GRAÇAS A DEUS POR PESSOAS COMO HUR

Thanksgiving  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Boas vindas
Anúncio…
Thanksgiving Service
Introdução
Falar sobre ser agradecido…
Texto, Ex.17:8-13
Exodus 17:8–13 NVI
Sucedeu que os amalequitas vieram atacar os israelitas em Refidim. Então Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos”. Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada.
Este é um momento muito importante na vida da nação de Israel. Enquanto viajam em direção à Terra Prometida, uma tribo de nômades, feroz conduziu um ataque feroz sem provocação contra os israelitas.
Por causa disso, o Senhor prometeu a aniquilação total dos amalequitas. Esta promessa foi cumprida mais tarde.
Nesta cena da viagem de Israel, os três grandes líderes da nação, são mencionados.
A passagem fala de Moisés, Arão e Josué. Cada um desses homens desempenhou um papel muito importante no início da história desta grande nação.
Mas Há um outro homem mencionado nesses versos e ele merece nossa atenção. O nome dele é Hur.
Este é um homem que sai dos bastidores, faz um ótimo trabalho e depois volta para os bastidores de onde ele veio.
Hur foi um servo que recebeu muito pouca atenção.
As pessoas há olham muito para Moisés e Josué como grandes líderes e como exemplos, e com razão, eles foram verdadeiros heróis da fé.
Porém eu Gostaria de sugerir que os verdadeiros heróis desta história, em particular, são Aaron e Hur.
Observe o contexto. Quando as mãos de Moisés foram levantadas, como um sinal de intercessão, Israel prevaleceu na batalha. Quando as mãos de Moisés baixavam, Amalek prevalecia. Depois de um tempo, Moisés ficou muito cansado para manter as próprias mãos para cima e Aaron e Hur entraram e levantaram as mãos de Moisés até que a batalha terminasse e até que a vitória fosse conquistada.
Na minha mente, Aaron e Hur são os verdadeiros heróis aqui. Desses dois, Hur se destaca para mim. Aqui está um homem sobre o qual não sabemos quase nada, mas ele foi fundamental para trazer a vitória a uma nação inteira.
Eu gostaria de prestar homenagem a cada Hur na multidão hoje.
Eu gostaria de homenagear todos aqueles que estão dispostos a assumir o segundo lugar; que estão dispostos a estar na segunda linha; que muitas vezes são despercebidos, não agradecidos e subestimados, pessoas como Hur.
Pessoas que desempenham uma função no Corpo de Cristo que é tão vital, mas que nunca recebem o reconhecimento que merecem.
Eu gostaria de homenagear as pessoas que capacitam o resto de nós, aqueles que compõem a linha de frente, aqueles que tomam o primeiro lugar, a fazer o que o Senhor nos chamou para fazer.
Enquanto prego sobre o pensamento: Graças a Deus por pessoas como Hur, quero mostrar a vocês as características especiais que pessoas como Hur possuem.

I. V. 12 PESSOAS COMO HUR SÃO INESTIMÁVEIS

Exodus 17:12 “Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol.”

A. Moisés já não tinha mais forças para manter as mãos erguidas.

Se elas baixassem, os amalequitas venciam a batalha. Aaron e Hur se adiantam e seguram as mãos de Moisés até que a batalha fosse vencida.

B. A tarefa que Hur ajuda a realizar naquele dia não parece muito para nós.

No entanto, se não fosse por Hur, e pelo trabalho que ele fez, Moisés não teria a força para fazer seu trabalho e Josué nunca teria sido capaz de levar Israel à vitória na batalha.
Como eu disse, Aaron e Hur são os heróis deste conflito.
Se eles não tivessem estado lá naquele dia, Israel teria sofrido a derrota nas mãos de seus inimigos.
O trabalho que eles realizaram foi absolutamente inestimável!

