PREGA A PALAVRA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;
e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
Em sua última epístola escrita em vida, o apóstolo Paulo faz o seu testamento para a igreja, entregue por meio de seu amado filho na fé: Timóteo.
Timóteo era um Judeu com pai grego, foi levantado ao ministério enquanto era jovem, sendo discipulado pelo apóstolo enquanto se desenvolvia no ministério. Timóteo talvez tinha tudo para dar errado no ministério: era jovem, as escrituras deixam a entender que era de personalidade tímida, tinha uma saúde debilitada. Aos olhos humanos era um grande improvável para ter um ministério abencoado, porém no momento em que Paulo escreve ao Jovem Timóteo, ele estava liderando a igreja em Éfeso, uma das maiores igrejas do mundo naquele tempo.
Paulo, por sua vez, estava em um momento completamente diferente do jovem pastor. O velho apóstolo estava preso, sozinho, passando por fome, frio e dor. Havia sido abandonado e traído por aqueles de quem tinha alguma esperanca. Um homem no corredor da morte, mas que mesmo em seus últimos momentos de vida, já à espera da execucao, tinha um coracão completamente apaixonado pelo reino de Deus. Paulo tira alguns dos que viriam a ser os seus últimos momentos aqui nessa terra para escrever para seu amado filho na fé, e, pela última vez, dar seus últimos conselhos ao jovem pregador.
Não sei vocês, mas todas as vezes em que eu leio essa carta a timóteo eu me emociono, pois vejo nessas palavras uma mensagem direta do coracão de Deus aos jovens. Como nós, enquanto jovens, deveremos nos comportar diante da missão que nos é confiada? Como nós enquanto jovens timóteos, poderemos permanecer firme no evangelho, ter um ministério abencoado e buscar viver inteiramente aquilo que Deus tem para nós? As palavras de Paulo a seu filho amado nos respondem isso.
Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:
prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Paulo aqui já abre falando em nome de quem ele advertia a seu amado Timóteo: em nome de Deus e de Cristo Jesus. O apóstolo, no fim de uma vida de perseguicão e lutas diárias entende que NOS NAO VIVEMOS O EVANGELHO POR CAUSA DE HOMENS. Tudo o que vivemos, tudo o que fazemos, tudo o que somos é por causa de CRISTO.
O apóstolo vem lembrar a seu filho: Cristo vem! Ele voltará como aquele que há de julgar vivos e mortos. Nós, enquanto igreja, nos lembramos muito de que Cristo virá para julgar os pecadores, aqueles que negaram seu Santo Nome, e sim, ele irá julgá-los e achá-los em falta. Mas o que nós muitas vezes esquecemos é que Ele virá também para julgar a sua Igreja e ver o que nós fizemos com os talentos que nos foram confiados.
Em Mt 25.14-30 Na parábola dos talentos, Um homem que ao se ausentar do país deixa uma certa quantidade de dinheiro com seus servos. Para um servo, deixa 5 talentos, para outro 3 e para um terceiro 1 talento. Contudo, ao voltar de viagem e perguntar o que seus servos tinham feito com os talentos, veio a resposta: uns tinham dobrado, um havia desperdicado.
Paulo adverte Timóteo: MULTIPLIQUE SEUS TALENTOS. O SENHOR VIRÁ, e como o jovem haveria de cumprir a obra? PREGANDO A PALAVRA
Em João 8.31
“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;”
Só há uma forma de permanecer em Cristo: estando na palavra. Conhecendo a palavra, estudando a palavra, pregando a palavra. Paulo havia gastado sua vida inteira por causa dessa palavra, havia aberto mão de tudo por causa dessa palavra, estava
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.