Josué 15

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
“OS FILHOS DE DEUS RECEBEM SUA HERANÇA E AS IMPLICAÇÕES SÃO CLARAS”
Texto bíblico: Josué 15
——————————————————————
Introdução
Alguém já disse: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.
Isso é real. Talvez tenha ajudado um grande número de adolescentes que não haviam despertado para a vida, nos idos de 2000. Pois, a medida que você vai envelhecendo as responsabilidades aumentam.
Não significa que estes, até mesmo sabendo o que devem fazer, abraçarão a responsabilidade.
Mas e os servos de Deus? Aqueles que são filhos do Deus Altíssimo, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo? Podem se dar ao luxo de pecar por preguiça de não assumir a posição como herdeiro de Deus e o que surge como implicação desta posição? Resposta: Claro que não!
Nós, os filhos de Deus. O Israel do Senhor. Mais do que ninguém, devemos assumir nossa posição.
Observe o texto que lemos. Não esqueça de Judá e o que aconteceu no registro bíblico. Eles receberam sua parte da herança e as implicações foram claras:
a) Limites deveriam ser impostos;
b) Os servos deveriam viver piedosamente;
c) E até mesmo entre os seus eles deveriam vigiar.
O texto nos apresenta que:
Proposição:
OS FILHOS DE DEUS RECEBEM SUA HERANÇA E AS IMPLICAÇÕES SÃO CLARAS
———————————————————————
Transição
OS FILHOS DE DEUS RECEBEM SUA HERANÇA E AS IMPLICAÇÕES SÃO CLARAS:
1ª IMPLICAÇÃO:
LIMITES DEVEM SER ESTABELECIDOS
Dos v.1-12 temos o registro dos limites da herança (que se deu em terra) estabelecidos.
Observe a extensão da herança de Judá. De sul ia ao Mar Morto. Como está escrito no v.2: “desde a extremidade do mar Salgado”. Como era conhecido o Mar Morto anteriormente.
Já o limite “do lado ocidental é o mar Grande” (v.12). Conhecido como Mar Mediterrâneo.
Em comparação as demais tribos Judá possui proeminência. Por que esse destaque?
a) Pelo que encontra-se descrito em Gênesis 49.10O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.”
b) Pelo sorte que o Senhor lançou sobre eles, como um decreto. Como vimos: “A tribo mais numerosa receberá primeiro a terra”.
Tal qual o “cetro não sairia de Judá”. Pois cumpriria a promessa que apontava pra Cristo. Nenhum homem, ou tribo — dentre os filhos de Israel — poderiam mudar isso. A “sorte” fora lançada/decidida pelo Senhor, para que ninguém viesse a questionar.
As fronteiras de Judá foram estabelecidas pelo próprio Deus.
Por que estabelecer limites? No que isto implicaria? Bom, entre eles, para que existisse honra entre as próprias tribos — tendo Judá proeminência. O próprio de onde o Senhor Jesus Cristo descenderia.
Mas não somente entre eles, como entre os estrangeiros também. Diga-se de passagem: principalmente. Os limites deveriam ser respeitados para que a pureza entre eles fosse mantida.
Aplicações:
Ter limites estabelecidos. No que isto implica para nós hoje?
Por exemplo: “Existem limites para nós e para os de fora? Digo, entre nós?”
Hoje vivemos entre os cananeus, não os cananeus entre nós, certo?
Resposta: Errado! Eles vivem entre nós! Deus não mudou o projeto, ele está construindo uma cidade, e que cidade bendita esta, não é mesmo?
Uma cidade de santos servos do Senhor, que não curvam a cabeça para o regime humanista e secularizado. Este que adentra até mesmo algumas igrejas visíveis. Com as quais devemos estabelecer limites também, para não sermos confundidos.
Sim, uma cidade de santos servos que não curva a cabeça para o mundo, mas o submete ao Senhorio de Cristo Jesus, o Único Soberano e Vitorioso.