C. Ainda temos pessoas como Moisés, Arão e Josué na igreja hoje.

Estas são as pessoas que estão na frente; que são visíveis; que fazem o trabalho de manchete do ministério.
No entanto, por trás de cada uma dessas pessoas, há um exército de Hur.
Há um grande número de pessoas que estão orando, jejuando e carregando a carga para que as pessoas da linha de frente possam fazer seu trabalho.
(Ill. De vez em quando, eu prego uma mensagem que ajuda alguém. Depois do culto, as pessoas vem e me dizem que gostaram, que as ajudou e que foram abençoadas.
(Ill. Mensagens de pessoa que ouviu a mensagem online e foi ajudado.)
As pessoas tentam dar crédito ao pregador. Amém ! Eu sei que qualquer coisa boa que saia da minha boca e mente vem do Senhor. Eu também sei que toda vez que estou de pé para pregar, eu o faço depois que algum santo de Deus passou um tempo diante do Senhor orando por mim.
Nada significa tanto para mim quanto o conhecimento de que algumas das pessoas mais preciosas de Deus estão segurando minhas mãos em oração. Quero que você saiba hoje que eu aprecio você. Eu te amo e te imploro para não desistir! Por favor, fique na lacuna por aqueles que estão na frente!
O mundo pode nunca saber o seu nome, mas se a batalha for vencida, será vencida pelos santos de Deus que estão ganhando a vitória no quarto de oração enquanto levantam as mãos dos servos de Deus.
(Ill. Até mesmo Jesus tinha alguns que levantavam suas mãos enquanto ministrava,
Mark 15:40–41 “Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José. Na Galiléia elas tinham seguido e servido a Jesus. Muitas outras mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém também estavam ali.”
Se a ajuda dos outros ajudou o Senhor, então como alguém poderá pensar que pode fazer sem eles?)
(Ill. Esta igreja não seria nada se não fosse por aquelas pessoas que passaram o tempo levantando-a em oração. Este pregador não seria ninguém se não fosse pelos Hur entre nós. Deus abençoe todos os que estão na brecha para os servos de Deus! Nenhum preço poderia ser colocado no que pessoas como Hur valem para a igreja!)

II. V. 10, 12 PESSOAS COMO HUR ESTÃO ENVOLVIDOS

A. Hur não era um grande líder como Moisés. Ele não era um grande general como Joshua. Ele não era um grande Sumo Sacerdote como Aaron. Ele não era um guerreiro como os do exército. Ele era apenas Hur. A Bíblia nos diz mais tarde que Hur era um homem de influência entre as pessoas,
(Exodus 24:14 “Disse ele às autoridades de Israel: “Esperem-nos aqui, até que retornemos. Arão e Hur ficarão com vocês; quem tiver alguma questão para resolver, poderá procurá-los”.” )
Há até rumores de que ele era o marido de Miriam.
No entanto, neste dia, havia uma coisa que Hur poderia fazer e ele a fez de bom grado, ativa e fielmente. Ele podia levantar as mãos e fez o melhor trabalho que pôde! Hur apenas fez o que podia, não o que não podia.
B. Que lição para a igreja hoje! Nem todo mundo pode pregar sermões, cantar solos ou tocar esses instrumentos. Nem todo mundo pode ser eficaz como outra pessoa pode ser como testemunha. Nem todo mundo pode fazer os trabalhos visíveis.
Precisamos lembrar que o Senhor nos colocou em Seu corpo no lugar que O agradou, 1 Cor. 12:4–27. Portanto, sejamos uma parte altamente visível do corpo, ou uma parte obscura e despercebida, somos todos essenciais para o bom funcionamento do corpo de Cristo!
(Ill. A ideia toda aqui é que, embora não possamos fazer tudo, podemos fazer o que podemos fazer! Lembre-se das palavras de Jesus para Maria em Mark 14:8 “Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento.”
Não é importante se você pode fazer o que os outros podem fazer, é importante que você faça o que pode fazer. Seja o que o Senhor te salvou para ser e Ele abençoará sua vida!)
C. A principal coisa a lembrar antes de continuarmos nesta mensagem é que há um grande trabalho a ser feito e há espaço para todos que querem se envolver no trabalho do Senhor.
Davi tinha a atitude certa sobre servir ao Senhor, Psalm 84:10 “Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.”
(Ill. Agradeça ao Senhor por aqueles que estão dispostos a ficar fora dos holofotes enquanto servem ao Senhor. Nenhuma tarefa é sem importância; nenhuma tarefa é pequena, especialmente se estiver sendo feita para a glória do Senhor!)
(Ill. Teologia da Bacia—Sua vida é como uma bacia. Você pode usá-lo para servir aos outros, ou pode lavar as mãos de sua responsabilidade. Pilatos lavou as mãos de seu dever, Matt. 27:24; Jesus lavou os pés de Seus discípulos, João 13:5.)
D. Graças a Deus por aquelas pessoas que sabem que não podem fazer tudo, mas estão determinadas a fazer algo! Graças a Deus por aqueles que sabem que Deus os salvou para serem mais do que vitrines. Há sempre um lugar na obra do Senhor para pessoas que querem se envolver, 1 Cor. 15:58; Ef. 2:10; Tiago 2:18—Estamos salvos para servir!)

