Filipenses 3:10-
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Versículos a recordar
Versículos a recordar
Filipenses 1.6 “6 Estou plenamente certo de que aquele que c_____________ boa obra em vós há de c_____________ até ao Dia de Cristo Jesus.”
Filipenses 1.21 “21 Porquanto, para mim, o _____________ é Cristo, e o morrer é l_____________.”
Filipenses 2.5–7 “5 Tende em vós o mesmo s_____________ que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, s____________ em f_____________ de Deus, não julgou como u_____________ o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se e_____________, assumindo a forma de s_____, tornando-se em semelhança de h_____________; e, reconhecido em f_______ h________,”
Filipenses 2.13 “13 porque Deus é quem e_____________ em vós tanto o q______ como o r__________, segundo a sua boa v__________.”
Filipenses 4.4 “4 A________ s___________ no S________; outra vez digo: a_____________.”
Filipenses 4.6–7 “6 Não andeis a_____________ de coisa alguma; em tudo, porém, sejam c_________, diante de Deus, as vossas p_____________, pela o_______ e pela s_____________, com ações de g________. 7 E a p______ de Deus, que excede todo o e_____________, guardará o vosso c_________ e a vossa m_________ em Cristo Jesus.”
Filipenses 4.8 “8 Finalmente, irmãos, tudo o que é v_____________, tudo o que é r__________, tudo o que é j______, tudo o que é p______, tudo o que é a________, tudo o que é de boa f______, se alguma v_____________ há e se algum l______ existe, seja isso o que ocupe o vosso p_____________.”
Filipenses 3.9–16 (ARA)
9e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;
10para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;
11para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
12Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
13Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,
14prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
15Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.
16Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.
📖 10para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;
“…para o conhecer…” - Agora justificado, Paulo tem um propósito apenas.Conhecer a Cristo!
Intelectualmente - Os seus ensinos, a sua doutrina, os seus conselhos, a sua vida, a sua autoridade, etc…
Vivencialmente - ou seja, praticando os seus ensinos, vivendo segundo os seus conselhos, reconhecendo a sua autoridade, etc…
📊 Veremos agora, três dimensões em que Paulo quer “…conhecer…” a Cristo
“…e o poder da sua ressurreição…” - o conhecimento que Paulo quer ter de Cristo, assim como o conhecimento de todos nós de Cristo, é potenciado ao entender o que aconteceu quando Cristo ressuscitou dos mortos:
Deus, ao ressuscitar Cristo dentre os mortos, estava a fazer muito mais do que dar uma nova vida a Cristo depois da morte, foi o efeito do poder de Deus no cabeça da igreja em prol de todo o corpo que somos nós! E não só isso mas, foi o início da renovação de toda a criação!
Sempre que vemos viciados a terem vidas transformadas é o poder da sua ressurreição a operar!
Sempre que vemos vidas com hábitos pecaminosos a mudarem, é o poder da sua ressurreição a operar!
Sempre que vemos uma pessoa a ser curada, é o poder da sua ressurreição a operar!
Sempre que vemos cristãos a serem perseguidos na Nigéria mas a não negarem a sua fé, é o poder da sua ressurreição a operar.
O poder, que operou a ressurreição de Cristo, é o mesmo poder que nos dá nova vida e que atua nas nossas lutas contra o pecado, nos nossos enfrentamentos contra o mundo e também quando somos alvo de satanás.
📊 Dimensão 1 - Paulo quer conhecer a Cristo e o seu PODER que dá a Paulo uma nova vida!
Praticamente a partir daqui
“…e a comunhão dos seus sofrimentos…” - Paulo não quer somente conhecer a Cristo e o seu tremendo poder, ele quer também conhecer a Cristo nas suas dores.
