O envolvimento na obra de Deus

Igreja Centrada nas Escrituras  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução

Paulo entendeu que seu trabalho evangelístico havia finalizado. Então, ele queria levar o evangelho à Espanha. Mas ele teria a oportunidade de passar em Roma e desfrutar da comunhão com os irmãos.
Paulo escreveu essa carta para a igreja de Roma com dois propósitos:
Preparar os irmãos de Roma para sua chegada.
Romanos 1.11–13 NVI
11 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, 12 isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé. 13 Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.
2. Apresentar a doutrina do evangelho de Cristo para a igreja de Roma que é descrita nos capítulos 1-11.
Ele escreveu essa carta por volta de 56-58 d.C, quando estava na cidade de Corinto.
Nos capítulos 12 até o 16, o apóstolo Paulo traz exortações práticas a respeito do evangelho de Cristo, ou seja, como devemos colocar em prática o que foi ensinado nos capítulos 1-11.
Na mensagem anterior vimos sobre “o compromisso com a pregação do evangelho (Rm 15.14-21). Vimos que todos os cristãos devem se comprometer com a pregação fiel do evangelho.
No capítulo 15 versículos 22-33 veremos sobre “O envolvimento na obra de Deus”.

Ideia Central

Os cristãos devem estar dispostos a se envolver na obra do Senhor.

Transição

Veremos três que objetivos de Paulo ao se envolver na obra de Deus.

Desenvolvimento

1° A expansão do evangelho (v. 22-24)

O apóstolo Paulo havia finalizado o seu trabalho evangelístico em algumas regiões, agora ele estava planejando ir para outros lugares, pois a preocupação dele era que o evangelho crescesse cada vez mais. Diante disso, o texto apresenta dois acontecimentos durante a expansão do evangelho:

1° Paulo foi impedido de ir a Roma (v. 22)

22 É por isso que muitas vezes fui impedido de chegar até vocês.
Paulo foi impedido de visitar a igreja de Roma, porque ele estava pregando o evangelho de Cristo em lugares que nunca tinha ouvido falar a respeito do Senhor Jesus Cristo, como ele deixou bem claro para a igreja:
Romanos 15.20–21 NVI
20 Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro. 21 Mas antes, como está escrito: “Hão de vê-lo aqueles que não tinham ouvido falar dele, e o entenderão aqueles que não o haviam escutado”.

2° Paulo planejava visitar Roma (v. 23-24)

23 Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar, e visto que há muitos anos anseio vê-los, 24 planejo fazê-lo quando for à Espanha. Espero visitá-los de passagem e dar-lhes a oportunidade de me ajudarem em minha viagem para lá, depois de ter desfrutado um pouco da companhia de vocês.
Paulo, após perceber que o seu trabalho de anunciar o evangelho de Jesus em vários lugares e plantar muitas igrejas havia finalizado, planejou visitar a igreja de Roma, pois há vários anos ele anunciava isso, isto é, desejava visitar os irmãos.
O momento que ele estava planejando era quando fosse à Espanha, que era um local que ainda não havia sido alcançado pelo evangelho do Senhor Jesus.
Então, antes de ir à Espanha, ele iria passar na igreja de Roma para ter a companhia dos irmãos, ou seja, o apóstolo queria desfrutar da comunhão com a igreja, a tal ponto dele estar satisfeito espiritualmente. Isso demonstra que o corpo de Cristo, a igreja precisa ser um ambiente de comunhão plena.
Mas além de desfrutar da comunhão, o apóstolo desejava ser enviado pela igreja de Roma para a Espanha. Paulo, como missionário, não iria ao campo sem o apoio da igreja local. Isso mostra que a igreja faz missões ao enviar os missionários para o campo a serviço de Cristo.

2° A cooperação com a necessidade dos cristãos (v. 25-29)

Paulo era um missionário que além de se preocupar com a expansão do evangelho, também se preocupava com a necessidade dos cristãos. Em consequência disso, o texto mostra três maneiras para cooperarmos com os cristãos:

1ª Servir os cristãos (v. 25)

25 Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.
Antes de ir à cidade de Roma, o apóstolo Paulo iria para a cidade de Jerusalém para servir o povo de Deus.

2ª Exercer a generosidade (v. 26-27)

26 Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém.
A forma que Paulo iria servir a Deus e aos cristãos, era exercendo o ministério de misericórdia, onde ele iria ajudar os pobres e os necessitados, pois os irmãos que viviam na região da Acaia e Macedônia se juntaram para levantar uma oferta para cristãos pobres que moravam na cidade de Jerusalém.
Mas esses irmãos fizeram isso com grande alegria, a fim de servirem ao Senhor e realizar a prática de boas obras. A atitude de ajudar os necessitados deve ser feita por todos os cristãos, principalmente para os irmãos da fé, como diz a palavra de Deus:
Gálatas 6.10 NVI
10 Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.
27 Tiveram prazer nisso, e de fato são devedores aos santos de Jerusalém. Pois, se os gentios participaram das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir aos judeus com seus bens materiais.
As igrejas da Macedônia e da Acaia juntaram a oferta para os irmãos da cidade de Jerusalém com um enorme prazer, porque os cristãos Judeus repartiram as bênçãos espirituais do evangelho para os gentios. Então a oferta foi um ato de gratidão a Deus pela vida dos irmãos de Jerusalém. Isso evidencia o amor fraternal entre os cristãos.
O amor fraternal pode ser falado com palavras, mas o principal é a demonstração na vida prática. Uma das formas de demonstrar amor é fazendo boas ações, ou seja, repartindo o pão de cada dia, isto é, o alimento, como fazia a igreja primitiva.
Atos dos Apóstolos 2.42–45 NVI
42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

3ª Visitar os irmãos (v. 28-29)

28 Assim, depois de completar essa tarefa e de ter a certeza de que eles receberam esse fruto, irei à Espanha e visitarei vocês de passagem. 29 Sei que, quando for visitá-los, irei na plenitude da bênção de Cristo.
Paulo afirma que depois de levar a oferta para Jerusalém, ele irá à Espanha, mas aproveitará a oportunidade de passar na igreja de Roma para visitar os irmãos, a fim de ter comunhão.
Romanos 1.11–13 NVI
11 Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, 12 isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé. 13 Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.
Paulo estava convicto de que essa visita, seria uma bênção da parte de Deus.