III. V. 12 PESSOAS COMO HUR SÃO INVISÍVEIS

A. Hur não é mencionado antes deste incidente e há apenas alguns versículos depois. Ele era um homem que vivia nas sombras enquanto outros ao seu redor recebiam a glória. Ele era invisível para uma multidão que só podia ver Moisés, Aaron e Joshua.
(Ill. Imagine a cena no acampamento de Israel após a batalha. Aí vem o General Joshua enquanto ele lidera o exército israelita vitorioso de volta ao acampamento? Tenho certeza de que houve parabéns por toda parte, tapas nas costas e gritos de “Muito bem!” ; “Bom trabalho, Joshua!” Posso ver as pessoas enquanto recebiam Moisés de volta ao acampamento com gritos e expressões de gratidão. Eu posso ouvir Aaron enquanto ele liderava a congregação em uma oração de ação de graças ao Senhor por lhes dar a vitória.
Então eu posso ver um sujeito chamado Hur enquanto ele caminha cansado em direção à sua barraca para descansar. Ninguém dá tapinhas nas costas dele; ninguém diz a ele que ele fez um bom trabalho. Na verdade, apenas algumas pessoas sabem o que ele fez naquele dia. Para o povo, ele é invisível, mas em seu coração, ele está muito feliz porque sabe que o que o homem não sabe, Deus sabe!
Enquanto ninguém no acampamento está dizendo a Hur que ele fez um ótimo trabalho naquele dia, Deus no Céu observa o sacrifício de Hur e sussurra: “Muito bem, seu servo bom e fiel!” O Espírito Santo viu e, no final, isso é tudo o que importa!)
B. Há muitos em nossas igrejas hoje que são como Hur. Eles são invisíveis para as multidões. Os pregadores, os professores e os cantores recebem tapinhas nas costas e ouvem as pessoas dizerem: “Muito bem!” Pessoas como Hur permanecem invisíveis.
Ser como Hur carrega com ele algumas desvantagens claras:
1. Muitas vezes é uma tarefa ingrata - Pessoas como Hur trabalham e trabalham, mas poucos dizem: “Obrigado!” Pode ser difícil continuar trabalhando quando parece que ninguém aprecia o que você está fazendo. Claro, são momentos como esses que revelam nossos verdadeiros motivos. Se pararmos de servir a Deus porque ninguém fala sobre nós, então estávamos apenas nisso por reconhecimento. Jesus tinha algo a dizer sobre aquela multidão, Matt. 6:2, 5, 16.
2. Pessoas como o trabalho de Hur e outras recebem o reconhecimento—O sermão pode ser ótimo e o pregador pode ter feito um bom trabalho ao entregá-lo, mas atrás dele havia muitos que sacrificaram seu tempo para orar pela mensagem. O pregador recebe o crédito, e os verdadeiros trabalhadores passam despercebidos.
Novamente, isso pode ser difícil para alguns lidarem, mas posso lembrá-lo de que, embora os homens possam não ver tudo o que você está fazendo aqui para a glória de Deus, o Senhor no Céu está mantendo um registro perfeito e Ele o recompensará pelo seu trabalho.
