a Palavra é guardado por Cristo, independentes do que viermos a enfrentar seremos guardados por Ele. Aos olhos do mundo ser cristão é uma loucura, Deus coloca em nossos corações uma fé que nos faz crer em sua Palavra e viver pelo que Ele nos diz através dela, e assim temos certeza que seremos guardados por Cristo, mas pra quem está de fora é loucura, por que cremos numa palavra que diz que amos sofrer, que vamos ser provados, que vamos ser perseguidos, e que talvez venhamos a ser mortos por crer nela. Mas apesar de tudo isso, não conseguimos mais viver longe de Cristo, não queremos outra vida.
A continuação da hora da provação, que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Não vamos entrar em assuntos escatológicos, se dizer se a igreja passa ou não pela grande tribulação, pois não é o foco hoje, mas a certeza que precisamos ter é que Cristo estará conosco nos guardando em todos os momentos de nossas vidas. O que posso dizer, é que eu prefiro estar preparado para passar pela grande tribulação, se Cristo recolher a igreja antes, melhor, mas imagina não se preparar e as coisas começarem a apertar, e começamos a nos afastar e a duvidar de Deus por medo.
Cristo após falar sobre o período de provação, Ele traz o conforto a igreja, Ele traz conforto a igreja. Venho sem demora. Aqui é num sentido de de repente, inesperadamente, como um ladrão, Mateus 24.44 “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.”. Precisamos estar preparados.
Todas as igrejas foram advertidas por Cristo, mas Filadélfia foi uma advertência para manter-se da mesma forma. Uma igreja forte no zelo pela palavra. Esta igreja é a prova que tamanho e quantidade de membros não faz uma igreja estar próxima de Cristo.
Conclusão:
Conclusão:
Para concluir, Cristo diz ao vencedor, aquele que prosperar até o fim. Que fará dele uma coluna no santuário de Deus, e jamais sairá de la. Esta é uma referência a condição dos cristãos daquela cidade, como vimos lá no início, eles viviam com medo dos tremores de terra a fugiam para os campos. O vencedor estará tão firma em Deus que Cristo compara a coluna de um santuário, e eles não vão mais precisar fugir.
Aqueles que perseverarem, os vencedores, receberão três nomes, será gravado sobre eles o nome de Deus, esta é uma referência a propriedade eterna de Deus, receberá também o nome da cidade de Deus, a nova Jerusalém referência á presença permanente de Deus e o novo nome de Cristo, é nome que nos da os privilégios da graça de Deus.
No versículo 13 Cristo encerra a carta do mesmo modo que as outras, e este é o chamado para nós, este versículo traz pras nossas vidas os ensinamentos contidos nessas cartas. Todos que tem ouvidos ouçam o que o Espírito diz as igrejas, ouçam, pratiquem, vivam o que o Espírito diz através da Palavra de Deus.
Aplicações:
Aplicações:
Não olhe pro tamanho da igreja, não pense que falta algo, vamos nos maner fiéis a Deus, fiéis a sua palavra, que Ele sabe o que é melhor pra nós. O processo é lento e Deus sabe o tempo certo pra todas as coisas.
