Sem título Sermão (31)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Conselhos para trabalhar na corte real

Proverbios 25
INTRODUÇÃO aqui vamos caminhar por mais uma serie de conselhos dados por Salomão que foram Transcritos pelos servos Ezequias.
Algo interessante de mais esses conselhos e até mesmo de todos os direcionamentos que a Palavra de Deus nos dá é o por que, por que Deus nos instrui tanto com conselhos e direcionamentos?
Pois Deus, tem alegria em dar sabedoria a Seu povo, pois Ele quer que os seus servos o sirvam com sabedoria.
2 A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é investigá-las. → É dever do rei ter conhecimento e buscar conhecimento sobre determinada questão para tomar uma decisão sábia.
3 Os céus, pela altura, a terra, pela profundidade, e o coração dos reis são insondáveis. → Aqui vemos que um rei tem uma visão diferente, assim é o líder, pois ele olha o todo. Nem sempre o que o rei faz pode ser entendido por todos.
4 Tire as escórias da prata, e sairá vaso para o ourives. 5 Tire o ímpio da presença do rei, e o trono se firmará na justiça. → Os ímpios não sirvam diante do rei, pois isso pode levar a injustiça a proliferar. Provérbios 28.28: “Quando os maus se levantam, os homens se escondem, mas, quando eles perecem, os justos se multiplicam.” Provérbios 29.2: “Quando se multiplicam os justos, o povo se alegra, quando, porém, o ímpio domina, o povo suspira.” Justo precisa de justos para governar, já o ímpio basta ele ser ímpio.
26 Como fonte turva e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio.
6 Não se glorie na presença do rei, nem ocupe o lugar dos grandes, 7 porque melhor é que lhe digam: “Suba para cá”, do que ser humilhado diante do príncipe, a quem os seus olhos viram. → Não atribua honra a si mesmo como Tiago fala. Parte 7b: tome cuidado com aquilo que você vê, não tome conclusões precipitadas.
8 Não se apresse em ir ao tribunal; pois o que você fará no fim, quando o seu próximo o envergonhar? 9 Trate do seu caso diretamente com o seu próximo, mas não revele o segredo de outra pessoa, 10 para que, ouvindo isso, alguém não o envergonhe, e a sua má fama não se aparte de você. → Continuação do verso 7.
11 Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. 12 Como pendente de ouro e ornamento de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento. → O líder precisa comunicar bem. Uma palavra certa no tempo errado pode causar problema. O sábio sabe ser corrigido! A correção tem que ser vista como uma oportunidade para que você continue crescendo e não uma barreira para que você caia no orgulho ou frustração.
25 Como água fria para quem tem sede, assim são as boas-novas vindas de uma terra distante.
13 Como o frescor da neve no tempo da colheita, assim é o mensageiro fiel para os que o enviam, pois ele reanima o ânimo dos seus senhores. 14 Como nuvens e vento que não trazem chuva, assim é aquele que se gaba de dádivas que não fez. → Porque ele vai fazer tudo certo, logo o rei pode confiar; já no 14 vemos alguém que promete e não cumpre.
15 Com muita paciência pode-se convencer a autoridade, e a língua branda quebra até os ossos. → Você não precisa ganhar na força; basta, muitas vezes, a paciência — esperar o momento certo.
16 Achou mel? Coma o suficiente, para que você não venha a enjoar e vomitá-lo. → Moderação.
27 Comer muito mel não é bom, assim procurar a própria glória não é glória.
17 Pouco vá à casa do seu próximo, para que este não se canse de você e passe a odiá-lo. → O exagero afasta mais do que atrai.
18 Martelo, espada e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo. 19 Dente quebrado e pé trôpego é a confiança no infiel no dia da angústia. 20 Como quem tira a roupa num dia de frio ou como vinagre sobre ferida, assim é cantar canções ao coração aflito.
23 O vento norte traz chuva, e a língua fingida traz rosto irado.
21 Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe pão para comer; se tiver sede, dê-lhe água para beber, 22 porque assim você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você. → Não aumente a linha da inimizade, mas o constranja com atos de amor, crie pontes de relacionamento. “Em tempos os tolos constroem muralhas, enquanto os sábios constroem pontes.”
28 Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. → Você precisa de domínio próprio.
Conclusão
Capitulos dos 25 a 29 são conselhos para aqueles que trabalharam na corte do rei, voce é chamado de sacerdocio real, logo esses conselhos são para nos que trabalhamos na corte do Rei dos reis
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.