Não que tenha faltado a Cristo algum sofrimento para que fôssemos salvos, mas Paulo ao ser perseguido, açoitado, preso, etc.. NÃO PEDE PARA QUE O SENHOR O LIVRE DELES MAS SIM PARA QUE CONHEÇA MAIS A CRISTO ATRAVÉS DELE! Sim porque, quem se envolve na obra de Cristo:
Vai sofrer perseguição como Cristo;
Vai sofrer abandono como Cristo;
Vai sofrer calúnias como Cristo;
Paulo olha para o sofrimento por causa do evangelho, não como algo a evitar, mas como algo que o ajuda a identificar-se com Cristo!
É como aquela ilustração do homem que vê um escultor a começar um busto a partir de um bocado de pedra, “como é que você sabe onde picar e onde não picar?”. A resposta foi “Eu imagino o resultado final, e retiro tudo aquilo que não pertence. - Ter a comunhão dos seus sofrimentos é sofrer a perda daquilo que não é Cristo (é Tiago), de forma a no fim apenas ser Cristo e não eu.
❓Pergunta❓: Como é que os sofrimentos podem aproximar-nos mais de Cristo em vez de nos afastarem?
R:. Porque nos fazem depender mais d’Ele e experimentar a Sua presença de modo mais íntimo. O sofrimento é o contexto onde o amor e a fidelidade de Cristo se tornam mais reais e preciosos.
“…conformando-me com ele na sua morte…” - conformar-se significa no original, “ter a mesma forma” ou “ser moldado segundo”
Paulo está a dizer: “Quero viver de tal forma unido a Cristo, que a minha antiga vida — dominada pelo pecado e pela confiança em mim mesmo — esteja realmente crucificada com Ele.”
É a mesma ideia de Gálatas 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.”
Portanto, “conformar-se com Ele na morte” é participar espiritualmente na morte de Cristo, de modo que o nosso velho eu morra diariamente e uma nova vida surja pelo Espírito.
Paulo quer que cada área da sua vida seja progressivamente moldada pela cruz. Isso significa:
Morrer para o orgulho, escolhendo humildade.
Morrer para a vontade própria, submetendo-se à vontade de Deus.
Morrer para o pecado, escolhendo santidade.
Morrer ao amor pelo mundo, escolhendo os valores eternos.
É como se dissesse: “Quero que a cruz molde as minhas atitudes, decisões e reações.”
📊 Dimensão 2 - Paulo quer conhecer a Cristo e o seu sofrimento ( CRUZ) participando das suas dores no progresso do evangelho.
📖 11para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
“… de algum modo…” - Com esta expressão, Paulo não está a lançar a dúvida sobre a sua salvação, várias vezes ele já demonstrou nas suas cartas que tinha a certeza. Paulo está a humilhar-se ao falar assim, abdicando de qualquer reivindicação pois a sua ressurreição virá pela graça somente.
📊 Dimensão 3 - Paulo quer conhecer a Cristo e a sua ESPERANÇA que dá a Paulo uma certeza de ressurreição futura!
O cristianismo não é simplesmente um religião, é uma relação. Paulo disse que a sua meta era conhecer a Cristo nas mais diversas áreas. Todas as coisas religiosas cristãs que se fazem, só são válidas se a meta é conhecer a Cristo
❓Pergunta❓: Qual destas 3 dimensões é para vocês a mais desafiante?
Paulo - O atleta - 12-16
Vamos ver agora como Paulo vai falar com os irmãos em Filipos, começando como um atleta, depois um pastor e depois um cidadão dos céus.