3° A intercessão dos cristãos (v. 30-33)

Após o apóstolo Paulo apresentar o seu plano para a igreja, ele pede as orações da igreja em seu favor. Perante isso, o texto apresenta três pedidos de oração de Paulo:

1° Para que haja livramento (v. 30-31a)

30 Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor.
O apóstolo era um homem de carne e osso, não era o homem de ferro, por isso ele precisava das orações dos irmãos, visto que enfrentava lutas enquanto fazia a obra de Deus. Por isso, ele roga aos irmãos que orem por ele.
Ao pedir oração para os irmãos, ele roga em nome de Jesus e pelo Espírito Santo. Isso significa que o apóstolo mostra que a segunda e a terceira pessoa da trindade estão envolvidas na oração dos cristãos.
A oração é a maneira em que Deus pode interver nas circunstâncias, a fim de cumprir os seus propósitos soberanos.
31 Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia
O pedido dele é para que ele fique livre dos rebeldes da Judéia, pois eles não criam no Senhor Jesus e perseguiam o apóstolo Paulo. Eles consideravam Paulo um traidor, porque ele deixou de ser fariseu para se tornar um servo de Cristo. Eles pensavam que o apóstolo estava pervertendo a religião do judaísmo, pois ele pregava que Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou, e os judeus não acreditavam nisso, mas sim, em um Messias que viria estabelecer um reino político aqui na terra, mas Jesus veio e estabeleceu um Reino Eterno.

2° Para que a oferta seja aceita (v. 31b)

31 e que o meu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos,
O apóstolo iria a cidade de Jerusalém levar a oferta para os cristãos. Mas ele pede aos irmãos de Roma para que essa oferta seja aceita por eles.

3° Para que haja descanso ao visitar Roma (v. 32-33)

32 de forma que, pela vontade de Deus, eu os visite com alegria e juntamente com vocês desfrute de um período de refrigério.
Paulo pede por livramento e para que a oferta seja aceita, para que ao visitar os irmãos em Roma, ele faça isso com alegria e desfrute de um pouco de descanso. Isso significa que Paulo desejava visitar os irmãos sem nenhuma preocupação e nem deixar alguma coisa pendente, para que ele pudesse viver a comunhão plena com os irmãos.
Mas o apóstolo Paulo sempre buscou se submeter a vontade de Deus. Por isso, em nenhum momento ele afirmou que iria chegar a Roma, mas sim, de acordo com a vontade de Deus, ou seja, se Deus o permitisse visitar os irmãos, ele iria.
De acordo com as Escrituras, o apóstolo Paulo chegou a Roma, mas não conforme ele havia planejado, pois ele foi preso, depois de ser injustiçado e passado pelo Naufrágio. Ao chegar em Roma, ele ficou preso por dois anos sendo vigiado por soldados, mas como era uma prisão domiciliar, em uma casa, ele podia receber visitas e pregar o evangelho.
Atos dos Apóstolos 28.30–31 NVI
30 Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo. 31 Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.
Paulo foi solto, ficou em liberdade por volta de dois anos, onde escreveu a carta de 1 Timóteo e Tito, visitou algumas igrejas. Depois, ele foi preso novamente, mas dessa vez, ele foi preso em um lugar terrível, alguns estudiosos afirmam que ele foi jogado em uma prisão subterrânea, em um local de pedra e muito escuro. Nessa prisão, ele escreve a 2 carta de Timóteo. Mas dessa prisão ele saiu para ser morto, onde foi decapitado e morreu porque pregava o evangelho.
33 O Deus da paz seja com todos vocês. Amém.
Paulo encerra invocando as bênção de Deus para a igreja.

Conclusão

Para concluir, os cristãos devem estar dispostos a se envolver na obra de Deus, para isso é fundamental viver em comunhão com os irmãos, praticar as boas obras e interceder pelos missionários.
Infelizmente, o povo de Deus se acomodou, muitos não tem disposição de servir ao Senhor e nem de se envolver na obra de Deus.
Para sermos uma igreja centrada nas Escrituras, precisamos cumprir com a nossa missão, enquanto estivermos nessa terra, que é de pregar o evangelho e fazer discípulos, conforme Jesus deixou claro para nós.
Mateus 28.19–20 NVI
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Marcos 16.15 NVI
15 E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Você tem se envolvido na obra de Deus? Se a sua resposta for sim, então continue. Mas se a sua resposta for não, o que está impedindo você? Por isso, olhe para a vida de Paulo e veja como ele foi fiel até a morte para servir a Cristo.

Aplicação

Precisamos cooperar com a obra de Deus, para que o evangelho de Cristo seja espalhado.
Devemos desenvolver o hábito de ajudar os irmãos que estão passando por necessidade.
Necessitamos interceder pelos missionários.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.