A saudação final
Carta aos Efésios • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
A igreja de Éfeso foi plantada na terceira viagem missionária de Paulo. Ao chegar em Éfeso Paulo pregou na sinagoga, anunciando corajosamente por três meses sobre o reino de Deus. Depois pregou na escola de Tirano. A pregação de Paulo causou impacto porque ele pregou contra a idolatria, por causa disso, aconteceu um tumulto na cidade.
Paulo escreveu esta carta enquanto estava preso em Roma, na prisão domiciliar, onde permaneceu por dois anos. Esta carta foi escrita entre 60 a 62 d.C.
Paulo escreveu para ensinar os irmãos a respeito da teologia e da prática de ser igreja. Os primeiros três capítulos são bem teológicos, ou seja, o apóstolo estava doutrinando a igreja e os três últimos capítulos é a prática da vida cristã, isso implica no comportamento de cada servo de Deus.
Ideia Central
Ideia Central
Paulo encerra a sua carta aos Efésios, destacando Tíquico e saudando os irmãos.
Transição
Transição
Veremos dois aspectos da saudação final de Paulo.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° A razão de enviar Tíquico (v. 21-22)
1° A razão de enviar Tíquico (v. 21-22)
Depois de relatar todos os assuntos nesta carta, Paulo chega no momento de despedir dos irmãos. Como de costume, o apóstolo relata em sua saudação final, aqueles que estão com ele cooperando para o avanço do evangelho, nessa carta ele destaca Tíquico. Diante disso, veremos três informações a respeito de Tíquico:
1ª Tíquico, servo fiel do Senhor (v. 21 a)
1ª Tíquico, servo fiel do Senhor (v. 21 a)
21 Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor,
Tíquico, era o “irmãos amado” de Paulo. A palavra “irmão” significa “crentes tidos como seus próprios irmãos na família de Deus”, isso quer dizer que ele fazia parte da família de Deus, isto é, era um cristão que foi salvo pelo Evangelho de Jesus Cristo. Então, só podemos chamar de “irmão” na fé, aquele que foi salvo pelo evangelho de Cristo.
Tíquico, era também um “servo fiel do Senhor”. A palavra “servo” significa “uma pessoa que trabalha a serviço do outro”, então, ele era alguém que estava envolvido na obra de Deus, a fim de servir ao Senhor e também aos irmãos em Cristo.
2ª Tíquico, informará sobre a prisão de Paulo (v. 21 b)
2ª Tíquico, informará sobre a prisão de Paulo (v. 21 b)
21 lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo.
Tíquico, era um servo de Cristo, que iria até a cidade de Éfeso como Paulo diz: “informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação”, ou seja, para atualizar os irmãos a respeito de Paulo, e também trazer notícias sobre a prisão do apóstolo, porque o apóstolo compartilhou os seus problemas e desafios para os irmãos de Éfeso, por causa disto, ele pediu as orações da igreja. Então, ele queria que a igreja soubesse o que ele estava passando, como as orações deles estavam sendo atendidas e como o diabo estava se opondo para que a obra de Deus não avançasse, como ele afirmou:
10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo,
12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Além disso, Tíquico iria apresentar “o que estou fazendo”, ou seja, um relatório sobre a missão de Paulo. De acordo com a Bíblia, mesmo estando preso, ele estava evangelizando e escrevendo cartas.
30 Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo.
31 Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.
13 Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.
3ª Tíquico, consolará os irmãos (v. 22)
3ª Tíquico, consolará os irmãos (v. 22)
22 Enviei-o a vocês por essa mesma razão, para que saibam como estamos e para que ele os encoraje.
Além de informar a respeito de Paulo, Tíquico foi enviado para que “saibam como estamos e para que ele os encoraje”, ou seja, Tíquico seria um instrumento de Deus, para encorajar os Efésios. A palavra “encorajar” está ligada ao “consolo”, pois o povo de Éfeso estava passando por aflições e Tíquico, seria alguém que iria consolar os irmãos.
Por isso, meus irmãos que não conseguimos ser igreja isolado, isso quer dizer que nenhum cristão genuinamente salvo, ficará sozinho sem congregar, porque à luz de toda as Escrituras, o povo de Deus deve estar unido, caminhando no mesmo propósito, que é de servir ao Senhor.
2° A bênção apostólica (v. 23-24)
2° A bênção apostólica (v. 23-24)
Após destacar o seu irmão amado e servo fiel de Cristo, Tíquico, ele traz a bênção apostólica. Perante isso, veremos três elementos da bênção apostólica:
1° A paz (v. 23 a)
1° A paz (v. 23 a)
23 Paz seja com os irmãos,
Nas cartas de Paulo é nítido ver ele trazendo uma saudação inicial e final. Para a igreja de Éfeso ele diz: “Paz seja com os irmãos”, ele deseja que a paz de Deus esteja sobre a vida daqueles irmãos. A palavra “paz” significa o bem - estar espiritual, isso implica na comunhão entre Deus e o cristão, ou seja, os servos do Senhor têm a paz que vem de Deus.
2° O amor celestial (v. 23 b)
2° O amor celestial (v. 23 b)
23 e amor com fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Paulo almeja que “o amor com fé”, esteja sobre a vida daqueles irmãos. O tipo de amor usado por Paulo é o “ágape”, esse amor não busca os próprios interesses, mas é um amor incondicional.
Paulo usa a expressão “amor com fé”, isso quer dizer que ambos devem andar juntos na caminhada cristã. Porque primeiro Deus nos amou, por isso nós conseguimos depositar a fé nele, ou seja, nós temos fé tão somente por causa do amor de Deus que foi demonstrado na cruz.
Então, ao trazer a saudação final, o apóstolo deseja que o amor e a fé que vem “da parte de Deus e do Senhor Jesus”, esteja com todos os irmãos.
3° A graça (v. 24)
3° A graça (v. 24)
24 A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.
Além de desejar que a “paz, o amor com fé” esteja com os irmãos. Agora o apóstolo almeja que a “graça seja com todos” os irmãos. A palavra “graça” significa “favor imerecido de Deus aos homens”, ou seja, os homens não merecem a graça, mas bondosamente Deus derrama de graça. É por meio dela que nós somos salvos e nos tornamos filhos de Deus.
Mas algo importante que é destacado no texto que merece nossa atenção “todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível”, a graça que salva, está somente sobre a vida dos cristãos, ou seja, aqueles que amam a Jesus verdadeiramente, isto é, com um amor que não se corrompe. Mas com o amor “ágape”, um amor incondicional.
Conclusão
Conclusão
Para concluir, Paulo encerra a sua carta aos irmãos de Éfeso, destacando o seu irmão Tíquico, onde o apóstolo apresentou que ele é um servo do Senhor e estaria com os irmãos para consolá-los em suas aflições e enviar notícias sobre a sua prisão. Além disso, o apóstolo traz uma saudação final com a bênção apostólica.
Aplicação
Aplicação
Devemos exercer o nosso papel de irmãos em Cristo, que é de encorajar e consolar uns aos outros.
Precisamos buscar a paz, o amor, a fé e a graça que vem do Senhor para as nossas vidas.