Á semelhança de Jesus que pegava em imagem do conhecimento comum para transmitir lições, Paulo faz o mesmo. Paulo usa o exemplo de um atleta nos jogos Olímpicos de Atenas, essa imagem é interessante pois os atletas tinham de ser cidadãos gregos, eles não ganhavam a sua cidadania ao competirem e ganharem mas pelo facto de já serem cidadãos gregos já podiam competir. Também o cristão é cidadão dos céus, as batalhas das vida não servem para alcançarmos a cidadania dos céus, essa já a temos, e é só por isso que já podemos estar na carreira cristã. A metáfora do atleta serve para expressar a perseverança até à meta, não o mérito do esforço — a corrida não salva, mas demonstra quem já pertence a Cristo. Que coisas precisamos para ser bons atletas? Vejamos:
1- INSATISFAÇÃO (santa)
Nenhum atleta pára a meio da corrida satisfeito com a sua performance, alguns já perderam uma corrida inteira porque junto da meta baixaram a guarda…
📖 12Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado…
“…não que eu o tenha já recebido…”, “…mas prossigo…”- Paulo, embora com um testemunho tremendo, ele na carreira cristã é um irmão entre irmãos. Apesar da forma como Deus o tem usado para crescimento do evangelho, plantação e fortalecimento de igrejas, Paulo não se acomoda a isso, afinal de contas, ele ainda não recebeu os prémios da carreira nem a carreira acabou, ele por isso permanece insatisfeito sem abrandar na corrida
“…perfeição…” - Embora Paulo já tenha sido tremendamente usado nas mãos de Deus, assim como qualquer cristão maduro, ele admite que ainda não é perfeito, corre para isso, mas ainda lá não chegou. Isto era também uma “boca” para os falsos ensinadores:
Os judaizantes julgavam-se perfeitos pelo facto de cumprirem a lei e de estarem circuncidados - Paulo diz que para chegar á perfeição ainda tem muito que correr.
“…prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo…”
❓Pergunta❓: O que Paulo prossegue para conquistar que Cristo já conquistou?
R:. Aqui vemos o “já” e o “ainda não” da vida cristã. O que Paulo deseja alcançar que ainda não alcançou é estar diante de Cristo, transformado e sem pecado, ou seja, perfeito.
2 - DEDICAÇÃO
Todo o atleta que quer alcançar a meta deve dedicar-se a isso. Treinar horas sem fio, puxar pelo corpo para estar apto para alcançar a meta, etc… no fundo, ter o foco no alcançar da meta.
13 “…mas uma coisa faço: …”
Paulo estava concentrado apenas numa coisa, a sua atenção não ia para várias coisas mas sim uma só era importante e foco da sua atenção.
Como quando Neemias restaurava os muros de Jerusalém e os seus opositores lhe tentaram desviar a atenção, a resposta foi “ …estou a fazer grande obra de modo que não poderei descer…”
Paulo não carrega extras, ele dedica-se a uma coisa, alcançar a meta e tudo o que carrega ou não carrega, serve para ajudar nessa corrida.
❓Pergunta❓: Que distrações ou cargas extras nos podem atrasar a corrida ou distrair da meta? Como as evitar?
R:. Orgulho, auto-suficiencia, ansiedade, materialismo, conforto, sucesso, engano, desânimo, etc… Deve ser combatido com atos piedosos - Tempo de oração, tempo de meditação na Palavra, vir á igreja, abdicar das redes sociais ou jogos por algum tempo, rever prioridades, etc…
3 - DIRECÇÃO
13”…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, “
Um atleta não corre em sentido contrário, a direção é sempre a caminho da meta.
A mulher de Ló olhou para trás, Paulo recusa fazê-lo, o povo de Israel por causa de 10 espias queria voltar para a escravidão do Egipto…Paulo não retrocede!
Por vezes a culpa, as feridas, mas também os motivos de orgulho, fazem-nos correr com a cabeça a olhar para trás, devemos pedir ao Senhor que nos ajude a olhar em frente, aprendendo com o passado, não vivendo nele!
4 - DETERMINAÇÃO
A determinação leva os atletas a não desistir, a querer sempre melhorar, a superar os seus próprios limites -
📖 14prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
“…prossigo…” - este verbo tem um sentido de um esforço imenso os gregos usavam-no para descrever um caçador a perseguir sem descanso uma presa. Alguns comentadores dizem que Paulo antes perseguia a igreja, agora, persegue (como um caçador) a vocação de uma vida em Cristo.
