Unidos em Cristo: A Nova Criação da Comunidade de Fé
Neste texto Paulo continua tratando desse tema tão importante, mostrando-nos a unidade que Deus providenciou através de Jesus Cristo, ligando judeus e gentios num só corpo, fazendo ambos, membros da família de Deus. O apóstolo, ao dar sequência aos seus argumentos, nos responde uma das questões fundamentais sobre a nossa fé:
I - Unidos em Cristo: A NOVA POSIÇÃO DO POVO DE DEUS
Texto: Efésios 2.11–18
Proposição:
1. Lembre-se de quem você era sem Cristo (v. 11–12)
2. Reconheça o que Deus fez por você em Cristo (v. 13–16)
3. Viva a nova realidade da paz e do acesso ao Pai (v. 17–18)
Aplicação final: Preservemos a unidade que já temos em Cristo (Ef 4.3)
Resumo para fixação:
II - Unidos em Cristo: A NOVA COMUNIDADE EM CRISTO
1. De estrangeiros a concidadãos dos santos (v. 19a)
2. De peregrinos a membros da família de Deus (v. 19b)
3. De pedras soltas a templo do Espírito Santo (vv. 20–22)
Wiersbe, com rara felicidade comenta:
Os judeus se lembrariam do templo de Herodes em Jerusalém e os gentios pensariam no templo de Diana. Um dia, os dois templos seriam destruídos, mas o templo de Cristo permanecerá para sempre. (2012, p. 31).
O nosso desafio: O DESAFIO DE SER HABITAÇÃO DE DEUS
O propósito desse templo espiritual é oferecer sacrifícios agradáveis a Deus. Como disse Paulo aos romanos (conf.
CONCLUSÃO
A Revelação do Mistério de Deus
Introdução da seção:
1 - O Proclamador do Mistério de Deus (vv. 1–8)
2 - O Conteúdo do Mistério de Deus (vv. 6 e 9)
3 - O Dever de Anunciar o Mistério de Deus (vv. 10–13)
Aplicação: Vivendo o Mistério Revelado
Conclusão
A Igreja é a concretização do complexo, mas especial propósito divino de trazer salvação à humanidade e, nesse sentido, ela deve mostrar que o eterno propósito divino foi estabelecido em Cristo (conf. v. 11), anunciando a nova possibilidade para com Deus (conf. v. 12). Para realizar esse ministério especial é possível termos ousadia, ausência de barreiras, literalmente liberdade de expressão (conf.
Paulo ora novamente
14Por essa razão, eu me ponho de joelhos diante do Pai, 15de quem toda a família, nos céus e na terra, recebe o nome. 16Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um. 17E assim, pela fé, que Cristo habite no coração de vocês, estando vocês enraizados e alicerçados em amor. 18Isto para que, com todos os santos, vocês possam compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade 19e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que vocês fiquem cheios de toda a plenitude de Deus.
20Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