——————————————————————
Transição:
OS FILHOS DE DEUS RECEBEM SUA HERANÇA E AS IMPLICAÇÕES SÃO CLARAS:
2ª IMPLICAÇÃO:
OS SERVOS DEVEM VIVER PIEDOSAMENTE
Dos v.13-19 encontramos o registro da conquista de Calebe à Hebrom.
Calebe, como guerreiro experiente, estava rodeado de jovens irmãos, confrades muito valentes. Dentre eles estava Otniel. Seu sobrinho (v.17). Este conquista uma parte do local que Calebe havia pedido ao Senhor.
O jovem então, ao escutar a proposta vai em frente e pela conquista obtida, toma o coração de Acsa como esposa. Ele cuida muito bem dela. Veja como ele escuta sua esposa e o presente que o pai de Acsa oferta a sua filha e genro (v.18-19).
Nesta breve interação registrada, entre Calebe, Otniel e Acsa, você consegue observar como eram os servos na tribo de Judá? Como o texto os apresenta? Neste momento onde os filhos de Israel se desenvolviam e estabeleciam-se socialmente.
Observe como os servos eram:
a) Corajosos: Como Calebe e Otniel;
b) Dispostos a encarar desafios;
c) Preocupados, no sentido de serem cuidadosos com a futura geração. Pois a implicação da proposta de Calebe seria encontrar um homem com ombridade para sua filha;
d) Generosos: observe que Otniel escuta sua esposa e atende o pedido. Como seu sogro responde? Com generosidade.
Conseguem imaginar como era viver entre eles? Entre irmãos e as famílias nesta tribo?
Aplicações:
Como os servos do Senhor devem viver e testemunhar no meio de seu povo? Principalmente dentro dos limites estabelecidos pelo Senhor.
Viver piedosamente;
Testemunhar para a glória de Deus e edificação dos que os cercam.
——————————————————————
Transição:
OS FILHOS DE DEUS RECEBEM SUA HERANÇA E AS IMPLICAÇÕES SÃO CLARAS:
3ª IMPLICAÇÃO:
MESMO DENTRO DOS LIMITES OS SERVOS DEVEM VIGIAR
Dos v.20-62 temos as divisões da terra para as cidades (famílias) que compunham Judá.
As cidades foram definidas em Judá. Mas, ainda há com o que se preocupar? Resposta: Sim!
O seguinte é descrito no v.63:
“Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém;”
Por que preocupar-se? Resposta: Um povo estranho estava ali. Onde não deveria estar. O que eles deveriam ter feito? A Escritura responde. Em Deuteronômio 20.16–18 está escrito:
“Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego. Antes, como te ordenou o Senhor, teu Deus, destruí-las-ás totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor, vosso Deus.”
Existiam muitas famílias ao redor de Judá. Estavam ali por serem irmãos, co-herdeiros, podemos dizer assim. Rodeando-os não deveria existir nenhuma cidade estrangeira, diferente do que encontramos no v.63.
A despeito de quem foram os jebuseus no decorrer da história. Pois depois de alguns registros não temos nada tão claro, comunicado no texto. Podemos compreender esse versículo como um alerta? Tese defendida por alguns comentaristas? Resposta: Penso que sim.
Pois o que fizeram posteriormente? Encontramos a resposta em para esta pergunta em Juízes 3.5–7, onde está registrado as seguintes palavras:
“Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses. Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor e se esqueceram do Senhor, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo.”
Aplicações:
Devemos vigiar? Sempre! Quem está de pé que não deve fazê-lo? Ninguém! Todos os filhos de Israel devem vigiar, tanto extra como intramuros.
Pois as vezes pode acontecer o que Paulo comunica em 2Timóteo 4.3–4, quando disse ao jovem pastor:
“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.”
——————————————————————
Conclusão:
Nós recebemos nossa herança em Cristo Jesus, e estamos vivendo como numa grande Canaã a ser habitada pela Cidade Bendita de Nosso Deus.
O que o Senhor espera de nós? O que devemos fazer?
ESTABELECER LIMITES;
VIVER PIEDOSAMENTE;
VIGIAR MESMO ENTRE OS NOSSOS.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.