“… o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus…” - Em Atenas o prémio dos vencedores era uma coroa de louro, 500 drachmai, comer ás custas do dinheiro público e por fim sentar-se no teatro em lugares priveligiados. Mas analisando:
Apenas um podia vencer - na careira cristã todos os que são de Cristo Jesus vencem;
Havia, honras, sucesso e fama - na carreira cristã , a expectativa é encontrarmo-nos com Cristo;
Enfim, os atletas no mundo ganhavam uma coroa de louro, o cristão uma coroa incorruptível.
❓Pergunta❓: Quando a caminhada é difícil, que coisas vos ajudam a manter a determinação na corrida da fé? Testemunhos…
📖 15Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.
“… que somos perfeitos…” - Aqui entrei um pouco em parafuso pois Paulo no verso 12 fala como ainda não é perfeito mas aqui fala e inclui-se com os crente serem perfeitos, como entender? Na verdade, há outras versões que usam a palavra “maturidade” e isso ajuda a entender o sentido do que Paulo quer explicar:
Na verdade, no verso 12 Paulo fala da perfeição final, completos com Cristo, algo que virá apenas quando formos ressuscitados;
Já no verso 15, quando ele fala de perfeição refere-se á maturidade, somos perfeitos no sentido de maduro e não no sentido consumado.
Portanto, existe um “já” e um “ainda não”, já somos perfeitos em Cristo, mas perfeitos por completo apenas o seremos quando formos ressuscitados, aí seremos tal qual ele é, perfeitos! Até lá somos maduros, no sentido de que entendemos que ainda lá não chegamos, mas, estamos a caminho.
“…tenhamos este sentimento..” ou outras versões “…mesmo modo de pensar…” -
❓Pergunta❓: Qual sentimento/modo de pensar?
R:. Humildade e perseverança — reconhecer que ainda não se alcançou a perfeição, mas continuar a correr com foco em Cristo, deixando o passado para trás e prosseguindo para o alvo. O modo de pensar dos maduros é o de quem sabe que ainda não chegou, mas não desiste de avançar.
O mesmo sentimento que Paulo expressa no verso 12-14, o pensar de um atleta.
“…se, porventura, pensais de outro modo, também isto Deus vos esclarecerá…” - Com esta frase Paulo não está a dizer que os crentes podem discordar dele ou que este é um assunto para ser discutido, não, ele tinha a certeza de que esta era a forma correta de se viver!
Paulo, com este sentimento e modo de pensar, tinha tanta certeza de que era uma revelação da parte do Senhor que afirma que, caso eles não concordem, é uma questão de tempo até o Senhor lhes revelar isso. Isto revela a certeza de Paulo neste tipo de pensamento.
Interessante que Paulo, apesar da certeza que tem da sua doutrina, entende que haja crentes que ainda têm que amadurecer mais para entender isto.
5-DISCIPLINA
Pode ser muito arrogante, mas o facto é que o Ronaldo se salienta muito pela sua disciplina nos treinos e no campo e fora dele, de outra forma não chegava onde chegou.
📖16Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.
“…andemos…” - é um termo militar que significa “permanecer em linha”
❓Pergunta❓: O que Paulo quererá dizer com, viver de acordo com o que já alcançámos?
Igual para todos os crentes - já fomos libertos da condenação, recebemos o ES, feitos cidadãos dos céus e recebemos uma nova vida. - Vivamos de acordo com isso, todos nós!
Diferente para todos os crentes - cada crente alcançou um nivel de maturidade diferente de outro. Notem que no verso anterior Paulo não criticou ninguém pelo seu grau de conhecimento de Cristo. O que Paulo também quer dizer é que, a nossa vida deve ser vivia de forma coerente com o conhecimento e comunhão que temos com Cristo!
A maturidade cristã não é apenas correr muito, mas manter o passo certo, em linha com Cristo e com os irmãos. Nem sempre é fácil e parece que ás vezes até damos passos atrás, no entanto, até quando falhamos, conhecemos melhor o perdão, a misericórdia e a longanimidade de Cristo…
“Conhecer Cristo é a meta;
viver como Ele viveu é o caminho;
encontrá-Lo face a face é o prémio.”