Observe isso: Matt. 10:41–42; Mateus. 25:31–45. ( O velho que comeu em um restaurante deixou US$ 500.000 para uma adolescente que trabalhava lá porque ela se importava com ele e o ajudava com suas refeições.)
(Ill. Faça o contraste entre aqueles que fazem coisas para serem vistos e aqueles que as fazem para a glória do Senhor, Matt. 6:4, 6, 18. Deus vê e diz: “Esse é o meu filho! Essa é a minha filha!”)
C. Estou convencido de que aqueles que viveram como Hur enquanto estavam aqui embaixo receberão a maior aclamação no Céu. Eu também acredito que aqueles que estavam na vanguarda o tempo todo terão o julgamento maior, Tiago 3:1.
Se o Senhor o chamou para realizar um ministério silencioso e piedoso, alegre-se com o chamado que Ele estendeu e deixe-O usar sua vida como Ele achar melhor! Afinal, é o Seu Reino e Ele sabe onde somos necessários muito melhor do que jamais poderíamos!
(Ill. Eu louvo ao Senhor por todos que são fiéis nos bastidores! Muitas vezes, é o trabalho dos da segunda linha que mantém a multidão da primeira linha!
Na minha própria vida, minha esposa sempre manteve um perfil baixo, mas ela tem sido um grande incentivo para mim. Você vê, eu posso falar com ela sobre quase qualquer coisa, e posso compartilhar meus fardos, meus desânimos e minhas mágoas com ela. Ela escuta e sempre me encoraja a olhar para o Senhor e não para as circunstâncias. Ela fica na segunda linha, mas me mantém na frente para Jesus!)
(Ill. Quando William Booth, o fundador do Exército da Salvação, sentiu o chamado do Senhor para ir às ruas de Londres e começar a ministrar às pessoas de rua, ele estava em uma reunião da Conferência Metodista e pediu permissão ao bispo presidente para ser libertado de sua igreja para ir às ruas e pregar.
O bispo ouviu o pedido e negou dizendo a Booth que eles não desperdiçariam um homem de sua educação e talento nas pessoas das ruas. Ao ouvir isso, Booth sentou-se, resignado à derrota.
Sua esposa estava sentada na varanda, porque as mulheres não eram permitidas no primeiro andar. Ela se levantou e se inclinou sobre a grade. Ela ligou para o marido e disse a ele para ouvir Deus e não o homem. Ela prometeu ficar com seu marido contra todos os inimigos.
Ela desceu da varanda, Booth a pegou pelo braço e eles deixaram o prédio para ir às ruas para conquistar as pessoas para Jesus. Ele estava pronto para desistir, mas sua esposa, uma senhora que geralmente ficava em segundo plano, saiu da sombra de seu marido para levantar seus braços em um momento crítico de sua vida!)

