Sem título Sermão

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

O que temos feito com nossa liberdade?

Daniel 6:10-28
Recentemente temos acompanhado notícias nas redes sociais, de uma grande perseguição a Cristãos na Nigéria, onde segundo o portal de notícias Terra, um relatório da Intersociety, liderado pelo criminologista Emeka Umeagbalasi, baseou-se em fontes confiáveis como a mídia local e internacional, relatos governamentais, e testemunhos de vítimas para conseguir esses dados, cerca de 7 mil Cristãos foram assassinados este ano até Julho, A situação, que agrava um conflito antigo no país, é reflexo da atuação de grupos extremistas islâmicos como Boko Haram e o Estado Islâmico, além de ataques promovidos por milícias Fulani radicalizadas contra comunidades cristãs, principalmente no Cinturão do Meio, região central do país. De acordo com um relatório da Sociedade Internacional para as Liberdades Civis e o Estado de Direito (Intersociety), entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2025, foram mortos 7.087 cristãos, além de outros 7.800 sequestrados por motivos religiosos. Esses números indicam que, diariamente, cerca de 35 cristãos são capturados e que a violência contra esse grupo tem atingido níveis de verdadeira crise humanitária.
O estudo também aponta que desde 2009, cerca de 125 mil cristãos foram mortos, 19 mil igrejas destruídas e mais de 600 clérigos sequestrados, tornando a Nigéria um dos países mais perigosos do mundo para a prática da fé cristã.
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/mais-de-7-mil-cristaos-mortos-na-nigeria-em-2025-mostram-crise-de-perseguicao-religiosa,d8e4aa2e5f7646c02f5bd58471ae7622vyblll9o.html?utm_source=clipboard
Recentemente foi postado um vídeo de um homem( que parecia ser um pastor, dentro de uma grande sepultura, com vários corpos de pessoas assassinadas nessas perseguições, pedindo ajuda aos governantes, para frear essa perseguição religiosa, e que eles não iriam se calar.
Mesmo sendo perseguidos e mortos, mantém firme sua fé.
Diante de tudo isto, eu faço uma pergunta a mim mesmo, e para cada um dos irmãos, a qual é o tema da nossa mensagem de hoje.
O QUE TEMOS FEITO COM NOSSA LIBERDADE?
Aqui neste texto de Daniel, podemos ver que mesmo exilado , Daniel desfrutava de uma certa liberdade, tanto que o Rei havia estabelecido em seu reino 120 sátapras que eram líderes, que tinha entre suas responsabilidades supervisionar a coleta e a entrega dos tributos, mas acima destes líderes, o rei ainda estabeleceu três líderes maiores, presidentes, aos quais os sátrapas, precisavam prestar contas, o qual Daniel era um deles, e por sua fidelidade à Deus, ele sobressaía e se destacava diante dos outros, tanto que o rei o queria estabelecer líder sobre todo o reino. Diante disso Daniel começa ter sua liberdade ameaçada. sem terem do que acusar Daniel, de forma que ele fosse derrubado e morto, os outros presidentes e líderes, procuram o rei, propondo um decreto ao rei onde era proíbido a qualquer homem pedir a qualquer deus ou a qualquer homem, se não ao rei, seria condenado a cova dos leões, sendo que Daniel não sabia disso, e foi passado ao rei que todos inclusive Daniel, haviam concordado com isso. Essa foi a única maneira que encontraram para pegar Daniel diante de sua fidelidade a Deus e sua honestidade, pois sabiam que ele não deixaria de orar a Deus.
Daniel quando descobre o que acontecera, que o rei assinara tal decreto, faz imediatamente o que eles esperavam que ele fizesse, sobe ao seu quarto, e de janelas abertar hora ao Senhor, sem medo de que fosse visto, então esses líderes vêem e levam o caso ao rei, que sabendo da trama que eles tinham armado contra Daniel, tendo em vista que ele não apoiaria uma lei que o proibísse de buscar a Deus, tenta livrar Daniel de todas as formas, mas pressionados pelos líderes de forma que ele não poderia ir contra uma lei por ele decretada, ele envia Daniel para a cova dos leões, e sela a entrada com uma pedra. O final, todos nós sabemos, que Deus envia um anjoe fecha a boca dos leões, e Daniel sai sem um arranhão. Mas o ponto que eu queria destacar e justamente o fato que Daniel, mesmo diante da proibição do decreto, ele não se importa com sua liberdade em check, em risco, ele continua a buscar, a orar, a ser fiel a Deus. Sendo que ele já havia sido persiguido antes, lá em Daniel 3, onde Nabucodonosor cria uma imagem de ouro e todos ao ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara , do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, deveriam se prostar e adorar a imagem, e Daniel e seus amigos, se mantendo firmes ao Senhor, não se prostaram dianta da imagem e foram lançados na fornalha, e libertos pelo Senhor. Ou seja, Daniel mesmo já tendo tido essa experiência de perseguição não mudou sua postura, e se manteve firme e obediente, aproveitando sua liberdade para servir ao Senhor.
então podemos tirar de tudo isso, exemplos e decisões importantes, para que possamos usar sda melhor forma a nossa liberdade:
1- Precisamos ser determinados em usar a nossa liberdade para buscar a Deus.
Quantos queriam ter a liberdade que temos para buscar e adorar a Deus, em suas casas, em suas igrejas, em locais públicos. Sem terem que se preocupar se tem alguém vigiando, ou vindo atrás para ceifarem suas vidas por conta de sua fé.
2- Precisamos ter a certeza e a confiança de Daniel em sua dependência de Deus.
Daniel sabia que independente da situação ele dependia de Deus, e confiava na proteção e soberania de Deus, creio que Daniel quando aceitou a puninção, e entrou na cova dos leões, ele não só confiava que Deus o livraria, mas também sabia que se Deus não o livrasse, ele teria cumprido seu papel e mantido sua fidelidade a Deus.
3- Precisamos usar nossa liberdade para glorificar a Deus e levar as pessoas a conhecerem e reconhecerem o Deus vivo e verdadeiro a quem servimos
Assim como Daniel através de sua fidelidade e dedicação a Deus, devemos usar de nossa liberdade para pregar o evangelho, testemunhar e viver o verdadeiro evangelho, para que pessoas vejam através de nossas vidas, o Cristo verdadeiro a quem servimos, assim como o rei Dário reconheceu ao Deus de Daniel, como Deus vivo e verdadeiro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.