IV. Ex. 31:2 PESSOAS COMO HUR SÃO INVESTIDORES

A. Enquanto Hur vivia sua vida e realizava seu ministério dado por Deus, outros estavam assistindo. Algum tempo depois, Deus precisava de alguém para construir o Tabernáculo e fornecer um lugar onde o Senhor pudesse se encontrar com Seu povo. Quando o Senhor olhou para aqueles milhões de israelitas, Seus olhos se fixaram em um homem. Era um companheiro chamado Bezaleel.
Este homem acabou de ser neto de um homem chamado Hur. Meu palpite é que Bezaleel estava assistindo enquanto seu avô servia ao Senhor. Ele assistiu enquanto tomava o banco de trás enquanto outros recebiam todo o crédito. Ele observou enquanto o Senhor usava Hur repetidas vezes para sua glória.
Ele provavelmente se lembrava de uma noite em que Hur voltou do topo de uma colina, cansado e esgotado por segurar os braços de Moisés. Enquanto o resto do acampamento estava animado com a grande vitória que Josué e Moisés haviam alcançado, Bezaleel provavelmente tomou nota do fato de que era seu avô, um homem que estava disposto a servir a Deus de uma maneira silenciosa que ajudou a fazer a grande vitória passar.
B. O que estou tentando chegar até você hoje é o seguinte: você pode não ter uma posição de alto perfil. Você pode pensar que limpar a igreja, orar pelos cultos, pegar um pedaço de papel, endireitar os livros de músicas, limpar os papéis de doces das estantes de livros, ficar depois de uma irmandade para ajudar a limpar o salão de comunhão ou ensinar sua pequena classe é uma função sem importância. Posso lembrá-lo de que outros estão assistindo?
Há pessoas que não são salvas que estão observando como você serve ao Senhor em sua posição. Há pequenos que verão se a mãe ou o pai são fiéis nas pequenas coisas. Não há deveres sem importância na igreja. O seguidor sábio sabe que sua vida é um investimento. À medida que fazemos as pequenas coisas que Deus nos dá, estamos dizendo a todos ao nosso redor que a obra de Deus é importante em todos os detalhes.
(Ill. É por isso que acredito que devemos estar na hora certa e prontos para o trabalho do Senhor no domingo e na quarta-feira. É por isso que eu acho que a preparação do sermão é tão vital. É por isso que acredito que este edifício deve ser mantido limpo, moderno e convidativo por dentro e por fora. As pessoas estão assistindo! Vamos mostrar a eles que o negócio de Deus é o negócio mais importante do mundo!)
C. Quando servimos ao Senhor como deveríamos, estamos fazendo um investimento na vida dos outros. Estamos fazendo uma grande declaração sobre a grandeza do nosso Deus. No entanto, há outro investimento que está ocorrendo.
Você vê, as pessoas podem não ver o que você faz e você pode nunca ser agradecido por isso aqui, mas Deus vê e cuidará de você no Céu. Toda ação é um investimento na eternidade—Mt. 6:19–21.
Conc: Tenho quase certeza de que há alguns aqui hoje que podem se relacionar com Hur. Você é dedicado ao Senhor, mas nunca é reconhecido por suas contribuições. Deixe-me dizer-lhe hoje, você é apreciado. Este pregador acha que você é precioso! Eu te amo e agradeço a Deus por todos que estão envolvidos no trabalho do Senhor em qualquer capacidade.
A propósito, Deus muitas vezes usa o servo desconhecido para realizar Sua maior obra. Por exemplo:
• Uma escrava ajudou Namaan, o general sírio com leprosa, a chegar a Deus. Qual era o nome dela?
• Um garotinho deu seu almoço e Jesus o usou para alimentar 5.000. Qual era o nome dele?
• Uma viúva alimentou Elijah durante um período de seca severa. Qual era o nome dela?
• Uma viúva deixou cair 2 moedas na oferta e foi homenageada pelo Senhor Jesus. Qual era o nome dela?
• Alguns discípulos resgataram Paulo de Damasco, ajudando-o descer o muro em uma cesta. Quais eram os nomes deles?
• Alguns discípulos foram enviados para buscar um jumento para que Jesus pudesse montá-lo até Jerusalém. Quais eram os nomes deles?
• Você entem o ponto? Você não precisa ser bem conhecido para ser usado pelo Senhor para causar um impacto no mundo!
Talvez alguns aqui hoje tenham pensado em desistir. Por favor, deixe-me dizer: “Não!” Você é muito importante para o que está sendo feito neste lugar. Você é muito vital para a obra do Senhor. Se o diabo tem tentado convencê-lo de que você não é importante, deixe-me dizer que você é muito importante! Eu gostaria de vê-lo vir diante do Senhor hoje e renovar seu compromisso de servi-lo de qualquer maneira que Ele possa achar adequado usá-lo.
Talvez você não tenha sido tão fiel ao Senhor como deveria e se pergunte se o Senhor poderia usá-lo. A resposta é “Sim!” Deus usará qualquer um que se disponibilize. Você não virá até Ele e dirá a Ele que sente muito por não servir e que está pronto para fazer o que Ele pedir para você fazer?
Talvez você nem esteja salvo. Eu sei que esta não tem sido uma mensagem do tipo salvação, mas por favor, saiba que Jesus te ama e que Ele morreu para te salvar e se você quiser perder o Inferno e ir para o Céu quando morrer, então eu o convido a vir a Jesus Cristo hoje e deixe-me mostrar como você pode ser salvo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.